A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juízes: delinquentes carismáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juízes: delinquentes carismáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Juízes: delinquentes carismáticos
Escola Dominical - IPJG Presb. Geraldo M. B. Valim 23 de março de 2014

2 Juízes No seu livro A MENSAGEM DE JUÍZES, da série A BÍBLIA FALA HOJE, Michael Wilcock diz que a melhor forma de compreender o livro de Juízes é fazer uma primeira leitura sem a intenção de “entende-lo”, para depois, numa segunda leitura, tentar a compreensão.

3 Juízes Nessa segunda leitura poderemos notar que o título “juízes” se refere a doze personagens sucessivos, que se tornaram líderes entre o povo de Deus. Alguns, não todos, são chamados de juízes.

4 Juízes A necessidade de ler duas vezes é porque o livro tem de tudo: amor, violência, fé, cobiça, respeito, desrespeito, sexo, lutas, fábulas, quebra-cabeças, idolatria, vinganças, conquistas e muito mais. Inspira coragem, mas também há controvérsias.

5 Juízes Isso porque apesar das vitórias espetaculares de Josué, a conquista de Canaã não estava completa quando ele morreu. A consolidação da posse da terra demorou mais de dois séculos (1200 a 1000 ac) e só se completou no reino de Davi.

6 Juízes Após a morte de Josué, as tribos de Israel agiam independentemente uma das outras, e por vezes até lutavam umas com as outras. Na realidade, tinham vários inimigos em comum: enclaves de cananitas,

7 Juízes tribos de beduínos que realizavam incursões na terra de Canaã, e os Filisteus, que haviam se instalado na costa mediterrânea. Isso além do fato das tribos precisarem tomar as terras dos cananitas, trabalhar nelas

8 Juízes (o que eles não sabiam), pois tinham vindo de 40 anos no deserto e ainda restaurar as cidades entre outras coisas. E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes. JOSUÉ 24;13

9 Juízes Os achados arqueológicos mostram que os israelitas eram muito inferiores aos cananitas na tecnologia em geral, em particular na construção civil e na cerâmica.

10 Juízes Além disso, a Palestina, embora pequena, apresenta uma grande variedade geográfica, podendo ser dividida em quarenta subunidades geográficas e climáticas. Isso tendia a favorecer as divisões tribais, e a desfavorecer a unidade.

11 Juízes Os JUÍZES não eram líderes permanentes de toda a nação, que permaneceu dividida durante todo o período. Eles eram líderes, de uma determinada tribo, e que em alguns casos chegaram a ser contemporâneos.

12 Juízes As tribos se organizavam em “ligas”, como a Liga de Delphos, na Grécia, chamada pelos historiadores de liga anfictionica. Na Grécia, doze cidades se uniram tendo como ponto em comum o santuário de

13 Juízes Delphos, para auxiliarem-se na defesa contra agressores estrangeiros. As doze tribos de Israel tinham a Arca, que ficava em Shilo, esse era o ponto comum. Assim, toda coalizão militar formada tinha que ser negociada, não de forma permanente, mas para aquele

14 Juízes determinado caso. Podemos citar o acordo de Baraque, da tribo de Neftali, com Débora, da tribo de Efraim, como um exemplo. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. JUÍZES 4;8

15 Juízes O livro de Juízes é importante de várias maneiras. Ele mostra como era a sociedade israelita antes da monarquia, deixando ver uma sociedade democrática e meritocrática.

16 Juízes É um livro de heróis carismáticos (carisma é um dom extraordinário, concedido por Deus a uma pessoa, para o bem da comunidade – Houaiss), que na sua maioria eram pessoas simples, que avançaram na liderança da comunidade graça a sua energia e habilidades recebidas por dom de Deus.

17 Juízes Como foi o caso de Eúde, o canhoto (o que já era uma desvantagem na época) Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; então o SENHOR fortaleceu a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel; porquanto fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR. E reuniu consigo os filhos de Amom e os amalequitas, e foi, e feriu a Israel, e tomaram a cidade das palmeiras. E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos.

18 Juízes Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas. E Eúde fez para si uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado; e cingiu-a por baixo das suas vestes, à sua coxa direita. E levou aquele presente a Eglom, rei dos moabitas; e era Eglom homem muito gordo. E sucedeu que, acabando de entregar o presente, despediu a gente que o trouxera. Porém ele mesmo voltou das imagens de escultura que estavam ao pé de Gilgal, e disse: Tenho uma palavra

19 Juízes secreta para ti, ó rei. O qual disse: Cala-te. E todos os que lhe assistiam saíram de diante dele. E Eúde entrou numa sala de verão, que o rei tinha só para si, onde estava sentado, e disse: Tenho, para dizer-te, uma palavra de Deus. E levantou-se da cadeira. Então Eúde estendeu a sua mão esquerda, e tirou a espada de sobre sua coxa direita, e lha cravou no ventre, De tal maneira que entrou até o cabo após a lâmina, e a gordura encerrou a lâmina (porque não tirou a espada do ventre); e saiu-lhe o excremento. Então Eúde saiu ao pátio, e fechou as portas da sala e as trancou.

