A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do Educopedista produtor da aula: Natália Xavier / Mariana Belo / Marcia Galardo de Moraes Ribeiro Nome do Educopedista revisor da aula: Regina Vitoria Soares Lopes (Dez/2014) Nome do Educopedista coordenador de disciplina: Lucineia Alves Kontos Disciplina Ano Aula número Ciências 05 Tema da Aula Digital Evolução dos Seres Vivos

2 Competências e Habilidades envolvidas Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA PARÂMETROS DIDÁTICOS PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer as teorias da evolução; Relacionar seleção natural à biodiversidade. Equipe responsável pela produção Referencial Teórico Disciplina Ano Aula número NORONHA, Maria Eduarda; SOARES, Maria Luíza. Coleção Construindo e Aprendendo – Kit Ciências – 5º ano. Ed. Construir, 2011. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

3 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA PARÂMETROS DIDÁTICOS
Equipe responsável pela produção PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5-7 Disciplina Ano Aula número

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior, você estudou sobre as teorias do surgimento da vida na Terra. Você se lembra das teorias que explicam a origem da vida na Terra? Clique no ícone abaixo e relembre o assunto da aula anterior. Fonte:

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Antes de iniciar a aula, o professor poderá relembrar o tema trabalhado na aula anterior. Para isso, a atividade traz explicação sobre o assunto abordado na aula anterior. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Na aula de hoje, iremos estudar sobre os as teorias da evolução e sobre a biodiversidade, relacionada à seleção natural. Ao final da aula, você: - compreenderá o significado da Teoria da Evolução; conhecerá a Teoria de Lamarck, primeiro teórico a explicar o evolucionismo; - entenderá o Darwinismo e sua importância para os estudos sobre evolução; - conhecerá o Neodarwinismo, teoria evolutiva mais aceita atualmente.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o professor poderá fazer uma breve citação sobre o tema da aula. Indagar aos alunos as questões a respeito do assunto da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Observe a imagem abaixo. Temos duas situações: A e B. Cada situação representa uma teoria evolutiva. Você sabe a diferença entre Darwinismo e Lamarckismo? A figura A representa o Lamarckismo; e a figura B, o Darwinismo. Ao final da aula, você entenderá o significado de cada teoria evolutiva apresentada.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Introdução do assunto da aula, através de pergunta-desafio. Perguntar aos alunos se eles sabem a diferença entre as teoria evolutivas apresentadas. Fazer um pequeno debate sobre o que eles entenderam das figuras apresentadas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
As espécies existentes hoje resultaram de um processo de várias mudanças, permitindo-lhes a adaptação a novos ambientes e a transmissão dessas mudanças às gerações seguintes. Conhecendo as espécies que existiam há milhões de anos podemos entender melhor como evoluíram e continuam evoluindo atualmente. Clique na imagem abaixo, assista ao vídeo e observe as transformações que foram ocorrendo ao longo do tempo com os seres vivos. Em seu caderno, registre três delas e possíveis motivos para que tenham ocorrido.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilizar o vídeo para auxiliar na abordagem do conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

12 Atividade 5: Educoquiz 1 - O que você já sabe?
Agora, preste bastante atenção, pois chegou a hora de responder ao Educoquiz 1. São quatro alternativas de resposta, sendo que somente uma alternativa está correta. Você está preparado? Então, vamos lá! Qual é o papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies? A) Gerar indivíduos geneticamente iguais, tendo, assim, melhores condições de adaptação ao ambiente. B) Gerar indivíduos geneticamente diferentes, tendo, assim, melhores condições de adaptação ao ambiente. C) Gerar indivíduos geneticamente diferentes, tendo, assim, piores condições de adaptação ao ambiente. D) Inibir a transmissão das características genéticas de um indivíduo para seus filhos.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 - O que você já sabe?
FEEDBACK A Você errou! O papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies não é gerar indivíduos geneticamente iguais, tendo, assim, melhores condições de adaptação ao ambiente. FEEDBACK C Você errou! O papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies não é gerar indivíduos geneticamente diferentes, tendo, assim, piores condições de adaptação ao ambiente. FEEDBACK D Você errou! O papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies não é inibir a transmissão das características genéticas de um indivíduo para seus filhos. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. O papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies é gerar indivíduos geneticamente diferentes, tendo, assim, melhores condições de adaptação ao ambiente.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 - O que você já sabe?
2) O processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas é chamado de: A) Dispersão. B) Evolução. C) Extinção. D) Reprodução.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 - O que você já sabe?
FEEDBACK A Você errou! O processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas não é chamado de dispersão. FEEDBACK C Você errou! O processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas não é chamado de extinção. FEEDBACK D Você errou! O processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas não é chamado de reprodução. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. O processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas é chamado de evolução.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 - O que você já sabe?
3) A __________ pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de __________ ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas ___________ a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria. __________ em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Assinale a alternativa cujas palavras completam as lacunas do texto acima: A) Evolução – populações – espécies – mutações. B) Evolução – indivíduos – mutações – transferências. C) Extinção – indivíduos – espécies – mutações. D) Extinção – populações – modificações – mutações.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 - O que você já sabe?
FEEDBACK A Parabéns! Você acertou. A associação das palavras com as lacunas está correta nesta alternativa. FEEDBACK B Você errou! As lacunas para “mutações” e “transferências” não estão corretamente associadas ao texto. FEEDBACK C Você errou! A lacuna para “extinção” não está corretamente associada ao texto. FEEDBACK D Você errou! As lacunas para “extinção” e “modificações” não estão corretamente associadas ao texto.

