A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.acats.com.br/pee.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.acats.com.br/pee."— Transcrição da apresentação:

1

2 Apresentação O PEE - Programa de Eficiência Energética da Associação Catarinense de Supermercados visa promover o uso eficiente e racional de energia elétrica nos supermercados associados. Promovendo a gestão e utilização inteligente deste importante insumo, o Programa contribuirá na ampliação da consciência das empresas associadas sobre o tema, subsidiando o desenvolvimento sustentável, econômico e social do setor. Além de significar uma grande parcela na planilha de custos dos supermercados, a energia elétrica é um item fundamental para manter o conforto dos clientes e a qualidade dos produtos oferecidos. Além disso, devido ao fato do setor supermercadista envolver mobilizar grande parcela da sociedade, é responsável por criar exemplos, especialmente nos momentos de crise, contribuindo para que as boas práticas se propaguem.

3 Objetivos Reduzir os custos com energia elétrica nos supermercados associados da ACATS, melhorando a maneira como ela é utilizada, sem abrir mão da eficiência, qualidade e conforto dos serviços Capacitar os profissionais do setor a ter a visão necessária que lhes permita antever, dialogar e desenvolver ações de eficientização energética nas suas instalações, nos equipamentos e em procedimentos existentes. Fornecer ferramentas e informações que permitam o gerenciamento dos insumos, de forma eficiente, minimizando os custos sem impacto em suas operações Promover a atualização tecnológica das instalações por meio da qualificação e parcerias com fornecedores, bem como auxiliando na captação de recursos financeiros disponíveis para o setor. Promover e difundir as melhores práticas de eficiência no setor.

4 Como funciona?

5 Fundamentos Poderão participar somente empresas associadas da Associação Catarinense de Supermercados – ACATS e que se cadastrarem no Portal do Programa de Eficiência Energética - PEE O princípio básico é permitir que os participantes, a partir das informações e ferramentas oferecidas, possam desenvolver seu próprio programa de eficiência. O Programa foi elaborado visando garantir que estabelecimentos de todos os portes possam se cadastrar e participar. Se a necessidade for mais complexa, a ACATS, através do Programa de Parceiros disponibilizará informações complementares e indicará empresas especializadas para assessorar as ações, de forma individual.

6 Justificativa

7 Era uma vez...

8 Eis que...

9

10 Fatura Pontos de vista Financeira – Valor e Vencimento
Técnica Econômica – Análise e Acompanhamento

11 kWh

12 Constante de multiplicação
kWh Constante de multiplicação

13 O que é utilizado. Tecnologia
kWh O que é utilizado. Tecnologia

14 Como é utilizado! Pessoas Processos Capacitação Controle
kWh Como é utilizado! Pessoas Processos Capacitação Controle

15 Eficiência e Competitividade
Compra de Insumo (R$/Unidade) Uso Eficiente (Unidade/Produto) Competitividade Lucratividade (R$/Produto) = X Otimização da Compra de Insumos Avaliação de alternativas de fornecimento Adequações de enquadramento tarifário Auditoria de faturamento e crédito de impostos Racionalização do Uso da Energia Definição de procedimentos operacionais Eliminação de desperdícios e usos desnecessários Emprego de Tecnologias Eficientes Atualização tecnológica permanente Análise dos investimentos e benefícios (retorno)

16 Voltando ao programa...

17 Metodologia O Programa segue a metodologia do Manual de Procedimentos do Programa de Eficiência Energética – PROPEE da ANEEL bem como dos manuais do PROCEL.

