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Administração Mercadológica AULA 6 PLT Capítulo Planejamento Estratégico de MKT 1.

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Apresentação em tema: "Administração Mercadológica AULA 6 PLT Capítulo Planejamento Estratégico de MKT 1."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Mercadológica AULA 6 PLT Capítulo Planejamento Estratégico de MKT 1

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3 3

4 PLANEJAMENTO DE MARKETING 4

5 Quatro Fases de Estratégia Análise dinâmica Análise estática 1. Planejamento Financeiro: Cumprir o orçamento anual 2. Planejamento com Base em Previsões: Prever o futuro 3. Planejamento Orientado Externamente: Pensar estrategicamente 4. Administração Estratégica: Criar futuro 5

6 Características do Planejamento Refere-se ao futuro Antecipa-se aos acontecimentos do ambiente externo Processo ordenado e racional Sujeito a revisões Auxilia a tomada de decisões 6

7 Planejamento de Marketing consiste na definição sistematizada de estratégias e táticas mercadológicas que promovam os ajustes operacionais necessários para que a empresa possa desenvolver respostas adequadas e competitivas às demandas do consumidor. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DEFINIÇÃO 7

8 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Da empresa toda Para 5 ou mais anos De setores da empresa Para 1 ano De ações Menos de 1 ano 8

9 Presidência / Conselho Produção Recursos Humanos FinançasMarketing Vendas e Distribuição Pesquisa de Produto e Mercado Comunicação ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 9

10 Estratégia de Marketing A estratégia de marketing define os princípios amplos pelos quais a unidade de negócio espera realizar seus objetivos de marketing em um mercado-alvo. (Kotler,1995) 10

11 BENEFÍCIOS Estimula o desenvolvimento do empreendimento. Facilita a integração e o fluxo de informações. Favorece a formação de um espírito de equipe. Promove o compartilhamento da missão da empresa. Ajuda a pensar estrategicamente o negócio. 11

12 EXIGÊNCIAS BÁSICAS DE UM PLANO EFICAZ SIMPLESFácil de compreender CLAROPreciso e detalhado PRÁTICOFixa metas realistas FLEXÍVEL Adaptável às mudanças do ambiente competitivo 12

13 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING Fase 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo? 13

14 “Produto é aquilo que pode ser oferecido a um mercado para aquisição, utilização ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade, incluindo objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e idéias”. Kotler O QUE ANALISAR ? Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos? 2.1. ANALISANDO O PRODUTO 14

15 Qualidade Design Serviços Garantias Marca Embalagem Outros CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS Quais desses aspectos são positivos e devem ser mantidos ? Quais desses aspectos são negativos e devem ser mudados? 15

16 MARCA Questões a analisar Como está o posicionamento da sua marca no mercado? Quais seus pontos fortes? Quais seus pontos fracos? 16

17 ESTRATÉGIAS DE MARCAS Marcas Individuais (Gessy Lever) Marcas de Família (Nestlé) Guarda-ChuvaInstitucional 17

18 FUNÇÕES DAS MARCAS Identificar produtos Identificar produtos Possibilitar comparação de produtos e preços Possibilitar comparação de produtos e preços Proteger o produto contra imitações Proteger o produto contra imitações Diferenciar, identificar e ajudar a localizar o produto no ponto-de- venda Diferenciar, identificar e ajudar a localizar o produto no ponto-de- venda Marca que satisfaz estimula a compra e a recompra Marca que satisfaz estimula a compra e a recompra Boas marcas podem gerar lealdade Boas marcas podem gerar lealdade Marcas famosas podem permitir margens maiores Marcas famosas podem permitir margens maiores Permitir segmentação de mercado Permitir segmentação de mercado 18

19 EMBALAGEM Questões a analisar Como está a qualidade do design das embalagens dos seus produtos (bens ou serviços)? Quais seus pontos fortes? Quais seus pontos fracos? 19

20 FUNÇÕES DA EMBALAGEM Proteção do produto Proteção do produto Comunicação informativa e persuasiva Comunicação informativa e persuasiva Apoio de propaganda Apoio de propaganda Distribuição Distribuição Diversificação de produtos Diversificação de produtos Facilitador de compras Facilitador de compras Despertar sensações / Atratividade Despertar sensações / Atratividade Promoção de Vendas Promoção de Vendas Agregação de valor no ato de presentear Agregação de valor no ato de presentear 20

21 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo? 21

22 Quais os preços praticados por sua empresa? Qual o preço do produto em análise? Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos? 2.2. ANALISANDO O PREÇO 22

23 PREÇO  Quantificação de uma permuta entre empresa e consumidor.  Pagamento direto ou indireto  Percepção de Valor 23

24 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo? 24

25 Papel no Canal de Distribuição a) Papel no Canal de Distribuição b) Localização c) Apresentação Interna e Externa d) Distribuição Logística e) Atendimento no Ponto-de-Venda Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos? A 2.3. ANALISANDO A DISTRIBUIÇÃO 25

26 Fabricante Consumidor Final Intermediário (s) a) CANAL DE DISTRIBUIÇÃO Fabricante Consumidor Final 26

27 b) b) LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA Cidade; região; acesso do cliente; preço do ponto; atração física do local; meio ambiente onde está localizada (fluxo de carros, ônibus, vizinhança etc.); característica do próprio produto/serviço. c) c) APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Elementos internos e externos do ponto: espaço físico, cores, iluminação, música ambiente, layout interno, informações e comunicação com os clientes através de desenhos e sinalizações etc. 27

28 LOGÍSTICA Planejamento, implementação e controle do fluxo de pessoas e produtos até chegarem ao cliente. Estágio 1 Estágio 2 Fila de Espera 28

29 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo? 29

30 PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS VENDA PESSOAL MARKETING DIRETO A COMUNICAÇÃO 2.4. ANALISANDO A COMUNICAÇÃO Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos? 30

31 PROPAGANDA Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, produtos ou serviços, efetuada por um patrocinador identificado. TIPOS De produto Institucional Promocional Cooperada: Fabricante + Fabricante Fabricante + Varejista Varejista + Varejista 31

32 PROMOÇÃO DE VENDAS A promoção é uma ação de marketing que consiste na oferta temporária de vantagens econômicas para um grupo muito bem definido de destinatários (clientes finais, intermediários ou internos), a fim de atingir objetivos específicos dentro do quadro da estratégia comercial da empresa. TIPOS Para Consumidores Finais Para Intermediários Para Clientes Internos 32

33 ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 6 (Planejamento Estratégico de Marketing) 33


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