A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção
Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Denise Dias dos Santos Nome do(a) Educopedista validador(a) da aula: Luciana Alves de Jesus Coordenador de disciplina: Maria Poyares Coordenador Pedagógico: Anderson Souto Disciplina Ano Aula número 6 3 Língua Portuguesa Tema da Aula Digital “Quando o carteiro chegou...” – A carta pessoal

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Compreender as funções sociais do gênero; Observar as diferentes formas de adequar a linguagem conforme o interlocutor (linguagem formal e informal); Identificar os elementos do gênero carta; Identificar as formas e os pronomes de tratamento; Identificar o efeito de sentido de certos sinais de pontuação na subjetividade das cartas pessoais; -Diferenciar fato de opinião, demonstrando como certo fato pode se tornar opinião na carta pessoal; - Relacionar a carta pessoal ao ; Compreender a propriedade da intergenericidade a partir de outros gêneros; -Localizar informações explícitas e implícitas em um texto Referencial Teórico Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2013.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Olá! Na aula anterior você aprendeu como a combinação entre a linguagem verbal e não verbal pode criar as histórias em quadrinhos. Para relembrar é só clicar na imagem e ler a historinha. Fonte:

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, relembre o conteúdo abordado na aula anterior utilizando o link da atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Compreender a forma como se constrói a carta pessoal, levando em conta tanto a linguagem presente no texto quanto os elementos que o configuram, chegando, inclusive, a perceber a estrutura da carta em outros gêneros textuais. Ao final desta aula, você estará preparado para: Fonte: Office.microsoft

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, converse com os alunos sobre o tema da aula e sobre os resultados que serão alcançados se realizarem as atividades com atenção. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

8 Atividade 3: Pergunta desafio
Como é possível colocar informações, sentimentos, opiniões e histórias dentro de um pequeno envelope? Fonte: Office.microsoft

9 Atividade 3: Pergunta desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, estimule seus alunos a refletirem sobre a questão da atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Já imaginou como seria a sua vida se você não pudesse conversar com ninguém? Como se estivesse em uma ilha deserta? Seria estranho, não é mesmo? Sabe por quê? As pessoas não nasceram para viverem isoladas. O ser humano já nasce com a necessidade de comunicar-se. Na sociedade, através dos tempos, o homem criou e desenvolveu várias maneiras de comunicação escrita. Clique na imagem e preste bem atenção como isso se desenvolveu. Durante muitos anos, escrever cartas era a única forma de contato à distância. A carta traz informações, notícias e aproxima as pessoas. Pergunte aos seus pais e avós se eles possuem o hábito de manter correspondências com amigos e parentes.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com os alunos sobre como, desde o nascimento, o ser humano procura manter um elo de comunicação entre as pessoas. Exemplifique como a criança desenvolve-se nos seus atos de comunicação: o choro, as primeiras palavras, os gestos, os primeiros rabiscos, as primeiras tentativas de escrever. Dê ênfase nas manifestações da escrita. Na atividade há um link para um vídeo sobre o desenvolvimento dessa habilidade. Chame a atenção dos alunos para as imagens de cartas que aparecem no vídeo ratificando a sua importância para comunicação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
As mensagens escritas nas cartas podem provocar diversas reações. Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 1999 Querida madrinha, Como está a senhora? Desejo que estejas bem. Escrevo para contar que, após muitos meses de estudo e dedicação, fui aprovada no vestibular de medicina para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Isso mesmo! As aulas começam em março. Estou muito ansiosa pelo início das aulas no mês de março. Obrigada pela torcida (...) Beijos para todos, Gabriela 1) A mensagem da carta provoca uma reação de: tristeza. surpresa. espanto. felicidade.

