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PublicouRaquel Chavis Alterado mais de 10 anos atrás
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1 A década doExperiential Learning
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Learning is experience. Everything else is just information. - Prof. Albert Einstein
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Aprender hoje, aplicar amanhã. Aprender com as próprias experiências. Compartilhar conhecimentos. Educação para Adultos
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Benefícios de Curto Prazo Redução da evasão escolar Melhor aproveitamento nas aulas Sentimento de aplicabilidade do aprendizado
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Benefícios de Longo Prazo Imagem da Instituição Mudança de Cultura, centrada no aprendizado Quebra de paradigmas
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Desafio para Gestores Universitários Implementar novas metodologias, mais interativas Tornar o aprendizado mais informal sem perder sua essência. MEC Brasileiro Capacitação de Facilitadores
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Novo ambiente de negócios Atualmente, as organizações enfrentam novos desafios impostos por um mercado global em constante processo de evolução: Achatamento da arena global; Força da base da pirâmide social; Fortalecimento do BRIC; Velocidade do processo de inovação; Longa cauda da Internet; Sustentabilidade dos negócios.
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Velocidade da inovação 74 anos 38 anos 16 anos 13 anos 5 anos 4 anos 22 meses TelefoneRádioPCTelevisãoCelularInternetSkype Velocidade da Taxa de Disseminação de Inovações Tecnológicas (em número de anos necessários para atingir 50 milhões de usuários) Fonte: Veja Especial (2006)
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Dimensão Temporal da Estratégia Tempo MISSÃO P LANO E STRATÉGICO P LANO O PERACIONAL P LANO T ÁTICO Compromisso Permanente Prazo de 3 a 5 anos Prazo de 1 ano Base diária
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Novo papel do executivo Pensar no longo prazo Mas deve cumprir metas de curto prazo Buscar retornos crescentes para o acionista Mas também atender às demandas de todos stakeholders Ter uma visão integrada do negócio Mesmo sem conhecer os detalhes da operação Estimular o empreendedoris mo e a criatividade Mas não perder o foco e a eficiência operacional
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Essa é a taxa de insucesso dos planos estratégicos das organizações por falhas na sua execução. Segundo estudo recente da Harvard Business School, as organizações bem- sucedidas são excelentes em 4 práticas fundamentais de gestão: Estratégia CulturaEstrutura Execução +++ Definida e comunicada claramente para todos os stakeholders Valorização de equipes de alto desempenho e orientadas a resultado Processos que simplifiquem e racionalizem fluxo de informações Busca incessante por right people on key seats Fonte: N. Nohria (2003), O que realmente funciona, HBR Desafio da execução da estratégia
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Planejamento Execução Pensamento como Alavanca Organizacional para Execução Estratégica. Desenvolvimento de pessoas
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Segundo estudos do Prof. Kirk Patrick, organizações cada vez mais procuram métricas para avalilar o retorno (não somente ROE) sobre seus investimentos em Treinamento. Avaliação do Participante Acréscimo de Conhecimento Aplicação Prática Retorno +++ Nível 4 1 2 3 4 Ambiente Corporativo
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PessoasProcessos Tecnologia Gestão do Conhecimento
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Links 1.http://www.ualberta.ca/~tfenwick/ext/pubs/print/aeq.htmhttp: //www.infed.org/biblio/b-explrn.htmhttp://www.ualberta.ca/~tfenwick/ext/pubs/print/aeq.htmhttp: //www.infed.org/biblio/b-explrn.htm 2.http://methodenpool.uni- koeln.de/situierteslernen/fenwick2.pdfhttp://methodenpool.uni- koeln.de/situierteslernen/fenwick2.pdf 3.http://reviewing.co.uk/research/experiential.learning.htm#ax zz1Zk68W1Jihttp://reviewing.co.uk/research/experiential.learning.htm#ax zz1Zk68W1Ji 4.http://www.nald.ca/adultlearningcourse/resource.htm#2http://www.nald.ca/adultlearningcourse/resource.htm#2 5.http://wilderdom.com/experiential/ExperientialReferences.ht mlhttp://wilderdom.com/experiential/ExperientialReferences.ht ml 6.http://njaes.rutgers.edu/learnbydoing/weblinks.html http://net.educause.edu/ir/library/pdf/EQM0044.pdfhttp://njaes.rutgers.edu/learnbydoing/weblinks.html http://net.educause.edu/ir/library/pdf/EQM0044.pdf 7.http://www.iskme.org/http://www.iskme.org/ 8.http://iskme.path.net/kmeducation.pdfhttp://iskme.path.net/kmeducation.pdf 9.http://www.ericdigests.org/2003-1/higher.htm/http://www.ericdigests.org/2003-1/higher.htm/
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Links BR Academy na Mídia http://www.bracademy.com.br/portal/en/press/193- business-games Modelo de Avaliação de Treinamentos http://www.businessballs.com/kirkpatricklearningevaluation model.htm Quem Somos http://bracademy.com.br/portal/pt/component/flippingbook/ book/2 Harvard – Experiential Learning http://poetsandquants.com/2011/01/24/harvard-faculty- votes-to-change-mba-program/
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Antonio Dirceu de Miranda Engenheiro pela POLI-USP, com MBA pela Lancaster University. Fez sua carreira no mercado financeiro, atuando no Brasil, EUA e Holanda na área internacional dos Bancos Citibank, Unibanco e Rabobank. É Fundador e Presidente do Grupo Educacional BankRisk e BR Academy. www.bracademy.com.br www.bankrisk.com.br dirceu.miranda@bankrisk.com.br
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