A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERÊNCIA DA PRODUÇÃO Engenharia de Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERÊNCIA DA PRODUÇÃO Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 GERÊNCIA DA PRODUÇÃO Engenharia de Produção
Docente: JOYCE HELENA BALIEIRO Engenharia de Produção

2 GERÊNCIA DA PRODUÇÃO Apresentação da Disciplina, Datas de Provas, Definições de trabalhos extra sala

3 Ementa UNIDADE I - Sistemas de administração da Produção;
UNIDADE II - Planejamento das necessidades materiais; UNIDADE III - Planejamento Mestre da Produção; UNIDADE I V- Planejamento da capacidade; UNIDADE V - Sistemas de Programação da produção; UNIDADE VI - Planejamento dos recursos da empresa.

4 Objetivos Objetivos Gerais da Disciplina
- Capacitar os alunos em conceitos e abordagens que permitam a compreensão da gerencia de produção, bem como capacitar nas principais abordagens para o planejamento e capacidade da produção Objetivos Específicos - Capacitar os alunos em conceitos e abordagens que permitam a compreensão de sistemas e planejamento da produção - Capacitar os alunos em ferramentas que integrem os sistemas de produção, bem como capacitar nas principais abordagens para o planejamento, operação e gestão destes sistemas.

5 Cronograma das Aulas Conteúdo Março:
1° semana – Apresentação da Disciplina, referencias bibliografias, datas de provas e seminários, conceito de sistemas de administração da produção. 2° semana – conceitos de gestão de estoques 3°semana- modelo básico de gestão de estoque, estudo de caso 4°semana- Planejamento das necessidades dos materiais; conceitos fundamentais, estrutura do sistema MRP e MRPI 5°semana- estudo de caso, breve apresentação do planejamento mestre de produção Conteúdo Abril 1°semana- Prova 06/04 2°semana – correção da prova, duvidas; funcionamento do planejamento mestre de produção 3°semana—. Exercícios, gestão da demanda, estudo de caso 4°semana- planejamento da capacidade a curto prazo, - planejamento da capacidade a curto médio Conteúdo Maio 1°semana- planejamento da capacidade a curto médio, estudo de caso 2°semana- sistemas de programação da produção- sistemas de programação com capacidade finitas 3°semana – sistemas híbridos 4°semana – estudo de caso Conteúdo Junho 1°semana – sistema ERP 2°semana – implantação do MRPII 3° semana- prova 16/06

6 PROVAS Prova PI- 06-04 1° semana de abril
Prova PII ° semana de Junho Prova Exame ° semana de Junho

7 Bibliografias Corrêa, H.L.; Gianesi, I. G. N.; Caon, M. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP ll / ERP - Conceitos, Uso e Implantação. 4ª Edição, Atlas,2.001. Slack, Nigel; Chambers, Stuart; Johnstons, Robert Administração da Produção.3° ed,Atlas,2009. Goldratt,E.Cox, J.A meta: um processo de aprimoramento continuo. São paulo Educar, ed.

8 SISTEMAS DE ADM DA PRODUÇÃO

9 Níveis de Planejamento
Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

10 Produção Contínua Custos altos em função de máquinas e equipamentos automatizados A linha de montagem não se modifica: Indústria química, Indústria de papel Indústria de derivados de petróleo ‏ Indústria de aço

11 Produção em Massa Custos altos em função de máquinas e equipamentos automatizados Os produtos são geralmente modificados na montagem

12 PRODUÇÃO INTERMITENTE
EM LOTES Cada tipo de produto tem o seu fluxo de processo e ao fim de cada lote entra um novo lote. Há famílias de produtos com pouca variação

13 PRODUÇÃO INTERMITENTE
Encomenda ( Projeto )‏ Não há regularidade no fluxo dos produtos de uma fase para outra. Os recursos humanos são mais exigidos. São necessárias mudanças de layouts, ferramentas, materias-primas e regulagens nos equipamentos de acordo com os projeto que se esta trabalhando.

14 Atividades do gerenciamento de projetos
Planejar e controlar as atividades de uma empresa que produz produtos padronizados para estoque é bastante diferente de planejar e controlar produtos sob encomenda. Por exemplo, no primeiro caso, pode-se iniciar a produção em cima de uma previsão de vendas e ir equilibrando-se as vendas realizadas com o nível de estoque, enquanto que no processo sob encomenda o PCP espera a manifestação dos clientes para agir. Além disto, os produtos padronizados por se repetirem, assim como os processos necessários a produção destes bens ou serviços, são mais passíveis de controle e acompanhamento.

