A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO"— Transcrição da apresentação:

1 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
MÓDULO II (Aula 11) GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Curso: Nível de Serviço em Aeroportos - ANAC Prof. Luiz Antônio Tozi, D.Sc.

2 Técnicas para Graduação e Ponderação de Nível de serviço
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Técnicas para Graduação e Ponderação de Nível de serviço Serão apresentadas duas tecnicas Análise Multicriterial – AHP Análise Conjunta

3 Módulo 7 Fundação Getúlio Vargas
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Tomada de decisão em logística: Análise hierárquica do processo (Thomas A. Saaty, 1980) Módulo 7 Fundação Getúlio Vargas

4 1. Introdução GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

5 1. Introdução: Definição de Decisão
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 1. Introdução: Definição de Decisão Processo de colher informações, atribuir importância a elas, buscar possíveis alternativas de solução e fazer a escolha entre tais alternativas; Parâmetros qualitativos x quantitativos.

6 1. Introdução Qual o propósito de uma Decisão?
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 1. Introdução Qual o propósito de uma Decisão?

7 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
1. Introdução Decisor

8 2. Métodos de Apoio Multicritério à Decisão (AMD)
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 2. Métodos de Apoio Multicritério à Decisão (AMD) Auxiliam na avaliação de um conjunto de alternativas com relação a um dado conjunto de critérios. O objetivo não é apresentar ao decisor uma solução ótima para o problema e sim auxiliá-lo levando em conta a preferência do decisor. Podem ser usados em decisões individuais ou em decisões em grupo.

9 2. Apoio Multicritério à Decisão (AMD)
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 2. Apoio Multicritério à Decisão (AMD)

10

11 3. Problemática de decisão
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 3. Problemática de decisão

12 3. Problemática de decisão
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 3. Problemática de decisão

13 3. Problemática de decisão
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 3. Problemática de decisão

14 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

15 4. Analytic Hierarchy Process AHP
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO 4. Analytic Hierarchy Process AHP Sendo um dos primeiros métodos desenvolvidos no ambiente das Decisões Multicritério Discretas, o AHP divide o problema em níveis hierárquicos, facilitando sua compreensão e avaliação, e determina de forma clara e por meio da síntese dos valores dos decisores, uma medida global para cada uma das alternativas, priorizando-as ou classificando-as ao finalizar o método (Gomes, 2004).

16 Etapas AHP Oliveira e Belderrain (2008)

17 Axiomas do AHP GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Axioma 1: Comparações recíprocas – os elementos comparados 2 a 2 pelo decisor devem satisfazer a condição de reciprocidade: se A é três vezes mais preferido que B, B será 1/3 vezes mais preferido que A. Axioma 2: Homogeneidade – os elementos de um mesmo nível hierárquico devem possuir o mesmo grau de importância dentro do seu nível.

18 Axiomas do AHP GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Axioma 3: Independência – os elementos de um nível da hierarquia devem ser mutuamente excludentes entre si, e quando comparados par a par pelos decisores, os pesos dos critérios devem ser independentes das alternativas. Axioma 4: Suposição (Exaustividade) – assume-se que a hierarquia do problema de decisão está completa, ou seja, contém todos os critérios e alternativas relativos ao problema.

19 Estruturação do Problema
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Estruturação do Problema O problema de decisão é dividido em níveis hierárquicos com a finalidade de facilitar a compreensão e avaliação. Obs: Limite psicológico 7+/- 2

20 Exemplo de Estruturação de Problema
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Exemplo de Estruturação de Problema

21 Coleta dos Julgamentos
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Coleta dos Julgamentos Escala Fundamental de Saaty

22 Razão de Consistência GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
A Razão de Consistência (RC): RC=IC/RI. Se RC for menor que o valor descrito abaixo, então os julgamentos da matriz de decisão são considerados consistentes. Caso contrário, existe alguma inconsistência nos julgamentos e o especialista pode ser solicitado para rever a sua opinião.