13 Justificativas: Questão 1 – Educoquiz 1
Resposta errada. Alguém poderia ficar triste com esta notícia? Releia com atenção e mude sua opinião. Resposta errada. Se alguém se dedicou muito a estudar para ingressar na faculdade de medicina, não é surpresa que tenha conseguido. Releia com atenção e mude sua opinião. Resposta errada. Não se pode ficar espantado com alguém que se dedicou muito a estudar para ingressar na faculdade de medicina. Releia com atenção e mude sua opinião. Resposta correta. É muito bom receber esta notícia. Ficamos felizes com as conquistas das pessoas que se dedicam para alcançar um objetivo.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Zimão, 13 de março de 2001 Filho, Como você está? Sua mãe, eu e seus irmãos estamos bem. Este ano tivemos uma boa colheita das batatas. Seu tio, que nos acompanhava, escorregou e rolou pelo barranco. Levamos para o hospital e ficou por lá durante dois dias para observação. Agora está em casa, mas sua recuperação é lenta. Acho que terá que voltar para novos exames (...) Beijos de seus pais. Joaquim e Ana 2) – O conteúdo da carta dos pais dirigida ao filho o aconselha. orienta. noticia. adverte.

15 Justificativas: Questão 2 – Educoquiz 1
Resposta errada. Não há indícios de aconselhamento dos pais. Releia com atenção. Resposta errada. Não há indícios de orientação dos pais. Releia com atenção. Resposta correta. O texto da carta traz notícias sobre acontecimentos familiares. Resposta errada. Não há indícios de advertência dos pais. Releia com atenção.

16 Atividade 7: Educoquiz 1– O que você já sabe?
New York, 25 de abril de 1996 Renata, Sinto muitas saudades. A vida aqui não é nada fácil. Sabe aquele emprego que haviam me prometido? Pois é, não deu em nada. Assim fica difícil de juntar dinheiro para realizar o nosso sonho no próximo ano. Não sei quanto tempo mais terei que ficar aqui. A família que me acolheu é muito bacana e me apoia e vou fazendo pequenos serviços na redondeza para garantir pelo menos as passagens e alimentação. Te amo, beijos, Reinaldo 3) A frase que revela a preocupação do remetente é “A vida aqui não é nada fácil”. “Não sei quanto tempo mais terei que ficar aqui”. “Pois é, não deu em nada”. “Sabe aquele emprego que haviam me prometido?”

17 Justificativas: Questão 3 – Educoquiz 1
Resposta errada. Esta frase apenas apresenta uma opinião do remetente. Releia com atenção. Resposta correta. O remetente tem planos para realizar com sua namorada e está preocupado com o tempo para retorno e concretização dos seus planos. Resposta errada. Esta frase apenas revela sua decepção. Releia com atenção. Resposta errada. Esta frase é apenas um questionamento para fazer alguém relembrar uma informação anterior. Releia com atenção.

18 Atividade 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, são três questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta, com objetivo de diagnosticar aquilo que o aluno já sabe sobre o assunto. Oriente seus alunos para que leiam atentamente às questões antes de respondê-las. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: preferência individualmente

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADES 14 a 17 Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9 a 13

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Escrever não é simplesmente registrar, deixar a marca das palavras no papel, mas, sobretudo, registrar a marca pessoal de quem as escreve. Clique na imagem e assista como um grupo de crianças escreveram suas cartas. As cartas pessoais tem como características a oralidade e informalidade. Expressam ideias, pensamentos e sentimentos do remetente, revelando características de sua personalidade. Fonte: Você já se correspondeu com alguém que mora em outra cidade? Você sabia que durante vários anos muitos namoros e casamentos foram realizados a partir da troca de correspondências sem as pessoas se conhecerem pessoalmente?

