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Profa. Mônica Cairrão Rodrigues.  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – Cap. 17.

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1 Profa. Mônica Cairrão Rodrigues

2  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – Cap. 17.  MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6ed. São Paulo: Atlas, 2010. – Cap. 14.  MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. 3 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. – Cap. 6.

3  Modelos atuais: ◦ Administração Estratégica. ◦ Vantagem Competitiva.  Sustentabilidade: o desafio do modelo atual ◦ Tendências: modelos de gestão sustentáveis:  Mudança do paradigma Competitivo para o Colaborativo/Sustentável

4  Parte do princípio que todas as áreas organizacionais são igualmente importantes para o sucesso da empresa;  Fundamenta-se no Planejamento Estratégico e nos planos específicos que derivam deste: ◦ Plano Diretor de Informática ◦ Plano de Comunicação ◦ Plano de Diretor de RH  O alinhamento organizacional é fundamental, e o elemento que permite este alinhamento é o planejamento estratégico.

5 Alinhamento organizacional em todos os níveis de tomada de decisão operacional gerencial ou tático estratégico

6  Modelo das 5 Forças de Michael Porter: ◦ O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. ◦ as "forças" competitivas referem-se ao microambiente e devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. ◦ afetam a capacidade da empresa em servir os seus clientes e obter lucros. ◦ Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

7 Mais informações: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modelo-de-5- forcas-de-michael-porter/http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modelo-de-5- forcas-de-michael-porter/

8  A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção.  Valor = aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.  Segundo Porter, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: a liderança no custo e a diferenciação, as quais, juntamente com o âmbito competitivo, definem os diferentes tipos de estratégias de posicionamento.

9  Lançados em 2010 e 2011 www.nef.org.br

10 Especialização do conhecimento humano Pensamento analítico Razão Alimentar Saúde Prazer Objetivo Quantitativo Inteligência Motivação Conhecimento Gestão/Comando/Controle Cultura de conquista / Estratégias de guerra (A arte da guerra) Eu ATÉ SÉCULO XX

11 Especialização do conhecimento humano Pensamento analítico Razão Alimentar Saúde Prazer Objetivo Quantitativo Inteligência Motivação Conhecimento Gestão/Comando/Controle Cultura de conquista / estratégias de guerra Eu ATÉ SÉCULO XX SÉCULO XXI Integralidade Pensamento sistêmico Sentir-Pensar-Sonhar Nutrir Paz Amor Objetivo/Subjetivo/Interobjetivo/Intersubjetivo Qualitativo-Quantitativo Sabedoria Inspiração Consciência Gestão entrelaçada Cultura de paz Nós

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14 CO2 Transporte Resíduos Água CO2 Produção Acidente de Trabalho Educação Treinamento Investimento Social Inclusão Social

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16 O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/outubro/especialista-propoe-menos-consumo-em-vez-do?tag=economia-e- politica#ixzz2l5ewGnw2 Condições de uso do conteúdo Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/outubro/especialista-propoe-menos-consumo-em-vez-do?tag=economia-e- politica#ixzz2l5ewGnw2Attribution Non-Commercial No Derivatives

17 Tendências em Modelos de Gestão  Planeta Terra - uma verdade inconveniente Planeta Terra - uma verdade inconveniente  Ricardo Yung - vídeo Ricardo Yung - vídeo

18 A nossa contribuição para um modelo de gestão sustentável visa estimular:  a promoção do pensamento antecipatório e prospectivo;  a elaboração de indicadores/métricas possíveis e adequadas ao contexto;  a elaboração de estratégias pautadas nos valores;  a formação de gestores conscientes sobre seu papel integral na sociedade.

19 Mônica Cairrão Rodrigues mcairrao@gmail.com

20 ElementosParadigma Tradicional (Competitivo) Paradigma Sustentável (Colaborativo) Produtos/Serviços Posicionamento no mercado Gestão de fornecedores Relacionamento com clientes Gestão financeira Gestão dos colaboradores Elaboração de Estratégias


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