23 Exercício em sala Escolha de automóvel
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Exercício em sala Escolha de automóvel Adaptado de Medeiros Júnior, 2007

24 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Resolução

25 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Resolução

26 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Resolução

27 Análise de sensibilidade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade O objetivo da análise de sensibilidade em problemas de decisão multicritério é observar o comportamento do ranking das alternativas decorrente da modificação dos dados de entrada. Os estudos sobre análise de sensibilidade do AHP iniciaram-se com Masuda em O autor abordou os efeitos que alterações nas colunas das matrizes de decisão causavam no ranking das alternativas e criou um coeficiente de sensibilidade para o vetor de prioridades final das alternativas para cada vetor coluna da matriz de decisão (TRIANTAPHYLLOU et al, 1998). Retirado de trabalho de Leila e Marcelo (2009)

28 Análise de sensibilidade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade O software SuperDecisions e Expert Choice realizam análise de sensibilidade. O facilitador pode alterar, graficamente, as prioridades dos critérios e verificar o que ocorre com o ranking das alternativas.

29 Análise de sensibilidade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade

30 Análise de sensibilidade - Preço
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade - Preço Prioridade original 0,088 B 0,34 A 0,065

31 Análise de sensibilidade - Preço
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade - Preço Lembrando que a solução do problema forneceu o seguinte ranking de alternativas (Betacar > Alfacar > Gamacar ). O eixo das abscissas da figura refere-se aos valores das prioridades do critério Preço. Na solução final o critério Preço teve uma prioridade de 0,088 ou 8,8%. Para um valor inferior da prioridade deste critério, 8,8%, há modificações significativas no ranking das alternativas a partir do valor 6,5%, ou seja o ranking de alternativas fica alterado para (Betacar > Gamacar > Alfacar ). Para um valor de prioridade do Preço superior a 34,0% a alternativa Alfacar passa a liderar o ranking, isto é, (Alfacar > Betacar > Gamacar ).

32 Análise de sensibilidade – Km/L
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade – Km/L Prioridade original 0,669 B 0,354 A C 0,083 0,628

33 Análise de sensibilidade - Conforto
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Análise de sensibilidade - Conforto Prioridade original 0,243 B A 0,489 0,263

34 Bibliografia GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Notas de aula de MB-419. Método Multicritério. CMT Cleber Almeida de Oliveira. Fev-2008 e Filipe Filipe Rodrigues de Souza Moreira Costa, Helder Gomes. Introdução ao Método de Análise Hierárquica: Análise Multicritério no Auxílio a Decisão. RJ – 2002. GOMES, L. F. A. M.; ARAYA, M. C. G.; CARIGNANO, C. Tomada de decisão em cenários complexos: introdução aos método discretos de apoio multicriterio à decisão. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. Saaty, T. L.(2005), Theory and Applications of the Analytic Network Process: Decision Making with Benefits, Opportunities, Costs and Risks, – RWS Publications, Pittsburg. Notas de aulas de MB-217: Mapas Cognitivos

35 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Exercício Estruture uma árvore hierárquica de decisão e use a técnica de AHP para graduar a importância do nível de serviço num terminal de passageiros usando 4 componentes aeroportuários e seus subcritérios: Check in Saguão Verificação de segurança Sala de embarque

36 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise Conjunta Análise dos atributos determinantes da qualidade dos serviços em terminais Como as dimensões da qualidade afetam a percepção de utilidade e a satisfação do cliente do terminal

37 Análise Conjunta GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
A Análise Conjunta Tradicional com modelo aditivo Procura determinar a importância relativa que os consumidores dão a atributos relevantes e a utilidade que eles associam aos níveis de atributo.” Hair, et al (2005) O modelo básico de análise conjunta pode ser representado pela fórmula seguinte:

38 Análise Conjunta A formulação matemática utilizada foi a de regressão múltipla. As avaliações dos estímulos realizadas pelos entrevistados são submetidas ao modelo de regressão que procura ajustar os coeficientes do modelo linear aditivo de maneira a minimizar o erro da previsão realizada pelo algoritmo. Espera-se que a ordenação captada na amostra se aproxime o mais possível da ordenação preditiva gerada pela aplicação do algoritmo.

