A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros textuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros textuais."— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros textuais

2 Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.

3 Gêneros textuais Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores. Quando se trata de "carta pessoal", a presença de aspectos narrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.

4

5 Gêneros textuais Propaganda: é um gênero textual dissertativo-expositivo onde há o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.

6

7 Gêneros textuais Bula de remédio: é um gênero textual descritivo, dissertativo- expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.

8

9 Gêneros textuais Receita: é um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga corretamente as instruções.

10 Massa Misture o chocolate em pó, o creme de leite fresco e metade do açúcar. Leve ao fogo e deixe levantar fervura, mexendo bem. Deixe esfriar. Bata a manteiga com o restante do açúcar, junte os ovos um a um, batendo bem. Junte o açúcar de baunilha. Misture a farinha e o fermento e peneire sobre a mistura anterior, alternadamente, com a mistura de chocolate já fria. Despeje a massa numa fôrma de bolo untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno moderado.

11 Gêneros textuais Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.

12

13 Gêneros textuais Reportagem: é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo- expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

14

15 Gêneros textuais Entrevista: é um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto. Geralmente envolve também aspectos dissertativo-expositivos, especialmente quando se trata de entrevista a imprensa ou entrevista jornalística. Mas pode também envolver aspectos narrativos, como na entrevista de emprego, ou aspectos descritivos, como na entrevista médica.   

16

17 Gêneros textuais História em quadrinhos: é um gênero narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

18

19 Gêneros textuais Charge: é um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.

20

21 Gêneros textuais Poesia: é o conteúdo capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem , ou seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado como poético (até mesmo uma peça ou um filme podem ser assim considerados). Um subgênero é a prosa poética, marcada pela tipologia dialogal. 

22

23 Gêneros textuais Contos de fadas - é um mundo habitado por seres maravilhosos: fadas, magos, bruxas, anões, gigantes, gênios, princesas, animais falantes, etc. Tudo o que acontece nele, por mais estranho que possa parecer, é cercado de encantamento e magia.

24

25 Gêneros textuais Histórias de terror - é um relato literário ficcional que visa provocar sentimentos de medo no leitor. Nesse sentido, apresenta histórias vinculadas às temáticas mais atemorizantes para os seres humanos, como a morte, as doenças, os crimes, as catástrofes naturais, os espíritos e as bestas sobrenaturais.

26

27 São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica.
Gêneros textuais São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica.

28 Tipologia textual

29 Tipologia textual De acordo com a tipologia, os textos podem ser: descritivos, narrativos, dissertativos, injuntivos, dialogais ou preditivos.

30 Tipologia textual Descrição – representa cenas, objetos, paisagens, pessoas etc., mostrando seus traços característicos. O relógio era uma enorme cebola de ouro, suíço, pedras preciosas nos ponteiros, o tampo em filigranas, uma joia, uma antiguidade, uma relíquia, uma preciosidade.

31 Tipologia textual Narração – caracteriza-se pelo ambiente que serve de cenário, pelos personagens e pelas ações que se sucedem. Tinha seis ou sete anos, nunca se lembrou bem. Foi até o criado-mudo, a pedido do pai, apanhar o relógio. Relógio do avô... No ato de pegar, deixou-o cair. Relógio quebrado. Surra. Uma surra violentíssima, inesquecível.

32 Tipologia textual Dissertação – Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.

33 Tipologia textual Dialogal / Conversacional - Caracteriza- se pelo diálogo entre os interlocutores. É o tipo predominante nos gêneros: entrevista, conversa telefônica, chat, entre outros. Paulo – Alô? Pedro – Alô? Paulo – É o Pedro? Pedro – Sim... Oi, vô?!? Tudo bem? Paulo – Tudo. E você, meu neto, como está??

34 Tipologia textual Injunção - Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas, cartões com votos e desejos (de natal, aniversário, entre outros).

35 Tipologia textual Torta Salgada Cremosa Ingredientes Massa
Ingredientes Massa 1 copo (americano) de óleo 2 copos (americano) de leite 3 ovos 2 copos (americano) de farinha de trigo peneirada Sal a gosto 100g de queijo parmesão ralado 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

36 Tipologia textual Predição - Caracterizado por predizer algo ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, a qual ainda está por ocorrer. É o tipo predominante nos gêneros: previsões astrológicas, previsões meteorológicas.

37 Tipologia textual Sagitário
Amor: Procure não ser tão crítico, poderá entristecer os seus familiares. Saúde: Cuidado com as correntes de ar e as baixas temperaturas. Dinheiro: A sua habilidade profissional lhe conduzirá ao sucesso. Família: Não ignore os problemas de casa, ignorar talvez lhe sobrecarregue o dia.

38


Carregar ppt "Gêneros textuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google