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MARKETING EM NUTRIÇÃO NECPAR 2012

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Apresentação em tema: "MARKETING EM NUTRIÇÃO NECPAR 2012"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING EM NUTRIÇÃO NECPAR 2012
CRISTIANE CARVALHO PASQUINELLI DIRETORA DINAMICACORPORISCONSULTORIA

2 Mini-Currículo de Cristiane Carvalho Pasquinelli
- Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Maringá - Possui cinco Pós-graduações na área da Educação com foco em Gestão de Pessoas. - Mestrado em Psicomotricidade Relacional na Universidade de Évora em Portugal - Consultora de Relações Externas do Instituto Paranaense de Ensino. - Docente nos cursos de pós graduação do Instituto Paranaense de Ensino em: Gestão de Pessoas, Gestão Educacional e Gestão de Finanças , MBA em Finanças, MBA em Marketing, com as disciplina de Liderança e Formação de Líderes, Psicologia Organizacional, Metodologia Científica, Psicologia do Consumidor. - Autora Colaboradora do Guia de Estrutura e Apresentação para Artigo Científico dos cursos de pós graduação do Instituto Paranaense de Ensino. Editora Stampa - Membro do Núcleo de Pesquisa e Ética do Instituto Paranaense de Ensino. - Diretora da Dinamica Corporis Consultoria, atua como Consultora em Gestão de Pessoas há 09 anos Palestrante com temas focados no Desenvolvimento humano emocional e profissional. - Psicomotricista Relacional no Programa Bom Aluno /Maringá Faz palestras e treinamentos focando Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Coordenadora Pedagógica do 1º Curso:Psicopedagogia Empresarial do Paraná.

3 Reflexão... Como você consome? O que te motiva a comprar?
De que forma a compra acontece? Como você lida com o consumo? No seu trabalho, família, seu meio, como as pessoas lidam com o $?

4 O QUE É MARKETING PESSOAL
SER A PESSOA CERTA, NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA, CERTIFICANDO-SE QUE O CLIENTE ESTEJA BEM INFORMADO SOBRE VOCÊ. O QUE É MARKETING PESSOAL

5 MARKETING O que é marketing? s.m.(pal. ingl.) Economia. Estudo das
atividades comerciais que, partindo do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, procura dirigir a produção adaptando-a ao melhor mercado; estudo de mercado; mercadologia. Fonte: Dicionário Aurélio online (

6 O QUE É MARKETING ? MARKET - MERCADO MARKETING - AÇÃO NO MERCADO
- AGINDO NO MERCADO

7 DEFINIÇÕES “A entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício .” (KOTLER e ARMSTRONG, 1999). “Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público .” (AMA –AmericanMarketing Association, 2005). "Atividade humana dirigida à satisfazer necessidades e desejos através do processo de trocas". (Philip Kotler)

8 Necessidades Pirâmide de Maslow
Abraham Harold Maslow, pesquisador professor e psicólogo americano, construiu em meados do século 20 a teoria na qual as necessidades humanas podem ser hierarquizadas. Descreve uma pirâmide que represente uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto.

9 Introdução ao Marketing
Por que Nutrição e Marketing? A preocupação da população brasileira com o consumo consciente e sustentável vem crescendo cada ano e se evidenciando através da busca por uma alimentação que prioriza uma vida mais saudável.

10 Por que Nutrição e Marketing?
Nunca se falou tanto em alimentação e no comer como atualmente. Esta visibilidade e centralidade da alimentação no mundo contemporâneo é talvez a principal tendência a ser considerada. Ela se reflete diretamente no cotidiano das pessoas e inspira autores de filmes, livros, peças teatrais, entre outras expressões culturais afetando não só o consumidor, mas também as políticas públicas. “ Existe uma a angústia de homens e mulheres na busca de uma alimentação mais saudável, com ênfase nos nutrientes.” Lívia Barbosa (diretora do CAEPM)

11 Por que Nutrição e Marketing
Por que Nutrição e Marketing? “A grande tendência para os próximos anos é o consumo de alimentos que consigam congregar em si mesmos, várias tendências simultaneamente como praticidade, prazer e saudabilidade na busca por uma melhor qualidade de vida. “Fatores como a epidemia de obesidade, aumento de doenças cardiovasculares , a preocupação com o meio ambiente (sem descuidar da indulgência) serão considerados pelos consumidores”. Lívia Barbosa (diretora do CAEPM)

12 Por que Nutrição e marketing?
“As prateleiras dos supermercados e restaurantes podem se preparar: as comidas diet, light, bebidas energéticas e integrais serão alvos certeiros.” “Cada vez mais, busca-se praticidade, porções individuais e variedade atrelada à alimentação saudável”. “Cada vez mais o brasileiro irá se alimentar fora de casa e a praticidade será fundamental, onde embalagens com atmosfera modificada, ativas hot & cool, para microondas e, sobretudo, com um design atrativo e inteligente farão parte deste conceito”. Fábio Mestriner (diretor do Núcleo de Estudos de Embalagem da ESPM)

13 Conclusão... Marketing pela perspectiva social
Processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços. (Fonte: KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. Person Education).