39 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

40 Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
ANÁLISE DE ATRIBUTOS DE NÍVEIS DE SERVIÇO ASSOCIADOS À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CONEXÕES INTEGRADAS NO TRANSPORTE PÚBLICO Fernando Honorio de Carvalho Rafael de Almeida Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos Coordenador da Pesquisa: Profº. Dr. Luiz Antonio Tozi

41 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Introdução Visualizar expectativas e percepções dos clientes quanto ao nível de serviço; Verificar quais os principais atributos determinantes da qualidade dos serviços oferecidos; e Análise da importância relativa dos atributos intervenientes na determinação do nível de serviço oferecido. 3

42 Descrição do Sistema Integrado;
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Metodologia Revisão Literária; Descrição do Sistema Integrado; Análise Conjunta; e Análise dos Resultados. 5

43 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Revisão Literária Classificação das Redes do Transporte Público Urbano Rede Radial: Ferraz & Torres (2004) 7

44 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Revisão Literária Classificação das Redes do Transporte Público Urbano Rede Radial com Linhas Tronco-alimentadas: Ferraz & Torres (2004) 8

45 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Revisão Literária Classificação das Redes do Transporte Público Urbano Rede Radial com Linhas Tronco-alimentadas: Ferraz & Torres (2004) 9

46 O conforto e a comodidade do serviço prestado aos passageiros.
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Revisão Literária Conceito de qualidade no serviço Analisar: O grau em que o serviço de transporte está disponível em determinados locais; e O conforto e a comodidade do serviço prestado aos passageiros. Transit Capacity and Quality Service Manual (2003) 10

47 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Desenvolvimento ECO – Estações de Conexão Estações de Conexão são estações para transbordo de passageiros que serão implantadas na Cidade de São José dos Campos, está previsto a instalação de 13 (treze) ECOs em toda a cidade incluindo o Terminal Central. Secretaria de Transportes de São José dos Campos (2010) 12

48 13

49 Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano 18

50 Análise Conjunta GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
A Análise Conjunta Tradicional com modelo aditivo Procura determinar a importância relativa que os consumidores dão a atributos relevantes e a utilidade que eles associam aos níveis de atributo.” O modelo básico de análise conjunta pode ser representado pela fórmula seguinte:

51 O modelo de aplicação da Técnica Brainstorming
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO O modelo de aplicação da Técnica Brainstorming

52 Descrição dos atributos para avaliação do nível de serviço
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Descrição dos atributos para avaliação do nível de serviço

53 Níveis de atributos GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Tempo Total de Viagem : 15, 30 ou 45 minutos; Número de Conexões : 0, 1 ou 2 conexões; Lotação do Veículo : em pé ou sentado; e Valor Gasto na Viagem : R$ 2,50 ou R$ 3,90. 20

54 25 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões
Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 1 45 minutos Uma conexão Viagem sentado R$ 2,50 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 6 15 minutos Duas conexões Viagem sentado R$ 2,50 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 2 45 minutos Duas conexões Viagem sentado R$ 3,90 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 7 15 minutos Nenhuma conexão Viagem sentado R$ 2,50 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 3 30 minutos Nenhuma conexão Viagem sentado R$ 3,90 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 8 45 minutos Nenhuma conexão Viagem em pé R$ 2,50 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 4 30 minutos Duas conexões Viagem em pé R$ 2,50 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 9 15 minutos Uma conexão Viagem em pé R$ 3,90 ID de Tarjeta Tempo Total de Viagem Número de Conexões Lotação do Veículo Valor Gasto na Viagem 5 30 minutos Uma conexão Viagem sentado R$ 2,50 25

55 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Quantidade de Entrevistas por Local 21

56 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Gênero dos Entrevistados 22

57 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Faixa Etária dos Entrevistados 23

58 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Grau de Utilização dos Usuários Entrevistados 24

59 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise Conjunta A formulação matemática utilizada foi a de regressão múltipla. As avaliações dos estímulos realizadas pelos entrevistados são submetidas ao modelo de regressão que procura ajustar os coeficientes do modelo linear aditivo de maneira a minimizar o erro da previsão realizada pelo algoritmo. Espera-se que a ordenação captada na amostra se aproxime o mais possível da ordenação preditiva gerada pela aplicação do algoritmo.

