A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ – SOUC 2015 28 de abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ – SOUC 2015 28 de abril."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ – SOUC 2015
28 de abril

2 Caminhada Ecumênica O Ecumenismo é um movimento que se esforça em prol do diálogo entre as denominações cristãs. Iniciou com a expansão colonial dos povos protestantes. A palavra ecumenismo vem do grego “oikumene” que significa: o mundo habitado por todos. 1910 Conferência Ecumênica de Edimburgo: Foi a primeira conferência mundial ecumênica – A proposta foi de um movimento social “Fé e Obra” 1962 Concílio Ecumênico Vaticano II: A igreja católica se inseriu no movimento 1982 Fundação do CONIC na cidade de Porto Alegre (RS). Sua criação é fruto de um longo processo de discussão e articulação entre as igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista.

3 Caminhada Ecumênica Das atividades realizadas pelo CONIC, as mais importantes são a Semana de Oração pela Unidade Cristã e as Campanhas da Fraternidade Ecumênicas realizadas em 2000, 2005 e A quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica acontecerá ano que vem, 2016.

4 O QUE É A SOUC? É um estímulo a todos os cristãos e cristãs a expressarem um grau de comunhão que algumas igrejas já atingiram e a orarem juntas por uma unidade mais plena, que é o desejo do próprio Cristo. No hemisfério sul é celebrada no período de Pentecostes, data sugerida pelo movimento Fé e Ordem em 1926.

5 Por que celebrar a SOUC? Como Celebrar a SOUC?
É uma oportunidade para as igrejas se encontrarem antes e depois de celebrar. Promover a unidade entre as denominações e viver o sonho de Cristo que todos sejam um na diversidade. Como Celebrar a SOUC? Deve ser preparada de maneira participativa e inclusiva, todos devem se sentir participantes da organização. Dar atenção especial a sensibilidade das igrejas envolvidas , refletir e dialogar.

6 Escolha do Texto e Tema Foi pensado a partir dos contextos de intolerância e perseguições religiosas e propõe às Igrejas este diálogo: A fé em Jesus Cristo precisa expressar-se nesta abertura para encontros e conversas. Como acontece no texto da Samaritana Grupos que contribuíram para a preparação do material: CONIC – Conselho Nacional de Igrejas CLAI – Conselho Latino Americano de Igrejas – 1982 CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – 1979 Dedica-se ao aprofundamento e consolidação/multiplicação da leitura popular da bíblia

7 Critério para elaboração do texto
Trabalhar a questão ecumênica é sempre um desafio. O movimento ecumênico se enraíza na luta por Direitos Humanos e acontece à margem da igreja, no entanto, é urgente e necessário por questões espirituais, sociais e políticas apelar para que que as igrejas assumam este compromisso e que promovam relações orgânicas entre as denominações. É preciso dar testemunho de aceitação do outro . Percebemos um discurso de ódio contra as minorias que vertem de muitas instituições religiosas. A lógica que está por baixo desse tipo de comportamento é a competição pelo MERCADO religioso. Dentro de uma perspectiva de fé, vivida num ambiente público, não se pode permitir que alguns grupos falem em nome de todos os cristãos. Nosso Estado é laico e de cooperação entre Igreja e Estado. A SOUC 2015 aponta os DIREITOS HUMANOS como CRITÉRIO e que nem uma, nem outra denominação pode reivindicar sua pregação como direito absoluto.

8 Contexto Brasileiro de Intolerância Religiosa
Bolsonaro (Católico) Feliciano (Evangélico) PEC sobre maioridade penal

9 Contexto Brasileiro de Intolerância Religiosa
1964 – Ditadura Militar : A Marcha da Família com Deus pela Liberdade realizada no dia 13 de março e se manifestaram contra a “ameaça comunista” configurada no governo de João Goulart. (Distribuição de terras e bens incomodavam os setores sociais hegemônicos)

10

11 Neopentecostalismo É o resultado da transformação e readaptação das igrejas pentecostais que veio à tona no final da década de setenta e que hoje se faz presente nas mais diversas áreas do contexto nacional, da mídia ao cenário político: A teologia da prosperidade e Guerra Espiritual. Desde o Congresso Constituinte de 1986 e a formação da primeira Bancada Evangélica e seus desdobramentos, a máxima "crente não se mete em política" construída com base na separação igreja-mundo foi sepultada. A máxima passou a ser “irmão vota em irmão”.

12 Há contradição entre ser cristão e a favor da redução da maioridade penal?
Como revelaram as matérias do Brasil Post e UOL, e o próprio documento da proposta disponível no site da Câmara, a PEC faz referência direta a três personagens da Bíblia: Salomão, Davi e o profeta Ezequiel. Este último, com aspas no fragmento: “A uma certa altura, no Velho Testamento, o profeta Ezequiel nos dá a perfeita dimensão do que seja a responsabilidade pessoal: Não se cogita nem sequer de idade: ‘A alma que pecar, essa morrerá’”. Mas não é só neste ponto que religião e procedimentos do legislativo encontraram-se. Somente entre os deputados que votaram a favor da redução da maioridade penal, seis pertencem à Frente Parlamentar Evangélica e 18 à Frente Parlamentar Mista Católica Apostólica Romana. Juntos, esses deputados religiosos ou interessados em temas dessa natureza, são mais da metade (24) daqueles que votaram pela redução. Aliás, as Frentes Parlamentares Evangélica, com 68 deputados, e Católica Apostólica, com 209, têm respectivamente 32 e 69 representantes na Frente Parlamentar pela Redução da Maioridade Penal.

13 No entanto, o Evangelho nos convida ao amor incondicional ao próximo, principalmente daqueles em situação de fraqueza, penúria, abandono, sofrimento e dor. A não transformação da realidade socioeconômica e cultural que gera a delinquência juvenil não será em nada afetada por mais uma lei que se ocupa apenas das consequências e não das causas A questão não passa pela plena consciência que o jovem pode ter dos seus atos. Mas a forma que o Estado tem tutelado e garantido a vida plena de seus jovens. A lei é plena para todos? Todo mundo tem acesso à Justiça e dignidade de direitos previstos constitucionalmente e na Declaração Universal dos Direitos Humanos?

14 Compaixão Como pode o maior país cristão ser tão frágil na compaixão?
Esvaziamento no uso da palavra “compaixão” ou “pena”. No texto original em grego, o termo é efsplahnízome, que possui um sentido muito mais denso do que “pena” em português. Esta palavra significa “sentir nas entranhas/vísceras”. Ou seja, o samaritano viu o homem agredido e sentiu nas entranhas o sofrimento dele. Por isso rompeu com a lógica da intolerância em nome da vida! Dr. Magali Nascimento Magalhães (Mídia, Religião e Política)


Carregar ppt "SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ – SOUC 2015 28 de abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google