18 Atividades 5-7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Na atividade proposta, o aluno irá responder ao Educoquiz 1 com três questões. Ele também servirá como ferramenta para o professor fazer o levantamento prévio do conhecimento do aluno. À medida que o aluno for respondendo às questões, irá aparecer o feedback de colaboração para direcioná-lo à atividade que ele poderá prosseguir. Mas vale salientar que o professor é que deverá conduzir os alunos diante das atividades. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem - Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Individual

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADES 12-15 Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9-11

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Até meados do século XIX, os cientistas acreditavam que os seres vivos sempre foram da mesma forma, fixos, imutáveis. Esses pensadores foram chamados de fixistas. Os evolucionistas, ao contrário, achavam que os seres vivos sofriam lentas modificações ao longo do tempo, até chegar ao estágio atual, isto é, evoluíam. Lembre-se do significado de evolução: “Processo pelo qual, através de uma série de alterações gradativas, a partir de um estado rudimentar, todo organismo vivo ou grupo de organismos adquiriu os caracteres morfológicos ou fisiológicos que o distinguem; fato ou doutrina da descendência de todos os seres vivos de umas poucas formas simples de vida ou de uma só forma.” (Michaelis)

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno deverá refletir sobre sua própria condição enquanto ser humano. O professor deverá questionar os alunos sobre as modificações físicas e mentais que ocorreram com os homens ao longo dos tempos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

22 Atividade 9: Lamarckismo
Jean Baptiste Lamarck apresentou a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo, criando o Lamarckismo, em Foi o primeiro a desafiar o fixismo e defender o evolucionismo. Baseou-se em dois princípios: I – Lei do uso e desuso: os indivíduos perdem as características que não precisam e desenvolvem as que utilizam, ou seja, o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve. II – Lei de Transmissão das características adquiridas: o uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do indivíduo. Elas podem ser transmitidas às gerações seguintes.  Clique na imagem ao lado e leia mais sobre o Lamarckismo.

23 Atividade 9: Lamarckismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Contextualizar o momento de criação da Teoria de Lamarck, destacando o fato de ter sido ele o primeiro pesquisador a questionar o fixismo. Apresentar sua teoria e explicar as duas leis. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

24 Atividade 10: Darwinismo
Após dar a volta ao mundo, em uma viagem que durou 5 anos, Charles Robert Darwin, publicou seu trabalho sobre a evolução das espécies, em 1859. O Darwinismo é uma teoria que afirma que os seres vivos apresentam pequenas diferenças entre os membros de uma mesma espécie e que lutam pela sobrevivência, sendo assim, os mais aptos são selecionados pelo meio ambiente. É a chamada Seleção Natural. Clique no ícone abaixo e assista ao vídeo sobre seleção natural.

25 Atividade 10: Darwinismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente a vida e a obra do segundo teórico. Chame a atenção dos alunos para o conceito da Seleção Natural. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

26 Atividade 11: As Teorias Evolucionistas
Conforme apresentado no início da aula, agora, você já é capaz de explicar a diferença entre Darwinismo e Lamarckismo. Você se lembra das girafas no início da aula? Clique no ícone abaixo e leia a explicação com base nas teorias evolucionistas. Fonte:

27 Atividade 11: As Teorias Evolucionistas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade propõe a comparação entre as teorias evolucionistas apresentadas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

28 Atividade 12: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Agora, preste bastante atenção, pois chegou a hora de responder ao Educoquiz 2. Assim como o Educoquiz 1, agora é hora de refletir sobre o aprendizado até o momento. Prepare-se! Teste seus conhecimentos! 1) Quais as características presentes nos indivíduos de uma espécie que nos permite afirmar que eles são mais adaptados em comparação a outros indivíduos da mesma espécie? A) Apresentam mais membros, como pernas ou patas. B) Comem mais e apresentam cores vibrantes. C) São maiores e solitários. D) Vivem mais e reproduzem mais.