60 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

61 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Importância Relativa dos Atributos 26

62 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Análise da Tempo Total de Viagem 27

63 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Análise do Número de Conexões 28

64 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Análise do Valor da Tarifa 29

65 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Análise do Conforto da Viagem 30

66 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise da Importância Relativa de Atributos do Nível de Serviço Percebido por Usuários de Transporte Público Urbano Exemplo de Cenários Simulados 31

67 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Conclusões O número de conexões é o atributo de nível de serviço mais importante, seguido pelo custo, tempo de viagem e lotação do veículo; Adicionar conexões ao processo de transporte, pode reduzir o nível de serviço percebido pelos usuários. 33

68 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Conclusões O efeito negativo gerado pela conexão dificilmente é compensada pela conjunção dos outros fatores; O usuário entrevistado age de acordo com o senso comum. Porém destaca-se a grande importância atribuída à viagens que não tenham conexões. 34

69 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Conclusões Há possibilidade de elevação da insatisfação do usuário, no momento da implantação do sistema integrado, em função do aumento do número de conexões. Havendo uma percepção futura das melhorias esperadas, podem levar o usuário a perceber um aumento global de utilidade do sistema de transporte público. A fim de impedir que haja fuga para serviços alternativos de transporte deve-se incentivar que os serviços oferecidos sejam mais ágeis, confortáveis e baratos. 35

70 Referências FERRAZ, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte Público Urbano. 2ª Ed. São Carlos, Editora Rima, p. HAIR, I. F. J; ANDERSON. R. E; TATHAM, R. L. e BLACK, W. C. Análise Multivariada de Dados. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. KOTLER, P. Administração de Marketing: a Edição do Novo Milênio. São Paulo: Atlas, 2000. MOTTA, Paulo Cesar. Análise Conjunta: modelo e aplicação. Revista de Administração, v.22, Abr/Jun RAILBUSS. Disponível em: < Acesso em: 16 mar RESENDE, C.B., SCARPEL R.A. Análise dos Fatores Determinantes na Precificação de Bens de Consumo – Um Caso na Indústria Automobilística. X Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, Rio de Janeiro SECRETARIA DE TRANSPORTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Disponível em: < Acesso em 10 mar 2010. SILVA, A. N. R. (1999) Notas de Aula da disciplina ST5864 – Planejamento Urbano e Transportes, USP, São Carlos. TCQSM. Transit Capacity and Quality of Service Manual. Washington, 2003. TURISMO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Disponível em: < Acesso em: 17 mar WITTMER, Andreas. Internal Service Systems and Cultural Differences: An Exploratory Study of Switzerland, Australia, and Singapore f. Dissertação (Doctor of Business Administration) - University of St. Gallen, St. Gallen. 36

71 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Exercício Visualizar a aplicação da análise conjunta ao terminal de passageiros do Aeroporto de Brasília. Sugestão: Para simplificar, usar 4 atributos : dois com três níveis e dois com dois níveis

72 Produtividade de sistemas logísticos
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Produtividade de sistemas logísticos Veremos neste módulo Função de Produção para sistemas logísticos Análise de um Output

73 Produtividade Produtividade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Produtividade Produtividade É a relação entre o que foi produzido e os insumos utilizados para tal, num dado intervalo de tempo.

74 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Função de produção É a representação matemática da transformação de insumos (fatores de produção) em produtos.

75 Insumos: Fatores de produção
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Insumos: Fatores de produção Os insumos que o sistema utiliza são os fatores de produção. Ex: ferrovia utiliza vagões, locomotivas, trilhos, energia, pessoal para gerar transporte ( de passageiros ou de carga)

76 Sistema de produção X insumos
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Sistema de produção X insumos Produtividade parcial: produtividade calculada a partir de apenas um insumo. Produtividade total dos fatores: considera simultaneamente todos os insumos. O problema é definir os pesos adequados para os diferentes insumos

77 Índice de produtividade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Índice de produtividade Existem: Índices parciais Índices totais Comparar as diversas unidades que formam o sistema Comparar com unidades externas de desempenho semelhante

78 Exemplo: operadores logísticos
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Exemplo: operadores logísticos

79 Exemplo: operadores logísticos
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Exemplo: operadores logísticos Da figura anterior Existe economia de escala ( o indice cresce com tamanho da empresa) Dificuldade em se analisar a produtividade com base nesse tipo de índice (ex: Dalara - faturamento maior com transportes e não armazenamento)

80 Exemplo: operadores logísticos
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Exemplo: operadores logísticos índices parciais: São importantes, mas apresenta o inconveniente de representar aspectos isolados do comportamento do sistema de produção.

81 Produtividade Parcial x Total
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Produtividade Parcial x Total Análise da produtividade total Atende melhor as necessidades do analista. uma metodologia usada para se conseguir tal análise integrada é a da função de produção. Esta função pode ser ajustada por meio de regressão múltipla.