20 Juízes E, saindo ele, vieram os servos do rei, e viram, e eis que as portas da sala estavam fechadas; e disseram: Sem dúvida está cobrindo seus pés na recâmara da sala de verão. E, esperando até se alarmarem, eis que ele não abria as portas da sala; então tomaram a chave, e abriram, e eis ali seu senhor estendido morto em terra. E Eúde escapou, enquanto eles se demoravam; porque ele passou pelas imagens de escultura, e escapou para Seirá. E sucedeu que, chegando ele, tocou a buzina nas montanhas de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele das montanhas, e ele adiante deles. E disse-lhes: Segui-me, porque o SENHOR

21 Juízes vos tem entregue vossos inimigos, os moabitas, nas vossas mãos; e desceram após ele, e tomaram os vaus do Jordão contra Moabe, e a ninguém deixaram passar. E naquele tempo feriram dos moabitas uns dez mil homens, todos corpulentos, e todos homens valorosos: e não escapou nenhum. Assim foi subjugado Moabe naquele dia debaixo da mão de Israel; e a terra sossegou oitenta anos. JUÍZES 3; 12–30

22 Juízes Esse assassinato político bem sucedido, efetuado com coragem e habilidade, trouxe paz por oitenta anos! E não só um homem pobre e canhoto chegou a ser líder e herói do povo, mas uma mulher também!

23 Juízes Débora morava em Efraim, em um oásis de tamareiras (palavra melhor do que palmeiras...), aonde profetizava e o povo a procurava para orientação. Era casada com Lapidote, de quem só se sabe isso.

24 Juízes Ela quem organizou um exército de coalizão contra Jabim rei de Hazor, um reino cananita, para enfrentar o general Sísera.

25 Juízes O exército de Sísera, embora maior e com melhor tecnologia que o israelense, foi aniquilado, e o próprio Sísera teve que fugir, e foi procurar abrigo com uma mulher, Jael, esposa de Heber, um queneu.

26 Juízes Os queneus eram um povo que habitava mais ao sul, na região de Judá, e não eram considerados inimigos por Sísera. Jael o acolheu providenciou alimento e cama. Quando estava exausto, dormiu.

27 Juízes Foi quando ela apanhou uma estaca de fixar tendas e cravou na cabeça de Sísera, atravessando de uma têmpora a outra e cravando no chão. A habilidade que Jael demonstrou com essa estaca provavelmente vinha da familiaridade que tinha

28 Juízes com esse material e também com o martelo de madeira, pois eram as mulheres as responsáveis por armar as tendas. Esse fato que nos soa como traiçoeiro e bárbaro deu ensejo a um dos mais belos cânticos do VT, um hino de vitória com a marca de um profeta.

29 Juízes Temos também Jefté, que era entre todos, o que provinha do estrato social mais baixo. Ele era filho de uma prostituta e foi expulso ainda muito jovem da casa de seu pai, Gileade, por ser filho de uma prostituta.

30 Juízes Ele não teve muita alternativa, a não ser cair na marginalidade e formar uma quadrilha de pessoas que a Bíblia chama de vadios ou levianos. Marginais.

31 Juízes Quando os amonitas atacaram, esse líder de marginais, em uma ação contraria a ordem natural das coisas, foi procurado pela liderança israelita, que pediram que ele chefiasse as forças de Israel.

32 Juízes Ele concordou, com a condição de que permanecesse chefe em tempos de paz também. Após um surpreendente movimento para negociar a paz, que nos fornece uma janela sobre os procedimentos diplomático-religiosos da época, Jefté fez um juramento a Deus, solicitando ajuda divina.

33 Juízes Ele recebeu a ajuda, derrotou os inimigos em batalha e tomou vinte cidades, com grande mortandade. Mas os termos de seu juramento a Deus diziam que ele sacrificaria quem quer que fosse que estivesse saindo da casa dele quando voltasse com a vitória.

34 Juízes E ao chegar em casa, quem saiu, alegre e tocando tamborins foi sua filha! Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abates-te, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.

35 Juízes E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. E disse ele: vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes. E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem;

36 Juízes e daí veio o costume de Israel, que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita. JUÍZES 11; 34-40 É uma história estranha e horrorosa. Nós nem sabemos o nome dessa moça inocente, vítima dessa tragédia.

