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Software e Serviços de TI:

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Apresentação em tema: "Software e Serviços de TI:"— Transcrição da apresentação:

1 Software e Serviços de TI:
Evento Sebrae-SP Software e Serviços de TI: Considerações de Mercado São Paulo Hotel Travel Inn 18, Janeiro Apoio: Elaboração técnica:

2 Software e Serviços de TI
Índice Ano II Software e Serviços de TI Introdução: Sobre a SOFTEX e a SUCESU Parte 1 - Classificação das atividades de software e de serviços de TI Parte 2 - Posicionamento de empresas no mercado de software e serviços de TI Parte 3 - A IBSS e atividades de software e serviços de TI realizadas na NIBSS (Não-IBSS). Parte 4 - A Indústria de Software e Serviços de TI em nível mundial e o Brasil no contexto global Observatório SOFTEX

3 Introdução

4 Software e Serviços de TI
Missão SOFTEX Ano II Software e Serviços de TI “Ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil” Observatório SOFTEX

5 Software e Serviços de TI
Agentes SOFTEX Ano II AEPOLO – Caxias do Sul – RS APETI – São José do Rio Preto – SP Núcleo SOFTEX Campinas – Campinas – SP CEI – Porto Alegre – RS C.E.S.A.R / Recife BEAT – Recife – PE PaqTcPB – Campina Grande – PB CITS – Curitiba – PR FUMSOFT – Belo Horizonte – MG GENE Blumenal – Blumenau – SC PARQTEC – São Carlos – SP ITIC – Fortaleza – CE ITS – São Paulo – SP Núcleo SOFTEX Salvador – Salvador – BA RIOSOFT – Rio de Janeiro – RJ SOFTEX RECIFE – Recife – PE SOFTPOLIS – Florianópolis – SC SOFTSUL – Porto Alegre – RS SOFTVILLE – Joinville – SC TECSOFT – Brasília – DF TECVITORIA – Vitória - ES Software e Serviços de TI Rio de Janeiro Campinas Curitiba Joinville São Paulo Fortaleza Campina Grande Recife Brasília Salvador Vitória Belo Horizonte São Carlos Blumenau Florianópolis Porto Alegre Caxias do Sul S. J. Rio Preto Observatório SOFTEX

6 Software e Serviços de TI
Observatório SOFTEX Demanda do setor aliada à prioridade dada ao software na PITCE (Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior) e mais recentemente na PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo) por informações precisas e consistentes sobre a indústria brasileira de software e serviços TI. Ano II Software e Serviços de TI MDIC, SEPIN/MCT, BNDES, IBGE, FINEP, SOFTEX, ABES, ASSESPRO e UFRJ: GT para discutir e propor a construção de um Sistema de Informação sobre Software e Serviços de TI. SOFTEX escolhida como ideal para realizar projeto. Observatório SOFTEX 2007 Projeto iniciado com recursos MCT/SEPIN

7 Objetivo do Observatório SOFTEX
Ano II Software e Serviços de TI Conceber e implantar um sistema de informação sobre o setor de software e serviços de TI, eliminando gargalo estrutural de dados e informações. Transformar-se na principal fonte de referência para: Tomada de decisões de políticas públicas Tomada de decisões empresariais Mídia nacional e internacional Pesquisas acadêmicas Fortalecer a imagem de software e serviços brasileiros,divulgando informações e dados da IBSS Observatório SOFTEX

8 Software e Serviços de TI
Sobre a SUCESU Quem Somos? Ano II Fundada em janeiro de 1967 por um grupo de usuários para debater e buscar soluções em informática e comunicação, como uma instituição sem fins lucrativos ( Primeira entidade a congregar os interessados e iniciados em um assunto que começava a tomar corpo: a informática. Durante anos a única interlocutora representativa a discutir um assunto emergente, polêmico e desconhecido que exercia o fascínio do novo, sendo para muitas empresas símbolo de status e para o Brasil um meio de crescer e modernizar. Incentivou o nascimento de cursos em universidades, a adoção da computação pelos governos e empresas e a evolução das tecnologias da informação e da comunicação de maneira geral. Grandes nomes – pessoas físicas e jurídicas, líderes, empresários, políticos, governantes, entidades, professores, empresas – ajudaram e ajudam construir nossa história. Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

9 Software e Serviços de TI
Sobre a SUCESU Visão e Missão Ano II Software e Serviços de TI VISÃO Ser referência em capacitação, atualização e representação dos usuários de informática e telecomunicações. MISSÃO Discutir, disseminar e incentivar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e suas aplicações nas mais variadas áreas. Observatório SOFTEX

10 Parte 1 Classificação das atividades de software e serviços de TI
Classificação das atividades de software e serviços de TI: modelos de negócios; tipos de software e de serviços de TI; etapas do ciclo de vida de produto e serviços; atividades de alto e de baixo valor. Parte 1 Classificação das atividades de software e serviços de TI

11 A IBSS é composta por um conjunto heterogêneo de atividades
Ano II Software e Serviços de TI Diferentes Segmentos: requisitos de qualificação da mão-de-obra Intensidades tecnológicas dinâmicas concorrenciais Observatório SOFTEX

12 Software e Serviços de TI
Modelos de Negócios Ano II Software e Serviços de TI Software sob encomenda Produto (pacote) Embarcado Observatório SOFTEX Produto (customizado) Outros serviços de alto valor Serviços de baixo valor Software produto: disponibiliza um conjunto amplo de funcionalidades aplicáveis a um espectro de atividades bastante variado. Tais funcionalidades, por serem padronizadas e capazes de prover soluções aos mais diversos tipos de atividades são classificadas como horizontais. Exemplo: Office Microsoft. Mas existem, também, as soluções mais específicas, que atendem a necessidades específicas do cliente (nichos de mercado ou verticais). Software customizado: constituído por um conjunto central de funcionalidades que oferecem soluções com um grau de padronização próximo àquele observado no software pacote. Diferença: no processo de desenvolvimento, o software customizável contempla (em maior grau que o software pacote) a possibilidade de incorporação de funcionalidades adicionais de acordo com a exigência dos demandantes. Além disso, o próprio núcleo do software pode sofrer algumas pequenas alterações com o intuito de se adequar melhor às soluções demandadas pelo mercado e às transformações tecnológicas. Exemplo: software de gestão empresarial, CRM (Customer Relationship Management, etc). Software sob encomenda: desenvolvimento de um conjunto amplo de funcionalidades com vista ao fornecimento de uma solução completa. Outros serviços de alto valor: consultoria em TI, desenvolvimento de partes do software (fábricas de software) Serviços de baixo valor: processamento de dados, manutenção e reparação de equipamentos de informática, suporte técnico (help desk).

13 Particularidades do software
Ao contrário dos bens físicos, não se desgasta. No entanto, tende a se tornar obsoleto com rapidez. Qualidade das cópias tende à perfeição. Custo de produção tende a ser elevado. O de reprodução baixo. Funcionamento associado a uma série de produtos complementares: processador, impressoras, etc. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

14 Particularidades do software
Analogia com produtos manufaturados não é a mais adequada. Melhor comparação é com projetos de design. Falhas são resultado do desenho da primeira e, muitas vezes, única cópia. Intangível. Dificuldades de capturar, por exemplo, o valor com exportações de software. Pervasivo. Cria impacto muito positivo nas cadeias de outros setores econômicos, levando a aumento da produtividade e competitividade. Incluído em um número cada vez maior de equipamentos, confundindo-se com eles (convergência tecnológica). Padrões diferenciados por segmento. A atividade de software apresenta um grande conjunto de segmentos com características bastante diferenciadas e com dinâmicas de mercado e tecnológica distintas. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

15 Software produto

16 Classificação do software produto
Ano II Software e Serviços de TI Infra-estrutura: Sistemas operacionais Segurança Gerenciador de redes Servidores Ferramentas: De desenvolvimento De Internet BI Gestão de desenvolvimento Aplicativos: Horizontais: ERP, CRM, SCM, RH, Planilhas eletrônicas, processadores de texto Verticais: Saúde, Educação, Entretenimento, Automação Comercial, Manufatura Observatório SOFTEX

17 Sw produto: distribuição por categoria
Software de infra-estrutura/ e ferramentas/middleware: hegemonia das multinacionais de capital estrageiro Aplicativos: participação maior das empresas de capital nacional Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: Elaboração do Observatório SOFTEX, a partir JP Martinez. Tecnologia da Informação – Software. Série Estudos, ano 2007.

18 Sw produto: multinacionais x nacionais
Mercado brasileiro Ano II Software e Serviços de TI Empresas multinacionais de capital estrangeiro: Cerca de 70% das vendas de software produto. Forte concentração da receita em algumas poucas empresas: as 10 mais concentram 70% do total da receita obtida pelas multis. Empresas de capital nacional: Responsáveis por fatia menor do mercado brasileiro de software produto. Concentração da receita nas 10 mais: 50% do total. O software aplicativo é responsável por 90% das vendas. Observatório SOFTEX

19 Sw produto: traduzindo em números...
Ano 2007 Ano II Aplicativos Software e Serviços de TI Infraestrutura e Ferramentas Total R$ 22,9 bi Multinacionais R$ 16,0 bi Nacionais R$ 6,9 bi 11,0 bi 11,9 bi 4,8 bi 11,2 bi 6,2 bi 0,7 bi Observatório SOFTEX Fonte: Elaboração do Observatório SOFTEX, a partir JP Martinez. Tecnologia da Informação – Software. Série Estudos, ano 2007.

20 Sw produto: posicionamento empresas
Categoria: aplicativos Ano II Empresas nacionais: ERPs pequenas e médias empresas Software vertical em mercados de menor escala: soluções simples. Software vertical que exige um grande conhecimento da legislação/normas/cultura brasileira Software e Serviços de TI Empresas multinacionais: ERPs – grandes empresas Software horizontal para mercados de grande escala: planilhas eletrônicas, processadores de texto, etc. Software vertical, em mercados de grande escala, para empresas de grande porte Observatório SOFTEX Briga atualmente diz respeito às plataformas tecnológicas para aplicativos horizontais, com maior propensão de clientes, e/ou algumas verticais, em que é forte a vocação para o software e o grau de informatização das empresas do setor. Mercados menores podem não permitir ganhos de escala e/ou não permitem, ainda, a chegada das soluções informatizadas para todos os elos da cadeia. Buscar alternativas que permitam um dado crescimento.

