A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor"— Transcrição da apresentação:

1 Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
10

2 Compêndio do Catecismo
79. Qual é a Boa Nova para o homem? A Boa Nova é o anúncio de Jesus Cristo, «o Filho do Deus vivo» (Mt 16,16), morto e ressuscitado. No tempo do rei Herodes e do imperador César Augusto, Deus cumpriu as promessas feitas a Abraão e à sua descendência enviando «o Seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei, e nos tornar seus filhos adoptivos» (Gal 4, 4-5).

3 Introdução Para nos salvar, Deus enviou o seu Filho, que é Jesus, o Cristo, ou Jesus Cristo. Como afirma a fé da Igreja, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Além de Salvador e Redentor, Jesus Cristo é o modelo para os homens, especialmente para os cristãos. Los periódicos cuentan que alguien -mujeres, hombres y también niños- ha expuesto heroicamente su vida para salvar a otros, arrostrando peligros, incluso la muerte, para ayudar a sus semejantes. Se les puede llamar "salvadores"; y los que han sido salvados recuerdan con agradecimiento a quienes les ayudaron en momentos difíciles. En el tema anterior decíamos que Dios se apiadó de los hombres y les prometió un Redentor para salvar a la humanidad del pecado y de sus graves consecuencias. Para nos salvar, Deus enviou o seu Filho, que é Jesus, o Cristo, ou Jesus Cristo. Los Evangelios cuentan lo que Jesús hizo y enseñó, mostrando que es verdadero hombre: nace de una mujer -la Virgen-, tiene cuerpo como el nuestro, habla, llora, tiene hambre, sufre... También proclaman su Divinidad: hace milagros, perdona los pecados, dice de sí mismo que es el Hijo de Dios, y resucita por su propia virtud. Como afirma a fé da Igreja, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Além de Salvador e Redentor, Jesus Cristo é o modelo para os homens, especialmente para os cristãos. Es lógico que tengamos especial interés por conocer quién es Jesucristo: su vida en la tierra; su pasión, muerte, resurrección y ascensión a los cielos; su doctrina. Cristo vive, y no sólo hemos de conocerle sino amarle, cada día un poco más. Lo amaremos si le tratamos. ¿Y cómo tratar a Cristo? A través de la oración y de los sacramentos. BOECKHORST, Jan van Cristo na cruz c. 1640 Colecção privada

4 Ideias principais

5 1. Deus não abandonou os homens, apesar do pecado
Apesar do pecado, Deus continuava a amar os primeiros pais e seus descendentes, e quis restaurar o que o pecado tinha destruído. Prometeu que salvaria os homens do pecado, recuperando o dom da graça: voltariam a ser filhos de Deus e herdeiros do céu, ainda que sem recuperar os dons preternaturais. Apesar do pecado, Deus continuava a amar os primeiros pais e seus descendentes, e quis restaurar o que o pecado tinha destruido. E prometeu que salvaria os homens do pecado, recuperando o dom da graça: voltariam a ser filhos de Deus e herdeiros do céu, ainda que sem recuperar os dons preternaturais, quer dizer, os privilégios que o Senhor acrescentou à natureza humana: imortalidade do corpo, imunidade às doenças, etc.

6 2. Ao longo da história, Deus recorda a promessa que fez a Adão e Eva
Para que os homens não se esqueçam de que ia enviar ao mundo um Salvador, Deus recorda-lhes, com frequência, essa promessa, por meio de Abraão, Jacob, Moisés, David... . São os Profetas, sobretudo, que falam do Messias, do Salvador que virá: Isaías (7,14) proclama que nascerá de uma "virgem"; Miqueias (5,2) assinala inclusivamente onde vai nascer: em "Belém". Para que os homens não se esqueçam de que ia enviar ao mundo um Salvador, Deus recorda-lhes, com frequência, essa promessa, por meio de Abraão, Jacob, Moisés, David... . São os Profetas, sobretudo, que falam do Messias, do Salvador que virá: Isaías (7,14) proclama que nascerá de uma "virgem"; Miqueias (5,2) assinala inclusivamente onde vai nascer: em "Belém

7 3. O Salvador ou Messias é Jesus Cristo
“Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu Seu Filho Unigénito" (João 3,16). O Senhor chama-se Jesus, que quer dizer "Salvador". O arcanjo São Gabriel disse assim a São José: A Virgem "dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados" (Mateus 1,21). Para salvar o mundo dos seus pecados Deus não manda um anjol: envia o seu próprio Filho. Por isso diz o Senhor: Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu Seu Filho Unigénito" (João 3,16). O Salvador é Jesus Cristo, o Filho de Deus, nascido das entranhas puríssimas da Virgem Maria. Por isso o Senhor se chama Jesus, que quier dizer "Salvador". O arcanjo São Gabriel disse assim a São José: A Virgem "dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados" (Mateus 1,21).

