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PublicouDiana Prado de Caminha Alterado mais de 8 anos atrás
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O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987, com o objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participar do aprimoramento da política social. Em 2012, comemora vinte e cinco anos de atuação em prol da educação pública brasileira e reafirma seu compromisso de pensar não apenas a educação no presente, mas também no futuro, detectando tendências e propondo-se novos desafios.
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Cenpec e sua atuação Formação - professores, gestores de escolas, técnicos e gestores de secretarias de educação e outros agentes sociais Parcerias - poder público, fundações empresariais e agências multilaterais Diferencial - Especialização e experiência em gestão de programas educacionais e na criação de metodologias de premiação
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EDUCAÇÃO INTEGRAL CULTURA JUVENTUDE PESQUISA LÍNGUA PORTUGUESA GESTÃO E PARTICIPAÇÃO Cenpec e suas linhas de ação
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Prêmio Itaú Unicef Prêmio Cultura Viva Processos de premiação estratégias de mobilização de diversos setores da sociedade e de formação dos agentes envolvidos desenvolvimento de ações de divulgação, mobilização de parceiros e de público alvo; construção de redes de suporte e apoio; elaboração de critérios e processos de avaliação; desenvolvimento de etapas seletivas; elaboração de estratégias de acompanhamento dos participantes; produção de material formativo. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Processos de premiação do Cenpec
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Análise das demandas atuais em gestão escolar e da bibliografia sobre o tema Acompanhamento dos processos em desenvolvimento Parceria Consed e Cenpec Demanda inicial (2012) AMPLIAÇÃO DO CARÁTER FORMATIVO DO PRÊMIO AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE ENVOLVIDOS Ampliação da parceria com os coordenadores estaduais
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Parceiros - PGE
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Pode um prêmio melhorar os processos de gestão das escolas para favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes? O que é preciso fazer?
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1º passo – Definir o que é uma boa g estão Professora Heloísa Luck, 1998 Cinco dimensões da Gestão Escolar Gestão pedagógica Gestão de pessoas Gestão de resultados educacionais Gestão participativa Gestão de serviços e recursos
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2º Passo – Divulgar o que consideramos ser uma boa gestão MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÍRCULO VIRTUOSO COLETA E ANÁLISE DE DADOS AUTOAVALIAÇÃO COLETIVAPLANO DE MELHORIA O que é e como fazer
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3º Passo – Ampliar a qualificação da equipe diretamente envolvida coordenadores estaduais AÇÕES DESCENTRALIZADAS (27 realidades X unidade do processo de premiação) FORTALECIMENTO E QUALIFICAÇÃO DO GRUPO DE COORDENADORES ESTADUAIS 3 ENCONTROS PRESENCIAIS PRODUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO (COM SUGESTÕES) ACOMPANHAMENTO GRUPO DE EMAILS ATENDIMENTO A DEMANDAS ESPECÍFICAS
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75 160 237 331 236 340 616 261 173 49 1360 70 112 63 93 106 177 398 517 52 8 385 178 233 32 813 2618 4º Passo – Mobilizar o maior número de pessoas para a mesma causa 2012 INSCRITOS - 9693 2011 INSCRITOS - 1610 2010 INSCRITOS - 2391
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5º Passo – Qualificar pessoas diretamente envolvidas nos processos de seleção DEVOLUTIVA AJUDA MEMÓRIA Ao participar do PGE, as escolas são convidadas a construir um círculo virtuoso em que a vivência de uma etapa reflete na outra. O início é a coleta de dados, de indicadores de desempenho, seguido pela Autoavaliação coletiva com a participação da comunidade. Para finalizar a primeira rodada desse processo, há a elaboração, também coletiva, de um Plano de Melhoria. Esse processo deve ser registrado para que os comitês possam avaliar qual foi a participação da comunidade escolar na elaboração do dossiê e, também, para que possa ser retomado no próximo momento de avaliação e planejamento. A ajuda memória deve ser apresentada em um texto contando como foi a vivência do processo na escola. A proposta do PGE acredita na importância do processo, pois a forma como as escolas experimentaram cada uma das ações é que contribuirá para o aprimoramento de uma gestão democrática. Observações do avaliador sobre o dossiê enviado pela equipe da escola
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6º Passo – Ampliar a capacidade dos coordenadores estaduais de olharem para o processo de gestão ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA VISITA ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DO RELATÓRIO EXECUTIVO
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7º Passo – Vencedores modelos de boa gestão INTERCÂMBIO, SEMINÁRIOS E ENCONTROS ESTADUAIS PUBLICAÇÃO ENVIADA PARA TODOS OS INSCRITOS EM 2012
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Pode um prêmio melhorar os processos de gestão das escolas para favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes? Sim, desde que...
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Prêmio mobilizador ações pontuais de formação à distância Manutenção da continuidade das ações (em todas as instâncias envolvidas) Atualização da bibliografia/concepções teóricas, em sintonia com observação da realidade Tempo para sedimentação médio e longo prazo as ações vão se tornando mais efetivas e eficazes (estudos e pesquisas)
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7º 2013 QUAL CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR QUE O PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR QUER DIVULGAR? Foco (dentre as 5 dimensões: pedagógica, de pessoas, de resultados educacionais, participativa, de serviços e recursos) 1998 Gestão participativa, democrática 2013 Gestão pedagógica / resultados educacionais Gestão participativa – princípio macro da gestão
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7º 2013 Ampliar ações de fortalecimento e qualificação dos coordenadores estaduais e avaliadores 2013 Prêmio 2014 Formação Site Consed Comunidade virtual (troca de experiências) Intercâmbio Nacional (2º e 3º lugares) Seminário Publicação para todos as escolas inscritas 2013
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