37 Juízes Nesse episódio Jefté não estava seguindo o costume e as orientações dos israelitas, onde o sacrifício humano era impensável, mas sim o costume religioso dos próprios cananitas. A promiscuidade cultural e religiosa era grande.

38 Juízes Mas, mais estranho ainda são os três capítulos que descrevem a ascensão, queda e a morte, como mártir, de Sansão. (capítulos:14, 15 e 16. O capítulo 13 relata as circunstâncias de seu nascimento).

39 Juízes Ele era também de família simples, um Nazireu (a descrição do voto de nazireu está em Números 6, de 1 a 21). Como nazireu, ele tinha cabelos longos, dedicados (sem que o texto nos esclareça) ao serviço divino.

40 Juízes Ele foi uma mistura de delinquente juvenil e super-herói, entre um homem sábio e um idiota. Ele apresentava uma tendência a violência, a lidar com fogo, um amor pelo vandalismo, uma auto-indulgência aos prazeres vulgares e uma queda por mulheres de má índole.

41 Juízes Ele é talvez o melhor exemplo de como o livro de Juízes mostra que o Senhor e a sociedade podem ser servidos por pessoas que estão no limite da criminalidade, desajustados socialmente, marginais e que chegam a serem considerados heróis religiosos.

42 Juízes É por isso que podemos ver um Sansão em desgraça, cego, preso a cadeias, orar ao Senhor e ser ouvido! Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. Juízes16: 28

43 Juízes E Deus aparentemente respondeu (a Bíblia não fala). Os filisteus habitavam a costa, e faziam pressão sobre os israelitas, mas não havia guerra entre eles. Sansão não liderou um exército. Pelo contrário, havia contatos e

44 Juízes intercâmbios, o que é comprovado pelos achados arqueológicos, pois foram encontrados artefatos filisteus em cidades israelenses. E Dalila é um exemplo disso.

45 Juízes Há outras histórias, mas estas são suficientes para entendermos que o período dos juízes foi um período de adaptação dos israelitas as condições de vida em Canaã, um período de luta pela sobrevivência como nação.

46 Juízes E se nos ficássemos apenas no livro de Juízes, seria uma história de derrota. Esta aparente derrota foi transformada em vitória e escrita nos livros que dão continuação a esse, os livros de Samuel.

47 Juízes Do ponto de vista religioso, o livro mostra o período em que a nação foi moldada por Deus com fogo quente.

48 Juízes Detalhes nada edificantes de pessoas e da nação são contados, juntos com o relato da fidelidade permanente de Deus, apesar da evidente inadequação do povo aos mandamentos divinos. Deus vai mostrando misericórdia e ensinando como é ser povo de Deus.

49 Juízes É significante o discurso de despedida de Samuel.
Havendo entrado Jacó no Egito, vossos pais clamaram ao SENHOR, e o SENHOR enviou a Moisés e a Arão que tiraram a vossos pais do Egito, e os fizeram habitar neste lugar. Porém esqueceram-se do SENHOR seu Deus; então os vendeu à mão de Sísera, capitão do exército de Hazor, e na mão dos filisteus, e na mão do rei dos moabitas, que

50 Juízes pelejaram contra eles. E clamaram ao SENHOR, e disseram: Pecamos, pois deixamos ao SENHOR, e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos da mão de nossos inimigos, e te serviremos. E o SENHOR enviou a Jerubaal, e a Baraque, e a Jefté, e a Samuel; e livrou-vos da mão de vossos inimigos em redor, e habitastes seguros. 1 Samuel 12:8 a 11

51 Juízes E mais ainda o tributo prestado a homens dessa era na Epístola aos Hebreus, onde Gideão, Baraque, Sansão e Jefté são nomeados juntamente com os que pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas.

52 Juízes E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas. Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões. Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. Hebreus 11: 32-34

53 Juízes – 1 e 2 Capítulos 1 e 2 de Juízes

54 Juízes – 1 e 2 A segunda parte de Josué e o início de Juízes são ligados por um conjunto de referências cruzadas e citações. Nos já vimos que Josué de 13 a 24 é dominado pelo tema da terra ainda por ser ocupada (Jos. 13:1; 18:2-3);

55 Juízes – 1 e 2 Era Josué, porém, já idoso, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir. Js 13:1

56 Juízes – 1 e 2 Dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança. Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu? Js 18:2,3

57 Juízes – 1 e 2 Vimos também como em alguns pontos desses capítulos eventos que ocorreram após a morte de Josué foram antecipados (Jos. 15:13-19—Jui. 1:11-15). E de modo inverso, o início do livro de Juízes se refere a Josué 13-24:

58 Juízes – 1 e 2 Juízes 1 retoma os temas de Josué 13-19; pressupõe que as tribos estejam alocadas nos territórios decididos em Josué (1:3), mas pega mais referencias, além das de Josué, para mostrar um quadro de desapontamento com a geração após Josué.

