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A IMPORTÂNCIA DA REMUNERAÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTOS

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Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DA REMUNERAÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DA REMUNERAÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTOS
VFE WELCOME APRESENTAÇÃO DO EVENTO EXCLUSIVO VAREJO ESCRITORIO E VANESSA Junho 2015 Joinville

2 O Hay Group é uma consultoria global de gestão que trabalha com líderes para transformar estratégias em realidade e ajudar pessoas e empresas a realizar seu potencial. Presença internacional 85 escritórios 49 países 3.000 funcionários no mundo clientes no mundo, trabalhando com mais da metade das Fortune 500 Investe US$9mi ao ano em pesquisa e desenvolvimento Estabelecida em 1943 na Filadélfia 49

3 Agenda 1 2 3 Cenário desafiador: Contexto, Tendências e Desafios do Varejo Atravessando momentos críticos: Diferentes soluções para abordar a produtividade e retenção de talentos Como RH pode apoiar o negócio neste desafio? VFE: APRESENTAR OS TEMAS - OS ORADORES APRESENTAR A DINAMICA – O EVENTO NÃO FOI ESTRUTURADO PARA DAR ‘PALCO’ AOS ORADORES, A IDEIA É QUE SEJA ALGO BEM PARTICIPATIVO E DINAMICO, ... GANCHO PARA OS 5 MINS NAS MESAS PEDIR PARA OS ORADORES SE APRESENTAREM (HELENA) AGORA QUE TODOS JÁ NOS CONHECEMOS VAMOS DAR INICIO.... 2

4 QUAL É O MAIOR DESAFIO QUE VOCÊ ESTÁ PASSANDO HOJE,
COMO PLAYER DO VAREJO? Aumento globalização das marcas e mercados Implementação de novos modelos de negócio e tecnologias Crescimento/ expansão em novos mercados e regiões VFE: DEBRIEFING DO VIDEO, FALAR UM POUCO DE CADA UM DOS 5 PONTOS. O QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO DE CADA UM DE VCS? CONTEXTO NEGÓCIO - CONVERSA NA MESA (5 MINS) CHAMAR PELA BOLA VERDE! Gestão da margem / aumento custos Entender e se preparar para novos consumidores 4

5 Contexto, tendências e os desafios do varejo
Cenário desafiador: Contexto, tendências e os desafios do varejo VFE: 5

6 CONTEXTO MACROECONÔMICO DESAFIADOR
VFE: Um Mercado Diferente (Atualizar notícias próximo ao evento) Baixa perspectiva de crescimento do PIB Aumento da taxa de desemprego gera incertezas em relação a própria renda no futuro Com a reeleição da Presidente Dilma, espera-se uma manutenção do nível de empregos formais, entretanto para o ano de 2015 espera-se uma elevação no nível do desemprego, caso a conjuntura econômica não mostre sinais de melhoria. Diminuição no poder de compra devido a aumento da inflação e taxa de juros (encarecimento do crédito), impactando numa menor disponibilidade de crédito no mercado Taxa de juros em níveis altos contribui para o encarecimento do crédito e aumenta os custos operacionais - SELIC em alta pelo 3º ano consecutivo, Taxa comparável a da crise de 2009. Inflação Inflação em alta pelo 3º ano consecutivo...Previsão de maior índice desde 2004 Ambiente político turbulento Ambiente político turbulento impactam negativamente a perspectiva em relação ao país para os próximos anos; até para investimento estrangeiro. Lava-jato Crise hídrica e energética Insatisfação com o governo PL 430 Todos esses fatores juntos impactam na confiança do consumidor, que está em sua pior taxa desde 2009. A Confiança do Consumidor e seu comportamento de compra apresentam tendência consecutiva de queda, impactado tanto por fatores econômicos (inflação e mercado de trabalho) quanto pela turbulência do ambiente político atual. Comportamento do consumidor é influenciado tanto pelo poder de compra (nível de renda e disponibilidade de ativos) quanto pela sua pré-disposição para comprar (perspectivas futuras da economia e situação financeira individual) Índice de confiança do consumidor apresenta quedas consecutivas e atinge seu menor índice em Mar/15 (82,9), índice mais baixo que em Mar/09, e 31pts abaixo da média dos últimos 5 anos. Diminuição do poder de compra do consumidor devido à inflação IPCA 2013 (5,91%) 2014 (6,41%) 2015 (8,25%) Aumento da taxa de desemprego e a incerteza em relação à renda Número de desempregados em milhões Fev 2015 (7,4) Jan 2015 (6,7) Dez 2014 (6,4) Nov 2014 (6,4) .... Mar 2014 (7) Abr 2014 (7) Encarecimento do Crédito devido aos altos juros (também impactam no custo operacional do varejista 2015 (13,25%) 2014 (10,4) 2013 (7,1%) 2012 (10,4%) Atualizar com Boletim Focus mais recente próximo ao evento) Notícias usadas 7

