A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães"— Transcrição da apresentação:

1 IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães 2010225269
Implementação de PSA em áreas prioritárias na APA Guandu: produção de sedimentos IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães

2 Criação da APA Guandu D E C R E T A: Art. 1º - Fica criada a Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu (APA Guandu) com a finalidade de proteger a qualidade das águas, nascente e margens do Rio Guandu, bem como os remanescentes florestais situados em seu entorno. Parágrafo único - A APA Guandu abrange parte dos seguintes municípios: Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Miguel Pereira, Vassouras, Piraí, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frotin, e Seropédica. Considerou: a Lei Federal 9.985, (SNUC);de 18 de Junho de 2000; importância da bacia hidrográfica do Rio Guandu para o abastecimento de água da RMRJ; as margens do Rio Guandu e seus afluentes se encontravam em estágio avançado de degradação ambiental; ainda existiam remanescentes de Mata Atlântica não protegidos por Unidades de Conservação na bacia do Rio Guandu; o conceito de corredores ecológicos; a necessidade de conservação, monitoramento e recuperação ambiental da bacia do Rio Guandu frente a defesa da qualidade da água dos usuários;

3 Uso do solo e a Produção de Sedimentos
Numa bacia hidrográfica, o uso e ocupação do solo determinam o escoamento da água e a produção de sedimentos. A erosão do solo tem sido a principal causa de degradação ambiental causando perdas de solo agricultável (SILVA et al., 2005 a, b; PANACHUKI et al., 2006; CARVALHO, 2008; CARVALHO et al., 2009), assoreamento e contaminação dos cursos d’água, lagos e represas (VESTENA, 2009).

4 Alternativas Reflorestamento em áreas identificadas como prioritárias:
Controle da erosão do solo; Prevenção do assoreamento dos canais de drenagens, rios e açudes; A vegetação natural, representa a última barreira que pode evitar a chegada de sedimentos aos corpos d’água e a consequente degradação dos mesmos.

5 PSA- Pagamento por Serviços Ambientais
“O pagamento por serviços ambientais tem assumido uma importância crescente nas discussões em torno das estratégias de desenvolvimento ambientalmente sustentável no mundo.” (PEIXOTO, M. 2011) “Incentivar a adoção de práticas de conservação e restauração ambiental visando à manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos das bacias sob a gestão do Comitê Guandu”. “A produção de água com boas características físico-químicas qualidade e em quantidade, está relacionada a redução do aporte de sedimentos, conservação dos ecossistemas florestais nas áreas de captação das bacias e na preservação da vegetação riparia.” (WEBER, 2001).

6 Metodologia Identificar áreas prioritárias:
Gestão de propriedades rurais presentes na APA Guandu, proporcionando o uso adequado do solo. Suporte técnico para realização do reflorestamento; Monitoramento contínuo dos povoamentos estabelecidos; Divulgação dos resultados e serviços de extensão e educação. Ampliação do projeto.

7 Locais Prioritários: como definir?
SIG:gerar mapas de uso e ocupação do solo da APA (Áreas sem cobertura vegetal); Identificação das áreas com maior valor de aporte de sedimentos aos rios e reservatórios do sistema (áreas críticas). Pontos de medição de qualidade da água (Turbidez); Concentração de investimento do PRO-PSA nas sub-bacias em termos de incremento do serviço ambiental “retenção de sedimentos”.

8 Beneficio econômico Custos médios anuais - coagulantes (sulfato de alumínio e cloreto férrico) na ETA Guandu R$ 15 milhões/ano (boletim Guandu)

9 Resultados esperados OBRIGADA!!
Conscientização popular da importância de florestas na região para reduzir o aporte de sedimentos no rio; Rio com melhor qualidade de água e diminuição do assoreamento; Forma de gerar renda para os habitantes da APA; Adequação legal; Impulso a mais projetos similares em outras áreas na Bacia do Guandu. OBRIGADA!!


Carregar ppt "IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google