29 Atividade 12: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
FEEDBACK D Parabéns! Você acertou. Seres que vivem mais e se reproduzem mais têm maior capacidade de deixar descendentes. FEEDBACK A Você errou! Não existe essa relação entre quantidade de membros e benefícios adaptativos. FEEDBACK B Você errou! Comer muito não é um indício de adaptação, e sim de necessidade. FEEDBACK C Você errou! Nem sempre os seres maiores são mais adaptados.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
2) As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente, por: A) Darwin e Lamarck. B) Darwin e Weismann. C) Lamarck e Darwin. D) Weismann e Darwin.

31 Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. Lamarck acreditava que a característica adquirida pelo uso intensivo de um órgão era transmitida aos demais descendentes da espécie, já para Darwin, os mais aptos eram selecionados pelo meio ambiente. FEEDBACK A Você errou! Darwin não propôs a teoria da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos, e Lamarck não propôs a teoria da seleção natural. FEEDBACK B Você errou! Para Darwin, os mais aptos eram selecionados pelo meio ambiente, e Weismann construiu conceitos mais tarde utilizados por Darwin em sua teoria. FEEDBACK D Você errou! Weismann construiu conceitos mais tarde utilizados por Darwin em sua teoria que dizia que os mais aptos eram selecionados pelo meio ambiente.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
3) Em 2009 comemorou-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, obra que coroou um extenso trabalho de Darwin e foi um marco no estudo da Biologia. O que diz a teoria da evolução de Darwin? A) Organismos com dificuldades em se adaptar ao ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver. B) As características adquiridas são transmitidas aos descendentes. C) No processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. D) Os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
FEEDBACK A Você errou! A teoria da evolução de Darwin não diz que organismos com dificuldades em se adaptar ao ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver. FEEDBACK B Você errou! A teoria da evolução de Darwin não diz que as características adquiridas são transmitidas aos descendentes. FEEDBACK C Você errou! A teoria da evolução de Darwin não diz que no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. FEEDBACK D Parabéns! Você acertou. A teoria da evolução de Darwin diz que os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
4) Charles Darwin afirma que os seres vivos competem entre si, lutando pela sobrevivência e os mais aptos são selecionados pelo meio ambiente. Qual foi o nome que Darwin deu a esse processo? A) Ciclo Vital. B) Seleção Natural. C) Teoria da Criação Especial. D) Uso e Desuso.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
FEEDBACK A Você errou! Charles Darwin afirma que os seres vivos competem entre si, lutando pela sobrevivência e os mais aptos são selecionados pelo meio ambiente. Darwin não chamou esse processo de ciclo vital. FEEDBACK C Você errou! Charles Darwin afirma que os seres vivos competem entre si, lutando pela sobrevivência e os mais aptos são selecionados pelo meio ambiente. Darwin não chamou esse processo de teoria da criação especial. FEEDBACK D Você errou! Charles Darwin afirma que os seres vivos competem entre si, lutando pela sobrevivência e os mais aptos são selecionados pelo meio ambiente. Darwin não chamou esse processo de uso e desuso. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. Charles Darwin afirma que os seres vivos competem entre si, lutando pela sobrevivência e os mais aptos são selecionados pelo meio ambiente. Darwin chamou esse processo de seleção natural.

36 Atividades 12-15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A temática proposta oferece o Educoquiz 2, com quatro questões. À medida que o aluno for respondendo às questões, feedbacks serão dados para respostas certas e erradas. Se for necessário, esclareça possíveis dúvidas dos alunos diante das questões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem - Tempo de duração da atividade: 13 minutos Organização da sala de aula: Individual

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES 16-18 Checagem ATIVIDADES 19-23

38 Atividade 16: Neodarwinismo
Sabemos, hoje em dia, que as características adquiridas não são transmitidas aos descendentes e que, portanto, Lamarck estava errado. Já Darwin não conseguiu justificar como eram transmitidas as variações que dão origem às novas espécies. Tais teorias contribuíram muito para que hoje pudéssemos chegar à Teoria Sintética da Evolução, também denominada, Neodarwinismo. Ela incorpora os conceitos modernos da genética às ideias de Darwin sobre Seleção Natural. Clique no ícone abaixo e entenda o significado do Neodarwinismo. Fonte:

39 Atividade 16: Neodarwinismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade propõe uma reflexão sobre as teorias apresentadas até o momento. Você deverá chamar a atenção dos alunos para os pontos que não foram esclarecidos em Lamarck e Darwin. A partir daí, apresenta-se o Neodarwinismo e suas características. O objeto de aprendizagem poderá auxiliar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

40 Atividade 17: As Leis de Mendel
A genética, através do austríaco Mendel, trouxe as respostas que faltavam para as teorias anteriores. A partir daí, verificou-se que as alterações no organismo do indivíduo são transmitidas às gerações seguintes por meio dos genes. Clique no ícone abaixo e leia sobre as Leis de Mendel. Fonte:

41 Atividade 17: As Leis de Mendel
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o professor deverá introduzir o conceito de gene, utilizando o vídeo proposto e explicar a Teoria Sintética da Evolução. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

42 Atividade 18: Hora do resumo
Após ter estudado o assunto da aula de hoje, clique no ícone abaixo e releia sobre as teorias de Lamarck e Darwin. Fonte:

43 Atividade 18: Hora do resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilizar o vídeo como resumo do tema abordado na aula. Solicitar que os alunos também leia o resumo sobre o tema da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

44 Atividade 19: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Agora é hora de avaliar o que você mais aprendeu. Teste seus conhecimentos neste magnífico quiz. É a sua vez! A teoria moderna da evolução ou Neodarwinismo leva em consideração três principais fatores evolutivos. Quais são eles? A) Mutação, uso e desuso e seleção natural. B) Transmissão dos caracteres adquiridos, seleção natural e recombinação gênica. C) Recombinação gênica, mutação e seleção natural. D) Uso e desuso, transmissão dos caracteres adquiridos e seleção natural.

45 Atividade 19: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. A teoria moderna da evolução ou Neodarwinismo leva em consideração três principais fatores evolutivos, que são recombinação gênica, mutação e seleção natural. FEEDBACK A Você errou! A teoria moderna da evolução ou Neodarwinismo não leva em consideração uso e desuso. FEEDBACK B Você errou! A teoria moderna da evolução ou Neodarwinismo não leva em consideração transmissão dos caracteres adquiridos. FEEDBACK D Você errou! A teoria moderna da evolução ou Neodarwinismo não leva em consideração transmissão dos caracteres adquiridos e o uso e desuso.

46 Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
2) A moderna teoria da evolução, também conhecida, como Neodarwinismo, admite que: A) A seleção artificial promovida pelo homem está sendo a maior causa da evolução. B) Ocorre seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente. C) Mutações e recombinações genéticas causam variabilidade genética e a seleção natural, por sua vez, atua sobre os indivíduos, permitindo a sobrevivência dos mais aptos. D) Mutações provocadas por mudanças ambientais causam variabilidade e, sobre isso, o meio atua, selecionando os menos aptos.

47 FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. A moderna teoria da evolução, também conhecida, como Neodarwinismo, admite que mutações e recombinações genéticas causam variabilidade genética e a seleção natural, por sua vez, atua sobre os indivíduos, permitindo a sobrevivência dos mais aptos. FEEDBACK A Você errou! A moderna teoria da evolução, também conhecida, como Neodarwinismo, não admite que a seleção artificial promovida pelo homem está sendo a maior causa da evolução. FEEDBACK B Você errou! A moderna teoria da evolução, também conhecida, como Neodarwinismo, não admite que ocorre seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente. FEEDBACK D Você errou! A moderna teoria da evolução, também conhecida, como Neodarwinismo, não admite que Mutações provocadas por mudanças ambientais causam variabilidade e, sobre isso, o meio atua, selecionando os menos aptos.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
3) Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por: A) Darwin. B) Lamarck. C) Lamarck e Darwin. D) Neodarwinistas.

49 Atividade 21: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
FEEDBACK D Parabéns! Você acertou. Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por Neodarwinistas. FEEDBACK A Você errou! Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que não foi usado por Darwin. FEEDBACK B Você errou! Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que não foi usado por Lamarck. FEEDBACK C Você errou! Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que não foi usado por Lamarck e Darwin.