7 CONTEXTO MACROECONÔMICO DESAFIADOR
CURTO PRAZO LONGO PRAZO EVOLUÇÃO ÚLTIMOS 10 ANOS Brasil EUA México Crescimento salário 100% 27% 67% Custo eletricidade 90% 30% 55% Melhoria produtividade 3% 19% 53% Impostos 35,3 24,0 19,7 Burocracia 116º 53º Fonte BCG report Global workforce crisis JUN 2014 Oferta de trabalho Demanda de trabalho em 10 anos Demanda de trabalho em 20 anos Milhões de pessoas Brasil Fonte CNI

8 Crescimento vendas varejo Vs. Crescimento PIB, %
CONTEXTO MACROECONÔMICO DESAFIADOR Crescimento vendas varejo Vs. Crescimento PIB, % Previsões e expectativas para o varejo: Mesmo com inflação em alta, empresas do varejo pretendem manter níveis de investimentos em 2015 Oportunidade de crescimento nas regiões Norte e Nordeste Oportunidade no crescente mercado consumidor da Classe C e grande potencial da classe D não atendida Aumento de demanda para segmentos de Luxo (não estão concentrados somente nos grandes centros) VFE Varejo apresenta historicamente um melhor desempenho que o crescimento do PIB Brasileiro Ainda que o mercado de forma geral e o PIB brasileiro apresentam uma previsão de retração, a projeção para crescimento de Vendas Varejo é quase nula (0,3%), mas segue sendo mais positiva AS previsões e expectativas para o setor, segundo nossas pesquisas e conversas com clientes estão positivas: As empresas pretendem manter o nível de investimento nos negócios, mesmo com um cenário adverso – em épocas de crise e com as tendências do setor, é preciso manter os investimentos para assegurar competitividade. Sobretudo num mercado com novos entrantes internacionais (O que chamamos de Evento Forever 21) Dos 10 maiores varejistas do Brasil, 4 são estrangeiros e 1 tem capital misto Número de varejistas atuando fora de seu país de origem aumentou Maior número de concorrentes no Brasil: Concorrentes qualificados e com know how de rede + com experiência em novas tecnologias Em 2013, entraram 15 novos concorrentes internacionais no Brasil para o setor de Varejo Em 2014, entraram 22 e em 2015 se esperam 29 novos entrantes. Além disso, existem oportunidades dentro do próprio Brasil, principalmente nas regiões N e NE; poucos exploradas As Classes C e D em Ascenção e que ainda não são devidamente atendidas e tem um grande potencial Por outro lado, o segmentos de Luxo tem potencial não atendido, já que não estão concentrados somente nos grandes centros 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014 2015 Fonte: Banco Central e G1 Crescimento Varejo Crescimento PIB 8

9 população ativa no mercado de trabalho
CONTEXTO MACROECONÔMICO DESAFIADOR Pirâmide etária do Brasil Mudança da base de consumidores Co-existência de até 3 gerações diferentes de consumidores Boomers estão se aposentando, Geração X vai assumir, e a Geração Y será o consumidor predominante nos próximos 10 anos Isto levará a uma mudança em ambos os comportamentos de trabalhadores e consumidores HST Já falando de previsões e tendências, quando olhamos para a Pirâmide Etária do Brasil, vemos que hoje em dia existem 3 gerações que co-existem no mercado consumidor. Obviamente as empresas não atendem a 3 gerações simultaneamente, mas pelo menos, atendem a 2 gerações. E quando olhamos a população economicamente ativa, ou melhor, ao mercado consumidor com poder de compra e decisão, até pensando pra frente, daqui há 10 anos, os Baby boomers vão se aponsentar, a Geração Y vai assumir e a Gerão Y será o consumidor predominate. Então, não só população ativa no mercado de trabalho Fonte: IBGE 9

