A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)"— Transcrição da apresentação:

1 25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)

2 Ajudar o estudante da Bíblia a entender a importância do ensino bíblico na igreja de hoje, por meio do exemplo da igreja do primeiro século, de modo que, valorizando-o, obtenha discernimento e maturidade.

3 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)

4 Era sob o poder do Espírito da verdade que a igreja primitiva realizava a obra de Deus no mundo. Essa comunidade era vítima da perseguição religiosa, de açoites e até de morte, mas jamais se deixava escarnecer pela ignorância teológica, porque era uma comunidade que buscava crescer tanto na graça quanto no pleno conhecimento de Deus (2 Pd 1:2). Ela estava disposta ao ensino e aberta ao aprendizado das sagradas letras.

5 O ensino bíblico é um imperativo de Cristo à sua igreja (Mt 28:20). Ele ordena e dá o exemplo: Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas (Mt 4:23). Por isso, a igreja primitiva fazia o mesmo. Não se cansava de ensinar o verdadeiro evangelho de Jesus. Quanto a isso, vejamos, a seguir, três importantes características dessa comunidade de Cristo. 1. Conhecedores da Palavra 2. Defensores da Palavra 3. Proclamadores da Palavra

6 01. O estudo da Palavra de Deus envolve estudo persistente. Comente a respeito, com base em At 5:42, 9:31, 17:11 e no item 1. 02. O estudo da Palavra de Deus envolve valorização permanente. Comente a respeito, com base em 1 Tm 3:16; Fp 2:12, e no item 1. 03. Com base em 1 Jo 2:22-23; At 2:14,36 e no item 2, comente sobre a necessidade de a igreja do primeiro século atuar em defesa da Palavra. 04. Que importantes aspectos eram levados em conta pela igreja do primeiro século, no tocante à proclamação? Fale sobre cada um deles, com base em At 2:36, 6:3 e no item 3.

7 1. Valorizemos o ensino, pois produz discernimento. O ensino bíblico é uma poderosa arma que proporciona discernimento espiritual para combater as heresias. O pequeno grupo é uma ferramenta importante para adquirir discernimento, simplesmente porque sua principal ferramenta de estudo é a Bíblia, a revelação de Deus.

8 2. Valorizemos o ensino, pois produz maturidade. Não devemos ignorar que o pequeno grupo é importante no processo de maturação do cristão. Isso porque, nele, as pessoas se reúnem regularmente para estudar a palavra de Deus e compartilhar experiências. Progressivamente, cada participante do PG se tornará apto a desenvolver a sua salvação em santificação.

9 05. Por que é necessário à igreja buscar discernimento, por meio do ensino? Responda, com base na primeira aplicação. 06. Por que é necessário à igreja buscar maturidade, por meio do ensino da Bíblia? Responda, com base na segunda aplicação.

10 Como cristãos, não podemos deixar de olhar para essa questão com o carinho que ela merece. Por isso, o nosso desafio para esta semana é fazer algo para estimular o conhecimento bíblico. Para tanto, podemos participar do pequeno grupo e convidar alguém a fazer o mesmo. Além disso, podemos tirar alguns minutos, durante o dia, para lermos a Bíblia e refletirmos sobre ela.

11 Lição 5 Uma comunidade discipuladora


Carregar ppt "25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google