A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO
É a parte do sistema nervoso periférico que interage com o meio externo. É composto por nervos aferentes (ou sensitivos) e eferentes ( ou motores).

2 SISTEMA NERVOSO AUTÓNOMO
É parte do SNP que tem por função regular o funcionamento do meio interno do organismo. É independente do sistema nervoso central, regulando de modo automático e involuntário funcionamento dos órgãos internos.

3 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Espinal medula É uma estrutura que se encontra no interior da coluna vertebral. É constituída por fibras nervosas, desempenhando funções fundamentais de coordenação e condução.

4 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
CÉREBRO Para uma melhor compreensão da complexidade das funções cerebrais, decompomos em 3 unidades especificas: 1 – cérebro primitivo relacionado com a auto preservação; 2 – cérebro intermédio, relacionado com as emoções; 3 – cérebro superior ou racional relacionado com as tarefas intelectuais.

5 Córtex cerebral Actualmente, reconhece-se o córtex cerebral como uma estrutura que acolhe funções distintas em diversas áreas, complementares e coordenadas entre si: 1 – as associações mais simples correspondem às áreas primárias; 2 – as áreas que permitem o processamento da informação recebida pelas áreas primárias, chamam-se de áreas secundárias ou associativas.

6 ÁREAS CORTICAIS LOBO FRONTAL LOBO PARIETAL LOBO TEMPORAL
LOBO OCCIPITAL

7 TAREFA DESENVOLVA UMA PESQUISA SOBRE O IMPACTO DE UMA LESÃO ESPECIFICA NUM DOS QUATRO LOBOS: 1 – Identifica o lobo, descrevendo as funções normalmente associados; 2 – Descreva a área que foi afectada; 3 – Caracterize a lesão e suas consequências; 4 – Apresenta à turma as tuas conclusões.


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google