10 TENDÊNCIA do CONSUMIDOR
“meu gosto” “minhas preferências” valorização da experiência conectividade acesso às inovações conveniência comunicam-se rapidamente velocidade “meus hábitos” mobilidade ditadores de tendências exclusividade sustentabilidade propósito HST FALAR NA PRIMEIRA PESSOA Um Consumidor diferente vai superar número de X no mercado consumidor (encontrar dado e pensar em como colocar) Criticam elogiam comunicam-se em uma velocidade e amplitude gigantesca (destroem ou consagram marcas) Moldam tendências através dos seus smartphones Y 10

11 QUAL O IMPACTO DESTE CONSUMIDOR NA SUA EMPRESA?
HST PERGUNTAR POR ALGUNS PARTICIPANTES (PERFIL OPERACOES, COMERCIAL) PEDIR COMENTÁRIOS 11

12 CONSUMIDOR DIFERENTE Surgimento do OMNICHANNEL: Entrada de novas
Fusão de canais Entrada de novas Tecnologias e inovação Novos modelos De varejo Experiência de compra e customização HST A GENTE VÊ CADA VEZ MAIS O OMNICHANNEL, COM OS DESAFIOS QUE ELE TRAZ, ENTÃO PARA ATENDER .... NOVAS TECNOLOGIAS, PARA XXX YYYY Emergence of Omni-channel The changing consumer is expecting a seamless shopping experience and is no longer channel driven Technology is supporting this change, and the rapid changes in technology are making it difficult to predict the future Marcas com Propósito Convívio do velho e do novo 12

13 CONTEXTO MACROECONÔMICO DESAFIADOR
Expectativa de investimento Cenário positivo no setor Necessidade de gestão dos custos Contexto macro econômico e político desfavorável Aumento da Globalização VFE: Global competition Retailers are looking to go international to get top-line growth Ecommerce platforms enable this in ways we haven’t thought about International ecommerce can bring it back to the United States Managing costs International product costs are increasing, due to labor costs US costs are increasing: labor, benefits, real estate De-layering management is a hot topic with CEOs to increase speed and reduce costs 12 13

14 COMO FECHAR ESTA EQUAÇÃO?
Um consumidor diferente Um mercado desafiador Um Consumidor diferente 14

15 O RH deve conectar os pontos
Engajamento de pessoas Engajamento de Times Coaching Alinhamento da liderança Crenças e valores Cultura organizacional única Identificação de talentos Perfil/ Competências Estrutura e Organograma Processos Planejamento estratégico Desenvolvimento e treinamento Indicadores Gestão do desempenho Estratégia de remuneração Carreira e sucessão Força de trabalho Governança Clima Org. Universidade Corporativa Reconhecimento Suporte Organizacional 48

16 O desafio da retenção de pessoas No setor varejista brasileiro
VFE: 5

17 Suporte Organizacional
Modelo de efetividade do hay group Engajamento Clareza e Direcionamento Confiança na Liderança Oportunidade de Desenvol. Qualidade e Foco no Cliente Remuneração e Benefícios Respeito e Reconhecimento Produtividade Desempenho Financeiro Atração e Retenção de Talentos Efetividade dos Colaboradores Autonomia e Empowerment Cooperação Gestão de Desempenho Recursos Trabalho, Estrutura e Processo Treinamento Fidelização de Clientes Pesquisa de inovação Imagem Suporte Organizacional

18 A taxa de turnover no varejo

19 Entre tantos desafios, como selecionar os candidatos ideais?
o dobro por função O varejo atrai do número médio de candidatos A taxa de rotatividade média do setor varejista brasileiro chega a Dentre os funcionários que trabalham em lojas 44% 72% são desligados Entre tantos desafios, como selecionar os candidatos ideais? É como encontrar agulhas no palheiro...

20 40% Uma experiência positiva na loja pode aumentar o valor médio gasto em 43% dos compradores relatam que a assistência dos funcionários é o maior impulsionador de sua satisfação 15% Boas recomendações feitas por funcionários preparados podem aumentar o valor gasto em 70% a 90% dos motivos pelos quais se perde clientes podem ser relacionados a um atendimento ruim E não para por aí...

21 O custo para substituir um funcionário varia entre
0,5 e 1,5 vezes o seu salário Fonte: Centro de pesquisa econômica e de negócios

22 R$ 75 milhões 7.000 funcionários Por exemplo...
Para uma organização com  7.000 funcionários e uma taxa anual de turnover voluntário de 40%,  o custo total de rotatividade é de aproximadamente R$ 75 milhões (considerando um salário anual médio de R$ );

23 Considerando empresas que trabalham somente Engajamento
conseguiram reduzir  a sua taxa de turnover voluntário em 40%  O que significa uma economia de R$ 30 milhões. 