21 Classificação dos serviços de TI
Ano II Software e Serviços de TI Desenvolvimento do software sob encomenda Outros serviços de TI de alto valor Outros serviços de TI de baixo valor Observatório SOFTEX Desenvolvimento sob encomenda: desenvolvimento de aplicações a pedido do cliente

22 Serviços de baixo valor
Sw sob encomenda e serv. alto valor Ano II Serviços de alto valor Software e Serviços de TI Sw sob encomenda inclui todas as fases do ciclo de desenvolvimento de um software Definição objetivos Análise necessidades e viabilidade Concepção geral Concepção detalhada Codificação Testes unitários Testes de integração Qualificação Documentação Manutenção Observatório SOFTEX Serviços de baixo valor Geralmente, o ciclo de vida do software compreende, no mínimo, as actividades seguintes: Definição dos objectivos, consistindo em definir a finalidade do projecto e a sua inscrição numa estratégia global. Análise das necessidades e viabilidade, quer dizer a expressão, a recolha e a formalização das necessidades do requerente (o cliente) e do conjunto dos constrangimentos. Concepção geral. Trata-se da elaboração das especificações da arquitectura geral do software. Concepção detalhada, que consiste em definir precisamente cada subconjunto do software. Codificação (Aplicação ou programação), quer dizer a tradução numa linguagem de programação das funcionalidades definidas aquando das fases de concepção. Testes unitário, que permitem verificar individualmente que cada subconjunto do "software" é aplicado em conformidade com as especificações. Integração, cujo objectivo é assegurar a intercomunicação dos diferentes elementos (módulos) do software. É objecto de testes de integração consignados num documento. Qualificação (ou receita), isto é, a verificação da conformidade do software às especificações iniciais. Documentação, destinada a produzir as informações necessárias para a utilização do software e para desenvolvimentos ulteriores. Produção, Manutenção, compreendendo todas as acções correctivas (manutenção correctiva) e evolutivas (manutenção evolutiva) no software.

23 Serviços de TI de alto valor
Ano II Software e Serviços de TI Consultoria em TI Auditoria em sistemas de informação Observatório SOFTEX Serviços profissionais: Consultoria em TI: serviços de consultoria pura. Sua essência é a completa independência de fornecedores de tecnologia. Treinamento. Suporte e manutenção de hardware e software. Integração de sistemas: inclui todos os projetos onde mais de um serviço puro são incorporados. ITO: Terceirização da área de sistemas: redes, servidores, sistemas de armazenamento, computadores pessoais, etc. BPO: Terceirização de processos de negócios (área de RH, por ex.), incluindo a infra-estrutura de tecnologia para suportá-los. Integração de sistemas

24 Serviços de baixo valor
Sw sob encomenda e serv. baixo valor Ano II Sw sob encomenda inclui todas as fases do ciclo de desenvolvimento de um software Definição objetivos Análise necessidades e viabilidade Concepção geral Concepção detalhada Codificação Testes unitários Testes de integração Qualificação Documentação Manutenção Serviços de alto valor Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Serviços de baixo valor Geralmente, o ciclo de vida do software compreende, no mínimo, as actividades seguintes: Definição dos objectivos, consistindo em definir a finalidade do projecto e a sua inscrição numa estratégia global. Análise das necessidades e viabilidade, quer dizer a expressão, a recolha e a formalização das necessidades do requerente (o cliente) e do conjunto dos constrangimentos. Concepção geral. Trata-se da elaboração das especificações da arquitectura geral do software. Concepção detalhada, que consiste em definir precisamente cada subconjunto do software. Codificação (Aplicação ou programação), quer dizer a tradução numa linguagem de programação das funcionalidades definidas aquando das fases de concepção. Testes unitário, que permitem verificar individualmente que cada subconjunto do "software" é aplicado em conformidade com as especificações. Integração, cujo objectivo é assegurar a intercomunicação dos diferentes elementos (módulos) do software. É objecto de testes de integração consignados num documento. Qualificação (ou receita), isto é, a verificação da conformidade do software às especificações iniciais. Documentação, destinada a produzir as informações necessárias para a utilização do software e para desenvolvimentos ulteriores. Produção, Manutenção, compreendendo todas as acções correctivas (manutenção correctiva) e evolutivas (manutenção evolutiva) no software.

25 Serviços de software de baixo valor
Cadeia produtiva é distribuída por empresas especializadas em “elos” do processo Ano II Software e Serviços de TI Localização Observatório SOFTEX Fábricas de software Suporte (help desk) Testes de software

26 Serviços de TI de baixo valor
Ano II Software e Serviços de TI Contact centers Observatório SOFTEX Processamento de dados Manutenção de computadores e periféricos

27 Posicionamento de empresas no mercado de software e serviços de TI: barreiras à entrada , estratégias de distribuição, comercialização e precificação, fatores determinantes de sucesso, considerando os diferentes tipos de produto e serviços e modelos de negócios. Parte 2. Posicionamento de empresas no mercado de software e serviços de TI

28 Sw produto: padrões de concorrência
ESPECIFICAÇÃO CARACTERÍSTICAS Custo inicial Em geral elevado. Apropriado pela empresa visando a ganhos futuros de escala Relacionamento com cliente Se possível, um para muitos Aspectos tecnológicos Plataformas tecnológicas Modularização Inovação Novas versões e inclusão de novos módulos Estrutura de mercado Alta concentração nas empresas líderes, com reforço da sua hegemonia. Barreira à entrada Elevada. Regionalização Altamente globalizada. Indicador principal Participação de mercado (base instalada), levando a fusões, aquisições, joint ventures Relevância do “tempo de entrada” Vantagens do “first mover” Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fatores determinantes de sucesso: Busca de segmentos ainda não dominados pelas grandes concorrentes e que permitam algum ganho de escala. Ampliação constante da base de clientes: fusões, aquisições, joint ventures. Desenvolvimento de parcerias para representação e/ou distribuição. Internacionalização. Inclusão de novos módulos e melhoria dos módulos existentes. Patente/propriedade intelectual/marca. Olho na inovação: papel importante de acompanhar as empresas líderes: trazer para o produto o que há de inovação. Dificuldade: talvez o cliente não esteja preparado para a solução complexa que se pretende dar.... Investimento deve considerar a situação mais abrangente possível, no entanto, dependendo do que ocorre, o custo pode ser alto para o tipo de clientes, que precisa de muito menos: modularização atende, parcialmente, esta necessidade.... Exemplo agronegócios: soluções simples, pensando no homem do campo. Importância da rede de atendimento. Importância da internacionalização: buscar novos mercados.

29 Alto custo inicial. Produção incremental barata.
Sw produto: loops de retorno positivo Alto custo inicial. Produção incremental barata. Busca de ganhos de escala para se manter competitivo e reduzir custos Maior aprendizado Eficiência produtiva e desenvolvimento de tecnologias complementares/ aperfeiçoadas Externalidades de rede: percepção do valor do bem/tecnologia aumenta à medida que aumenta número de usuários Mecanismos de barreira à entrada Plataformas tecnológicas: Fonte de assimetrias competitivas Retornos crescentes: + usuários, + aprendizagem, + aperfeiçoamento + atrativo para adoção futura Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Positive feedback loops: quanto mais pessoas adotam uma dada tecnologia, maiores são os seus aperfeiçoamentos e maiores são os atrativos para a sua adoção futura. Os positive feedback loops influenciam diretamente na concorrência entre plataformas tecnológicas, fazendo com que uma das principais estratégias positivas na indústria de software, mais do que desenvolver produtos tecnologicamente superiores seja orientar ações da empresa na busca de fomento à criação de feedback loops. Plataformas tecnológicas: resultado do movimento. Os positive feedback loops influenciam diretamente na concorrência entre plataformas tecnológicas. Plataformas tecnológicas: fonte importante de assimetrias competitivas: agentes líderes de plataformas estabelecem as balizas que condicionam e coordenam o desenvolvimento tecnológico e o esforço inovativo dos demais agentes. Apropriação privada das externalidades de redes que caracterizam estas plataformas. Plataformas tecnológicas: assimetrias entre os agentes Fonte: A partir Diegues Jr. Atividades de software no Brasil: dinâmica concorrencial, política industrial e desenvolvimento. Tese de doutorado, UNICAMP, ano 2010

30 Engenharia de software
Etapas desenvolvimento do software + - Ano II Software e Serviços de TI Análise Engenharia de software Design do software Potencial inovativo Codificação Observatório SOFTEX Programação Teste Geralmente, o ciclo de vida do software compreende, no mínimo, as actividades seguintes: Definição dos objectivos, consistindo em definir a finalidade do projecto e a sua inscrição numa estratégia global. Análise das necessidades e viabilidade, quer dizer a expressão, a recolha e a formalização das necessidades do requerente (o cliente) e do conjunto dos constrangimentos. Concepção geral. Trata-se da elaboração das especificações da arquitectura geral do software. Concepção detalhada, que consiste em definir precisamente cada subconjunto do software. Codificação (Aplicação ou programação), quer dizer a tradução numa linguagem de programação das funcionalidades definidas aquando das fases de concepção. Testes unitário, que permitem verificar individualmente que cada subconjunto do "software" é aplicado em conformidade com as especificações. Integração, cujo objectivo é assegurar a intercomunicação dos diferentes elementos (módulos) do software. É objecto de testes de integração consignados num documento. Qualificação (ou receita), isto é, a verificação da conformidade do software às especificações iniciais. Documentação, destinada a produzir as informações necessárias para a utilização do software e para desenvolvimentos ulteriores. Produção, Manutenção, compreendendo todas as acções correctivas (manutenção correctiva) e evolutivas (manutenção evolutiva) no software. Entrega e instalação Fonte: Diegues Jr. (2010), apud. Pressman (2002) e Heeks (1998).

31 Questões estratégicas para empresa que quer ser líder
Ano II Software e Serviços de TI 1 ESCOPO DA FIRMA: que produtos a empresa deve desenvolver internamente e quais devem ser atribuídos aos parceiros? TECNOLOGIA DE PRODUTOS: especificações do software delimitam o poder do líder da plataforma. 2 RELACIONAMENTO COM PARCEIROS: relações com desenvolvedores de módulos complementares. Outras estratégias: fusões e aquisições, fundos de venture capital, visando a fechar o mercado e buscar rapidamente novas tecnologias. 3 Observatório SOFTEX O que a empresa líder precisa fazer? Determinantes de sucesso. ORGANIZAÇÃO INTERNA: desenvolvimento de políticas/procedimentos que permitam o aprendizado inovativo interno. Subordinação de grupos de trabalho com responsabilidades tecnológicas potencialmente conflitantes a comandos diferentes. 4 Fonte: Diegues Jr. Atividades de software no Brasil: dinâmica concorrencial, política industrial e desenvolvimento. Tese de doutorado, UNICAMP, ano 2010

32 Sw produto pacote: características
Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas Barreiras à entrada Estrutura de mercado Ganhos de escala, criando assimetrias competitivas. Capacitações nas etapas de eng. de software Capacidade de apropriar os benefícios originários das externalidades de rede: ocupar lugar de destaque – ser o líder Capacitações core concentradas nos líderes de plataforma e segmentadas entre os produtores de complementos Ritmo intenso de transformações tecnológicas Domínio de soluções altamente complexas Nas empresas líderes: Elevadas, em virtude da importância estratégica das etapas de engenharia de software Elevadas em virtude do montante financeiro envolvido no desenvolvimento Nas atividades complementares: baixa Concentrada nas atividades core e segmentada nas atividades complementares Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: a partir Diegues, A. (2010).

