A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesus é para os cristãos “a mão que Deus estende” a todo o ser humano necessitado de força, apoio, companhia e protecção. Essa é a experiência do crente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesus é para os cristãos “a mão que Deus estende” a todo o ser humano necessitado de força, apoio, companhia e protecção. Essa é a experiência do crente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Jesus é para os cristãos “a mão que Deus estende” a todo o ser humano necessitado de força, apoio, companhia e protecção. Essa é a experiência do crente ao longo da sua vida, enquanto caminha para o Pai. José Antonio Pagola. O caminho aberto por Jesus. Texto; Marcos 1, 29-39. 5 Tempo Comum –B- Comentários e apresentação: M.Asun Gutiérrez.. Música: Dvorak. Serenata para corda.

3 Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A actuação de Jesus não se limita ao âmbito religioso. Estende-se ao espaço privado e profano. Sai da sinagoga para realizar a sua missão que abarca o ser humano em todas as suas dimensões. A casa, a comunidade doméstica, é um lugar privilegiado para receber e viver a mensagem de Jesus. Cafarnaúm Casa de Pedro

4 A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. É a primeira cura de Jesus. Aproxima-Se, pega a mão da doente, gestos próprios do seu estilo corajoso, entranhável e humano. Tocar uma mulher e doente supunha ir contra a Lei e tornar-se impuro. Aproximar-se e pegar a mão é sempre uma boa terapia. Pelo contacto e encontro com Jesus, as pessoas descobrem que podem levantar- se e caminhar. É um síntese maravilhosa do que é o contacto com Jesus. A sua mão devolve a vida, cura todas as febres: inveja, prepotência, rotina, egoísmo, falta solidariedade… A sua mão liberta de todas as ataduras que impedem viver com liberdade e amor. No meu trajecto pessoal o que é que me dizem as mãos de Jesus? A resposta da nova discípula ao dom recebido é o serviço. O serviço alegre e desinteressado é um dos traços que caracterizam os seguidores de Jesus. Servir os outros é um sinal de cura.

5 Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus ama, cura e perdoa a todos incondicionalmente; com esta convicção Jesus aproxima-Se das pessoas e as pessoas de Jesus. Sabemos curar? Distinguimo-nos pelo nosso bom coração? Passamos ao largo sem ver ou sem querer ver o sofrimento das pessoas? Necessitamos ser curados, individual e socialmente. E ser curadores dos outros. Como Jesus.

6 Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. Jesus “desdemoniza” o ser humano, liberta a pessoa de culpas e medos, assegura que o ser humano só está submetido ao poder da ternura de Deus. Jesus humaniza, acolhe, consola, devuove a dignidade e a alegria, liberta e cura. Os “demónios” sabem quem Ele é. O essencial não é conhecê-l’O teoricamente, mas segui-l’O.

7 De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe – Todos Te procuram. Jesus opta pela solidão para orar. Necessita do retiro e da oração para experimentar o amor de Deus e orientar a vida de acordo com o seu projecto. Todas as suas actividades têm a sua raíz e fonte na sua experiência de Deus como Pai amoroso e compassivo para todos os seres humanos. A relação e o diálogo com o Pai é fundamental são contínuos na vida de Jesus. Também o é na minha vida?

8 Ele respondeu-lhes: – Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim. Jesus não se “ instala ”, satisfeito com o êxito obtido. Continua o seu caminho, continua a sua missão de ensinar, curar, libertar.... Revela o carácter aberto e universal do seu programa. Convida-nos a ir com Ele. A que as nossas mãos sirvam e ajudem, a que o nosso coração seja compassivo e a nossa voz anuncie vida, alegria, libertação, esperança, paz... a todos. É para isso que estamos na vida.

9 E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios. A actividade e atitude de Jesus, as suas palavras, a relação que tem com as pessoas, a sua preocupação por quem sofre, o seu anúncio da Boa Notícia, a sua proximidade coo Deus, não são algo do passado. É o que define o estilo de vida de quem O segue. Deixa-nos a tarefa de entrar na história das pessoas para conseguir que tenham vida plena, para as libertar de todos os demónios e jugos que oprimem e escravizam. Como Ele faz.

10 Deus, Pai/Mãe, faz-nos participantes da oração de Jesus. Ensina-nos a orar como Ele próprio orou: em espírito e em verdade. Dá-nos espírito de oração. Só Tu podes guardar o nosso coração em Ti. Só Tu podes conceder-nos que, através do dia a dia, te encontremos a Ti, que és o único necessário. O único em quem o nosso coração pode descansar. Venha o teu Espírito em nossa ajuda, e, como nós não sabemos o que devemos pedir, interceda Ele por nós com gemidos inefáveis Karl Rahner Deus, Pai/Mãe, faz-nos participantes da oração de Jesus. Ensina-nos a orar como Ele próprio orou: em espírito e em verdade. Dá-nos espírito de oração. Só Tu podes guardar o nosso coração em Ti. Só Tu podes conceder-nos que, através do dia a dia, te encontremos a Ti, que és o único necessário. O único em quem o nosso coração pode descansar. Venha o teu Espírito em nossa ajuda, e, como nós não sabemos o que devemos pedir, interceda Ele por nós com gemidos inefáveis. Karl Rahner


Carregar ppt "Jesus é para os cristãos “a mão que Deus estende” a todo o ser humano necessitado de força, apoio, companhia e protecção. Essa é a experiência do crente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google