A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como fazer um trabalho de pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como fazer um trabalho de pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer um trabalho de pesquisa

2 Baseado no modelo de pesquisa “Big6”
Para quem? Porquê?

3 ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA
1ª - Definir bem o tema 2ª - Pesquisar a informação 3ª - Selecionar os documentos 4ª - Recolher a informação 5ª - Tratar a informação 6ª - Avaliar o trabalho

4 1ª Etapa Definir bem o tema
1 - Qual o objetivo do trabalho? Após definição do tema, registar o(s) objetivo(s) do trabalho. N.B.:: O tema não deve ser muito vasto.

5 Definir bem o tema ( cont.)
2 - Qual a forma e dimensão do trabalho? (Daí depende o tipo e quantidade de informação a recolher) Exemplos: - Trabalho escrito em formato A4 - Desdobrável - Livro digital - Apresentação em PowerPoint - Uma página na Internet - Um blogue - Um cartaz - Um filme - Uma maqueta

6 Definir bem o tema ( cont.)
3 - O que já sei? O que ainda não sei? Preencher uma grelha para registar tudo o que já se sabe sobre o assunto e o que ainda é necessário investigar. Fazer uma lista ordenada das questões a investigar, partindo do mais simples para o mais complexo e do mais abrangente para o mais específico.

7 Definir bem o tema ( cont.)
4 - Plano de trabalho (Plano Prévio) Com base em cada uma das questões anteriores, elabora-se o esquema do trabalho. Este plano prévio deve ser idêntico ao do plano definitivo.

8 2ª Etapa Pesquisar a informação
Informação é o conjunto de todos os dados que se podem consultar, recolher e utilizar na produção do trabalho. N.B.: Devemos recorrer sempre a fontes fidedignas.

9 Fontes de Informação Revistas Internet
Para obter definições e informações gerais Livros Entrevistas / Inquéritos Internet Revistas Enciclopédias FONTES DE INFORMAÇÃO Para recolher informação segura e imagens Para encontrar artigos mais específicos e atuais Para recolher imagens e informações em geral N.B.: Nem todos os sítios têm a mesma qualidade. Devemos fazer a avaliação das páginas Web Para consultar especialistas no assunto, recolher opiniões, testemunhos, fazer estatísticas...

10 Onde procurar A quem recorrer
locais e formas de acesso: - biblioteca escolar - biblioteca municipal - biblioteca pessoal - livraria pessoas que podem orientar a pesquisa/recolha de informação: - o professor da disciplina - o professor bibliotecário - os pais /encarregados de educação - especialistas / estudiosos

11 Para encontrar a informação necessária:
1 - Fazer uma lista de palavras-chave / descritores… que possam ajudar a encontrar a informação, tanto no catálogo da Biblioteca, como na Internet. 2 - Consultar o catálogo: selecionar “descritores” e escrever a palavra-chave no espaço “Termo/Palavra”; Copiar as cotas dos documentos aí encontradas. 3 – Consultar os livros, folheá-los e observar os índices. 4 - Com as mesmas palavras-chave, pesquisar na Internet e tomar nota dos endereços que parecem mais apropriados.

12 3ª Etapa Selecionar os documentos
1 - Avaliar os documentos selecionados Consultar todos os documentos encontrados (livros, publicações periódicas, registos vídeo e áudio, sites na Internet …), escolher os que se consideram úteis e registar informações sobre os mesmos. 2 - Registar os documentos considerados pertinentes

13 4ª Etapa Recolher a informação
1. Ler, visionar, ouvir as fontes selecionadas e tomar notas. Através de… resumos textos que apresentam, de forma breve, as ideias desenvolvidas nos textos originais; as ideias fundamentais são expressas por palavras próprias, respeitando o conteúdo e a ordem por que aparecem citações cópia de um texto, tal como ele foi escrito pelo seu autor; esse texto deve aparecer entre aspas e com uma nota, referindo o nome do autor e da obra citada e a página em que o mesmo se encontra recolha de imagens cópia de uma imagem, esta deve apresentar o nome do autor

14 4ª Etapa Recolher a informação ( cont.)
2. Fazer entrevistas Selecionar a pessoa a entrevistar acerca dos assuntos tratados no trabalho; Elaborar as questões; Contactar a(s) pessoa(s) e fazer a entrevista. 3. Fazer o inquérito Determinar o que se pretende saber com a aplicação do questionário e a amostra a que se vai aplicar; Elaborar as perguntas (claras e objetivas); Aplicar o questionário; Tratar os dados.

15 5ª Etapa Tratar a informação
1 - Reler as notas tiradas e organizá-las, em cada capítulo, de acordo com a sua importância. N.B.: Não copiar! O plágio, além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. 2 - Analisar a(s) entrevista(s) e transcrever as informações mais importantes. 3 - Fazer o tratamento dos inquéritos (construir gráficos, grelhas, tabelas…).

16 5ª Etapa Tratar a informação ( cont.)
4 - Estrutura do trabalho Capa (exemplo) Identificação do agrupamento e da escola; Título do trabalho; Disciplina a que o trabalho se destina; Identificação de quem o realizou; Local e data.

17 Introdução (apresenta o trabalho e delimita-o com clareza)
4 - Estrutura do trabalho (cont.) Índice Contém os títulos principais e a indicação da página em que se encontram. Introdução (apresenta o trabalho e delimita-o com clareza) Identificação do tema do trabalho; Definição dos objetivos que se procuram alcançar; Razões que levaram à abordagem do tema; Indicação do caminho que se vai seguir (resume as partes indicadas no plano); Metodologia que se vai usar.

18 Desenvolvimento (A parte central do Trabalho)
4 - Estrutura do trabalho (cont.) Desenvolvimento (A parte central do Trabalho) (Deve ser uma exposição ordenada, mostrando nexo e sequência lógica) Construção dos vários capítulos; Formulação clara dos temas/problemas em estudo; Contextualização dos problemas (atenção às épocas históricas; teorias; autores de referência…) ; Inserção e legendagem de imagens, esquemas e gráficos nos locais certos; Referência às fontes das citações que foram utilizadas.

19 Conclusão Balanço da reflexão;
4 - Estrutura do trabalho (cont.) Conclusão Apresentação (síntese) das conclusões do estudo; Balanço da reflexão; Expressão da opinião pessoal sobre o tema e sobre o modo como o trabalho foi realizado.

20 Livro digital Blogue PowerPoint Trabalho escrito Debate Folheto Cartaz
5 - Apresentação do trabalho Livro digital Blogue PowerPoint Trabalho escrito Debate Folheto Cartaz ou outro N.B.: Reler, verificar a ortografia, a construção frásica. Verificar o tipo, a cor e o tamanho de letra, o espaçamento das linhas, a formatação, entre outros aspetos.

21 6ª Etapa Avaliar o trabalho
Avaliar a forma como decorreu o trabalho Segui as etapas e sugestões deste guião? A informação que encontrei corresponde às necessidades identificadas? O que aprendi? O meu trabalho está organizado e bem apresentado? Citei corretamente as minhas fontes? Sinto-me orgulhoso do meu trabalho?


Carregar ppt "Como fazer um trabalho de pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google