82 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Função de produção É a representação matemática da transformação de insumos (fatores de produção) em produtos. Limitação: só permitem considerar uma única variável como output (saída) do sistema. mede o desempenho médio do setor, Mas o que se procuraria medir é a fronteira de máxima produtividade

83 Estrutura genérica de uma função de produção
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Estrutura genérica de uma função de produção

84 Função de produção e a fronteira de máxima produtividade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Função de produção e a fronteira de máxima produtividade Qual a empresa mais produtiva? A, B ou P ????

85 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Dificuldade Ajuste por técnicas de regressão linear não garante que a função ajustada represente a fronteira de máxima eficiência.

86 Ajustando uma função de produção a um conjunto de dados
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Ajustando uma função de produção a um conjunto de dados Deve-se: Selecionar as variáveis Escolher o tipo de função matemática para representar o processo ( linear, multiplicativa (Cobb-Douglas), exponencial, mista etc.. Por tanto este será um modelo paramétrico, onde se faz necessário escolher um tipo de função matemática à priori.

87 Verificar se há ganhos de escala
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Verificar se há ganhos de escala Se aumentar todas as variáveis independentes simultaneamente em 5%: O output aumentar menos de 5% Ganho de escala negativo: empresas já estão passando do limite máximo de produção (capacidade excedida, tecnologia ultrapassada, operações congestionadas) O output aumentar mais de 5% Ganho positivo de escala O output igualar 5% Fator de escala é constante

88 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Porém... Mesmo com tal limitação é muito comum ajustar uma função de produção utilizando técnicas de regressão linear. Uma vez ajustada, a função de produção estabelece uma relação direta entre os fatores de produção e o output, permitindo analisar a produtividade das empresas do setor.

89 Assim...como resultado podemos ter
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Assim...como resultado podemos ter Caso de terminais marítimos Aplicando os dados do porto de Aratu à função de produção:

90 Funções empíricas Técnica de regressão utilizando o Software Excel
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Funções empíricas Técnica de regressão utilizando o Software Excel

91 Regressão linear A equação para a linha é: y = mx + b ou
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Regressão linear A equação para a linha é: y = mx + b ou y = m1x1 + m2x b onde o valor y dependente é uma função dos valores x independentes. Os valores m são coeficientes que correspondem a cada valor x, e b é um valor constante

92 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise de regressão Suponha que um empresário esteja pensando em comprar um grupo de prédios de salas comerciais em um bairro comercial. O empresário pode usar a análise de regressão linear múltipla para fazer uma estimativa do valor de um prédio em uma determinada área, de acordo com as variáveis a seguir.

93 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Análise de regressão

94 Selecionar 5 linhas sob a tabela; Inserir a função proj
Selecionar 5 linhas sob a tabela; Inserir a função proj.lin ; selecionar os dados e... Não apertar OK !!!!! Pressionar as teclasCTRL+SHIFT+ENTER

95 PROJ.LIN GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Sintaxe
PROJ.LIN(val_conhecidos_y;val_conhecidos_x;constante;estatística) Val_conhecidos_para x e y   são os conjuntos de valores x e y que já se conhece na relação y = mx + b. Se constante for VERDADEIRO ou omitido, b será calculado normalmente. Se constante for FALSO, b será definido como 0 e os valores m serão ajustados para que y = mx. Estatística   é o valor lógico que especifica se estatísticas de regressão adicionais serão retornadas. Se estatística for VERDADEIRO, PROJ.LIN retornará as estatísticas de regressão adicionais, de forma que a matriz retornada seja {mn,mn-1,...,m1,b;sen,sen-1,...,se1,seb;r2,sey;F,df;ssreg,ssresid}. Se estatística for FALSO ou omitida, PROJ.LIN retornará apenas os coeficientes m e a constante b.

