A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti"— Transcrição da apresentação:

1 Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti

2 O objetivo do projeto : É conscientizar o máximo de pessoas possíveis sobre o grande problema que é a poluição e como ela afeta a vida e à saúde do ser humano;

3 PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE CONTAMINAÇÃO E POLUIÇÃO AMBIENTAL?
-Poluição é, qualquer fator que altere o aspecto do sistema original, seja água ,ar, solo,etc...Deixando-o visualmente afetado (sujo,feio). - Já a contaminação quando tem fatores patógenos ou químico que altere estas cacterísticas. Um exemplo, a água do rio pode está contaminada. Estará contaminada se tiver algum micro-organismo patogênico.(bactérias, etc...)ou ainda algum contaminante químico como o mercúrio.

4 Desenvolvimento humano, crescimento econômico e preservação ambiental.
É importante saber que o meio ambiente não é apenas áreas naturais, mas também o espaço onde vivemos nas cidades ou nas zonas rurais. A questão está diretamente relacionada ao modo pelo qual a humanidade busca produzir bens, para melhorar suas condições de vida, e assim, provoca grandes alterações nos sistemas naturais. Atualmente o debate sobre o meio ambiente faz parte da agenda mundial. A maioria das pessoas e organizações consideram que o enfrentamento de problemas ambientais e suas consequências envolve a necessidade de vincular a três esferas do desenvolvimento sustentável: Desenvolvimento humano, crescimento econômico e preservação ambiental.

5 A poluição urbana não se resume ao despejo de esgotos domésticos e industriais nos rios, mas também inclui a contaminação da chuva, por meio dos poluentes despejados na atmosfera. Muitas situações decorrentes das atividades humanas, como derramamento de petróleo, despejo de mercúrio em garimpos, devastação das matas ciliares, projetos de irrigação mal desenvolvidos, estão poluindo cada vez mais a água de rios e mares. A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. A humanidade tanto progrediu em termos tecnológicos, que passou a ver a natureza como algo separado dela mesmo.

6 Poluição e contaminação da água

7 A poluição e a contaminação da água são as principais causas da incidência de enfermidades, as doenças de veiculação hídrica causam o maior número de internações hospitalares e nomeiam grande parte do índice de mortalidade infantil. O Brasil dispõem de uma fortuna de água doce, mas o consumo inconsequente e a falta de infraestrutura ameaçam jogar pelo ralo esse presente da natureza.

8 Poluição do ar

9 Poluição do ar pode provocar sérios problemas de saúde
Existem na atmosfera vários agentes poluentes. Eles são produzidos, principalmente, por automóveis, motocicletas, aviões, fábricas, queimadas, centrais termoelétricas, geradores movidos a combustíveis fósseis, vulcões e etc. Regiões com grande tráfego de veículos, por exemplo, apresentam o ar com forte presença de monóxido de carbono. Poluição do ar pode provocar sérios problemas de saúde Viver em regiões com altas concentrações de poluentes atmosféricos podem gerar vários problemas para a saúde. A poluição do ar é gerada, principalmente, por veículos movidos a combustíveis fósseis (diesel e gasolina) e pelas indústrias que não usam sistemas de tratamento e filtragem de poluentes. As pessoas que vivem nos grandes centros urbanos são as mais afetadas pela poluição atmosférica. Nos dias com baixa umidade do ar ou de inversão térmica, este problema aumenta de intensidade.

10 Lixo Eletrônico Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

11 Problemas causados pelo descarte inadequado
- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.   - Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. - Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

12 Lembre-se - O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal). Você sabia? - Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. - Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. - A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

13 Onde Jogar? Descarte correto e reutilização

14 Conclusão As questões ambientais permeiam a vida moderna.
As cidades são ambientes construídos pelo ser humano para favorecer algumas de suas atividades e abrigá-lo. Assim, ao contrário dos ambientes naturais, as cidades dependem de materiais vindos de fora, produzem muitos resíduos que não podem permanecer na própria cidade. A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo, e fundamental para a vida em nosso planeta. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.  A solução desses problemas passa pela adoção de políticos públicos eficazes, devido a escassez de recursos financeiros o tratamento da água e esgotos .

15


Carregar ppt "Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google