50 Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
4) Observe a imagem abaixo. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Esse texto exemplifica a teoria: A) Do Criacionismo. B) Do Darwinismo. C) Do Lamarckismo. D) Da Seleção natural. Fonte:

51 Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
FEEDBACK A Você errou! O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Esse texto não exemplifica a teoria do Criacionismo. FEEDBACK B Você errou! O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Esse texto não exemplifica a teoria do Darwinismo. FEEDBACK D Você errou! O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Esse texto não exemplifica a teoria da Seleção natural. FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Esse texto exemplifica a teoria do Lamarckismo.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
5) Das alternativas abaixo, qual delas representa melhor as ideias do naturalista inglês Charles Darwin ( )? A) A evolução é o resultado de diferentes modificações no DNA dos indivíduos, o que causa mutações nas espécies. B) As características adquiridas pelo uso de certas partes do corpo em detrimento de outras são transmitidas de geração em geração. C) Indivíduos com determinadas características, ou melhor, os mais adaptados tendem a sobreviver através de uma seleção natural. D) O meio externo (ambiente) impõe ao indivíduo a necessidade da utilização de determinadas partes do corpo.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
FEEDBACK A Você errou! Esta afirmação se refere à Teoria Neodarwinista. FEEDBACK C Você errou! O uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do indivíduo. Foi uma teoria elaborada por Lamarck. FEEDBACK D Você errou! Essa teoria foi elaborada por Lamarck. FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. Os indivíduos mais adaptados tendem a sobreviver através de uma seleção natural foi uma ideia do naturalista inglês Charles Darwin.

54 Atividade 19-23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A temática proposta oferece o Educoquiz 3 com cinco questões sobre o tema da aula. À medida que o aluno for respondendo às questões, feedbacks serão dados para respostas certas e erradas. Se for necessário, esclareça possíveis dúvidas dos alunos diante das questões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 16 minutos Organização da sala de aula: Individual

55 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 24

56 Atividade 24: Você está sendo desafiado
Chegou a hora de se divertir, porém sem deixar de aprender. Clique nos ícones abaixo e aproveite para divertir-se enquanto o conteúdo da aula de hoje é relembrado. Fonte: Fonte:

57 Atividade 24: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilizar ambos os jogos para atrair a atenção dos alunos. Ambos os jogos dizem respeito ao conteúdo da aula e, além disso, são atividades de entretenimento para os alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

58 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 25 Resumo ATIVIDADE 26 Próximo tema ATIVIDADE 27

59 Atividade 25: Construindo um resumo
Agora que você já sabe tudo sobre a evolução das espécies, é hora de criar um resumo sobre o que você aprendeu na aula de hoje. Escreva uma pequena redação sobre esse tema. Quando terminar, entregue ao seu professor. Ele irá avaliar seu texto.

60 Atividade 25: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o professor poderá sugerir que o aluno crie, em sala de aula ou como atividade extraclasse, um resumo de toda a matéria. Realizar um resumo é uma boa forma do aluno relembrar o conteúdo estudado. Solicite uma redação de, no mínimo,15 linhas aos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Individual

61 Atividade 26: Educossíntese
Agora que você listou os pontos importantes da aula estudada em seu resumo, compare-os com os itens relacionados abaixo: BIODIVERSIDADE / DARWINISMO EVOLUÇÃO / EVOLUCIONISTAS FIXISTAS / FÓSSEIS LAMARCKISMO / MENDEL MUTAÇÃO / NEODARWINISMO SELEÇÃO NATURAL / USO E DESUSO TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS ADQUIRIDAS Troque os resumos com seus amigos e, no final, prepare junto com eles um resumo mais completo, para distribuir para sua turma. Sempre que você precisar estudar terá um material completo.

62 Atividade 26: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Após o resumo e durante o encontro dos alunos, juntar os temas e elaborar um resumo único que contenha todos os tópicos necessários e outros tópicos levantados pelos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem - Tempo de duração da atividade: 25 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

63 Atividade 27: Na próxima aula...
Na aula de hoje, estudamos sobre a evolução dos seres vivos. Na próxima aula, iremos aprender sobre a ciência que classifica os seres vivos, denominada taxonomia. Observe a imagem e imagine como funciona a taxonomia. Prepare-se para a próxima aula!

64 Atividade 27: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Como atividade final, o professor poderá fazer perguntas aos alunos sobre o que acharam mais interessante no contexto da aula. Relembrar alguns assuntos-chave abordados no resumo. Despertar o interesse do aluno citando o tema da próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Em grupo

65 PARA IR ALÉM PARA IR ALÉM
Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital - PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Solicitar ao aluno que sempre busque questões discursivas e objetivas em livros e, caso não consiga resolvê-las, que tire as dúvidas com o professor. Estimular o aluno a sempre buscar exercícios para praticar o assunto estudado. Alertar para a consulta de sites da internet, preferindo sempre a busca em livros.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google