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Desafios para a Política de Educação infantil na Rede Municipal de São Paulo.

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Apresentação em tema: "Desafios para a Política de Educação infantil na Rede Municipal de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios para a Política de Educação infantil na Rede Municipal de São Paulo

2 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil OBJETIVOS Fortalecer a atuação das equipes de Educação Infantil das DOTs P das DREs; Promover formação continuada aos educadores (as) que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino; Construção do currículo integrador para Educação Infantil e Ensino Fundamental; Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;

3 Construção, aplicação e acompanhamento dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana; Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº1/2015: Padrões Básicos de Qualidade da Educação Infantil Paulistana; Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nos Centros de Educação e Cultura Indígena; Implantação e acompanhamento dos Parques Sonoros e OficinArte; Estabelecer parcerias com outras Secretarias, Universidades e Instituições para dar visibilidade à pequena infância na nossa cidade SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil OBJETIVOS

4 PROPOSTAS DE FORMAÇÃO  “Diálogos para a Construção do Currículo Integrador da Infância Paulistana” Formação continuada desde junho/2013 com formadores e Supervisores Escolares das 13 DREs que atuam na Educação Infantil com periodicidade quinzenal. ( 1ª e 3ª semana de cada mês - quartas feiras). Escrita do documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil”  “Diálogos para a Construção do Currículo Integrador da Infância Paulistana: articulação da Educação Infantil com ensino fundamental”. Formação continuada desde março/2014 com formadores e Supervisores Escolares das 13 DREs que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental com periodicidade mensal (última quarta-feira). Escrita do documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana: por uma ideia de Educação Básica” SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil

5 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil  “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”. Envolvimento de todas as Unidades Educacionais (2.241) da rede direta e conveniada da Educação Infantil. 2013 I Seminário Regional de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil: incentivo à utilização dos Indique – EI nacional e adesão de 441 UEs na aplicação do documento. Formação com as equipes das UEs que optaram pela aplicação 2014 1º semestre: Parceria com o MEC/COEDI Reuniões descentralizadas para troca de experiências, selecionar demandas apontadas pelas UEs e aplicação de questionário. 2º semestre: II Seminário Regional de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil I Seminário Interno de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil Composição e inícios dos trabalhos da Comissão Ampliada para a Escrita dos Indique-EI Paulistano –

6 2015 1º semestre Término da escrita da versão preliminar do documento: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana Reunião Técnica: “Diálogos para revisão dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” parceria entre SME/DOT Educação Infantil e MEC/SEB/COEDI. III Seminário Regional de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil Aplicação dos Indicadores e elaboração do Plano de Ação - momentos garantidos em Portaria de Calendário das Atividades – 2015. 2º semestre Acompanhamento das UEs; Análise das sugestões enviadas pelas Ues para revisão da versão preliminar do documento. Publicação da versão final 2016 Continuidade do processo com aplicação do documento oficial SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil Plano de trabalho – DOT EI 2015

7  “Parques Sonoros e OficinArtes” Ação integrante do Programa São Paulo Carinhosa com formação em locus nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação. Desenvolvemos o projeto em aproximadamente 60 UEs. O projeto é organizado e planejado pelas professoras com orientação direta dos formadores e da assessora de DOT-EI, que oportuniza às crianças, vivências, experiências sonoras, incentivando meninos e meninas a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”, dando oportunidade de realizarem e apresentarem suas descobertas e composições  “ Formação continuada dos educadores indígena.” Encontros mensais com os educadores indígenas que atuam nos 3 CECIs com objetivo de valorizar e fortalecer a cultura guarani e Mbyá.

8 “Celebração dos 80 anos da Educação Infantil Paulistana” Congresso Comemorativo aos 80 Anos da Educação Infantil Paulistana. Com o objetivo de dar visibilidade às práticas educativas desenvolvidas nas Unidades de Educação Infantil, contemplará a participação de 4.000 Educadores que atuam na Educação Infantil na Rede Municipal de Educação. Está previsto para os dias 5 e 6 de outubro de 2015 no Anhembi.

9  “Politica, Imaginação e Arte na Educação de Meninas e Meninos da Educação Infantil.” Curso optativo em continuidade para 160 educadores que atuam na Educação Infantil da DRE São Miguel. Teve início em 2013 com 6 DREs, 2014 6 DREs e finalizado em abril de 2015 com a DRE de São Miguel atendendo ao todo 2.080 profissionais que atuam na RME.  Diálogos Pedagógicos e Práticas pedagógicas educomunicativas para a Promoção da Diversidade Étnico racial na Escola – Abordagem para Infância” Curso optativo para todas as DREs em parceria com o Núcleo Étnico Racial para 520 educadores da RME.

10  “Curso optativo: “Brincar para todos” - LARAMARA Curso optativo em parceria com a Laramara para educadores que atuam na RME. Tem o objetivo de favorecer a interação, a informação e o planejamento de ações que contribuam com a construção de uma Educação Inclusiva para os bebês e crianças.

11  Curso optativo: Atendimento em Classes hospitalares parceria SME e Fundação Antonio Prudente mantenedora do Hospital A.C Câncer Center Oferecido em duas turmas anuais, este curso tem o objetivo de convidar os profissionais da RME a conhecer, debater e refletir sobre o trabalho de atendimento educacional dos alunos/pacientes em tratamento no A.C. Camargo Cancer Center na modalidade de classe hospitalar.

12 Obrigada! DOT-Educação Infantil dot3@prefeitura.sp.gov.br Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/12617.pdf Orientação Normativa nº01/2013 http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Orientacao-Normativa-n01


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