59 Juízes – 1 e 2 O incidente de Caleb e Acsa (Jz 1:11-15) é repetido de Josué 15:13-19 afim de contrastar o sucesso da geração anterior com o fracasso da geração depois de Josué.

60 Juízes – 1 e 2 As primeiras tribos mencionadas em Juízes 1 são em certa medida bem sucedidas: Judá e Simeão, trabalhando juntas, conseguem ganhos significativos (1:1-20); a “casa de José”, Efraim e Manassés, também conseguem algum sucesso (1:22-26).

61 Juízes – 1 e 2 Mas conforme o capítulo se desenvolve, uma noção de insucesso vai ficando clara. Judá e Benjamin não conseguem ocupar todo o território (vv 19,21);

62 Juízes – 1 e 2 Para Manassés, Efraim e Zebulom o narrador observa que “os cananeus continuaram a viver entre eles”, e no v. 33 ainda vemos que os de Naftali eram dominados pelos canaanitas;

63 Juízes – 1 e 2 E por último, os amorreus nem permitiram que a tribo de Dã entrasse em seu território.(v.34). E a narrativa que tinha o propósito de descrever a ocupação da terra pelos israelitas, termina com um versículo que descreve a fronteira dos amorreus.

64 Juízes – 1 e 2 Como e porque isso aconteceu não é explicado a princípio; nós simplesmente lemos que as tribos “não conseguiram expulsar os habitantes da terra. (vv.19,21,27-33);

65 Juízes – 1 e 2 A razão para o insucesso de Judá foi que os habitantes tinham “carros de guerra feitos de ferro” (v.19 cf Jos.17:16-18).

66 Qual seria a postura de Deus
Juízes – 1 e 2 O papel de Deus nas primeiras vitórias é devidamente anotado (1:2,4,7,19,22), mas depois dessas, não há referência a Deus. Qual seria a postura de Deus diante de tudo isso?

67 Juízes – 1 e 2 A resposta está no capítulo 2:1-5.
Subiu o Anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir e vos trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido a vossos pais. Eu disse: nunca invalidarei a minha aliança convosco.

68 Juízes – 1 e 2 Vós, porém, não fareis aliança com os moradores desta terra; antes, derribareis os seus altares; contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes? Pelo que também eu disse: não os expulsarei de diante de vós; antes, vos serão por adversários, e os seus deuses vos serão laços.

69 Juízes – 1 e 2 Sucedeu que, falando o Anjo do SENHOR estas palavras a todos os filhos de Israel, levantou o povo a sua voz e chorou. Daí, chamarem a esse lugar Boquim; e sacrificaram ali ao SENHOR. Jz 2: 1 - 5

70 Deus denuncia os israelitas.
Longe de expulsarem os canaanitas, eles fizeram acordos com eles. Deus declara que não vai mais ajudar na conquista da terra (ver Jos.23:12-13).

71 Juízes – 1 e 2 Mas as palavras duras da parte de Deus eram para levar o povo ao arrependimento, e não um caso fechado. E o povo responde com choro e sacrifícios, em uma tentativa de restaurar o relacionamento com Deus.

72 Juízes – 1 e 2 Do versículo 6 em diante, temos como que ecos de Josué, como vemos no esquema a seguir:

73 Juízes – 1 e 2 Josué 23 - 24 Juízes 2 Servir, adorar 23: 7, 16
2:11,13,19 24: 15-16, 18,20 3: 6 Para esquecer ou Abandonar: Egito 24: 6, 7, 14, 17 2: 12 Outros deuses 23: 16; 24: 16 2: 12, 17, 19 Curvar-se a outros deuses 23:7, 16 A ira de Deus 23: 16 2: 14, 20 Transgressão do pacto 23:16 2:20

74 Juízes – 1 e 2 Esses ecos são mais claros em Juízes 2:6-10, que é uma versão de Josué 24:28-31, apresentando o material em uma ordem diferente, deixando claro que o povo se afastou de Deus.

75 Juízes – 1 e 2 As consequências são as previsíveis, levando a conclusão em 2: A questão deixada em suspenso em 2:1-5 é aqui respondida:

76 Juízes – 1 e 2 Deus declara que não vai tirar os canaanitas deixados por Josué, e desta vez é uma afirmação definitiva. Sabemos que só com o rei Davi a conquista foi completa, e da casa de Davi veio a solução para o povo.

77 Juízes – 1 e 2


Carregar ppt "Juízes: delinquentes carismáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google