21 Atividade 8 - Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, ao assistir o vídeo os alunos deverão perceber as marcas da oralidade na escrita das cartas e como a informalidade aproxima as pessoas. Questione qual o meio moderno das pessoas trocarem correspondências sem se conhecerem pessoalmente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

22 Atividade 9: Características da carta I
Você já recebeu ou escreveu cartas? Para escrever uma carta devemos prestar atenção em alguns detalhes. Primeiro, veja como uma carta deve estar estruturada: Tóquio, 29 de dezembro de 2011 Caro amigo Acácio, Depois de um ano de muito trabalho, nada melhor que... férias! E, assim que pude, e graças a um bom planejamento, pegamos um avião para o Japão. A viagem é cansativa, mas vale a pena.O país é realmente incrível! Os japoneses primam pela limpeza, ordem e disciplina, fazendo tudo funcionar como deve ser. O povo é respeitoso e respeitador. Criança ou idoso, todos são igualmente valorizados. Aqui se comprova o que a EDUCAÇÃO faz por um país: promove e realiza uma vida de qualidade para seus habitantes. Amigo, mudando de assunto, estou ansioso para passar o reveillon aqui em Tóquio. A festa promete ser muito bonita e além disso vou poder dizer para os amigos que comemorei o novo ano (imagine!) com 12 horas de antecedência do horário de Brasília! Não é super? (Será que esta carta chegará às suas mãos antes da virada do ano?) Por hoje fico por aqui. Aguarde novas notícias. Lembranças para comadre Lúcia e para minha querida Ana. Um forte abraço do amigo, Antonio Cabeçalho – local e data Destinatário – pessoa a quem a mensagem é enviada Mensagem/assunto – o que queremos dizer. Despedida – um beijo, tchau, até logo... Nome ou apelido do remetente – pessoa que envia a mensagem.

23 Atividade 9: Características da carta I
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, peça que os alunos leiam a carta silenciosamente. Em seguida questione: Quem escreve a carta? Para quem era a carta? Qual o assunto? Explique que esta é uma escrita mais pessoal. Quais as semelhanças e diferenças existentes entre as cartas e os bilhetes? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

24 Atividade 10: Características da carta II
Para que a carta chegue onde queremos é preciso apenas levá-la até a agência dos correios? Toda carta deve estar dentro de um envelope. Este deve estar corretamente preenchido com todas as informações solicitadas. Deve-se ainda pagar pela postagem da carta. O pagamento é registrado com a colocação do selo na frente do envelope. Veja: Frente Verso Que tal saber mais sobre os serviços de postagem e entrega de cartas do correios? É só clicar na imagem ao lado.

25 Atividade 10: Características da carta II
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, reforce sobre a importância de escrever de forma legível, completa e correta para garantir a entrega da carta. O endereço do remetente também é importante para o caso de devolução. Para saber um pouco mais sobre os correios acesse: Na atividade há um link sobre a utilização do selo postal. Pode-se acrescentar informando sobre as pessoas que colecionam selos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

26 Atividade 11: Características da carta III
A escrita de uma carta é diferenciada dependendo da sua finalidade e a quem se destina. É necessário adequar diferentes registros de língua em função das situações e dos interlocutores. Clique nos quadros para analisar as diferenças na redação das cartas. Agora, clique na imagem para conhecer as diferentes formas de saudação e despedida para cada tipo de carta. Fonte: office.microsoft

27 Atividade 11: Características da carta III
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, ao acessar os links, os alunos deverão ler as formas de saudação e perceber que a escrita da carta pode variar dependendo de quem vai receber e da ocasião. Experimente fazer uma dramatização com situações em que usamos os pronomes de tratamento. Exemplo: diretor da escola, padres, pastores, advogados, juízes, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

28 Atividade 12: “Quando o carteiro chegou…”
Diariamente inúmeras cartas são entregues no mundo inteiro. Ao clicar na imagem abaixo você vai conhecer os tipos e características de algumas correspondências que circulam na sociedade. Fonte: Você ou alguém da sua família já teve algum problema em que foi necessário escrever uma carta de reclamação? Qual foi o resultado alcançado?