33 Plataforma tecnológica
Empresas- satélite A estratégia de gravitar em torno de uma empresa líder minimiza os riscos do negócio. Fornece acesso a informações privilegiadas e permite uso de marca forte, reconhecida no mercado. Ecossistema da empresa líder = empresas de hardware, software e serviços Ano II Software e Serviços de TI Plataforma tecnológica E1 E2 E3 E4 E5 En Observatório SOFTEX Fatores determinantes de sucesso: Escolha da empresa líder parceira. Estabelecimento de parceria com a empresa líder. Desenvolvimento de produtos/serviços complementares ao da empresa líder, voltados, por exemplo, para o segmento vertical. Estratégia é tentar mercados em que as empresas líderes ainda não atuam. Neste sentido, são mercados com poder pequeno de escala. Ameaças: Barreiras à entrada relativamente baixas. Ganhos menores de escala. Estrutura segmentada de mercado. Descontinuidade da Plataforma Tecnológica

34 Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas
Sw customizável: características Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas Barreiras à entrada Estrutura de mercado Aprofundamento contínuo do conhecimento sobre as necessidades dos demandantes. Estabelecimento de rotinas de interação e aprendizado contínuos. Reduzido time to market. Constante atualização tecnológica. Reuso de componentes – ganhos de escala Grandes capacitações em engenharia de software: concentradas nas empresas líderes. Elevadas nas atividades core e (menos) nas atividades complementares. Concentrada nas atividades core e nas atividades de complemento, em virtude da externalidades de rede. Força centrípeta > centrífuga. Exceção: qdo. há grau elevado de customização, reduzindo ganhos de escala e externalidades. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Outra exceção: atendimento a mercados menos importantes, como, por exemplo, de empresas de menor porte ou em que ainda os elos da cadeia são incertos... Fonte: a partir Diegues, A. (2010).

35 Software e Serviços de TI
Exemplos estratégia Ano II Software e Serviços de TI 1. Empresa que desenvolve plataforma própria (candidata à líder – exige musculatura!); 2 Empresa especializada na implantação de sistemas de uma empresa líder (estratégia associada/dependente); 3. Representação/revenda de produtos estrangeiros (estratégia dependente passiva) Observatório SOFTEX Exemplos: Cetil Sistemas – software para a área de gestão pública, atendendo pequenos municípios. Uma linha grande de produtos. No mercado há 41 anos. A empresa é Microsoft Gold Certified; Oracle Partner e IBM Partner. Em março de 1969, empresários do setor têxtil catarinense criaram em Blumenau a Cetil - Centro Eletrônico da Indústria Têxtil, para prestar serviços de processamento de dados para as companhias associadas. Foi a primeira empresa de informática de Santa Catarina. Em seguida, passou também a prestar serviços desta natureza para empresas de todo o país, notadamente no mercado financeiro.

36 Software sob encomenda e outros serviços em software

37 Sw serviço: padrões de concorrência
CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAÇÃO Custos marginais Quase constantes Estrutura de mercado Altamente fragmentada Regionalização Principalmente regional, tendência à globalização Relacionamento com cliente Um a um (interação forte com o cliente) Domínio das tecnologias Reutilização de componentes (aproveitamento da equipe). Processo de desenvolvimento. Indicador principal 1. Taxa de utilização da capacidade Determinante da competitividade Custo da mão-de-obra Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Incluir discussão sobre as diferenças entre serviços de alto valor agregado e de baixo valor agregado. Importância da reutilização de componentes x software produto que é a criação de novos módulos... Propriedade intelectual: é do cliente. O interesse, neste caso, é aproveitar o que for possível e não criar um novo módulo. Grande interação com o cliente: fazer o que o cliente quer, o cliente precisa. O desafio é superar esse nível, ir adiante. O software depende do interesse do cliente e, por este motivo, pode chegar a ser muito simples e/ou muito complexo. Há um espaço maior para empresas de diferentes portes: as barreiras à entrada são inferiores.

38 Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas
Serv de alto valor: características Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas Barreiras à entrada Estrutura de mercado Forte interação entre cliente e demandante. Reputação junto ao cliente. Possibilidade relativamente limitada de auferir ganhos de escala com reuso de componentes. Externalidades de rede relativamente baixas.. Grandes capacitações em engenharia de software. Elevadas em virtude das capacitações complexas e da importância da Reputação. Forças centrípetas (benefícios de escala auferidos pelas empresas com maior reputação/clientes e necessidade de capacitações complexas) e Centrífugas (impossibilidade de desenvolvimento de soluções altamente padronizadas, aptas a atender demandas dos diversos segmentos do mercado). Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: a partir Diegues, A. (2010).

39 Requisitos determinados pelo demandante
Serviços de alto valor: características Requisitos determinados pelo demandante Conjunto amplo de soluções qualitativamente distintas, limitam ganhos de escala Limitações reuso de componentes, dificultam as externalidades de rede Quanto > o número de clientes, > ganhos de conhecimento e reuso Metodologias para melhoria no processo de desenvolvimento Inovação fortemente relacionada com o demandante Forte interação com o cliente Coexistência de forças centrípetas e centrífugas. Coexistência de agentes locais e globais. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: A partir Diegues Jr. Atividades de software no Brasil: dinâmica concorrencial, política industrial e desenvolvimento. Tese de doutorado, UNICAMP, ano 2010

40 Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas
Serv de baixo valor: características Ano II Software e Serviços de TI Determinantes competitividade Capacitações tecnológicas Barreiras à entrada Estrutura de mercado Custo da mão-de-obra é determinante. Possibilidade relativamente limitada de auferir ganhos de escala com reuso de componentes. Externalidades de rede relativamente baixas. Mais reduzidas: atividades são mais usuárias de tecnologia. Mais reduzidas em função da menor importância da escala, externalidades de rede e intensidade tecnológica. Predomínio das forças centrífugas com estruturas de mercado menos concentradas (menor poder monopolista – menores margens) Observatório SOFTEX Fonte: a partir Diegues, A. (2010).

41 Serviços de baixo valor: características
Inexistência de plataformas dominantes Inexistência de externalidades de rede Baixo potencial inovativo: caráter simples das soluções tecnológicas adotadas Baixo ritmo das transformações tecnológicas Possibilidade de prestação de serviços remotamente. Baixas barreiras à entrada e custos de saída Ano II Software e Serviços de TI Custo relativamente baixo da mão de obra Atividades envolvem poucos conhecimentos tácitos Observatório SOFTEX Determinantes da competitividade: custo da mão de obra e proximidade com o cliente Fonte: A partir Diegues Jr. Atividades de software no Brasil: dinâmica concorrencial, política industrial e desenvolvimento. Tese de doutorado, UNICAMP, ano 2010

42 Parte 3. IBSS e as atividades de TI fora da IBSS
A Indústria Mundial e a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS). Definição de abrangência. Detalhamento das atividades que compõem a indústria. Dados sobre a indústria em nível global e nacional. A IBSS na região metropolitana de São Paulo.

43 A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS): Definição de escopo

44 Software e Serviços de TI
Ponto de Partida Ano II Software e Serviços de TI Capacitação Qualidade OFERTA Empresas de software e serviços de TI DEMANDA Usuários Observatório SOFTEX P&D&I Produtividade Fomento Regulação Imagem Fatores macroeconômicos / Projeto nacional

45 Software e Serviços de TI
CNAE 1.0 Ano II Software e Serviços de TI SEÇÃO: A a Q Seção K: Atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas DIVISÃO: 01 a 99 Divisão 72: Atividades de Informática e serviços relacionados Observatório SOFTEX GRUPO Grupos: 72.1, 72.2, 72.3, 72.4, 72.5 e 72.9 CLASSE Classes: 7210, 7221, 7229, 7230, 7240, 7250,7290

46 Atividades da IBSS – CNAE 1.0
COHW Consultoria em hardware PROD Desenvolvimento e edição de software pronto para uso ENCO Desenvolvimento de software sob encomenda e outras consultorias em software PROC Processamento de dados BD Atividades de BD e distribuição on-line de conteúdo eletrônico MANU Manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática OUTR Outras atividades de informática Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

47 Software e Serviços de TI
Definição de âmbito Ano II Software e Serviços de TI PROFSSs Observatório SOFTEX

48 CBO: Famílias ocupacionais
Ano II PROFSSs Diretor de serviços de informática Gerentes de tecnologia da informação Engenheiros em computação Analistas de sistemas computacionais Administradores de redes, sistemas e banco de dados Técnicos desenvolvimento de sistemas e aplicações Técnicos operação e monitoração de computadores Operadores de rede de teleprocessamento e afins Operadores de equipamentos entrada e transmissão de dados Técnicos em telecomunicações Software e Serviços de TI NG NS Observatório SOFTEX NT

49 Dados da IBSS

50 IBSS: Empresas, receita e pessoal
Número empresas Receita líquida (R$)* Pessoas ocupadas 46,9 mil 51,3 mil 52,9 mil 57,5 mil 66,8 mil Pessoas assalariadas 23,9 bi 30,9 bi 33,9 bi 38,4 bi 41,0 bi 251 mil 297 mil 336 mil 376 mil 411 mil 9,3% a.a. 9,6% a.a. 13,1% a.a. 15,3% a.a. 172 mil 198 mil 247 mil 282 mil 302 mil *Crescimento real. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, anos diversos.

51 IBSS: indicadores de desempenho
Ano II Software e Serviços de TI Margem líquida 20,2% 19,9% 18,7% 18,5% 16,6% VA/PO* (R$ mil) 80,2 73,6 72,0 71,5 70,3 Observatório SOFTEX Receita líquida* (R$ bi) 41,0 38,4 VA cresce menos que receita líquida. VA/PO = medida de produtividade: cai ao longo do período. 33,9 30,9 23,9 29,4 26,4 VA* (R$ bi) 24,2 21,9 20,2 *Valores deflacionados, ano-base 2007

52 IBSS: % empresas por porte (PO)
Ano 2007 – 66,8 mil empresas Ano II Software e Serviços de TI 100 ou mais PO 10 20 30 40 50 60 Até 4 PO sem assalariado Até 4 PO, com pelo menos um De 5 a 9 PO De 10 a 49 PO De 50 a 99 PO 100 ou mais PO 52,8% 31,4% 8,8% 6,0% 0,5% % Até 4 PO com pelo menos 1 assalariado De 5 a 9 PO De 10 a 19 PO De 50 a 99 PO 100 ou + PO A IBSS é constituída por empresas de muito pequeno porte. Observatório SOFTEX Até 4 PO sem assalariados Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, 2007.

