A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geração, Publicação e Recuperação de Informações Técnico-científicas Ricardo Adaime da Silva Doutor em Entomologia Agrícola Pesquisador da Embrapa Amapá.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geração, Publicação e Recuperação de Informações Técnico-científicas Ricardo Adaime da Silva Doutor em Entomologia Agrícola Pesquisador da Embrapa Amapá."— Transcrição da apresentação:

1 Geração, Publicação e Recuperação de Informações Técnico-científicas Ricardo Adaime da Silva Doutor em Entomologia Agrícola Pesquisador da Embrapa Amapá

2 Objetivos Discutir aspectos relativos à geração de informação científica; Apresentar os principais canais para publicação dos trabalhos técnico-científicos; Apresentar as principais ferramentas para recuperar informações técnico-científicas.

3 Informação ?? - Ato ou efeito de informar; - Fatos conhecidos ou dados comunicados acerca de alguém ou algo; - Instrução; - Fato de interesse específico, conhecido graças a observação, pesquisa e análise. Fonte: Dicionário Aurélio

4 Pesquisa Científica “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” “A pesquisa parte de uma dúvida ou problema, com o uso do método científico, busca uma resposta ou solução.” Cervo & Bervian (1996)

5 Pesquisa Científica Identificação do problema Experimentação Publicação

6 Geração da Informação

7 - Priorizar pesquisas mais inovadoras e efetivas - Ética na geração da informação - “Rigor científico” (...)

8 Geração da Informação Experimentação - Rigor científico “De pouco adiantaria o conhecimento e o emprego do instrumental metodológico sem aquele rigor e seriedade de que o trabalho científico deverá estar revestido.” “Essa atmosfera de seriedade que envolve e perpassa todo o trabalho só aparece e transparece se o autor estiver imbuído de espírito científico.” Cervo & Bervian (1996)

9 Geração da Informação Espírito científico “Espírito científico, mentalidade científica ou atitude científica é um estado de espírito, é uma disposição subjetiva adequada à nobreza e à seriedade do trabalho científico.” Ruiz (1991)

10 Geração da Informação Método científico “Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade.” “É apenas um conjunto de procedimentos que se mostraram eficientes, ao longo da História, na busca do saber. O método científico é, pois, um instrumento de trabalho. O resultado depende do seu usuário.” Cervo & Bervian (1996)

11 Geração da Informação Aspectos importantes Os princípios gerais que norteiam a pesquisa são compartilhados pelos pesquisadores na comunidade científica internacional. Envolvem honestidade e precisão, da maneira que o conhecimento aumente sem distorção da verdade.

12 Publicação da Informação

13 Por que publicar?? - A publicação é uma das etapas da pesquisa científica - Deve-se fazer as informações chegar ao seu destino - “prestação de contas” do pesquisador à sociedade

14 Publicação da Informação Aspectos importantes Pressões Competitivas - Ética na divulgação !! - Divulgação de informações de forma precipitada - Subdividir em demasia os trabalhos a publicar - Autoria? - Exigências dos cursos de pós-graduação - Quantidade x Qualidade: “Qualis”

15 Publicação da Informação Qualis - Qualificação de Publicações

16 Publicação da Informação Qualis - Qualificação de Publicações

17 Publicação da Informação Qualis - Qualificação de Publicações

18 Publicação da Informação Compromisso com a veracidade da informação - Controle técnico do conteúdo da informação - Meios de comunicação de massa - Comunidade científica (revisores, consultores “ad hoc”, referees)

19 Publicação da Informação Planejamento Editorial - Público-alvo - Tipo de veículo (periódico científico, boletim, revista, jornal etc.) - Idioma - Linguagem Exemplos: - Informação imediata para os meios de comunicação de massa - pauta/notícia - Folhetos institucionais - informativo - Relatórios de atividades - descritivo - Matérias de divulgação científica - atualidade, informação, descrição, instrução e função social

20 Publicação da Informação Periódicos Científicos -Qualificação do periódico -“Linha Editorial” -Qualidade da informação a divulgar -Processo lento -Aceitar críticas e sugestões

21 Recuperação da Informação

22 Bibliotecas convencionais - Livros - Periódicos impressos - Revistas - Publicações técnicas

23 Banco de teses da CAPES Resumos de teses e dissertações apresentadas no Brasil desde 1987 Recuperação da Informação

24 Banco de Teses da CAPES

25

26

27

28 Recuperação da Informação Biblioteca digital de Teses e Dissertações Textos integrais de parte das teses e dissertações apresentadas na USP

29 Biblioteca digital de Teses e Dissertações

30

31

32 Recuperação da Informação Prossiga Iniciado em 1995, o Programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Governo Federal, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas. O Prossiga oferece metodologias consolidadas de organização e tratamento da informação em ambiente web, quando uma instituição decide estabelecer uma parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, para organizar e difundir seus conteúdos temáticos.