14 SUBDIVISÕES DO MARKETING
•marketing de produto •marketing pessoal •marketing político •marketing de serviços •marketing de massa •marketing das nações •marketing social •marketing de relacionamento •marketing de experiências •marketing organizacional •marketing interno ou "endomarketing"

15 Hoje: Marketing de busca
• Um dos tipos de marketing digital. • Conjunto de estratégias que visam atingir o cliente em potencial no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer tipo de informação na Internet. • As estratégias englobam os links patrocinados e a otimização para sites de busca.

16 Marketing estratégico:
O ambiente de marketing

17 O ambiente de marketing

18 O ambiente de marketing

19 Marketing Operacional
Conjunto de atividades desempenhadas para obter e manter clientes com o melhor retorno para a empresa.

20 Conjunto de atividades
•PRODUTO •PREÇO •DISTRIBUIÇÃO Canais Logística •COMUNICAÇÃO Venda pessoal Propaganda Promoção de vendas Merchandising Marketing direto

21 Conjunto de atividades

22 Os 4 Os de Marketing

23 Produto É o elemento do qual a empresa dispõe para satisfazer as necessidades de mercado DIMENSÕES DO PRODUTO: •PRODUTO = PRODUTO + SERVIÇO •PRODUTO + SERVIÇO = BENEFÍCIO ESPERADO

24 Preço

25 Distribuição

26 Canal de distribuição

27 Comunicação

28 resumo •Marketing como filosofia de negócios é o marketing integrado, ou seja, toda empresa mobilizada para OBTER e MANTER clientes. •Marketing estratégico = adaptação da empresa às condições do ambiente e do mercado. •Marketing operacional = atividades de pesquisa, produto, preço, distribuição e comunicação.

29 O que é marketing de sucesso
Um marketing de sucesso implica em ter o produto certo, disponível no lugar certo, com preço certo e certificando-se de que o cliente esteja bem informado sobre o produto.

30 Sistemas de Informações de MKT
Para um melhor desempenho, as empresas necessitam de informações QUALITATIVAS e QUANTITATIVAS sobre o mercado onde atuam.

31 Análise Quantitativa do Mercado
•POTENCIAL •HISTÓRICO DE VENDAS •PROJEÇÕES •PARTICIPAÇÕES •SAZONALIDADE •DEMOGRAFIA Análise Quantitativa do Mercado

32 Análise Qualitativa do Mercado
•Perfil do consumidor padrão •Comportamento de compra e consumo (incluindo necessidades, expectativas, tendências, desejos) •Imagem dos meu produtos e dos concorrentes •Motivação e forma de consumo dos meus produtos •Hábitos de consumo

33 Análise do Mercado •Processo onde uma empresa estuda o desenvolvimento e as tendências do mercado onde atua. •A análise tem por finalidade o aprofundamento do conhecimento do mercado visando avaliar a posição da empresa e as possibilidades frente à situação.

34 Um pouco de história... As últimas décadas foram marcadas por muitas mudanças que impactaram diretamente nos hábitos e nas percepções do consumo de alimentos entre os brasileiros. Na déc. De com a chegada de novidades, vindas dos EUA, dão início a mudanças definitivas nos hábitos alimentares brasileiros • Não se pensava em saúde, bem-estar e qualidade • Durante 40 anos, a formula do sucesso era sabor e prazer (nenhum benefício nutricional)

35 Na segunda metade dos anos 90...
•Movimentação da indústria alimentícia •Abertura das importações •Acompanhar o mercado significa inovar (em alta velocidade) •Muitas novidades (entre 96 e 98 foram lançadas cerca de 10 novas categorias de produtos no mercado) •O consumidor aprende que quanto mais opções, melhor •Nasce o consumidor exigente

36 As duas fases do Marketing

37 •O LEMA É: “SAÚDE E BEM-ESTAR” •A PERCEPÇÃO GERAL SOBRE SAÚDE INCORPORA O FATOR ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL •TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É CONSIDERADO A BASE PARA: •EVITAR DOENÇAS •“SENTIR-SE BEM” •ASSEGURAR LONGEVIDADE Atualmente...

