A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrução Geral CONTINÊNCIA Ten Charles. OBJETIVOS  Definir Continência;  Identificar os símbolos e autoridades que têm direito à continência;  Executar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrução Geral CONTINÊNCIA Ten Charles. OBJETIVOS  Definir Continência;  Identificar os símbolos e autoridades que têm direito à continência;  Executar."— Transcrição da apresentação:

1 Instrução Geral CONTINÊNCIA Ten Charles

2 OBJETIVOS  Definir Continência;  Identificar os símbolos e autoridades que têm direito à continência;  Executar corretamente a continência individual; e  Agir corretamente em outras situações.

3 SUMÁRIO  1- INTRODUÇÃO  2- DESENVOLVIMENTO  a- Continência  b- Procedimento Normal  c- Divisão dos trabalhos em grupos.  d- SOLUÇÃO DE QUESTIONAIRIOS  e- Apresentação Individual.  3- CONCLUSÃO

4 Introdução  Esta instrução tem por finalidade padronizar procedimentos em relação a continência individual.  A continência é mais do que cumprimento é sim uma demonstração de educação e de respeito, atributos fundamentais ao bom militar.

5 Desenvolvimento Continência  A continência é a saudação prestada pelo militar, e pode ser individual ou da tropa.  A continência é impessoal; visa a autoridade não a pessoa.  Parte sempre do militar mais moderno para o mais antigo;  Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada.

6 Tem Direito à Continência  A Bandeira Nacional;  O Hino Nacional, em solenidades cívico-militares;  O Presidente da República;  O Vice- Presidente da República;  O Presidente do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF;  Os Ministros de Estado.

7  Os Governadores de Estado;  Os Ministros do Superior Tribunal Militar;  Os militares da ativa;  Os militares da reserva, quando identificados;  A tropa formada; quando comandada por oficial  As Bandeiras e Autoridades das Nações Amigas  Os integrantes das forças auxiliares.

8 Procedimento Normal  São elementos essenciais da continência individual: ATITUDE, GESTO E DURAÇÃO.  O militar desarmado, ou com pistola, sabre, espada embanhada, faz a continência nas seguintes situações:  1- Subordinado parado e superior deslocando-se.  2- Subordinado deslocando-se e superior parado.

9 Procedimento Normal  3- Subordinado e superior deslocando-se em direções convergentes;  4-Subordinado deslocando-se, alcança e ultrapassa o superior que se desloca no mesmo sentido;  5- Subordina deslocando-se é alcançado e ultrapassado por superior que se desloca no mesmo sentido;

10 Procedimento Normal  6- Militar com ambas as mãos ocupadas parado;  7- Militar com ambas as mãos ocupadas e em deslocamento;

11  8- Militar Armado:  8.1- Quando em deslocamento;  8.2- Quando estiver parado.  9- Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da Republica.  10- Quando prestar continência ao Hino Nacional, faz frente para a banda, para a Bandeira ou para o Presidente da República.

12  11- Quando uma tropa parada faz continência a Bandeira Nacional, todo militar que se desloca, faz alto, vira-se para ela e faz a continência individual.  12- No interior da OM, a praça faz alto para a continência a oficial- general e para as seguintes autoridades: Presidente; Vice- Presidente; Presidente do Senado, da Câmara e do STF; Ministros; Governadores e Ministros do STM.

13 SOLUÇÃO DE QUESTIONARIOS  Procedimentos em Outras Situações.

14 Apresentação Atitude Gesto Duração Elementos Essenciais da Continência Atitude

15 Apresentação Individual: A maneira de um subordinado se apresentar para um oficial superior hierárquico deve basear- se também nesses elementos. Mas, afinal, o que é APRESENTAÇÃO A maneira de um subordinado se apresentar para um oficial superior hierárquico deve basear- se também nesses elementos. Mas, afinal, o que é APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL? INDIVIDUAL?

16 Conceito de Apresentação Individual ART.41 - O militar para se apresentar a um superior aproxima-se deste até a distância do aperto de mão; toma a posição de "Sentido“, faz a continência individual como prescrita neste Regulamento, e diz em voz claramente audível, seu grau hierárquico, nome de guerra e Organização Militar a que pertence ou função que exerce, se estiver no interior da sua Organização Militar; desfaz a continência, diz o motivo da apresentação, permanecendo na posição de "Sentido" até que lhe seja autorizado a tomar a posição de "Descansar" ou de "À vontade".

17 Ordem de execução para alunos: Ordem de execução para alunos: Posição de sentido, frente p/o oficial Posição de sentido, frente p/o oficial Permissão! Permissão! Faz-se a continência Faz-se a continência ALUNO + NOME + ALUNO + NOME + SUBUNIDADE (aqui há variações!!!)‏ SUBUNIDADE (aqui há variações!!!)‏... Se apresentando... Se apresentando Desfaz-se a continência, ficando em“Sentido”. Se o Oficial comandar “À Vontade”, o aluno fica na posição de “Descansar”. Desfaz-se a continência, ficando em“Sentido”. Se o Oficial comandar “À Vontade”, o aluno fica na posição de “Descansar”.

18 Exemplo: “Permissão! Aluno Fulano de Tal, da 1ªCia de Alunos, se apresentando”

19 Observação: No que se diz subunidade, há variações, dependendo do Oficial para o qual é feita a apresentação. No que se diz subunidade, há variações, dependendo do Oficial para o qual é feita a apresentação.

20 Exemplos: Adjunto de Pelotão - o pelotão SCmt e Cmt da Cia - o pelotão SCmt e Cmt da Cia - o pelotão Cmt CFG - a Cia ou o ano e a Cia (se a Cia tiver vários anos juntos)‏ Cmt CFG - a Cia ou o ano e a Cia (se a Cia tiver vários anos juntos)‏ Cmt CA - o ano + “do CFG ” Cmt CA - o ano + “do CFG ”

21 Para Oficiais de fora do CA: Basta dizer o ano, não precisando o número. Para Oficiais de fora do IME: Para Oficiais de fora do IME: Basta dizer Aluno NOME do IME. Basta dizer Aluno NOME do IME.

22 Outras situações de apresentação: - Enquanto chefe de turma: pede permissão, faz a continência, menciona número, nome e função, desfaz a continência e menciona o número de faltas, se houver. - Chamado por Oficial Instrutor em uma instrução: ao ter seu nome chamado, fica em instrução: ao ter seu nome chamado, fica em posição de Sentido e brada “PRONTO!” posição de Sentido e brada “PRONTO!”

23 - Ao dirigir a palavra a um Oficial acompanhado de outro mais antigo, o aluno se apresenta primeiro ao mais antigo, pede permissão para falar com o mais moderno, apresenta-se a este e dirige-lhe a palavra, seguindo as disposições regulamentares. Ao pedir licença para se retirar, o mesmo deverá ser seguido.

24 Pedindo permissão para se retirar: ART.42 - Para se retirar da presença de um superior, o militar faz-lhe a continência, idêntica à da apresentação, e pede permissão para se retirar; concedida a permissão, o oficial retira-se normalmente, a praça depois de fazer "Meia Volta", rompe a marcha com o pé esquerdo.

25 PRÁTICAEM DUPLAS DUPLAS

26 CONCLUSÃO  “ Seja escravo do regulamento para não ser escravo dos homens”.


Carregar ppt "Instrução Geral CONTINÊNCIA Ten Charles. OBJETIVOS  Definir Continência;  Identificar os símbolos e autoridades que têm direito à continência;  Executar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google