A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profeta Abraão. Profeta Abraão Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão, 10 depois de Noé e, a nona geração de Sem, um dos filhos do Patriarca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profeta Abraão. Profeta Abraão Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão, 10 depois de Noé e, a nona geração de Sem, um dos filhos do Patriarca."— Transcrição da apresentação:

1

2 Profeta Abraão

3 Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão, 10 depois de Noé e, a nona geração de Sem, um dos filhos do Patriarca Noé que sobreviveu às águas do dilúvio. Segundo a Bíblia, a mais provável procedência de Abraão seria a cidade de Ur dos caldeus, situada no sul da Mesopotâmia, ou nos seus arredores, 322 km a sudeste da atual Bagdá. A tradição judaica também aponta que o patriarca teria vivido entre 1812 a.C e 1637 a.C .Há registros que apontam para o seu nascimento em 2116 a.C. A sua história começa quando deixa a terra de sua família na cidade de Ur dos Caldeus e segue em direção a Canaã. A Bíblia relata diversas passagens envolvendo Abraão, sua esposa Sara, seu sobrinho Ló, sempre realçando a nobreza do personagem e a sua obediência a Deus.

4 Abraão é uma figura chave para várias religiões, incluindo os judeus, muçulmanos e cristãos. Foi o primeiro a se dar conta do Único e Verdadeiro Deus. É visto como o pai da raça escolhida, o pai dos profetas através dos quais Deus começou Sua série de revelações. No Cristianismo é visto como o pai de todos os crentes e sua confiança em Deus e sacrifício são tomados como um modelo para os santos posteriores. A família de Abraão era idólatra. O Livro dos Jubileus, diz que Abraão, aos catorze anos, quando residia em Ur com sua família, teria começado a compreender que os homens haviam se corrompido com a idolatria adorando ídolos de pedra. Então não aceitou mais adora- los e começou a orar a Deus, pedindo-lhe que conservasse a sua alma pura do erro dos filhos dos homens e também a de seus descendentes.

5 A primeira chamada de Abraão quando ainda morava em Ur, o Deus da glória lhe apareceu e lhe deu três diferentes ordens: “sai da tua terra", "sai da tua parentela”, e “dirige-te à terra que eu te mostrar". As quais não conseguiu obedecer, integralmente, pois, nesta época o seu pai é que era o Patriarca. Deus faz a Abraão uma segunda chamada. " o Senhor disse: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" Desta vez partiu, como o Senhor lhe tinha dito, saiu sem saber para onde ia mas estava na direção do Senhor, obedecendo as Suas ordens. Saiu de Harã, com Ló, sua esposa e seus bens, indo em direção a Canaã onde recebe as promessas divinas: será o pai de um povo numeroso e abençoado, do qual deverá nascer o Messias.

6 Nesta terra, os seus descendentes formariam uma grande nação e herdariam uma terra "onde corre leite e mel". Sendo o povo escolhido de Deus, os hebreus conquistariam a terra prometida de Canaã, uma terra de fartura, em comparação com as que Abraão deixara para trás. Foi assim que ele deixou a sua vida sedentária para viajar para Canaã. Esta migração é de significado histórico comparável à epopeia de Moisés, mais tarde, trazendo os hebreus de regresso do Egito, através do Mar Vermelho. Abraão, o herói da fé. Quando ele mostrou a sua disposição de obedecer a chamada. Deus introduziu em seu coração a fé. A fé é um dom de Deus.

7 E foi-lhe revelado sobre o futuro de sua descendência, suportaria a escravidão por quatrocentos anos e que depois retornaria para a terra prometida. A tua semente peregrinará em terra que não é sua. Os maiores ensinamentos de Abraão estão registrados na sua obediência a todas as ordens de Deus. Duas profecias que se perpetuaram entre os profetas do Velho Testamento: 1 – a vinda de um Messias e 2 – nos últimos dias o pacto Abraâmico seria restabelecido. Os episódios mais significativos são aqueles que contam de como Abraão se sujeitou ao rei do Egito, que tomou sua mulher como esposa, para salvá-la de qualquer punição.

8 Outro ocorreu em sua velhice
Outro ocorreu em sua velhice. Sara, sua esposa, já idosa ainda não havia lhe dado um filho (seu primeiro filho Ismael, era filho de uma concubina - Agar), quando Deus teria lhe concedido esta graça, e assim nasceu Isaque, a quem Abraão mais amou. A relação de Abraão com Deus confirma a sua fé em Deus, pois mesmo sendo Isaque, o filho amado que tanto desejara por toda a vida. Ele não relutou em cumprir a ordem de Deus em sacrificá-lo. Quando Abraão estava pronto para executar o ato, Deus, então, mandou um anjo para segurar o seu punho, dizendo estar satisfeito com a obediência dele. Em recompensa, Deus poupou seu filho, e prometeu que sua linhagem produziria uma nação numerosa que governaria toda a terra por onde Abraão havia caminhado em vida.

9 Sara viveu cento e vinte e sete anos e morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, em Canaã; e Abraão lamentou e chorou sua morte. Casou-se com outra mulher, chamada Quetura. Ela lhe deu seis filhos. Inicialmente chamado Abrão, Deus posteriormente mudou o nome dele para Abraão, que significa “pai de muitos”. Viveu cento e setenta e cinco anos. Morreu em boa velhice e foi enterrado junto aos seus antepassados. Foi um personagem exaltado por Moisés a fim de explicar a origem dos hebreus e motivar o êxodo de seu povo do Egito em direção à terra de Canaã para concretizar as promessas de Deus. É considerado o fundador de varias Nações.

10 Muita Paz Fontes de consulta:
Antigo Testamento – Livro Genesis caps. de 11 ao 25 Wikipédia, a enciclopédia livre Cartas de Paulo aos Romanos e aos Hebreus Sites: profetasmodernos.org apazdosenhor.org.br Estudosdabiblia.net Musica- Conquista do paraiso Imagens da Internet Formatação e pesquisa –


Carregar ppt "Profeta Abraão. Profeta Abraão Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão, 10 depois de Noé e, a nona geração de Sem, um dos filhos do Patriarca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google