18 Ferramentas - Portal do PEE Atualização Tecnológica
Visão Geral Ferramentas - Portal do PEE Cadastro Planilha de Acompanhamento Conteúdo Técnico Ferramentas Capacitação Qualificação Inicial Workshop Técnico Qualificação Atualização Tecnológica Guia de Fornecedores Recursos Financeiros Alternativas

19 Portal do PEE www.acats.com.br/pee Cadastro Questionário
Pré-diagnóstico Ferramentas Conteúdo Técnico Guia de Fornecedores Vídeo Aulas

20 Planilha de Controle e Acompanhamento
Dados Cadastrais Check-list Acompanhamento De contas Cálculo de EE Orçamento

21 Conteúdo Técnico Análise Energética Conteúdo com informações técnicas, tabelas de referência, biblioteca complementar para se aprofundar no assunto e uma lista de links úteis. Todos os módulos de conteúdo e ferramentas do site contarão com vídeo aulas explicativas para facilitar o entendimento e tornar o programa mais efetivo. Iluminação Refrigeração Climatização Instalações Financeiro

22 Capacitação - Eventos Capacitação Inicial Workshop Técnico
Em formato de workshop este orientará com relação a elaboração do programa de eficiência, apresentará o guia técnico, fornecerá as instruções sobre o preenchimento da planilha de controle e acompanhamento, teremos um panorama sobre o mercado de energia e faremos uma avaliação inicial das faturas de energia de sua instalação. *Os eventos serão realizados em todas as 10 regiões da ACATS, como também em outras cidades e empresas.

23 Capacitação - Eventos Capacitação Inicial Workshop Técnico
Este workshop será específico sobre a utilização da energia, apresentado pelos fornecedores, que irão passar dicas e informações importantes sobre como aproveitar ao máximo da eficiência dos sistemas de iluminação, refrigeração, climatização, instalações elétricas e geradores, além das novas tecnologias.

24 Eventos - Qualificação
Além da capacitação inicial, a ACATS irá organizar cursos, palestras, painéis e workshops, visando a qualificação e atualização dos profissionais que atuam nos supermercados participantes e que envolvam os assuntos que integram os escopos da eficiência energética, segurança do trabalho, legislação e o desenvolvimento de novos fornecedores. Exemplos de cursos a serem realizados: Eletricista de manutenção comercial Eletricista instalador Instalador elétrico predial Manutenção de refrigeração e climatização Segurança em instalações e serviços com eletricidade – básico e reciclagem Operador de sistema de refrigeração comercial Segurança no trabalho Workshops técnicos de tecnologias (iluminação, ar condicionado, refrigeração, instalações elétricas e geradores) Outros cursos a serem desenvolvidos com parceiros, de forme presencial e EAD

25 Fornecedores Após os três primeiros passos do Programa o participante terá o entendimento de suas instalações e estará apto a identificar as possíveis ações de eficientização. Isto facilitará o diálogo com os fornecedores, que irão lhe auxiliar nas melhores soluções para sua instalação bem como as formas de aquisição e financiamento. Uma listagem de fornecedores homologados pela ACATS, estará disponível no portal do programa.

26 Resultados

27 Fontes de Financiamento
A ACATS já fechou Termos de Cooperação com o BRDE e com o BADESC para oferta de linhas de crédito para aquisição de equipamentos, reformas e ampliações. Outros acordos serão articulados com fornecedores de produtos e serviços

28 Avaliação Partindo do princípio que só controlamos o que medimos, o Programa estará avaliando, através da interação com as empresas participantes, a evolução do desempenho energético das instalações, ou seja, da eficiência e economia obtida com as ações.

29 Serviços especializados
A ACATS, através dos parceiros oficiais, oferecerá alternativas de assessoria direta às empresas interessadas desenvolver ações pontuais e diferenciadas, como: Avaliação de contratos de energia e assessoria na elaboração de contratos de energia Instalação de analisadores de grandezas elétricas Termografia de painéis elétricos Termografia de fornos Avaliação luminotécnica Relatórios técnicos & oportunidades de melorias Avaliação de instalações elétricas Serviços de apoio (medições e consultoria) Visitas Técnicas Projeto Piloto de lojas Os serviços técnicos especializados, serão cotados diretamente para as empresas interessadas

30 Alternativas “alternativas”

31

32

33

34

35

36 Vamos fazer a nossa parte!
Melhorar a maneira de como utilizamos a energia, sem abrir mão do conforto e das vantagens que ela proporciona, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta, preservando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável.

37


Carregar ppt "Www.acats.com.br/pee."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google