29 Atividade 12: “Quando o carteiro chegou…”
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a atividade apresenta um texto com breves características de tipos de cartas. Escolha um ou dois tipos de cartas e faça um texto coletivo. Para ver exemplos acesse: A pergunta final, de preferência, deve ser feita oralmente. Pergunte quem gostaria de comentar sobre o ocorrido e seus resultados. Reforce sobre a importância de revindicar seus direitos de consumidor e como isso é importante para melhorar a qualidade do produto ou atendimento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

30 Atividade 13: O que a carta quer dizer?
Rio de Janeiro, 07 de abril de 2013 Raquel, Tudo bem? Estou bem. Você nem imagina o que aconteceu: fui comprar os ingressos para o Rock in Rio e eles se esgotaram em pouco tempo. Caramba!! Fiquei muito triste...Queria muito assistir Beyoncé e Ivete Sangalo. Até consegui convencer meus pais a me acompanharem, mas... já está tudo esgotado. O jeito é esperar a próxima edição. Você se lembra do Marquinhos da colônia de férias? Ele é um gato! Encontrei com ele e ele disse que está se mudando para Fortaleza e gostaria de te encontrar. Posso dar seu endereço? Bom, amiga, muitos beijos para você e sua família. Milena Você sabia que os sinais de pontuação são recursos empregados na escrita para proporcionar uma compreensão segura do que se pretende comunicar? Na escrita de diferentes textos eles têm muito a dizer. Leia a carta ao lado. Clique na imagem abaixo e aprenda a função de cada sinal de pontuação. Fonte: só português

31 Atividade 13: O que a carta quer dizer?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a carta é um bom recurso para o estudo do emprego dos sinais de pontuação. Peça a um aluno que faça a leitura oral. Questione sobre os sinais que aparecem, o seu emprego e o efeito de sentido que proporcionam. Sugsestão: modifique a pontuação da carta para que analisem os diferentes efeitos de sentido que as mudanças podem provocar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Clique na imagem, assista com atenção e responda a questão. A carta foi escrita para ser entregue à Sophia. pedir um conselho à Lorenzo. ser entregue ao neto da remetente. pedir um conselho à Julieta. Fonte:

33 Justificativas: Questão 1 – Educoquiz 2
Resposta errada. A carta foi encontrada pela Sophia, mas não era destinada à ela. Resposta errada. O remetente fala de Lorenzo mas não pede um conselho à ele. Resposta errada. Não há nenhuma indicação de que a carta deveria ser entregue ao neto da remetente. Resposta correta. Muito bem! Uma tradição na cidade de Verona, Itália, é escrever bilhetes pedindo ajuda à Julieta (personagem da obra de Shakespeare, “Romeu e Julieta”)

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Clique na imagem para assistir uma síntese da Carta da Terra e responder a questão. Fonte: 2) Em sua totalidade, a Carta da Terra é uma declaração de princípios a) de sustentabilidade para a vida de todos os seres no planeta. b) de preservação e cuidados com o meio ambiente. c) de respeito e cuidado para com as minorias sociais e raciais. d) de educação científica e religiosa para a sociedade.

35 Justificativas: Questão 2 – Educoquiz 2
a) Resposta correta. A declaração de princípios da Carta da Terra trata, em sua totalidade, trata da sustentabilidade para a vida de todos os seres no planeta Terra. b) Resposta errada. A Carta da Terra também fala de preservação e cuidados com o meio ambiente, mas estes são parte de seu conteúdo. c) Resposta errada. A Carta da Terra não se trata de princípios de respeito e cuidado para com todos os seres do planeta e não se referindo, em sua totalidade apenas para com as minorias sociais e raciais, não. d) Resposta errada. A Carta da Terra apresenta uma declaração de princípios que não faz referência à educação científica e religiosa para a sociedade.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Ao Departamento de Recursos Humanos Empresa _________________ Rua São Geraldo, 999 São Paulo/SP Recém-formado em administração de empresas e com estágio na área de recursos humanos, adquiri experiência nas principais rotinas dessa área: Folha de pagamento, contratação de pessoal e avaliação de desempenho. Sou responsável, dinâmico e dedicado. Encaminho meu currículo, candidatando-me à vaga ________________, Buscando desenvolvimento profissional, viso ocupar posições em sua empresa, já que essa é reconhecida pelas oportunidades de crescimento dos seus colaboradores. Acredito que meu perfil e experiência possam contribuir diretamente para o crescimento da sua empresa. Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos. João de tal;   fone: 99  ;    Adaptação Fonte:

37 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
A finalidade desta carta é fazer apresentação de uma pessoa com muita experiência. pouca experiência. sem experiência. nenhuma experiência.