38 Atualmente... New NutritionBusiness, 2006
“Os consumidores buscam uma vida melhor –uma vida na qual os alimentos carregam a promessa de satisfação,boa nutrição,saúde e bem-estar”. Saúde é o grande fator de inovação no mercado de alimentos e bebidas no século XXI.

39 Atualmente Três principais tendências que impulsionam o crescimento do mercado de alimentos e bebidas: - Enfoque contínuo na saúde - Praticidade - Impacto das marcas próprias

40 AS 10 MAIORES PREOCUPAÇÕES COM A SAÚDE PESQUISA HEALTHFOCUS, 2005
1º. Câncer (70%) 2º. Doenças Cardiovasculares (68%) 3º. Pressão alta (63%) 4º. Colesterol alto (61%) 5º. Depressão (60%) 6º. Saúde dos olhos (59%) 7º. Diabetes (58%) 8º. Excesso de Peso (57%) 9º. Anemia (56%) 10º.Problemas gastrointestinais (55%) Obs.: Consumidor tem consciência que vários problemas de saúde citados são controláveis por meio da alimentação

41 Além disso % dos consumidores brasileiros escolhem seus alimentos com base nos benefícios à saúde.

42 nutrientes para a saúde
Os consumidores brasileiros têm conhecimento sobre os benefícios de vários nutrientes para saúde. nutrientes para a saúde

43 Comunicação •Os fatores-chave do modelo de comunicação são:

44 Teste seu Marketing Pessoal
Orientações: A seguir, estão afirmações sobre sua capacidade de autopromoção. Você deverá dar notas de 1 a 10 para cada uma. Quanto mais você se aproxima da afirmação feita, mais pontos deverá receber. Some suas notas ao final do teste.

45 Teste seu mkt pessoal... Procuro estar a par do valor de mercado de minha atividade profissional. Gosto de me relacionar e me sinto bem com pessoas de outras áreas. Penso em um plano de desenvolvimento de minha carreira para os próximos cinco anos. Estou consciente de que meu trabalho é importante para a empresa. Procuro estar sempre atento a melhoria de meus conhecimentos, postura profissional e aparência pessoal

46 Teste seu mkt pessoal 6) Faço adaptações do meu CV de acordo com quem vai recebê-lo, com o objetivo de torná-lo mais eficiente. 7) Conheço minhas habilidades e deficiências; procuro evidenciar as primeiras e melhorar as segundas. 8) Revejo meu CV para mantê-lo atualizado e torná-lo criativo. 9) Procuro manter os contatos profissionais. 10) Procuro saber o que o mercado precisa para me atualizar e me tornar mais competitivo.

47 Curiosidades...Mulheres x Homens
Elas são responsáveis por fazerem ou influenciarem 80 % das compras aproximadamente. Alcançar clientes mulheres não é apenas uma tendência é o futuro lucrativo para aqueles que estiverem dispostos a aprender a ver a partir da perspectiva de uma mulher. Os homens possuem mais células cerebrais enquanto elas têm mais conexões dendríticas (fibra) entre as células do cérebro. Isso pode explicar o fato de elas usarem mais os sentidos desde a visão (embalagem), o que ouvem (música dentro de uma loja ou jingle) os cheiros até como se sente conectada emocionalmente a uma mensagem.

48 Curiosidades... Além disso, elas percebem os produtos e o marketing de maneira mais holística do que os homens, o que pode refletir a rápida conexão entre o lóbulo esquerdo e o direito nas mulheres. O modo de uma empresa tratar os funcionários, de se relacionar com o meio ambiente, e as atitudes socialmente responsáveis também são aspectos que podem influenciar numa compra.

49 Cartilha básica para Marketing Empresarial
Para uma divulgação eficaz a empresa tem de conhecer muito bem o perfil da clientela, os veículos de comunicação disponíveis em sua cidade ou bairro, além de observar as práticas da concorrência. A partir dessas informações, deve-se criar uma estratégia de médio e longo prazo, investindo nas ferramentas e ações mais adequadas. A comunicação inteligente e criativa permanece mais tempo ativa na mente dos consumidores, aumentando o retorno do investimento.

50 1ª Etapa: Planejamento Comece a planejar por aqui: onde sua empresa está e onde ela quer chegar? Para tanto: Analisar o seu mercado de atuação, Definir seu público-alvo, Suas metas ; Traçar as ações para o alcance dos objetivos.

51 Análise do ambiente A análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa. O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais,legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio. O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise,pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados,os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.Essa análise é muito importante, pois ela determinará os caminhos do Plano de Marketing e as importantes decisões para o sucesso do seu negócio.