96 Estimadores de qualidade do modelo
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Estimadores de qualidade do modelo R2 : coeficiente de determinação o que indica uma forte relação entre as variáveis independentes e o preço de venda Quanto mais próximo de 1 melhor. Acima de 0,6 já é válido (o bom seria ser maior que 0,8). o que indica uma forte relação entre as variáveis independentes e o output (preço de venda)

97 Estimadores de qualidade do modelo
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Estimadores de qualidade do modelo F de Snedecor Suponha que, na verdade, não há relação entre as variáveis, mas que você selecionou uma amostra rara que fará com que a análise estatística demonstre uma forte relação. "Alfa" é a probabilidade usada para indicar a probabilidade de se concluir de forma incorreta a existência de uma relação. Há uma relação entre as variáveis caso a estatística de F observada seja maior que o valor F crítico. O valor F crítico pode ser obtido através de uma tabela de valores F críticos em muitos livros de estatística. Valores de F maiores que 40 garante a validade da correlação

98 Estimadores de qualidade do parâmetro
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Estimadores de qualidade do parâmetro T studente Testa a hipótese de que o parâmetro (m1,m2...) estimado é significativo. O módulo de valores maiores que 2 são suficientes para garantir que o parâmetro tem efeito sobre o modelo. É calculado dividindo o coeficiente pelo erro estimado

99 Estimadores de qualidade do parâmetro
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Estimadores de qualidade do parâmetro Atenção ao sinal do parâmetro Usar a lógica e o bom senso.

100 Resultados da regressão
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Resultados da regressão

101 Resultados da regressão
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Resultados da regressão Agora, o empresário poderá fazer uma estimativa do valor de um prédio na mesma área com aproximadamente: 2500 pés quadrados, 3 salas comerciais e 3 entradas, e que tem 25 anos de idade, usando o resultado da regressão dado pela seguinte equação: y = 27,64* * * ,24* = $

102 DEA - Análise de envoltória de dados
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO DEA - Análise de envoltória de dados

103 Produtividade Produtividade
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Produtividade Produtividade É a relação entre o que foi produzido e os insumos utilizados para tal, num dado intervalo de tempo.

104 Insumos: Fatores de produção
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Insumos: Fatores de produção Os insumos que o sistema utiliza são os fatores de produção. Ex: um terminal de conteiner utiliza guindastes, empilhadeiras, berços, área de pátio, metros de cais para gerar movimentação de carga ( número de contêineres movidos por hora)

105 Quando temos mais de um output
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Quando temos mais de um output Se queremos analisar um sistema com múltiplos inputs e múltiplos outputs ?? Procura-se reunir todos os índices numa medida única de produtividade.

106 Output agregado Y = u1y1 + u2y2 + u3y3+ ....usys
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Output agregado Y = u1y1 + u2y2 + u3y usys Onde y1,y2...ys são os outputs (respostas) E U1, u2, ... us são os pesos de cada output.

107 Os insumos: inputs De forma análoga, para os insumos, temos:
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Os insumos: inputs De forma análoga, para os insumos, temos: X = v1x1 + v2x vmxm Onde x1,x1...xm são os inputs( insumos) E v1, v2, ... vm são os pesos de cada input.

108 Produtividade Como sabemos: Produtividade = output / input
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Produtividade Como sabemos: Produtividade = output / input

109 Eficiência A eficiência GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
é medida comparando-se a as produtividades de cada empresa com a máxima produtividade observada.

110 Atribuindo o valor unitário à eficiência máxima P*
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Atribuindo o valor unitário à eficiência máxima P* O problema então é : como escolher convenientemente os pesos us e vm ????

111 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
A DEA tem uma solução!! Analise envoltória de dados proposta por Charnes, Cooper e Rhodes(1978) Cada participante (empresa) Denominada de DMU Cada empresa buscará otimizar sua eficiência, para isso, escolhendo convenientemente os pesos dos insumos e os pesos dos outputs da relação.

112 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Como funciona A DEA resolve esse problema através de um modelo de programação linear. Havendo N empresas no conjunto analisado, a DEA resolve N problemas separados de programação linear. Onde cada problema refere-se ao enfoque segundo um participante

113 Como funciona ex: Cavaleiros do Rei Artur,
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Como funciona ex: Cavaleiros do Rei Artur, uso de recursos x finalidade O Rei propõe uma contenda para saber quem é o melhor Sir Galahad, contemplativo – poesia, música, xadrez Sir Blamor, truculento – porrete, massa, mãos Sir Kay, um bravo cavaleiro – espada, lança, faca Sir Lancelot, um apaixonado – distraído, repete Sr Kay A contenda envolve : Tecnologia, ambiente e competências

114 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Como funciona Todos vão lutar contra todos com todas as armas que foram escolhidas. Resultados: Sir Galahan – ganha nas que escolheu, mas perdeu todas as outras – é um eficiente isolado (suas armas nada tem a var com os valores do grupo); Sir Blamour - ganha nas que escolheu, mas perdeu todas as outras Sir Kay – ganha com todas que escolheu e a maioria das contendas noutras – é um lutador eficiente; Sir Lancelot- ganhou na espada, mas perdeu no resto- é um ineficiente.