38 Justificativas: Questão 3 – Educoquiz 2
Resposta errada. A pessoa é recém-formada e sua experiência é apenas a adquirida durante o estágio. Resposta correta. A pessoa é recém-formada e sua experiência é apenas a adquirida durante o estágio.

39 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
São Paulo, 29 de novembro 1992  Prezado Sr. E.B.M. Em seu artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo a 1.º de setembro, deparei com sua opinião expressa no Painel do Leitor. Respeitosamente, li-a e percebendo equívocos em suas opiniões quanto à veracidade dos motivos que colocaram milhares de jovens na rua, de maneira organizada e cívica, tento elucidar-lhe os fatos(...)São adolescentes, que se interessam pelos fatos políticos e se preocupam com o destino da nação, pois estão cientes de que num futuro próximo serão as lideranças do país(...) Outro aspecto relevante em sua carta é o de dizer que a juventude, generalizadamente é indisciplinada. Tal opinião não condiz com a verdade. Nas manifestações pró "impeachment que invadiram o país visando a queda do Presidente Collor, não se viram agressões, intervenções policiais ou outras formas de violência(...) Conscientes de que uma postura pouco organizada não lhes daria credibilidade, os jovens manifestaram-se honrosamente(...)Vemos, com isso, que os jovens visam ao bem do país e o seu processo de conscientização não se deu de uma hora para outra(...)Nossos jovens, senhor E.B.M., são reflexos da liberdade existente no país e a sua evolução político-ideológica. Sem mais, despeço-me. K.C.M. de M. Fonte:

40 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
O argumento da carta a) defende a opinião do Sr. E. B. M. b) defende o comportamento dos jovens. c) condena o comportamento dos jovens. d) condena a opinião do Presidente Collor.

41 Justificativas: Questão 4 – Educoquiz 2
a) Resposta errada. Releia com atenção o conteúdo da carta e mude sua opinião. b) Resposta correta. O conteúdo da carta está totalmente em defesa do comportamento dos jovens. c) Resposta errada. Releia com atenção o conteúdo da carta e mude sua opinião. d) Resposta errada. Releia com atenção o conteúdo da carta e mude sua opinião.

42 Atividade 14 a 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento da aula, são quatro questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta, com objetivo de diagnosticar aquilo que o aluno aprendeu até agora. Oriente seus alunos para que leiam atentamente as questões antes de respondê-las. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: preferência individualmente

43 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 20 a 24 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 18 a 19

44 Atividade 18: Qual a sua opinião…?
Você sabia que ao ler um livro, uma revista, um jornal podemos escrever nossa opinião sobre o que acabamos de ler? Este é um recurso utilizado pelos autores para saber o que o leitor pensa sobre o que foi escrito. As críticas e sugestões são bem-vindas. Clique na imagem para ler alguns exemplos de “Carta do leitor”. Qual acontecimento está mais em evidência no noticiário nacional e internacional? Que tal escrever uma carta para redação de um jornal de grande circulação, emitindo sua opinião sobre o assunto?