8 4. Jesus Cristo é verdadeiro Deus
Porque Ele no-lo disse e porque o demonstrou com as suas obras. Disse-nos: “Eu e o Pai somos uma mesma coisa; quem me vê a mim vê o Pai; ninguém conhece o Pai senão o Filho". Jesus Cristo cura os mudos, os cegos, os leprosos...; ressuscita o seu amigo Lázaro, o filho da viúva de Naín...; perdoa os pecados...; e fazia tudo isto pela sua própria virtude e poder, porque é Deus. Nós sabemos que Jesus Cristo é Deus, porque Ele no-lo disse e porque o demostrou com as suas obras. Nos dijo: "Yo y el Padre somos una misma cosa; quien me ve a mí ve al Padre; nadie conoce al Padre sino el Hijo". Jesus Cristo faz coisas que só Deus pode fazer. Cura os mudos, os cegos, os leprosos...; ressuscita o seu amigo Lázaro, o filho da viúva de Naín...; perdoa os pecados ao paralítico, a Madalena, à mulher adúltera...; e fazia tudo isto pela sua própria virtude e poder, porque é Deus.

9 5. A ressurreição de Cristo, a maior prova de que é Deus
Jesus Cristo morreu verdadeiramente e ressuscitou também, de verdade. Apareceu repetidas vezes aos seus discípulos, e estes testemunharam-no. Os seus inimigos queriam ocultar esta prova da sua divindade (cfr. Mateus 28,11-15). A ressurreição de Cristo é a maior prova de que é Deus, pois ressuscitou pela sua própria virtude. Jesus Cristo morreu verdadeiramente e ressuscitou também de verdade. Apareceu repetidas vezes aos seus discípulos, e estes testemunharam-no. Os seus inimigos queriam ocultar esta prova da sua divinidade (cfr.Mateus 28,11-15). A ressurreição de Cristo é a maior prova de que é Deus, pois ressuscitou por sua própria virtude.

10 6. Jesus Cristo é verdadeiro homem
Jesus Cristo é igual a nós, menos no pecado e no erro. Teve mãe como nós temos; trabalhou com as suas mãos; teve fome e sede, comia e bebia; cansava-se; teve amigos e chorou, quando morreu o seu amigo Lázaro; alegrava-se com os seus discípulos, com os meninos... Jesus Cristo é, não apenas perfeito Deus, mas também perfeito homem. Jesus Cristo é igual a nós, menos no pecado e no erro. Ele não teve nenhum pecado, nem nunca se enganou. Contudo, teve mãe como nós temos; trabalhou com as suas mãos, ajudando São José; teve fome e sede, comia e bebia; cansava-se depois de fazer um esforço; teve amigos e chorou quando morreu o seu amigo Lázaro; alegrava-se com os seus discípulos, com os meninos... Jesus Cristo é, não apenas perfeito Deus, mas também perfeito homem.

11 7. Jesus Cristo vive e é nosso modelo
Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e subiu ao céu. Como Deus, está em toda a parte e tudo vê e ouve. Jesus Cristo está no céu e na Eucaristia. Podemos falar com Ele: escuta- -nos e fala-nos, não com palavras, mas sim ao nosso coração. Temos que aprender de Jesus. Ele próprio disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida“ (João 14,6). Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e subiu ao céu. Como Deus, está em toda a parte e tudo vê e ouve. Jesus Cristo está no céu e na Eucaristia. Podemos falar com Ele das nossas coisas e das suas coisas. Ele escuta-nos e fala-nos, não com palavras,mas sim ao nosso coração. . Temos que aprender de Jesus. Ele próprio disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida“ (João 14,6).

12 8. É preciso conhecer e tratar Jesus
Devemos cultivar a amizade com Jesus. Se queremos tratar com Ele, encontrá- -l’O-emos no evangelho, na oração e no sacrário. Os amigos saiem juntos, conocen dónde vive cada uno, cómo piensa, cuál ha sido su vida, hablan de sus cosas. Con Jesús pasa lo mismo. Si queremos tratarle, lo encontraremos en el evangelio, en la oración y en el sagrario. - O Evangelho. Quando lemos o evangelho conhecemos melhor Jesus: como é, como quer aos seus amigos, o que espera deles. Por isso, devemos ler todos os dias o evangelho, ainda que só seja durante uns minutos. - A Oração. Podemos fazer um momento de oração na igreja ou em nossa casa, num lugar onde estejamos tranquilos e em silêncio, para falar com o Senhor do que nos preocupa, pedindo-lhe o que necessitamos ou desejamos, e dando-lhe graças por tudo. - A Visita ao Santíssimo. Embora Jesus esteja em toda a parte, porque é Deus, está de uma maneira especial no Sacrário. É muito bom que vamos fazer-lhe uma visita todos os dias, ainda que seja curta, para O saudar, falar com Ele e escutar o que nos diz no fundo da nossa alma. Também podemos saudá-l’O com o coração quando vemos uma igreja, pensando que está no Sacrário.

13 Propósitos de vida cristã

14 Um propósito para avançar
Lê todos os dias o Evangelho durante uns minutos, para conhecer melhor a vida e doutrina de Jesus. Faz uma breve visita ao Santíssimo no Sacrário para estares com Cristo, realmente presente.


Carregar ppt "Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google