115 Eficiente isolada Sir Galahan
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Eficiente isolada Sir Galahan Casos uso de recursos x finalidade - (ex: cavaleiros do Rei Artur, Sir Galahan, contemplativo Sir Blamor, truculento Sir Kay, um bravo cavaleiro Sir Lancelot, um apaixonado ( Tecnologia, ambiente e competências ) Extremidade da escala ( falta de outras unidades para comparar), podem ser outliers.

116 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Como funciona Assim, o software vai testar em cada empresa uma combinação de pesos que tente levá-la à eficiência máxima = 1. Se a empresa achar uma combinação de pesos, que aplicadas ás demais participantes sempre levem a resultados piores que ela – ela é eficiente Se ela for eficiente somente com seu pesos e perder nas demais combinações – eficiente isolada Se mesmo com os pesos dos desafiantes, ela os consegue vencer em suas as armas – é eficiente e referencia para as demais - Benchmarking Se ela perda das demais, mesmo com suas próprias armas –é uma ineficiente.

117 DEA Regra pratica Numero de DMU >= (inputs+output )* 3
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO DEA Regra pratica Numero de DMU >= (inputs+output )* 3

118 Eficiência virtual GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Três estratégias básicas: 1) Maximizar outputs, mantendo os input como estão 2) Minimizar o consumo dos insumos, mantendo os outputs 3) Variação proporcional em todas variáveis, nos inputs e outputs.

119 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Orientação Orientada a input = o quanto precisa diminuir o consumo dos insumos. Orientada a output = o quanto precisa aumentar a saída de produtos. Não orientada = quanto precisa melhorar quando input e output podem ser melhorados simultaneamente.

120 Distância (quanto falta para atingir a eficiência)
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Distância (quanto falta para atingir a eficiência) Radial Essa medida indica a melhoria necessária quando todos os fatores são melhorados de forma equivalente (reduz custos/aumenta lucros) – mostra a folga {S} Aditiva Essa medida quantifica a soma máxima das melhorias absolutas (diferença entre lucro atual e lucro máximo) - mostra a folga {S} Média máxima Essa medida quantifica a média máxima das melhorias relativas- mostra fator {f} (input/output) Média mínima Essa medida quantifica a média mínima das melhorias relativas minimamente necessárias para torna-la eficiente - mostra fator {f} (input/output

121 Supereficiência Indica as reduções que podem ser feitas
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Supereficiência Indica as reduções que podem ser feitas de tal forma que a DMU ainda continua eficiente

122 DEA usando o Software EMS
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO DEA usando o Software EMS Após instalar o software EMS abrir: “ Modulo 6_B _FGV_ DEA Bebidas.xls”

123 Exemplo : comparação entre cd´s de distribuição de bebidas
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Exemplo : comparação entre cd´s de distribuição de bebidas

124

125 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
resultados

126 unidade Eficiência DEA cuiaba 100,00% df 85,60% loinvile 86,28% londrina campo grande 92,73% vitoria 96,64% rio preto salvador belem 73,28% bh 98,49% curitiba 92,96% rj 93,64% recife 86,37% porto alegre 94,17% sp

127 Gráfico das eficiências
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Gráfico das eficiências

128 Benchmarking Quais as mais eficientes? Quais as menos eficientes?
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Benchmarking Quais as mais eficientes? Quais as menos eficientes?

129 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Benchmarking Para cada unidade ineficiente, o DEA fornece as contrapartes eficientes que devem servir de referência para a realização do Benchmarking.

130 Analisando Belém Belém : eficiência = 73,28% Deve seguir :
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Analisando Belém Belém : eficiência = 73,28% Deve seguir : SP com intensidade de 0,52 Londrina com intensidade de 0,15 Salvador com intensidade de 0,03

131 Quais unidades foram mais referenciadas?
GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Quais unidades foram mais referenciadas? Rio preto: 9 vezes Londrina: 5 vezes S P: 5 vezes Salvador : 4 vezes E Cuiabá que também aparece como eficiente? È uma eficiente isolada

132 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

133 GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO

134 obrigado pela atenção


Carregar ppt "GRADUAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google