45 Atividade 18: “Quando o carteiro chegou …”
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a atividade apresenta um modelo de carta do leitor. Leve para sala de aula alguns jornais e revistas para que os alunos possam ler e comparar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

46 Atividade 19: Correio Eletrônico
Correio eletrônico ( - electronic mail) é termo utilizado para o sistema de transmissão de mensagens, para o texto produzido para esse fim e ainda para o endereço eletrônico de seu usuário. O uso do correio eletrônico agiliza a comunicação entre as pessoas, uma vez que dispensa papel, envelope e serviços de correios. A transmissão das mensagens, feita em segundos, requer, simplesmente, que remetente e destinatário tenham computadores conectados à internet. Como produção textual, o correio eletrônico possui características de outros gêneros textuais, como o memorando, a carta, o bilhete, etc. Cartas também podem ser enviadas por , sendo formais ou informais dependendo da intenção do remetente. Um pode ser bem informal e intimista, mas não consegue ser mais pessoal que uma carta escrita de próprio punho, cuidadosamente envelopada e postada para a entrega pessoalmente ao destinatário. No papel, a carta pessoal transmite mensagens para além de suas palavras.

47 Atividade 19: Correio Eletrônico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, promova um debate em sala para que os alunos possam expor suas opiniões: carta x . As vantagens e desvantagens de cada. Se necessário, assistam o vídeo disponível em: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

48 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Para responder a questão, clique na imagem e leia a música “A carta” com atenção. 1) Na letra da música, o conteúdo da carta é um argumento que sugere retorno ao país de origem de alguém que vive no exterior. transformar o pranto em canto para vencer a tristeza. mudança de atitude para encontrar a solução de algum problema. buscar a cura da loucura.

49 Justificativas: Questão 1 – Educoquiz 3
Resposta errada. A carta é lida para alguém que se encontra no exterior, porém nada sugere o seu retorno ao país de origem. Resposta errada. Este relato demonstra apenas uma atitude do remetente. Resposta correta. Muito bem! Todo o conteúdo da carta sugere a mudança de atitude para encontrar a solução, superar uma dificuldade, vencer um problema. Resposta errada. O verso “Na procura pela cura da loucura” está no final da letra da música mas não representa o argumento central da música.

50 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Para responder a questão, clique na imagem e ouça a música do grupo Exaltassamba com atenção. 2) O samba cita alguns sinais de pontuação. Qual seria o propósito em realçá-los na letra da música? Mostrar o correto uso da pontuação numa carta de amor. Reforçar que uma carta é muito pouco pra falar do seu amor. Para escrever bem uma carta de amor à mulher amada. Dar maior ênfase às suas declarações de amor.

51 Justificativas: Questão 2 – Educoquiz 3
Resposta errada. Os sinais de pontuação devem ser utilizados corretamente em qualquer redação e não apenas na carta de amor. Resposta errada. Este argumento não está relacionado à pontuação. Resposta correta. Muito bem! Os sinais de pontuação em destaque dão maior ênfase às suas declarações de amor.

52 Atividade 22 : Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Para responder a questão, clique na imagem e leia a música “A Carta “ de Renato Russo com atenção. 3) Na letra da música, que verso justifica a escrita da carta? “Tanto tempo faz, que li no teu olhar” “Um ano sem te ver, um ano sem te amar” “Escrevo-te estas mal traçadas linhas, meu amor” “Porque veio a saudade visitar meu coração”

53 Justificativas: Questão 3 – Educoquiz 3
Resposta errada. O verso apenas ilustra uma recordação. Resposta errada. O verso pode traduzir a saudade do remetente. Resposta errada. O verso registra a redação inicial da carta. Resposta correta. Muito bem! O verso explica o motivo da escrita da carta.

54 Atividade 23 : Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Clique na imagem para aprender a administrar a caixa de s e responder a questão. Que dicas evitam erros que podem dificultar a compreensão da mensagem do ? Escrever frases curtas e reler o texto antes de enviá-lo. Uso de letras maiúsculas e do corretor ortográfico. Fazer uso da assinatura padrão e de abreviações. Texto objetivo e envio sempre com cópia oculta.

55 Justificativas: Questão 4 – Educoquiz 3
Resposta correta. Muito bem! Frases curtas facilitam a leitura e o cuidado de reler a mensagem checa se está compreensível, além de evitar seu envio com erros de ortografia. Resposta errada. Letras maiúsculas dão a impressão de estar gritando com o destinatário. Resposta errada. As abreviações podem dificultar a correta compreensão da mensagem. Resposta errada. O envio da mensagem com cópia oculta não se aplica à compreensão da mensagem.