53 IBSS: distribuição pessoas ocupadas
Ano 2007 – 411 mil PO Ano II Software e Serviços de TI Sócios: em empresas com até 9 PO. Assalariados: em empresas com 100 ou mais PO. 44,0% 31,9% 18,2% Observatório SOFTEX 5,9% Até 9 PO De 10 a 49 PO De 50 a 99 PO 100+ PO Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, 2007.

54 IBSS: distribuição regional das sedes
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste 1% 5% 69% 6% 19% Ano 2007 66,8 mil empresas A IBSS é concentrada nas regiões Sudeste e Sul. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, 2007.

55 IBSS: distribuição da receita por região
Ano 2007 R$ 41,0 bilhões Norte: 0,4% Nordeste: 2,5% Centro-Oeste: 10,0% Sudeste: 77,9% Sul: 9,1% Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX A concentração da receita líquida da IBSS na Região Sudeste é maior que a concentração do número de empresas na Região. Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, 2007.

56 IBSS: distribuição da receita por porte
Ano 2007 R$ 41,0 bilhões Ano II Software e Serviços de TI A receita líquida da IBSS concentra-se, sobretudo, em empresas de grande porte. 60,1% Observatório SOFTEX 18,0% 14,6% 7,3% Até 9 PO De 10 a 49 PO De 50 a 99 PO 100+ PO Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, 2007.

57 IBSS: empresas e receita
Ano 2007 Ano II Software e Serviços de TI ENCO – 40,4% COHW – 13,7% PROC – 19,9% MANU – 12,3% OUTR – 7,3% BD – 0,4% Serviços de TI 94,0% Software 6,0% Empresas: 66,8 mil Observatório SOFTEX Software (PROD) 22,9% Serviços de TI 77,1% ENCO - 32,7% COHW 16,3% PROC 14,6% BD 1,4% MANU 5,9% OUTR 6,1% ENCO – 32,7% COHW – 16,3% PROC – 14,6% MANU – 5,9% OUTR – 6,1% BD – 1,4% Serviços de TI 77,1% Importância das classes PROD e ENCO, no que diz respeito à receita. Importância das classes PROC e MANU no que se refere aos postos de trabalho. Software 22,9% Receita líquida: R$ 41,0 bi

58 IBSS: Receita no mercado externo
Em 2007 – US$ correntes Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Incluir slide sobre a participação da IBSS no mercado externo. Taxa de crescimento real (em R$) período 2004 a 2007: 43,7% a.a. Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir tabelas especiais PAS/IBGE, anos diversos.

59 IBSS:PROFSSs por atividade
Em 2008 – total: 122 mil Ano II Software e Serviços de TI Consultoria em TI Software customizável Software não customizável Software sob encomenda Observatório SOFTEX Tratamento de dados Portais, provedores outros serv. Internet Uma parte significativa dos PROFSSs encontram-se em atividades de suporte técnico e manutenção de serviços de TI. Reparação, manut. computadores Suporte técnico, manutenção e outros serv. TI Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, 2008.

60 Atividades de Software e Serviços de TI Fora da IBSS
Atividades de software e serviços de TI realizadas fora da IBSS (NIBSS). Definição de abrangência. Como mensurar a NIBSS e avaliar a demanda potencial para software e serviços de TI. Dados sobre as atividades de software e serviços realizadas na NIBSS, considerando os vários setores econômicos. Localização de empresas da NIBSS com atividades de software e serviços de TI, em nível nacional e na região metropolitana de São Paulo. Atividades de Software e Serviços de TI Fora da IBSS

61 Atividades de software e serviços de TI fora da IBSS (NIBSS)

62 Software e Serviços de TI
Total de PROFSSs Ano II Software e Serviços de TI IBSS NIBSS 419 mil 2008 458 mil 73% 27% Observatório SOFTEX Sem efeito Rondônia. A participação relativa da IBSS cresce ao longo do período, no entanto, é baixa, ainda, em relação à NIBSS. Cenário em que NIBSS e IBSS vem crescendo. Por um lado, mercado brasileiro vem se informatizando. Por outro, há maiores terceirizações para a IBSS e uma inserção maior da IBSS no mercado externo. Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, anos diversos.

63 NIBSS: crescimento de PROFSSs
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX 2003 2004 2005 2006 2007 2008 PREMISSA: Onde há PROFSSs, ocorrem atividades de software e serviços de informática Taxa de crescimento: 5,6% a.a. Número total de empregados (todos os setores): 5,9% a.a

64 NIBSS: perfil dos PROFSSs
2003 2004 2005 2006 2007 2008 Diretores de serv info 0,3 0,4 Gerentes de TI 2,9 3,3 3,6 3,7 3,9 Engenheiros computação 0,5 0,6 Analistas sistemas 24,7 26,9 28,7 30,5 33,0 33,6 Adm redes, sistemas e BD 1,4 2,1 2,3 2,6 2,8 Técn. desenv aplicações 9,7 9,8 9,3 9,1 8,9 Técn. operação e monitoração de comp 16,4 15,7 16,2 15,1 15,2 Op. redes teleprocessamento 2,4 1,9 1,7 1,6 Op. entrada e transm. dados 28,1 26,6 25,4 23,1 22,0 20,4 Técn. telecomunicações 12,8 12,6 12,5 12,4 TOTAL 100,0 Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Cresce a participação de PROFSSs com maior capacitação, por exemplo, gerentes de TI, engenheiros, analistas de computação, administradores de redes, sistemas e BD. Isso mostra uma intensidade tecnológica maior. Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, anos diversos.

65 NIBSS: composição PROFSSs
Ano II 2003 2008 NG NS NT 70% 59% 37% 27% 3% 4% Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Ao longo dos anos: NT perde participação relativa. Tendência de terceirização para a IBSS de atividades de menor valor agregado. Dados sobre salários na NIBSS.

66 NIBSS: distribuição dos PROFSSs por Por porte de estabelecimento
Ano II Software e Serviços de TI VE 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Até 4 4,3 4,2 4,0 3,9 De 5 a 9 4,7 4,5 4,6 4,4 De 10 a 19 6,0 5,8 5,7 5,9 De 20 a 49 9,7 9,2 9,3 9,4 De 50 a 99 8,5 8,3 8,6 8,8 9,0 De 100 a 249 13,3 13,6 12,9 13,0 De 250 a 499 11,5 11,4 12,0 11,7 11,8 De 500 a 999 13,2 12,7 1.000 ou + 28,7 30,3 30,5 30,7 TOTAL 100,0 Observatório SOFTEX Aumento na participação relativa de PROFSSs nos estabelecimentos de maior porte em detrimento dos estabelecimentos de menor porte. Os PROFSSs crescem, sobretudo, nos estabelecimentos com 100 ou mais vínculos empregatícios. De 0 a 19 VE: 15,0% em 2003 e 13,9% em 2008 De 20 a 99 VE: 18,2%, em 2003 e 18,4%, em 2008 De 100 a ou + VE: 66,7% em 2003 e 67,5%, em 2008 Incluir informações sobre o total de estabelecimentos da NIBSS, por porte, ao longo dos anos: quantos estabelecimentos em cada uma das faixas? VE = Vínculos empregatícios. Ao longo dos anos, participação maior de PROFSSs nas empresas de maior porte.

67 NIBSS: PROFSSs nos estabelecimentos
X empregados nos estabelecimentos - Ano de 2008 1.000 ou+ 500 a 999 250 a 499 100 a 249 50 a 99 20 a 49 10 a 19 5 a 9 Até 4 12,0% 26,9% 8,6% 11,8% 13,0% 9,0% 9,4% 5,7% 4,3% 3,9% 8,8% 10,4% 8,2% 11,6% 9,1% 8,1% 8,5% 30,7% PROFSS: EMPREGADOS: Faixa PO Dados de PROFSSs concentram-se relativamente mais que o total de empregados nos grandes estabelecimentos. Esse é um indício de que as atividades de informática e serviços de TI começam a ser realizadas pelas empresas de maior porte. Número de PROFSSs por total de empregados também é função do porte do estabelecimento. Para pequenas empresas as soluções devem ser simples, ... Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, 2008

68 NIBSS: PROFSSs por setor
Em 2008 – total: 336 mil Serviços às empresas Administração pública Comércio varejista Correio e telecomunicações Educação Intermediação financeira Comércio por atacado Construção Saúde e serviços sociais Atividades associativas Seguros e previdência compl. Edição, impressão e repr. gravações Outras atividades Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Em que setores da economia estão os PROFSSs empregados na NIBSS? Em geral, nos grandes setores da economia. Naqueles setores em que o Brasil se destaca pelo número de pessoas ocupadas e/ou empregadas. Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, 2008

69 Software e Serviços de TI
NIBSS por setor – Total de PROFSSs por tipo de ocupação, 2008 Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Cargos de gerência - NG Cargos técnicos – NS Cargos técnicos - NT Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, 2008.

70 NIBSS: crescimento dos PROFSSs Por setor econômico
Ano II Software e Serviços de TI Tx. crescimento Per a 2008 Total PROFSSs em 2008 Construção 12,5% a.a. 13.269 Comércio por atacado 11,3% a.a. 15.490 Administração pública 3,2% a.a. 42.235 Comércio varejista 5,4% a.a. 39.817 Educação 8,6% a.a. 16.604 Intermediação financeira 0,2% a.a. 16.367 Saúde e serviços sociais 3,0% a.a. 9.568 Observatório SOFTEX Exemplos (voltaremos, mais adiante, a falar sobre isso): Construção: cresceu 12,5%a.a. no período. No entanto, o crescimento maior foi em anos recentes: no período , 23,1% e, em , 19,6%. Comércio por atacado: entre , o resultado foi o pior do período (5,6%). O melhor desempenho foi verificado no período : 21,5%. Serviços prestados às empresas: a verificar dados Administração pública: importante em (10,1%). A partir daí, o crescimento de PROFSSs no setor manteve-se praticamente inalterado, chegando a ser negativo em O que ocorreu: terceirização? Ganhos de produtividade? Comércio varejista: o melhor resultado foi observado para o período (9,2%). E os piores entre (houve taxa negativa) e (1,9%). Correio e telecomunicações: DEVE SER REVISTO Educação: crescimento maior de (16,5%). Intermediação financeira: setor manteve-se estável, com períodos de redução na taxa de crescimento. Melhor desempenho é observado para o período em que se observa crescimento de 5,7%. Saúde e serviços sociais: setor também se manteve estável, com períodos de redução na taxa de crescimento. Melhor desempenho é verificado para o período : 9,7% Atividades associativas: DEVE SER REVISTO Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, anos diversos.