24 Mas então... Como reter? VFE: 5

25 ESTRATÉGIA DE REMUNERAÇÃO
16

26 Recompensa total

27 Valor percebido pelo empregado
PERCEPÇÃO DO EMPREGADO x Custo dO EMPREGADOR Valor percebido pelo empregado 10 30 70 15 10 5 Salário Benefícios Incentivos Intangíveis Custo do empregador

28 MAS NÃO É SÓ A REMUNERAÇÃO QUE RETÉM OS MELHORES FUNCIONÁRIOS
16

29 Diferentes gerações trazem
diferentes visões

30 principais fatores de atração e retenção no varejo
Fonte: Hay Group Club Survey 2014

31 Os 5 fatores de retenção Confiança na organização e em sua liderança
Autonomia e influência Confiança na organização e em sua liderança Um ambiente propício para o sucesso Espaço para o crescimento Uma troca justa

32 Os 5 fatores de retenção Confiança na organização e em sua liderança
Autonomia e influência Confiança na organização e em sua liderança Um ambiente propício para o sucesso Espaço para o crescimento Uma troca justa

33 Uma troca justa Mais da metade dos funcionários (53%) expressa preocupações sobre a justiça de sua remuneração. Quase metade deles (43%) não acredita que suas empresas demonstram cuidado e preocupação com sua força de trabalho. Funcionários sentindo-se valorizados Trabalho reconhecido, apreciado e recompensado Equilíbrio justo entre contribuições dos funcionários e recompensas Falta de reconhecimento Sensação de injustiça

34 Os 5 fatores de retenção Confiança na organização e em sua liderança
Autonomia e influência Confiança na organização e em sua liderança Um ambiente propício para o sucesso Espaço para o crescimento Uma troca justa

35 Um ambiente propício para o sucesso
40% não sabem que sua empresa é administrada de forma eficiente pelos líderes ½ não percebe que haja colaboração e apoio entre departamentos da organização (46%) Pessoas certas nas funções certas Processos eficientes Colaboração Frustração Falta de apoio e recursos

36 Os 5 fatores de retenção Confiança na organização e em sua liderança
Autonomia e influência Confiança na organização e em sua liderança Um ambiente propício para o sucesso Espaço para o crescimento Uma troca justa

37 Autonomia e influência
69% sentem que têm a autonomia adequada para desempenhar seu papel de forma efetiva 66% sente que sua organização apoia a criatividade e inovação Contribuição efetiva Autoridade básica Clima de criatividade e inovação Processos decisórios complexos Excesso de regras Microgestão

38 Os 5 fatores de retenção Confiança na organização e em sua liderança
Autonomia e influência Confiança na organização e em sua liderança Um ambiente propício para o sucesso Espaço para o crescimento Uma troca justa

39 Confiança na organização e em sua liderança
4 em cada 10 funcionários expressam dúvidas sobre o direcionamento e metas 1/3 não tem confiança em seus gestores Senso de direção Promover confiança Mensagem clara da estratégia Dúvidas sobre direcionamento e metas Insegurança Desconfiança em relação ao gestor

40 Os 5 fatores de retenção Confiança na organização e em sua liderança
Autonomia e influência Confiança na organização e em sua liderança Um ambiente propício para o sucesso Espaço para o crescimento Uma troca justa

41 Espaço para o crescimento
Metade não tem certeza de que poderá alcançar seus objetivos de carreira em sua empresa atual Quase metade deseja maiores oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento Oportunidade de aprendizado, crescimento e progressão Menos investimento em treinamento Incerteza quanto a carreira Vulnerabilidade

42 PARA FINALIZAR... 16

43 O mundo está em transformação e a guerra por talentos faz parte do dia a dia das empresas: Funcionários engajados contribuem não só com a retenção, mas também com a imagem da empresa para o mercado. As empresas deverão superar 5 principais desafios para gerar engajamento neste contexto: transparência na comunicação, agilidade na tomada de decisão, incentivo à colaboração entre áreas e equilíbrio entre inovação e produtividade.

44 Em um cenário desafiador, é fundamental reforçar:
O papel da liderança de topo e dos líderes imediatos na comunicação de mudanças, diretrizes estratégicas e planos de ação. Certificar-se de que a empresa tem as pessoas e a estrutura certas para superar seus desafios.