56 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Clique na imagem e leia o trecho de uma carta do leitor. 5) Qual argumento da leitora contra o uso das peles dos animais? Existem peles sintéticas que substituem a pele dos animais. O cuidado dos ambientalistas com os animais. A reação da sociedade contra a ganância e a exploração. O uso das peles de animais no inverno.

57 Justificativas: Questão 5 – Educoquiz 3
Resposta correta. Muito bem! Existem peles sintéticas que substituem a pele dos animais. Resposta errada. Independente da coleção de inverno e seus casacos, todos devem ter cuidados com os animais. Resposta errada. A reação da sociedade contra a ganância e a exploração é uma manifestação necessária que também precisa ter argumentos. Resposta errada. Este não é um argumentos mas a própria informação.

58 Atividade 20 a 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta parte da aula, são cinco questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta, com objetivo de diagnosticar aquilo que o aluno aprendeu no terceiro momento da aula. Oriente seus alunos para que assistam e leiam, respectivamente, ao vídeo e às questões antes de respondê-las. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: preferência individualmente

59 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25

60 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Comece sua atividade assistindo uma reportagem. É só clicar na imagem abaixo. Para pensar: O que será que as cartas revelaram? Agora é sua vez. Escreva uma carta para ser aberta daqui há 20 anos. Um texto que fale sobre você, sua vida, seus planos para o futuro. Escolha um lugar para guardá-la, uma cápsula do tempo, que só poderá ser aberta na data escolhida. Bom trabalho!

61 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, os alunos após assistirem o vídeo da exposição “Cartas de Brasília” deverão escrever uma carta particular que fale sobre suas vidas e planos para o futuro. Explique sobre a escolha da data para ser aberta e que reservem um local para guardá-la (uma cápsula do tempo). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

62 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 26 Resumo ATIVIDADE 27 Próximo tema ATIVIDADE 28

63 Atividade 26: Construindo um resumo
Quanta coisa você aprendeu hoje? Agora é a sua vez de escrever uma carta entre 10 e 15 linhas explicando sobre o que você aprendeu com esta aula e a sua importância. Esta carta deverá ser entregue à professora. Fonte:Office.microsoft

64 Atividade 26: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, para que os alunos possam refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, os mesmos poderão escrever um resumo, no qual deverá constar um levantamento dos pontos importantes abordados durante a aula. Este resumo deve ser escrito no formato do gênero carta e deverão ser entregues ao professor para sua avaliação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

65 Atividade 27: Educosíntese
Rio de Janeiro, abril de 2013 Prezado(a) aluno(a), Cartas são composições escritas que manifestam pensamentos, histórias, opiniões, solicitações de pedidos e reclamações. Podem ser escritas para amigos, parentes, empresas, redação de jornais e revistas, televisão, etc...As cartas possuem uma característica própria dependendo da necessidade do remetente. Elas são postadas nas agências dos correios mediante o pagamento do selo. Durante muitos anos escrever cartas era a única forma de comunicação à distância. Talvez por isso as cartas contam e fazem a história de uma nação. Um abraço, Equipe Educopédia

66 Atividade 27: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade. Professor, o resumo foi escrito no gênero carta. Leia para a turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

67 Atividade 28: Na próxima aula...
Era uma vez, um tempo em que os animais falavam... Fonte: Até breve!

68 Atividade 28: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, na próxima aula os alunos aprenderão as características do gênero fábula. Questione: O que será que eles falavam? Será que falavam mesmo? O que isto significa? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: minutos Organização da sala de aula: a critério do professor

69 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Curiosidade: audio e vídeo carta do descobrimento do Brasil PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Para aluno fazer do Rio Educa:


Carregar ppt "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google