71 NIBSS: PROFSSs/total de empregados
Ano II Software e Serviços de TI PROFSS PROFSS Observatório SOFTEX PROFSS Manteve-se a participação relativa ao longo dos anos. O número de empregados cresce ligeiramente mais que o número de PROFSSs. Se houvesse uma redução drástica de PROFSSs poderíamos verificar uma produtividade maior, mas isso não é o caso, aparentemente. 2003 2004 2005 2006 2007 2008 0,87% 0,88% 0,86% 0,85% 0,83%

72 NIBSS: Grau de informatização
Relação entre PROFSSs e total de empregados de um dado setor Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Premissas: A presença de PROFSSs é um indicativo de informatização de um dado setor. Ao longo dos anos é de se esperar que um dado setor reduza a quantidade de PROFSSs, contratando pessoal da IBSS? Alguns setores possuem mais PROFSSs: eles são mais ´informatizados`. A redução de PROFSSs em um dado setor pode significar terceirização e/ou ganhos de produtividade. Rever dados.

73 Informatização por setor e por região

74 Demanda por software e serviços de TI
Ano II Software e Serviços de TI Premissas: Onde existem PROFSSs, existem atividades em andamento de software e/ou serviços de TI. Onde existem atividades de software e/ou serviços de TI, há potencial para terceirização. É possível mapear a demanda potencial por software e serviços de TI, a partir do monitoramento dos PROFSSs. Observatório SOFTEX Transformar premissas em figura, trabalhando melhor este slide.

75 PROFSSs por setor e localização
Ano II SETORES ECONÔMICOS OCUPAÇÕES LOCALIZAÇÃO Software e Serviços de TI UF/ MUNICÍPIOS NIBSS PROFSSs Finanças Comércio Indústria Administração pública Agricultura Serviços Diretores serv. info. Gerentes TI Analistas sist. comp. Eng. comp. Adm. redes, sist. e BD Etc. São Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Espírito Santo Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná Etc. Observatório SOFTEX Classificação Econômica Classificação ocupacional Classificação regional

76 Software e serviços de TI nas UFs
Ano II PROFSSs em números absolutos Importância para o setor sw e serviços de TI Software e Serviços de TI PROFSSs em números relativos vocação regional + - 1. Importância elevada para o setor e para o município 3. Importância elevada para o município + Observatório SOFTEX 2. Importância elevada para o setor 4. Atividades incipientes de software e serviços de TI -

77 Software e serviços de TI nas UFs
Ano II PROFSSs em números absolutos Importância para o setor sw e serviços de TI Software e Serviços de TI PROFSSs em números relativos vocação regional + 1. Importância elevada para o setor e para o município + FOCO Observatório SOFTEX

78 IBSS em SP – Quadrante (Q) ++
Ano 2008 645 municípios Sem PROFSSs: 70,0% Total PROFSSs: Q++: % Q++/Total: 94,4% Q++: 16 municípios São Paulo, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Poá, Cotia, Taboão da Serra, S. Caetano do Sul, S. Bernardo do Campo, Sto. André Campinas, Hortolândia São Paulo Grande SP* 87,0% Campinas, Hortolândia* 10,4% 2,6% Outros* *Percentuais calculados sobre total Q++: PROFSSs

79 NIBSS em SP - Quadrante (Q) ++
Ano 2008 645 municípios Sem PROFSSs: 16,1% Total PROFSSs: Q ++: % Q++/Total: 82,6% Q++: 20 municípios São Paulo, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Poá, Cotia, S. Caetano do Sul, S. Bernardo do Campo, Sto. André, Guarulhos Campinas, Jaguariúna, Piracicaba, Jundiaí São Paulo Grande SP* 82,8% Campinas, Jaguariúna, Jundiaí, Piracicaba* 8,4% 8,8% Outros* *Percentuais calculados sobre total Q++: PROFSSs

80 PROFSSs NIBSS - São Paulo Capital
Ano 2008 PROFSSs (53,9% do total do Estado) Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX serviços prestados às empresas; correio e telecomunicações; intermediação financeira; comércio varejista; comércio por atacado; seguros e previdência complementar; atividades associativas; construção; saúde e serviços sociais; educação; edição, impressão e reprodução de gravações; adm. pública; fabr. produtos químicos; atividades auxiliares de intermediação financeira; outros setores econômicos

81 PROFSSs NIBSS - Grande São Paulo
Barueri Osasco S. Bernardo Guarulhos Sto. André Cotia Poá S. Parnaíba S. Caetano Sul Ano II 1 6 Software e Serviços de TI 2 7 Grande São Paulo (exceto Capital) 3 8 4 9 5 Setor econômico 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Intermediação financeira X Serv. prestados às empresas Comércio varejista Correio e telecomunicações Comércio por atacado Administração pública Transporte terrestre Fabr./mont. veículos autom. Observatório SOFTEX

82 Região administrativa Campinas
PROFSSs NIBSS – Reg. Adm. Campinas Campinas Jaguariúna Jundiaí Piracicaba Ano II 1 Software e Serviços de TI 2 3 Região administrativa Campinas 4 Setor econômico 1 2 3 4 Pesquisa e desenvolvimento X Serv. prestados às empresas Comércio varejista Fabr. material eletrônico e apar. comunicação Comércio por atacado Construção Administração pública Fabr. máquinas e equipamentos Observatório SOFTEX

83 Outras regiões administrativas
PROFSSs NIBSS - outras regiões SP Bauru Ribeirão Preto Santos Ano II S. J.Rio Preto S. J.Campos Sorocaba 1 4 Software e Serviços de TI 2 5 Outras regiões administrativas 3 6 Setor econômico 1 2 3 4 5 6 Educação X Serv. prestados às empresas Comércio varejista Saúde Ativ. Auxiliares de transporte Construção Administração pública Fabr. outros equipamentos de transporte Correio e telecomunicações Observatório SOFTEX

84 IBSS e NIBSS em SP – Quadrante (Q)++
Ano 2008 Ano II 645 municípios Total PROFSSs: Q++ IBSS/NIBSS: 13 municípios Software e Serviços de TI São Paulo, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Poá, Cotia, S. Caetano do Sul, S. Bernardo do Campo, Sto. André Observatório SOFTEX

85 Discutindo os setores econômicos
Cada setor econômico tem a sua peculiaridade. As estratégias de posicionamento da empresa devem considerar essas peculiaridades do setor. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

86 Correio e telecomunicações
Em 2008 Ano II Distribuição PROFSSs Distribuição estabelecimentos Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX SP e RJ, concentram mais da metade dos PROFSSs do setor. Elas são responsáveis por 33% dos estabelecimentos do setor. MG é o 2º local em número de estabelecimentos. No entanto, possui concentração relativamente menor de PROFSSs que RJ.

87 Correio e telecomunicações
Dados gerais – período 2003 a 2008 Ano II Software e Serviços de TI 2003 2004 2005 2006 2007 2008 PROFSS 18.206 20.954 23.442 24.864 27.390 30.118 Empreg. Estab. 10.701 11.358 12.127 14.191 14.797 15.775 %PROFSS/ 8,8% 8,9% 9,6% 10,1% 9,7% 10,3% PROFSS/ Estab 1,7:1 1,8:1 1,9:1 Observatório SOFTEX Taxa de crescimento no número de PROFSSs: 10,6% a.a. Taxa de crescimento no número de empregados: 7,3% a.a. O segmento das telecomunicações compreende: telecomunicações por fio, sem fio, por satélite, por assinatura a cabo, por assinatura por satélite, provedores de acesso às redes de comunicações, provedores de VOIP. O segmento correio compreende: correio nacional e as atividades de malote e entrega. Dados (CNAE 1.0): Div. 64. Dados (CNAE 2.0): Div. 53 e 61

88 Correio e telecomunicações
Distribuição por porte do estabelecimento Ano II Software e Serviços de TI PROFSS Empregados Estabelecimentos Até 19 VE De 20 a 99 VE 100 ou + VE 9, ,5 19, ,1 85, ,9 15, ,7 27, ,1 13, ,1 Observatório SOFTEX 74, ,8 53, ,8 1, ,0 Os PROFSSs concentram-se , mais que os demais empregados, nos estabelecimentos de grande porte. Ao longo dos anos, aumenta a sua concentração em estabelecimentos com 100 ou mais VE, que representam cerca de 1% do total de estabelecimentos.

89 Serviços prestados às empresas
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Relativamente concentrado nas cinco principais unidades da federação. É o setor da NIBSS que conta com a maior quantidade de PROFSSs, mostrando que as empresas de serviços vêm ampliando o valor dos seus serviços com uso do software e/ou utilizam a informática para melhoria dos seus processos internos. Três unidades da federação (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) concentram mais da metade dos PROFSSs. Os segmentos dos serviços têm importância diferenciada. A gestão empresarial destaca-se entre os serviços. As atividades de serviços de prestação às empresas estão presentes em todos os municípios. Quando comparado a outros setores econômicos, o setor de serviços mostra-se pulverizado. As atividades podem incluir serviços de baixo e de elevado valor agregado, contendo soluções simples e/ou complexas. Os estabelecimentos com ou mais vínculos empregatícios, em 2003, tiveram participação de 39,5% no total de PROFSSs. Em 2005, essa participação era de 39,2%, em 2005. Participação dos PROFSSs nos serviços prestados às empresas, considerando porte dos estabelecimentos: 2003 Até 19 VE: em 2003, 15,2%; em 2005, 13,3% De 20 a 99 VE: em 2003, 14,6%; em 2005, 15,1% De 100 ou + VE: em 2003, 70,1%; em 2005, 71,5% VERIFICAR 2008 Inclui atividades jurídicas, contábeis e de assessoria empresarial; serviços de arquitetura e engenharia e de assessoramento técnico especializado; ensaios de materiais e de produtos, análise de qualidade; publicidade; seleção, agenciamento e locação de mão de obra; atividades de investigação, vigilância e segurança; atividades de imunização, higienização e de limpeza em prédios e domicílios; outros serviços.

90 Administração pública
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Não inclui empresas públicas da IBSS. O setor é menos concentrado que os demais. As cinco principais unidades da federação: Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Bahia correspondem a algo em torno de 50% do total. A administração pública costuma ser o setor que primeiro se informatiza, destacando-se sobretudo nas regiões/estados/municípios com pouca vocação para atividades de software e serviços de TI. O setor está presente em todos os municípios, embora a informatização, para muitos deles, ainda não parece ser uma realidade. Participação dos PROFSSs na administração pública, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 1,3%; em 2005, 1,1%; em 2008: 1,0% De 20 a 99 VE: em 2003, 2,5%; em 2005, 2,7%; em 2008: 2,6% De 100 ou + VE: em 2003, 96,3%; em 2005, 96,2%; em 2008: 96,5% Instituições públicas de maior porte concentram quantidade significativa de PROFSSs. Aquelas com mais de estabelecimentos têm um papel importante, elas concentram mais da metade dos PROFSSs: 53,9%, em 2003; 49,2%, em 2005; e 53,3%, em 2008. Para os grandes estabelecimentos, as soluções tendem a ser de alto valor agregado e, em geral, com utilização forte das empresas públicas para fornecimento dos serviços.