33 Recuperação da Informação Prossiga Missão Contribuir para a implementação das diretrizes e prioridades ditadas pelo IBICT, por meio do oferecimento de serviços de informação e de comunicação na Internet, tendo como público alvo, gestores, pesquisadores, docentes, técnicos e empresários do setor produtivo. Objetivo geral Organizar e disseminar informações para a gestão de C&T&I.

34 Prossiga

35 Recuperação da Informação O Portal de C & T da Amazônia Disponibiliza informação sobre o panorama da ciência, tecnologia, inovação e ensino superior nos estados da Amazônia brasileira. Público-alvo: pesquisadores, docentes e gestores. Constitui-se também em valiosa fonte de informação para a comunidade em geral, interessada em conhecer a região.

36 Recuperação da Informação O Portal de C & T da Amazônia Serviços de informação: - Instituições de C&T - Fomento à pesquisa e formação de recursos humanos - Mercado de Trabalho - Páginas Brasileiras Ciência Tecnologia Educação - Pesquisas em andamento - Arranjos produtivos locais - Fontes de Referência

37 O Portal de C & T da Amazônia

38 Recuperação da Informação Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) Coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único Catálogo Nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico-científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país. Nesse contexto, possibilita a otimização dos recursos disponíveis nas Bibliotecas e serviços de documentação que participam da rede.

39 Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas

40

41

42 Recuperação da Informação Google Oferece uma opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis. Acesso a mais de 1,3 bilhão de páginas, oferece resultados relevantes para usuários de todo o mundo, normalmente em menos de meio segundo. Hoje, o Google responde a mais de 100 milhões de consultas por dia.

43 Google

44

45

46 Recuperação da Informação Plataforma Lattes O que é o Currículo Lattes? O Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais bem como pela comunidade científica brasileira como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de C & T & I.

47 Recuperação da Informação Plataforma Lattes Aplicação das informações do Lattes: - na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; - na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; - no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras. O CNPq decidiu que a partir de 2002 todos os bolsistas, orientadores credenciados e outros clientes do Conselho devem ter, compulsoriamente, um currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações.

48 Recuperação da Informação Plataforma Lattes Aplicação das informações do Lattes: O currículo é também obrigatório para todos os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (versão 5.0). A criação ou atualização do currículo Lattes pode ser feita a qualquer momento no site do CNPq.

49 Plataforma Lattes

50

51

52

53 Recuperação da Informação Diretório dos Grupos de Pesquisa O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um projeto desenvolvido no CNPq desde Constitui-se em bases de dados (censitárias e corrente) que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. Informações: recursos humanos constituintes dos grupos, linhas de pesquisa em andamento, especialidades do conhecimento, setores de aplicação envolvidos, produção científica e tecnológica, padrões de interação com o setor produtivo.

54 Recuperação da Informação Para que serve o Diretório? No que se refere à sua utilização pela comunidade científica e tecnológica no dia-a-dia do exercício profissional, é um eficiente instrumento para o intercâmbio e a troca de informações. Com precisão e rapidez, é capaz de responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente. No âmbito do planejamento e de gestão das atividades de C&T, o Diretório é, talvez, a mais poderosa ferramenta já desenvolvida no Brasil.

55 Diretório dos Grupos de Pesquisa

56

57

58 Recuperação da Informação SciELO Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.

59 Recuperação da Informação SciELO O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca. O site da SciELO é parte do Projeto FAPESP/BIREME/CNPq e um dos produtos da aplicação da metodologia para preparação de publicações eletrônicas em desenvolvimento, especialmente o módulo de interface Internet.

60 SciELO

61

62

63

64

65

66 Recuperação da Informação Portal Periódicos Capes Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 163 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES. O Portal Periódicos CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

67 Recuperação da Informação Portal Periódicos Capes O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado. Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

68 Portal Periódicos Capes

69

70

71

72

73

74

75

76 Portal Periódicos Capes - Acesso Livre

77 Recuperação da Informação Web of Science É uma plataforma contendo ferramentas de acesso e análise de informações científicas. Busca cruzada Links para textos completos Lista de periódicos

78 Web of Science

79

80

81 Recuperação da Informação Revistas Eletrônicas

82

83

84 GRATO PELA ATENÇÃO !! Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Embrapa Amapá Ricardo Adaime da Silva Fone: (96)


Carregar ppt "Geração, Publicação e Recuperação de Informações Técnico-científicas Ricardo Adaime da Silva Doutor em Entomologia Agrícola Pesquisador da Embrapa Amapá."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google