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PublicouStefany Nobrega Alterado mais de 10 anos atrás
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FINANÇAS PÚBLICAS DIPAM COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
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ORÇAMENTO PÚBLICO ARRECADAÇÃO: Receita própria = custo político
Repasses constitucionais = direito - correção de erros - estabelecimento de políticas públicas : incentivos fiscais, benefícios, investimentos
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RECURSOS HUMANOS - equipe: conhecimento do direito material
direcionado à aplicação técnica (formação contínua – atualização)
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RECURSOS TECNOLÓGICOS - otimização do tempo
- aumento na confiabilidade dos dados - transparência - atenção aos princípios constitucionais da Administração Pública: art. 37 CF
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DIPAM Distribuição do Índice de Participação do Município é o critério metodológico criado legalmente pelo Estado de São Paulo, para promover o repasse constitucional do ICMS para cada Município parte de sua jurisdição, nos termos do Art 158,IV, §º único CF.
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IPM Índice de Participação dos Municípios é o percentual estabelecido pela Lei Estadual n°3201/81 e 8510/93, resultante dos critérios que definem o repasse do ICMS devido a cada Município e distribuído, semanalmente, através da rede bancária própria.
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COMPOSIÇÃO DO IPM Valor Adicionado : 76% População: 13%
Receita Tributária Própria: 5% Área Cultivada: 3% Área Inundada: 0,5% Área Protegida: 0,5% Percentual Fixo: 2%
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VALOR ADICIONADO (V.A)
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V.A. É o valor com o qual o Município colabora para a composição de toda a riqueza gerada no Estado de São Paulo.
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VALOR ADICIONADO Parcela mais representativa do IPM – Índice de Participação do Município O seu acompanhamento anual permite uma previsão antecipada do índice do Município A definição da amostra para acompanhamento e fiscalização é muito importante, pois torna o cálculo do Índice bem próximo da realidade
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FUNÇÕES DA EQUIPE DIPAM
Acompanhar entrega das Gias para SEFAZ Verificar adequação dos CFOPs Observar crescimento/queda economia Orientar política de benefícios
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PLANEJAMENTO FISCAL Avaliação da empresa comparando com anos anteriores Comparação com outras empresas do mesmo ramo Estudo da atividade no ano anterior e no ano em curso Escolha das empresas com maior valor agregado Seleção das empresas de maior VA e maiores discrepâncias
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ETAPAS DO TRABALHO Seleção das empresas Notificação
Acompanhamento Gias: entrega e valores Solicitação de documentos Solicitação de substituição de Gias Reunião na SEFAZ para autorização de ajustes Verificação de VA provisório: Recurso VA definitivo
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OBJETIVO DA EQUIPE DIPAM
Acompanhamento, apuração e fiscalização do Valor Adicionado – VA gerado mensalmente no Município através de um sistema de informação baseado em um banco de dados Obtenção de diretrizes para política de benefícios
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COMPOSIÇÃO DO SISTEMA Implantação do Sistema gerencial de acompanhamento e apuração da DIPAM Treinamento da equipe para fiscalização, acompanhamento e apuração do Índice de Participação dos Municípios no ICMS
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HISTÓRICO Até o ano 2000 - Apuração manual, declarações enviadas pelas empresas contribuintes ICMS em formulários. - Valores apurados imprecisos - Geração de muitos recursos administrativos para contestar o Valor do índice preliminar - Neste período proliferaram as consultorias que representavam as Prefeituras nas impugnações
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HISTÓRICO A partir de 2001 - Introdução da Nova Gia (Guia de Informação e apuração) enviada mensalmente via internet pelas empresas cadastradas como RPA – Maiores contribuintes - Declaração do Simples – Micro e EPP – enviada anualmente via internet - DIPAM-A – Declaração produtores rurais entregue anualmente no Posto Fiscal por meio magnético
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HISTÓRICO Em função da Nova Gia, a partir de 2002 introduzimos em Guarulhos os novos critérios de acompanhamento e apuração: Definição da amostra – empresas RPA – a ter acompanhamento e fiscalização no exercício Notificação destas empresas para envio de uma cópia da GIA, após o envio para a Secretaria de Fazenda Criação de um endereço de corporativo para recebimento das cópias das GIAS Utilização do programa Nova Gia para salvar as GIAS recebidas Desenvolvimento, em VBA, de programas para salvar em BD MSAccess os dados para apuração do VA mensalmente Criação de relatórios gerencias e de acompanhamento da fiscalização, a partir dos dados salvos no BD Treinamento da equipe de fiscais
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HISTÓRICO Com o advento do e-dipam, em 2006, aumentamos a amostra das empresas RPA e com isso a precisão da projeção do VA e do índice percentual de participação do exercício Realização de recursos precisos para não serem desconsiderados pela Secretaria de Fazenda
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Base de Dados do Sistema
Contribuintes Fiscais Empresas Programadas Empresas não Programadas CNAE Gias Municípios Situação Visita VA Definitivo VA Provisório Apuração VA por Referência Apuração VA Total
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RELATÓRIOS Os relatórios atualmente do sistema são os seguintes:
Apuração CFOPS Anual - Em ordem crescente - IE Apuração CFOPS Anual - Por Operação – IE Apuração CFOP Mensal - Por ordem crescente Entradas, Saídas, Tipo Gia e Dipam B - Por Empresa - IE Demonstrativo Sintético- Entradas/Saídas - IE Relatório de Acompanhamento da Fiscalização Capa de Relatório - IE VA PROJETADO Por Empresa VA PROJETADO Por Fiscal VA PROJETADO Por Grupo CNAE VA PROJETADO Por Divisão CNAE Histórico das Fiscalizações Anteriores
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EXEMPLOS RELATÓRIOS
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EXEMPLOS RELATÓRIOS
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EXEMPLOS RELATÓRIOS
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EXEMPLOS RELATÓRIOS
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EXEMPLOS DE RELATÓRIOS
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EXEMPLOS DE RELATÓRIOS
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EXEMPLOS DE RELATÓRIOS
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EXEMPLOS DE RELATÓRIOS
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EXEMPLOS DE RELATÓRIOS
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EXEMPLOS DE RELATÓRIOS
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APLICAÇÕES DO SISTEMA Nossa ferramenta possibilita comparações:
- de uma empresa com outras do mesmo ramo - de um exercício com outro da mesma empresa - de atividades com suas contra-partidas - entre os diversos ramos de atividades - entre os valores constantes no e-DIPAM com os das Gias enviadas para Prefeitura
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CONCLUSÃO O trabalho da Equipe DIPAM agrega recursos para :
o aumento de arrecadação de tributo indireto, sem custo político o direcionamento do planejamento econômico, orientando quanto ao tipo de valor agregado confiabilidade dos dados e otimização do tempo
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IPM 2010
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CONTATOS
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