15 Planejamento e Controle da Produção
O tipo de processo produtivo define a complexidade do planejamento e controle das atividades. As atividades do PCP são simplificadas a medida que se reduz a variedade de produtos concorrentes por uma mesma gama de recursos. Processos contínuos e os processos intermitentes em massa são mais fáceis de serem administrados do que os processos repetitivos em lote e sob encomenda, pois a variedade de produtos é pequena e o fluxo produtivo uniforme. Processos intermitentes em lote e sob encomenda, uma alteração na composição da demanda exige o replanejamento de todos os recursos produtivos.

16 SISTEMAS DE ADM DA PRODUÇÃO
SISTEMA - um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função. ADM DA PRODUÇÃO Por que é importante? - Potencial para aumentar a receita das empresas; - Ocupa com a criação de produtos e serviços; - sem produtos/serviços não tem empresa; Promove a criatividade dos gerentes, para responder as mudanças do mercado; - encontrar soluções para desafios tecnologicos e ambientais, responsabilidade social. Maneira pela qual a organização produz bens/serviços ESSENCIA: Produzir e disponibilizar produtos e serviços que satisfaçam as exigencias do mercado.

17 As 3 funções centrais dentro da organização
Sistema de adm da produção- um conjunto de elementos que se relacionam para gerenciar os recursos destinados a produção, além de disponibilização de bens e serviços que satisfaçam as exigências do mercado. As 3 funções centrais dentro da organização Função mkt- responsável por comunicar o mercado, de modo a gerar pedidos; Função desenvolvimento de produto/serviço- criar novos produto/melhorar antigos, para satisfazer a necessidades dos consumidores; Função produção- é responsavel por satisfazer as solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços de acordo com as especificaçoes e dentro do prazo de entrega.

18 Funções centrais e de Apoio

19 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
INPUT PROCESSSO OUTPUT (Entrada) (Transformação) (Saída) Input- tudo aquilo que irá ser transformado ex: materia prima Processo- onde ocorre de fato a transformação Output- o processo de transformação concluido *Processo são arranjos de recursos que produzem alguma mistura e dão saída em algum produto, sendo que dentro de cada processo há uma unidade ou departamento uma versão menor de cada operação.

20 PLANEJAMENTO Planejar - é a formalização do que se pretende que acontece em determinado momento no futuro. Plano não garante que o evento aconteça; - plano baseado em expectativas e experiências passadas. Na implantação nem sempre ocorre como o esperado: maquina quebra; fornecedor atrasa; Funcionário pode adoecer; Por isto é necessário planejar e controlar;

21 Controlar- é o processo de lidar com as variações;
Refazer os planos a curto prazo Fazer alguma intervençao Encontrar outro fornecedor com entrega mais rápida Consertar a maquina; O controle faz os ajustes que permite que a operação atinja os objetivos traçados pelo plano estabelecido Planejamento e controle- É a conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer, ou seja, deve realizar uma ligação entre suprimento e demanda onde garantirá que os processos produtivos ocorram de forma eficiente e eficaz. Proporcionando os sistemas procedimento e decisões sobre a oferta e da demanda.

22 O planejamento das atividades de produção precisa ser realizado em diferentes horizontes de tempo.
É preciso pensar o que será produzido em: longo prazo, médio prazo curto prazo.

23 curto prazo O planejamento de curto prazo, normalmente expresso em semanas. Este planejamento é de nível operacional e especifica a produção diária dos produtos totalmente desagregados em suas mínimas especificações de detalhes tais como cor, tensão, tipo, modelo, embalagem etc. A produção diária geralmente ocorre de forma linear ao longo da semana.

24 Médio prazo Planejamento a médio prazo se refere aos planos que podem levar de um a cinco anos para serem implementados e completados; Determina recursos e contingências Objetivo estabelecido em termos financeiros tanto operacionais Previsão demanda desagregada

25 Longo prazo Planejamento a longo prazo é aquele que leva mais de cinco anos para ser alcançado; Usa previsao demanda agregada Determina recursos de forma agregada Objetivo estabelecido em grande parte financeiros

26 Gestão de Estoque


Carregar ppt "GERÊNCIA DA PRODUÇÃO Engenharia de Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google