A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS
MEDICAMENTOS ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS

2 O que são medicamentos anti-infecciosos e antimicrobianos?
Os fármacos anti-infecciosos (que combatem a infecção) incluem os antibacterianos, os antivirais e os antimicóticos. Estes medicamentos são desenvolvidos de forma a serem o mais tóxicos possível contra o microrganismo infectante e, ao mesmo tempo, o mais seguros possível para as células humanas, ou seja, são concebidos para terem uma toxicidade seletiva. Fabricar substâncias destas para combater as bactérias e os fungos é relativamente simples porque são células muito diferentes das humanas. Todavia, produzir um fármaco que destrua um vírus sem danificar a célula humana infectada é muito difícil, porque os vírus perdem a sua identidade dentro dela e reprogramam a célula para que fabrique partículas do próprio vírus.

3 Os medicamentos podem ser consumidos junto com os alimentos?
Depende. Alguns medicamentos têm melhor absorção em jejum e outros na presença de alimentos. Esta característica varia de medicamento para medicamento. Por isto, é preciso ficar atento às bulas e às recomendações do médico. Alguns antibióticos são melhor absorvidos quando consumidos após a alimentação. Medicamentos para redução do colesterol (estatinas) e o lítio (usado em tratamentos psiquiátricos) também devem ser ingeridos junto com os alimentos.

4 Antimicrobianos X Alimentação
Nos antimicrobianos, os alimentos podem reduzir a biodisponibilidade, tornando necessária alteração do horário de administração ou ajuste de dosagem, a fim de evitar o uso de doses subterapêuticas e minimizar a indução à resistência bacteriana.

5 Agentes Antimicrobianos

6 TETRACICLINA

7 Combinação Antibiótico (tetraciclina) + leite
Conseqüência A substância (tetraciclina) interage com o cálcio do leite, diminuindo a absorção da droga, reduzindo a eficácia da droga em até 50%.

8 AMOXICILINA

9 A ingestão juntamente com alimentos não afeta a absorção da Amoxicilina. Para reduzir os efeitos gastrointestinais, recomenda- se a ingestão deste medicamento junto com alimentos.

10 CEFACLOR

11 Cefaclor pode ser administrado por via oral independente das refeições
Cefaclor pode ser administrado por via oral independente das refeições. Contudo, a absorção aumenta quando o Cefaclor é administrado c/ alimento .

12 FOSFOMICINA

13 A ingestão com alimentos pode retardar a absorção da fosfomicina, com conseqüente diminuição dos níveis sangüíneos e urinários. Portanto é preferível que o produto seja administrado com estômago vazio, cerca de 2 a 3 horas antes ou após uma refeição.

14 BIBLOGRAFIA B. G. Katzung. Farmacologia Básica e Clínica. 10 ed., Lange, São Paulo, 2007. SILVA, P. Farmacologia. 5 ed., Rio de Janeiro, Guanabara, 1998.

15 Ricely Fernandes Natália Macena 4º semestre - Nutrição / manhã
OBRIGADA Ricely Fernandes Natália Macena 4º semestre - Nutrição / manhã


Carregar ppt "ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google