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1 A década doExperiential Learning. Learning is experience. Everything else is just information. - Prof. Albert Einstein.

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1 1 A década doExperiential Learning

2 Learning is experience. Everything else is just information. - Prof. Albert Einstein

3 Aprender hoje, aplicar amanhã. Aprender com as próprias experiências. Compartilhar conhecimentos. Educação para Adultos

4 Benefícios de Curto Prazo Redução da evasão escolar Melhor aproveitamento nas aulas Sentimento de aplicabilidade do aprendizado

5 Benefícios de Longo Prazo Imagem da Instituição Mudança de Cultura, centrada no aprendizado Quebra de paradigmas

6 Desafio para Gestores Universitários Implementar novas metodologias, mais interativas Tornar o aprendizado mais informal sem perder sua essência. MEC Brasileiro Capacitação de Facilitadores

7 Novo ambiente de negócios Atualmente, as organizações enfrentam novos desafios impostos por um mercado global em constante processo de evolução: Achatamento da arena global; Força da base da pirâmide social; Fortalecimento do BRIC; Velocidade do processo de inovação; Longa cauda da Internet; Sustentabilidade dos negócios.

8 Velocidade da inovação 74 anos 38 anos 16 anos 13 anos 5 anos 4 anos 22 meses TelefoneRádioPCTelevisãoCelularInternetSkype Velocidade da Taxa de Disseminação de Inovações Tecnológicas (em número de anos necessários para atingir 50 milhões de usuários) Fonte: Veja Especial (2006)

9 Dimensão Temporal da Estratégia Tempo MISSÃO P LANO E STRATÉGICO P LANO O PERACIONAL P LANO T ÁTICO Compromisso Permanente Prazo de 3 a 5 anos Prazo de 1 ano Base diária

10 Novo papel do executivo Pensar no longo prazo Mas deve cumprir metas de curto prazo Buscar retornos crescentes para o acionista Mas também atender às demandas de todos stakeholders Ter uma visão integrada do negócio Mesmo sem conhecer os detalhes da operação Estimular o empreendedoris mo e a criatividade Mas não perder o foco e a eficiência operacional

11 Essa é a taxa de insucesso dos planos estratégicos das organizações por falhas na sua execução. Segundo estudo recente da Harvard Business School, as organizações bem- sucedidas são excelentes em 4 práticas fundamentais de gestão: Estratégia CulturaEstrutura Execução +++ Definida e comunicada claramente para todos os stakeholders Valorização de equipes de alto desempenho e orientadas a resultado Processos que simplifiquem e racionalizem fluxo de informações Busca incessante por right people on key seats Fonte: N. Nohria (2003), O que realmente funciona, HBR Desafio da execução da estratégia

12 Planejamento Execução Pensamento como Alavanca Organizacional para Execução Estratégica. Desenvolvimento de pessoas

13 Segundo estudos do Prof. Kirk Patrick, organizações cada vez mais procuram métricas para avalilar o retorno (não somente ROE) sobre seus investimentos em Treinamento. Avaliação do Participante Acréscimo de Conhecimento Aplicação Prática Retorno +++ Nível 4 1 2 3 4 Ambiente Corporativo

14 PessoasProcessos Tecnologia Gestão do Conhecimento

15 Links 1.http://www.ualberta.ca/~tfenwick/ext/pubs/print/aeq.htmhttp: //www.infed.org/biblio/b-explrn.htmhttp://www.ualberta.ca/~tfenwick/ext/pubs/print/aeq.htmhttp: //www.infed.org/biblio/b-explrn.htm 2.http://methodenpool.uni- koeln.de/situierteslernen/fenwick2.pdfhttp://methodenpool.uni- koeln.de/situierteslernen/fenwick2.pdf 3.http://reviewing.co.uk/research/experiential.learning.htm#ax zz1Zk68W1Jihttp://reviewing.co.uk/research/experiential.learning.htm#ax zz1Zk68W1Ji 4.http://www.nald.ca/adultlearningcourse/resource.htm#2http://www.nald.ca/adultlearningcourse/resource.htm#2 5.http://wilderdom.com/experiential/ExperientialReferences.ht mlhttp://wilderdom.com/experiential/ExperientialReferences.ht ml 6.http://njaes.rutgers.edu/learnbydoing/weblinks.html http://net.educause.edu/ir/library/pdf/EQM0044.pdfhttp://njaes.rutgers.edu/learnbydoing/weblinks.html http://net.educause.edu/ir/library/pdf/EQM0044.pdf 7.http://www.iskme.org/http://www.iskme.org/ 8.http://iskme.path.net/kmeducation.pdfhttp://iskme.path.net/kmeducation.pdf 9.http://www.ericdigests.org/2003-1/higher.htm/http://www.ericdigests.org/2003-1/higher.htm/

16 Links BR Academy na Mídia http://www.bracademy.com.br/portal/en/press/193- business-games Modelo de Avaliação de Treinamentos http://www.businessballs.com/kirkpatricklearningevaluation model.htm Quem Somos http://bracademy.com.br/portal/pt/component/flippingbook/ book/2 Harvard – Experiential Learning http://poetsandquants.com/2011/01/24/harvard-faculty- votes-to-change-mba-program/

17 Antonio Dirceu de Miranda Engenheiro pela POLI-USP, com MBA pela Lancaster University. Fez sua carreira no mercado financeiro, atuando no Brasil, EUA e Holanda na área internacional dos Bancos Citibank, Unibanco e Rabobank. É Fundador e Presidente do Grupo Educacional BankRisk e BR Academy. www.bracademy.com.br www.bankrisk.com.br dirceu.miranda@bankrisk.com.br


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