45 Nos dias de hoje, existem várias limitações nas formas tradicionais de remunerar, exigindo novos métodos de remuneração, tornando-a estratégica. Seu papel não é apenas remunerar o trabalho, mas principalmente, agir no motivacional das pessoas, coordenando esforços individuais e do grupo segundo um objetivo estratégico.

46 Obrigado Vinicius de Luca 11 3525 6100 Vinicius.luca@haygroup.com
Sobre o Hay Group Acreditamos que são as pessoas que fazem a mudança acontecer. Atuamos em escala global, mas não deixamos de pensar primeiro em cada uma delas. Temos relevância mundial: Somos funcionários, trabalhando em 87 escritórios em 49 países. Nosso trabalho é apoiado em bancos de dados gerenciais de mais de 125 países. Trabalhamos com mais de organizações privadas, públicas e entidades sem fins lucrativos, em todos os setores, em praticamente todas as partes do mundo. Nosso foco: as pessoas – quem são, por que fazem o que fazem, e como elas podem ser inspiradas e capacitadas a ter um desempenho melhor em todos os níveis. Os conhecimentos e métodos que desenvolvemos em mais de 71 anos no mercado nos dão segurança para isso, e continuamos interessados em conhecer novas ideias que mostrem o seu valor. Nós transformamos: ajudamos os gerentes a se tornarem líderes, e os líderes a aperfeiçoar suas habilidades. Porque, quando as pessoas estão em seu pleno potencial, a sua visão estratégica está pronta para se transformar em realidade empresarial..

47 PRODUTIVIDADE Eficiência operacional Construção de uma
CUSTO / MARGEM INOVAÇÃO PESSOAS Eficiência operacional Diferenciação por serviço Construção de uma identidade única Rentabilidade Customização Alinhamento de estruturas e pessoas Eficiência de custos Processos e logística eficientes Engajamento dos times Tecnologia eficaz Pessoas produtivas 17

48 COMO RH PODE APOIAR O NEGÓCIO NESTE DESAFIO?
45

49 Ser parceiro do negócio vai além de Planejamento de pessoal ou engajamento...
Governança Estrutura e Organograma Crenças e valores Planejamento estratégico Cultura organizacional única Coaching Força de trabalho Alinhamento da liderança Processos Planejamento de pessoal Clima Org. Engajamento de pessoas Perfil/ Competências Indicadores Engajamento de Times Gestão do desempenho Estratégia de remuneração Carreira e sucessão Desenvolvimento e treinamento Identificação de talentos Reconheci-mento Universidade Corporativa 46

50 Como RH pode apoiar o negócio neste desafio?
Como posso garantir que tenho os talentos que preciso para executar a estratégia? Os custos de pessoal estão em linha com a receita esperada para o negócio? As margens estão apertadas, o que posso fazer? Como responder aos gestores que constantemente pedem mais e mais headcounts? Estamos crescendo rápido – Quantas pessoas e que tipo de pessoas vamos precisar no futuro? Qual o span e número de níveis ideal para as áreas de negócios e apoio / suporte? Produtividade vs. amento de custos com remuneração: O que fazer? As mudanças estratégicas requerem uma diferente distribuição do pessoal? Em diferentes regiões, locais? 47

51 ESTUDO SETORIAL VAREJO 2015
15ª Edição Inscrições de maio a junho 2015

52 Estudo setorial varejo
Trata-se de um estudo sobre as principais práticas do mercado varejista brasileiro. Com 400 cargos pesquisados, em diversas regiões do país representados em seus diversos setores como Atacadistas, Hiper e Supermercados, Construção, Drogarias, Eletroeletrônicos, Moda, Restaurantes, entre outros. Objetivos do Estudo Fornecer informações consistentes para a área de Recursos Humanos sobre as práticas de mercado do varejo no Brasil. Ser um instrumento eficaz para o planejamento, gestão e tomada de decisões, por meio do acesso a informação completa e detalhada das políticas e gestão de RH e também uma profunda análise sobre a eficácia das estratégias adotadas no mercado de varejo. Conteúdo Abordagem: Tabulação Mercado Geral Tabulação Mercados Setoriais Evolução do Salário Base Análise Qualitativa de Benefícios Mix da Remuneração Total ICP (PLR, Bônus e Comissão de Vendas) Regionalização Políticas e Práticas: Classificação da Empresa Índices de RH Remuneração Administração Salarial Bônus, PLR e Comissão de Vendas 51

53 ESTUDO SETORIAL VAREJO Alguns participantes edição 2014
Inscrições de maio a junho 2015 52


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