91 Software e Serviços de TI
Comércio varejista Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX É muito significativa a concentração de PROFSSs nos estabelecimentos até 19 vínculos empregatícios, conforme mostrado abaixo. Isso demonstra um mercado importante aberto para pequenas soluções no comércio. Essas oportunidades ocorrem sobretudo em São Paulo, responsável por 41% do total de PROFSSs no comércio varejista. A presença do setor comércio varejista, no entanto, é difusa por todo o território nacional. Participação dos PROFSSs no comércio varejista, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 44,4%; em 2005, 42,6%; em 2008: 43,7% De 20 a 99 VE: em 2003, 26,2%; em 2005, 25,5%; em 2008: 28,6% De 100 ou + VE: em 2003, 29,4%; em 2005, 31,9%; em 2008: 37,5% Nem todos os segmentos do comércio varejista estão se informatizando com a mesma velocidade e nem todos possuem a mesma importância. Ver melhor os segmentos... REVER. Inclui comércio varejista não especializado; comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo; comércio varejista de tecidos, artigos de armarinho, vestuário, calçados; comércio varejista de outros produtos; comércio varejista de artigos usados; outras atividades de comércio varejista; reparação de objetos pessoais e domésticos.

92 Software e Serviços de TI
Educação Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Relativamente pouco concentrado, tal como a administração pública. Os PROFSSs devem ser dedicados ao ensino de informática, sobretudo na educação superior. Participação dos PROFSSs no setor de Educação, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 6,8%; em 2005, 6,6%; em 2008: 6,5% De 20 a 99 VE: em 2003, 25,7%; em 2005, 25,9%; em 2008: 19,6% De 100 ou + VE: em 2003, 67,6%; em 2005, 68,5%; em 2008: 73,8% Inclui educação infantil e ensino fundamental; ensino médio; educação superior; educação profissional e outras atividades de ensino

93 Intermediação financeira
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Este é o setor que apresenta um altíssimo percentual de concentração em poucas unidades. Só SP é responsável por mais da metade dos PROFSSs presentes em estabelecimentos do setor. Embora as agências estejam distribuídas pelos mais diferentes locais, a concentração é muito grande em SP. Os PROFSSs pertencentes aos estabelecimentos do setor concentram-se em muitas poucas unidades da federação e, dentro delas, em alguns poucos municípios. Existe uma forte concentração dos PROFSSs nos estabelecimentos de grande porte. Participação dos PROFSSs no setor de intermediação financeira, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 2,8%; em 2005, 2,7%; em 2008: 3,3% De 20 a 99 VE: em 2003, 5,4%; em 2005, 7,3%; em 2008: 9,6% De 100 ou + VE: em 2003, 91,8%; em 2005, 90,0%; em 2008: 87,0% Inclui Banco Central; intermediação monetária, depósitos à vista; intermediação não monetária, outros tipos de depósitos; arrendamento mercantil; outras atividades de concessão de crédito; outras atividades de intermediação financeira

94 Software e Serviços de TI
Comércio por atacado Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Este é o setor que apresenta um altíssimo percentual de concentração em poucas unidades da federação. SP é responsável por quase a metade dos PROFSSs presentes em estabelecimentos do setor. Ele é mais concentrado que comércio varejista, mostrando-se presente apenas em alguns municípios. Existe uma participação relativamente mais significativa que em outros setores nos estabelecimentos de pequeno porte, com 19 ou menos vínculos empregatícios. Participação dos PROFSSs no setor de comércio por atacado, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 22,3%; em 2005, 20,0%; em 2008: 16,7% De 20 a 99 VE: em 2003, 36,5%; em 2005, 35,1%; em 2008: 33,4% De 100 ou + VE: em 2003, 41,2%; em 2005, 45,1%; em 2008: 50,0% A participação dos PROFSSs concentra-se entre as empresas de 20 a 40 empregados, 50 a 99 e, também, 100 a 249 empregados. Ela é pequena para estabelecimentos com ou mais vínculos empregatícios. Em que segmento se concentra os PROFSSs do setor comércio por atacado? Inclui representantes comerciais e agentes do comércio; comércio atacadista de matérias-primas agrícolas, animais vivos, produtos alimentícios para animais; comércio atacadista de produtos alimentícios, bebidas e fumo; comércio atacadista de artigos de uso pessoal e doméstico; comércio atacadista de produtos intermediários não agropecuários, resíduos e sucatas; comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para usos agropecuário, comercial, de escritório, industrial, técnico e profissional; comércio atacadista de mercadorias em geral ou não compreendidas no grupo anterior

95 Software e Serviços de TI
Construção Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Participação dos PROFSSs no setor da construção, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 10,0%; em 2005, 8,7%; em 2008: 6,6% De 20 a 99 VE: em 2003, 28,9%; em 2005, 17,8%; em 2008: 14,8% De 100 ou + VE: em 2003, 61,0%; em 2005, 73,6%; em 2008: 78,7% Setor relativamente concentrado em algumas unidades da federação. Destacam-se, sobretudo, São Paulo e Minas Gerais. Ao longo dos anos, percebe-se uma queda acentuada na participação dos PROFSSs nos estabelecimentos com até 19 vínculos empregatícios. O mesmo movimento de redução de participação ao longo dos anos é percebido nos estabelecimentos de médio porte. A participação relativa dos grandes estabelecimentos no total de PROFSSs cresce de modo significativo. Em especial, entre os estabelecimentos com ou mais vínculos empregatícios. Que segmento? Inclui preparação do terreno; construção de edifícios e obras de engenharia civil; obras de infra-estrutura para engenharia elétrica e de telecomunicações; obras de instalações; obras de acabamento; aluguel de equipamentos de construção e demolição com operários

96 Saúde e serviços sociais
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Participação dos PROFSSs no setor de saúde e serviços sociais, considerando porte dos estabelecimentos: Até 19 VE: em 2003, 16,1%; em 2005, 15,3%; em 2008: 14,8% De 20 a 99 VE: em 2003, 20,3%; em 2005, 19,9%; em 2008: 20,3% De 100 ou + VE: em 2003, 63,5%; em 2005, 64,8%; em 2008: 65,0% Reduz-se, ao longo dos anos, a participação de PROFSSs no segmento com até 19 vínculos empregatícios. Aumenta a participação dos PROFSSs no segmento constituído pelos grandes estabelecimentos (100 ou mais empregados). Inclui atividades de atenção à saúde; serviços veterinários; serviços sociais

97 Posicionamento no território
Ano II PROFSSs em números absolutos Importância para o setor sw e serviços de TI Software e Serviços de TI PROFSSs em números relativos vocação regional - Foco 3 3. Importância elevada para o município Foco 2 Foco 4 Observatório SOFTEX 2. Importância elevada para o setor 4. Atividades incipientes de software e serviços de TI Foco 2: existe, também, demanda potencial importante a ser explorada. Pode ser território a ser considerado, em um segundo momento. Foco 3: a quantidade de empresas informatizadas tende a ser pequena. Mas os territórios podem ser contínuos à região em que a empresa já se encontra situada e uma forma de fazer crescer o negócio. Para políticas públicas, esse conhecimento pode ser precioso. Foco 4: Muito cuidado com o produto e o serviço que será oferecido. -

98 Software e Serviços de TI
Onde está o meu cliente? 1 2 3 Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Preparar para buscar o cliente em outros territórios. Mesmo que o passo não seja dado inicialmente, a empresa pode buscar formas de se organizar para atendimento futuro destes clientes. Mais do mesmo: explorando novos territórios em busca de empresas-espelho

99 Questões a serem consideradas
Ano II Software e Serviços de TI Exportação de produtos e serviços Opções de entrega: Internet, SaaS, etc. Observatório SOFTEX As respostas a estes questionamentos tem uma relação muito forte com o modelo de negócios do cliente (tipo de produto e/ou serviço que oferece). Voltaremos a este assunto mais adiante. Estratégia de distribuição, localização e de suporte técnico: unidades locais, franquias, parceiros e representantes comerciais, distribuidores

100 Estratégias de posicionamento
Ano II Produtos e serviços: Mais para parecidos: explorando novos clientes (empresas de diferentes portes) Mais para o mesmo: ampliando as opções para o cliente em carteira (cesta de produtos) Recombinado e reutilizando tecnologias e linhas de código para atender a outros setores/segmentos Explorando novos elos da cadeia produtiva Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

101 Questões envolvendo elos da cadeia
Ano II Exemplo: Agronegócios Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

102 PROFSSs na agropecuária
Divisões 01, 02 e 05 da CNAE 1.0 Atividades 2005 Agricultura, pecuária e serviços relacionados 967 Silvicultura, exploração florestal e serviços relacionados 93 Pesca, aquicultura e serviços relacionados 29 TOTAL 1.089 2007 1.075 105 21 1.201 Fonte: RAIS/MTE, 2005 e 2007. Os PROFSSs com postos de trabalho na agropecuária encontram-se alocados, sobretudo, na atividade de agricultura, pecuária e serviços relacionados.

103 PROFSSs por porte da empresa
Faixa de vínculos ativos PROFSS na agropecuária % sobre total PROFSS na NIBSS Até 4 97 8,9 11.832 4,2 De 5 a 9 66 6,1 13.024 4,6 De 10 a 19 109 10,0 16.122 5,7 De 20 a 49 129 11,8 26.442 9,3 De 50 a 99 89 8,2 24.524 8,6 De 100 a 249 198 18,2 36.625 12,9 De 250 a 499 156 14,3 32.561 11,4 De 500 a 999 143 13,1 36.946 13,0 1.000 ou mais 102 9,4 86.858 30,5 TOTAL 1.089 100,0 25,0% 14,5% 36,8% 54,9% Os PROFSSs empregados na agropecuária tendem a se concentrar em empresas de menor porte. Participação de PROFSS na agropecuária sobre total de PROFSS na NIBSS = 0,4%

104 Distribuição dos PROFSSs por classes
Atividades Total % sobre total Serviços relacionados com a agricultura 301 27,6 Cultivo de cana-de-açúcar 174 16,0 Criação de aves 96 8,8 Cultivo de cereais para grãos 73 6,7 Criação de bovinos 72 6,6 Serviços relacionados com silvicultura e exploração florestas 54 5,0 70,7% Alta concentração de PROFSSs em poucas atividades. Parte expressiva dos PROFSSs concentra-se nas empresas de serviços

105 Agroindústria restrita
A agroindústria restrita é formada por um conjunto variado de divisões, grupos e classes da CNAE 1.0

106 Distribuição dos PROFSSs por classes
Atividades Total % sobre total Usinas de açúcar 608 15,0 Fabricação de produtos de laticínio 331 8,1 Abate de reses, preparação de produtos de carne 264 6,5 Fabricação de fertilizantes fosfatados, nitrogenados e potássicos 256 6,3 Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura, avicultura e obtenção de produtos animais 255 Abate de aves e outros pequenos animais e preparação de produtos ade carne 219 5,4 47,6% Em 2005, a agroindústria restrita forneceu emprego para PROFSSs, 1,4% do total de PROFSSs da NIBSS.