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54 DEFININDO PÚBLICO ALVO...

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57 POSICIONAMENTO: COMO O CLIENTE VÊ O SEU NEGÓCIO
Nesse item você definirá qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles. O cliente está de olho em você. Não coloque em risco a credibilidade do seu negócio. Analise a atuação de seus concorrentes e procure aperfeiçoá-la para que possa fazer a diferença. Isso servirá para prever as ações da concorrência que possam ameaçá-lo.

58 O PODER DA MARCA A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, portanto,deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa. Por isso, a definição do posicionamento do seu negócio e de suas vantagens sobre a concorrência, realizadas anteriormente, são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la. Geralmente, a logomarca é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem da sua empresa. Muitas empresas também optam pelo slogan - frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores. "A propaganda é a alma do negócio" foi um slogan criado na década de 1930 e que se perpetua até hoje.

59 OBJETIVOS E METAS Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. Metas: mais específicas e essenciais para o plano. PERÍODO: ANO CORRENTE OBJETIVOS 1. Ser referência em centro de saúde e lazer para idosos na região; 2. Fornecer o melhor atendimento especializado; 3. Garantir a satisfação do cliente; 4. Ter uma campanha de divulgação eficaz e reconhecida pelo setor. METAS 1. Conquistar 25% de idosos da região como clientes ao final do ano corrente; 2. Obter 40% do faturamento projetado para o primeiro semestre; 3. Aumentar a conscientização dos consumidores sobre o negócio em 50% nos seis primeiros meses.

60 Dicas preparadas pelo SEBRAE:
Faça o cálculo de quantas vendas são necessárias para pagar os anúncios, tanto na mídia de massa quanto na especializada. Avalie o número de contatos gerados por cada ferramenta de comunicação. Faça um orçamento detalhado do investimento a ser realizado em feiras e compare com o número de negócios necessário para que ele seja coberto. Compartilhar listas de clientes com outras empresas não concorrentes é uma forma rápida e barata de ampliar a base de contatos. Cuidado com listas e cadastros de potenciais clientes de origem duvidosa ou sem garantias de atualização.

61 Dicas preparadas pelo SEBRAE
7. Aproveite todas as oportunidades já disponíveis na empresa para divulgar: veículos, uniformes, placas, muros etc. Avalie a existência de parceiros para uma divulgação cooperada e sinérgica. Envolva os principais fornecedores e canais de distribuição nas campanhas de divulgação. Planeje o investimento, no mínimo, para os seis meses seguintes. Não invista por impulso ou empolgação. Não espere respostas rápidas; a maior parte do resultado da divulgação será colhido a médio e longo prazo. Caso os recursos sejam escassos, concentre o investimento e avalie periodicamente se fez a escolha certa. Não esqueça de realizar de modo eficaz a comunicação no próprio ponto-de-venda. Seja criativo, sempre pode existir uma forma inovadora, eficaz e barata de divulgar a empresa. Evite improvisações, utilize sempre profissionais ou agências de propaganda para o desenvolvimento das peças de comunicação com o mercado.

62 Algumas referências utilizadas...
•KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Introdução de Marketing. São Paulo: LTC, 1999. •AmericanMarketing Association( •LEVITT, Theodore. A imaginação de Marketing. São Paulo: Atlas, 1990. •MCCARTHY, Jerome. Marketing Básico -uma visão gerencial. Volumes 1 e 2. ZaharEditores. • martins.com.br •portal.anvisa.gov.br •COBRA, Marcos. Administração de Marketing. •PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. •KOTLER, Philip. Administração de Marketing –10ª Edição. •CAEPM -Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing (ESPM). •I Seminário de Tendências do Consumo Contemporâneo (realizado nos dias 08 e 09 de junho de 2010). •World HealthOrganization( •Pesquisa HealthFocus(2005)

63 CONSTRUINDO SEU SUMÁRIO EXECUTIVO
PLANO DE MARKETING CONSTRUINDO SEU SUMÁRIO EXECUTIVO

64 COMEÇANDO MEU NEGÓCIO... Análise do ambiente: verificando meu meio..meu concorrente; Definição de público: quem vou atender? Como desejo que o cliente veja o meu negócio?( qual imagem do meu negócio?) Marca: identidade da empresa. Objetivos: como chegar Metas: onde chegar

65 COMEÇANDO MEU NEGÓCIO Estratégias de MKT: 5 Ps: Produto- Qual?
Preço - Quanto? (descontos...pacotes..) Praça - Onde? Promoção – Quando? Pessoas: - Treinar quem? Comunicação com fluidez


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