A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Imediata Alvernes Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Imediata Alvernes Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 Análise Imediata Alvernes Cruz

2 Conceitos iniciais A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar com areia, é útil sabermos que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, será necessário usar vários processos diferentes em uma sequência baseada nas propriedades das substâncias presentes na mistura. Imagem:Holger Casselmann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic.

3 Métodos de separação de misturas
SÓLIDO – SÓLIDO: Catação Ventilação Levigação Separação magnética Cristalização fracionada Dissolução fracionada Peneiração Fusão fracionada Sublimação SÓLIDO – LÍQUIDO: Decantação Centrifugação Filtração simples Filtração à vácuo LÍQUIDO – LÍQUIDO: GÁS – SÓLIDO: Filtração

4 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Catação Usando a mão ou a pinça, separam-se os componentes sólidos.

5 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Ventilação Método de separação para sistemas sólido-sólido, no qual o sólido menos denso é arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação das cascas de grãos de arroz, amendoim torrado, etc.

6 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Levigação É um método que se utiliza uma corrente de água para separar os componentes da mistura.

7 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Flotação Trata-se a mistura com um líquido com densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará

8 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Dissolução fracionada Um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido.

9 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Separação magnética Estes materiais são extraídos pelos ímas .

10 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Fusão fracionada Teoricamente é indicada para separar misturas comuns (não eutéticas) cujos componentes estejam na fase sólida. Ex: liga metálica de cobre e níquel presente em moedas.

11 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Cristalização fracionada: . A mistura de sólidos é dissolvida em água e a solução é submetida à evaporação. Quando a solução ficar saturada em relação à um componente, o prosseguimento da evaporação do solvente acarretará a cristalização gradativa do referido componente, que se separará da solução. A solução, contendo o componente cuja saturação ainda não foi atingida, fica sobre os cristais do outro e é chamada água-mãe de cristalização

12 Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas
Peneiração Usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras com malhas diferentes. A figura ao lado mostra diferentes diâmetros de telas, para peneiras.

13 Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas
A fase mais densa sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente Decantação

14 Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas
Centrifugação Estado Inicial Estado Final Centrifugação Líquido Portador Líquido Flutuante Base Constituinte (líquido ou sólido) Esquema do Princípio da Centrifugação Usa-se uma centrífuga. a fase mais densa sedimenta.

15 Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas
Filtração comum É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande e, assim, existe uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas do sólido e o tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.

16 Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas
Filtração a vácuo: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido não é muito grande e formam um pasta “entupindo” os poros do papel de filtro caso seja feita a filtração comum. Ex: água e carbonato de cálcio.

17 Misturas homogêneas sólido-líquido
DESTILAÇÂO SIMPLES- A solução contida no balão de destilação é aquecida

18 Destilação fracionada
Misturas homogêneas líquido-líquido Destilação fracionada Usa-se para líquidos miscíveis entre si.


Carregar ppt "Análise Imediata Alvernes Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google