107 Sobre a agroindústria restrita
Seis classes da agroindústria restrita concentraram 47,6% dos PROFSSs. Algumas das classes mencionadas pertencem a cadeias do agronegócios cujo elo referente à produção agropecuária também concentra uma quantidade maior de PROFSSs. É proporcionalmente mais baixa a concentração de PROFSSs nas seis classes da agroindústria, indicando que as atividades de software e serviços de TI estão mais distribuídas entre os elos industriais da cadeia que entre os elos de produção agropecuária.

108 Discutindo o ciclo de vida da empresa
Cada estágio do ciclo de vida da empresa possui a sua peculiaridade. As estratégias de posicionamento da empresa devem considerar o estágio do ciclo de vida da empresa cliente. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

109 O ciclo de vida das empresas
Tal como os seres vivos, as empresas nascem, têm infância e adolescência, atingem a maioridade, envelhecem e morrem. Diferente dos seres vivos, as empresas são menos previsíveis. Não existe uma idade certa para começar uma determinada fase do seu processo evolutivo. Tempo ou porte não são causas de crescimento e envelhecimento. O processo evolutivo de uma empresa, desde a sua criação até a sua consolidação, é constituído por estágios previsíveis. A cada fase do ciclo de vida, a empresa enfrenta situações e desafios novos. As mudanças de fase podem resultar em crises de passagem, gerando problemas de gestão e continuidade. Cada nova fase será mais complexa que a anterior e irá requerer nova postura gerencial. Estratégias utilizadas com êxito em uma dada fase dificilmente poderão ser aplicadas na fase seguinte. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

110 Ciclo de vida das empresas
Flexibilidade e controlabilidade. A forma e o equilíbrio entre estes itens caracterizam as fases ou etapas do ciclo de vida das empresas. Crescimento da empresa: capacidade de lidar com problemas maiores e mais complexos. Envelhecimento da empresa: redução na capacidade de enfrentar os problemas. Conhecer a posição da empresa no ciclo de vida permite que a administração tome antecipadamente medidas preventivas, enfrentando mais cedo os problemas futuros ou evitando-os por completo. Também permite conhecer o perfil das empresas clientes, planejando produtos e serviços condizentes com a sua realidade. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

111 Modelo funcional do ciclo de vida
1 INÍCIO: projetar e planejar; iniciar operações; elaborar Plano de Negócios. 2 SOBREVIVÊNCIA: conquistar e ocupar espaço no mercado; testar produtos e serviços; buscar estabilidade. 3 CRESCIMENTO: crescer, sem alterações relevantes nos processos; atingir metas de vendas; usar a capacidade instalada. 4 EXPANSÃO: introduzir novos produtos e serviços ampliando vendas; atualizar-se em termos de tecnologias, produtos ou serviços; redefinir o futuro da empresa. 5 MATURIDADE: tranquilidade relativa e replanejamento do futuro. ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 3 ETAPA 4 ETAPA 5 tempo Ano II Software e Serviços de TI Estabilização Decadência Estabilização porte Fracasso Observatório SOFTEX Fracasso Fracasso Fonte: Scott e Bruce (1987) apud Lezana (1996).

112 Software e Serviços de TI
Modelo Kauffman Infância Crescimento Maturação Renovação Alta Complexidade da estrutura Baixa Estrutura centralizada Unidade de negócios (empresa empreendedora) Ano II Organização funcional Software e Serviços de TI Empresa do dono Alta Complexidade gerencial Baixa Alta Impacto das comunicações Baixa Observatório SOFTEX Comando Interfuncional Liderança Pessoal Alta Processo de planejamento Baixa Metas a longo prazo Integrar funções Estratégias Vender e produzir Fonte: Kauffman(1990).

113 A curva de informatização
Um resultado: Do setor econômico Da cadeia produtiva Do estágio do ciclo de vida da empresa Ano II Sistemas terceirizados, complexos Software e Serviços de TI Soluções caseiras, módulos integrados Logística, BI, Gestão informatizada e integrada da cadeia Setor produtivo Soluções simples, desconectadas Observatório SOFTEX Relação clientes e fornecedores Ferramentas de colaboração e comunicação equipe interna Setor administrativo tende a ser a prioridade. Ritmo de crescimento da curva ou a intensidade da curva depende da vocação do setor para atividades de software e serviços de TI e do porte da empresa. No geral, empresas de grande porte são as primeiras a se informatizar. Sistemas legados com posterior substituição por terceirizados. Propor curva de informatização: como ela deveria ser? Considerar processo de uso de software e serviços + porte dos estabelecimentos... Pensar em curvas específicas para os diferentes setores. Pensar, também, em curvas específicas para os diferentes modelos de negócios (classes da IBSS). Rever dados FGV. Empresa em algum momento deve decidir fazer internamente e/ou encomendar a terceiros. Na falta de especificação ou considerando o preço da especificação, pode preferir comprar pacotes prontos. Setor administrativo

114 Parte 4. A Indústria Mundial de Software e Serviços de TI e o Brasil no contexto global A Indústria Mundial e a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS). Definição de abrangência. Detalhamento das atividades que compõem a indústria. Dados sobre a indústria em nível global e nacional. A IBSS na região metropolitana de São Paulo.

115 Gastos em software e serviços TI
Em US$ milhões – valores correntes Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Dados estimados para 2008. Fonte: OECD (2008) apud Diegues, A. (2010)

116 Gastos em software e serviços TI: EUA
Ano em US$ milhões – valores correntes Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: OECD (2008) apud Diegues, A. (2010)

117 Gastos em software e serviços TI
Ano Exclui EUA. Ano II Software e Serviços de TI Em US$ milhões – valores correntes 2,3 bilhões 6,8 bilhões 12,3 bilhões 21,3 bilhões 2,0 bilhões 5,9 bilhões Observatório SOFTEX Fonte: OECD (2008) apud Diegues, A. (2010)

118 Maiores empresas de serviços TI
Ano 2006 – Em US$ - valores correntes Ano II Software e Serviços de TI Empresa País Receita (milhões) (A) Pessoal (B) (A/B) EDS EUA 21.268 Tech Data 20.483 8.000 Accenture Bermudas 18.228 CSC 14.639 79.000 CapGemini Ernst & Young França 9.625 79.981 SAIC 7.775 44.100 First Data (Concord EFS) 7.076 29.000 ADP 6.836 36.000 Atos Origin 6.780 49.847 Unisys 5.757 31.500 Observatório SOFTEX Fonte: OECD (2008) apud Diegues, A. (2010)

119 Maiores empresas de software
Ano 2006 – Em US$ - valores correntes Ano II Software e Serviços de TI Empresa País Receita (milhões) (A) Pessoal (B) (A/B) Microsoft EUA 44.282 79.000 Oracle 14.380 74.674 SAP Alemanha 11.812 39.355 Symantec/ Veritas 4.143 17.100 Computer Associates 3.772 14.500 Electronic Arts 2.951 7.900 Adobe Systems 2.575 6.082 Amdocs 2.480 16.234 Intuit 2.342 7.500 Autodesk 1.840 5.169 Observatório SOFTEX Fonte: OECD (2008) apud Diegues, A. (2010)

120 Algumas previsões para o setor TIC
Estimativas menos favoráveis em 2008, em virtude da recessão econômica. Software e serviços de TI menos sujeitos à recessão que os demais segmentos de TIC. Mudança na estrutura da indústria de TIC, com os gastos com software e serviços de TI representando uma parcela cada vez maior do total. Retorno das atividades a partir de 2010, com reestruturação industrial, redução de empregos nos países centrais, concorrência elevada com as economias emergentes. Gastos em TIC crescendo a taxas elevadas nos países emergentes. Queda da participação dos países centrais no total de comércio de TIC. Surgimento de empresas-top com sede nestes países. Importância dos países emergentes: produção e exportação de TIC, crescimento do mercado doméstico. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

121 Software e Serviços de TI
Offshoring Ano II Software e Serviços de TI Principais clientes (para o offshoring brasileiro): EUA (80% da demanda); países latino-americanos e Europa (especialmente Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Portugal). A India é o principal concorrente na nova indústria offshoring, exportando 20 vezes mais que o Brasil. Fatores que determinam a escolha do parceiro: vantagens fiscais, crescimento do mercado interno, mão de obra farta, custo da mão de obra, capacitações específicas e localização. Observatório SOFTEX

122 Brasil no contexto global
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Empresas brasileiras e/ou multinacionais instaladas no país participam da rede global, como prestadoras de serviço (inter e intra firmas). Coordenação é realizada pelos países centrais. Serviços de baixo valor. Diferencial é o preço. Interação fraca com o sistema produtivo local. Foco: mão de obra barata e abundante.

123 Brasil no contexto global
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Multinacionais instaladas no país buscam atender ao mercado interno e/ou ao mercado de países vizinhos. Interação com o sistema produtivo: média ou elevada. Foco: mercado interno em franca expansão.

124 Brasil no contexto global
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Aumento do investimento direto estrangeiro. Modalidade que cresce rapidamente: fusões e aquisições.

125 Questão global: Recursos humanos
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Fonte: Narayanan , R & Neethi , S. Creating Human Resources for Information Technology: A Systemic Study. Nascomm, 2005.

126 Pesquisa junto às filiadas 2008
Software e Serviços de TI Mercado em expansão: empresas planejam ampliar a sua força de trabalho em curto prazo 0,0% < que 50% < que 50 a 25% < que 25% Sem variação > que 25% > que 25 a 50% > que 50 a 75% > que 75 a 100% > 100% 0,4% 1,1% 3,9% 26,8% Observatório SOFTEX 30,7% 14,3% 8,6% 14,3%

127 Pesquisa filiadas SOFTEX 2008
Ano II Empresas percebem a falta do profissional com o perfil desejado no mercado Software e Serviços de TI Não tenho dificuldades para recrutamento de pessoal com perfil técnico desejado Tenho dificuldades para recrutamento de pessoal para certos perfis técnicos No geral, tenho dificuldades para recrutamento de pessoal com o perfil técnico desejado 3,6% 48,2% Observatório SOFTEX

128 Mercado de trabalho: desajustes entre oferta e demanda de pessoal
Pesquisa filiadas SOFTEX 2008 Ano II Software e Serviços de TI Possuem vagas em aberto Desenvolvedor/programador Analista de sistemas: definição requisitos Analista de negócios/processos Gerente de projetos Técnico de suporte/help desk 86,1% 50,5% 34,2% 32,7% Observatório SOFTEX Mercado de trabalho: desajustes entre oferta e demanda de pessoal

129 Brasil: Escassez de mão de obra
Software e Serviços de TI 140 mil PROFSSs Observatório SOFTEX Escassez de mão de obra. No caso brasileiro, projeções do Observatório SOFTEX mostram que haverá falta de 140 mil PROFSSs.

130 Software e Serviços de TI
Candidatos Ano II Software e Serviços de TI TxCr: 0% a.a. Em 2008: Observatório SOFTEX Em ambas as modalidades, a relação candidato-vaga cai ao longo do período. TxCr: 11,3% a.a. Em 2008: Considerando cursos na modalidade presencial, pertencentes às áreas detalhadas 481 e 483. Fonte: Observatório SOFTEX, a partir INEP/MEC, anos diversos.

131 Software e Serviços de TI
Vagas ensino superior TxCr: 3,8% a.a. Em 2008: vagas TxCr: 22,4% a.a. Em 2008: vagas Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Parte significativa das vagas em IESs privadas. IES públicas: Bach: 9,6% Tecno: 7,2% Considerando cursos na modalidade presencial, pertencentes às áreas detalhadas 481 e 483. Fonte: Observatório SOFTEX, a partir INEP/MEC, anos diversos.

132 Software e Serviços de TI
Ingressantes Ano II Software e Serviços de TI TxCr: -0,9% a.a. Em 2008: Subaproveita-mento dos recursos especialmente em IES privadas. Ingresso-vaga (2008): Bach: 29,0% Tecno: 46,4% Observatório SOFTEX TxCr: 18,9% a.a. Em 2008: Considerando cursos na modalidade presencial, pertencentes às áreas detalhadas 481 e 483. Fonte: Observatório SOFTEX, a partir INEP/MEC, anos diversos.

133 Software e Serviços de TI
Egressos Ano II Software e Serviços de TI TxCr: 7,8% a.a. Em 2008: Observatório SOFTEX O problema da escassez parece ser mais de qualidade que de quantidade TxCr: 15,3% a.a. Em 2008: Considerando cursos na modalidade presencial, pertencentes às áreas detalhadas 481 e 483. Fonte: Observatório SOFTEX, a partir INEP/MEC, anos diversos.

134 CPC (Conceito Preliminar de Curso)
2008 – cursos bacharelado - Computação e Info. Ano II Software e Serviços de TI Total de cursos Observatório SOFTEX Instituições públicas Instituições públicas federais

135 Software e Serviços de TI
ENADE, IDD e CPC Ano de 2008 Ano II Software e Serviços de TI ENADE IDD Observatório SOFTEX CPC Bacharelado Tecnologia

136 Software e Serviços de TI
Educação básica SAEB – médias de proficiência em matemática Ano II Software e Serviços de TI 282 289 280 277 279 271 253 250 246 243 245 240 191 181 176 177 182 Observatório SOFTEX

137 Macroindicadores

138 Software e Serviços de TI
Encargos trabalhistas e benefícios IBSS (% sobre salários e outras remunerações) Ano II Software e Serviços de TI 55,0% Observatório SOFTEX Encargos trabalhistas foram responsáveis por algo em torno de 24% do total e os benefícios concedidos aos trabalhadores por cerca dos 30% restantes.

139 Carga tributária do país
Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Carga tributária – países selecionados (% do PIB) Argentina 22,9% BRASIL ,9% Canadá ,4% Chile ,1% China ,0% Colômbia ,0% Estados Unidos ,2% Índia ,7% Média países OECD ,0%

140 Software e Serviços de TI
Balança comercial Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Queda das exportações e importações, em 2009, como reflexo da desaceleração global. Fluxo comercial entre países voltou a crescer em 2010. Nova tendência: redução no saldo da balança comercial. brasileira

141 Software e Serviços de TI
Taxa de câmbio R$/US$ Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Valorização do real afeta as exportações brasileiras. Serviços da IBSS tornam-se especialmente caros quando comparados aos das empresas concorrentes estrangeiras. Manter-se no mercado externo, com oferta de serviços de baixo custo, torna-se um desafio maior.

142 Software e Serviços de TI
Risco Brasil Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX A queda no Risco Brasil é um bom indicador da confiança dos investimentos no país. País torna-se atrativo para investidores estrangeiros.

143 Software e Serviços de TI
Taxa de juros Selic Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Tendência de queda na taxa de juros dá ânimo à economia e estimula o crescimento. O sistema de crédito cresce, o volume de dinheiro em circulação aumenta e as pessoas consomem mais. Facilidade em obter financiamento pode contribuir para que as pequenas empresas cresçam, surjam novos negócios e os empregos se multipliquem.

144 Software e Serviços de TI
PIB Real - Brasil Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX PIB cresce a taxas inferiores à receita da IBSS. IBSS deverá continuar a crescer mais que o PIB, ampliando participação na economia, gerando maior riqueza e quantidade maior de postos de trabalho.

145 Tendências em médio prazo
Participação maior do Brasil no mercado externo. Participação maior do Brasil na rede global. Mercado interno brasileiro: cada vez mais atrativo. Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX Modelo de teia alimentar: pequenos estabelecimentos treinam pessoal e perdem esse pessoal, após treinados, para estabelecimentos de maior porte. Alta rotatividade da força de trabalho. Como o mercado está em franca expansão, o gargalo principal parece ser, sobretudo, o capital humano. CONCORRÊNCIA: Pelo capital humano Pela base de clientes

146 Software e Serviços de TI
Desafio Ano II Pressão para regime CLT aumentando custos Software e Serviços de TI Concorrência pela mão de obra Queda na margem líquida Valorização do real tornando produtos e serviços caros no mercado mundial Observatório SOFTEX Baixa qualidade da mão de obra Aumento da concorrência no mercado interno Crescimento das fusões e aquisições

147 Brasil: Vantagens competitivas
Ano II Fuso horário permite projetos mais integrados, mas é necessário melhorar a capacidade de comunicação/interação Software e Serviços de TI 4. Metodologias para coordenação do trabalho 3. Ferramentas colaboração/comunicação Videoconferência Observatório SOFTEX 2. Ferramentas síncronas Níveis de interação: Nível 1: ferramentas assíncronas. Esporadicamente ferramentas síncronas, tais como Instant Messaging, Skype Nível 2: uso difundido de ferramentas síncronas e de indicadores de status, como, por exemplo, compartilhamento de telas. Esporadicamente: uso de videoconferência em encontros formais. Nível 3: uso de tecnologias colaborativas para apoio a equipes distribuídas. Difusão de IM/chat e de ferramentas que permitam conhecer o que o outro está fazendo. Uso de videoconferência Nível 4: uso amplamente difundido de tecnologias de comunicação/colaboração: videoconferência, gestão de equipes e coordenação do trabalho (metodologias ágeis x waterfall), inglês fluente. Entre as metodologias ágeis: daily stand up meetings and paired programming – daily continous integration to minimize coordination problems. This approach enables frequent automated integration of code across various locations and every distributed team could work on a testable and integrated piece of code. In FTS (Follow The Sun), each site hands off work at the end of every day to the next site many time zones away (for example, Brazil to India) so that the work can be advanced while one`s team rest for the night. Like working two shifts, the two sites reduce duration by half by organizing the tasks to work sequentially on a daily basis. However, complete life cycle FTS is very hard to achieve, and we are not aware of any pure FTS cases. 1. Ferramentas assíncronas Fonte: Carmel & Prikladnicki. Does time zone proximity matter for Brazil? A Study of the Brazilian IT Industry, 2010.

148 O que os clientes encomendam?
Escada tecnológica Brasil: maiores competências em relação aos concorrentes, mas é preciso galgar a ´escada tecnológica` Inputs estratégicos Ano II Software e Serviços de TI Conhecimento O que entregamos? Reengenharia de processos; avaliação de produtos; definição de processos de negócios; gestão mudanças Design da Solução Processos Especificações de software; arquitetura de sistemas de informação; design de componentes Solução Ferramentas Observatório SOFTEX Desenvolvimento de aplicativos; customização de produtos; integração e testes Habilidades Manutenção de aplicações; gestão de facilities; contact centers; help desks Suporte Habilidades Módulos Projetos Programas O que os clientes encomendam? Fonte: Narayanan , R & Neethi , S. Creating Human Resources for Information Technology: A Systemic Study. Nascomm, 2005.

149 Questões para discussão
Qual o modelo de negócios da sua empresa? Quais são os fatores determinantes de sucesso do seu modelo de negócios? Quais as suas vantagens competitivas? Quais as ameaças que existem no seu modelo de negócios? Como você acredita que estará daqui a alguns anos? Como criar diferenciais, considerando o seu modelo de negócios? Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

150 Questões para discussão
Você possui dados sobre o segmento da IBSS em que a sua empresa atua: total de empresas, número e porte das empresas? Você monitora indicadores de desempenho da sua empresa? Quais os indicadores que utiliza? Como você avalia o setor/segmento em que atua? Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

151 Questões para discussão
Você possui dados sobre o setor e/ou segmento em que a sua empresa atua: receita, pessoas ocupadas, número de empresas, porte das empresas? Sabe como mensurar as atividades internas de software e serviços de TI? Você sabe dizer se a curva de informatização do setor/segmento em que a sua empresa atua comporta-se tal como apresentado? Você sabe dizer em que momento da curva de informatização se encontram as empresas do setor(es) ou segmento(s) em que a sua empresa atua? Qual o grau de vocação para atividades de software e serviços de TI dos setor(s)/segmento(s) em que a sua empresa atua? Que porte de empresas do(s) setor(s)/segmento(s) que a sua empresa atua está se informatizando? Que tipo de produto e serviço está sendo e será demandado em futuro próximo? Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

152 Questões para discussão
Quais as apostas que você faz para o segmento em que atua? O que você acha que irá acontecer com o segmento em que atua nos próximos anos? Como a sua empresa esperar estar posicionada no segmento? Que tipo de estratégia parece mais eficaz para a sua situação: ampliar cesta de produtos, ampliar setores, etc. Que apostas você faz? Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX

153 Questões para discussão:
Ano II Software e Serviços de TI Como você imagina o cenário global do setor de TI daqui a 10 anos? Quais os fatores que, a seu ver, serão determinantes no cenário global? Como você vê a sua empresa neste cenário global? Que produtos ou serviços você acredita que estará oferecendo para os seus clientes daqui a 10 anos? Quem serão os seus clientes? Em que posição na ´escada tecnológica` a sua empresa se encontra? O que os seus clientes encomendam e o que você entrega? Como você se prepara para galgar degraus na escada tecnológica? O que você precisa para galgar esses degraus? Quanto tempo você acredita que isto levaria? Observatório SOFTEX

154 Observatório SOFTEX Software e Serviços de TI
(19) Ano II Software e Serviços de TI Observatório SOFTEX O Observatório conta com apoio da SEPIN/MCT Obrigado!


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