A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEILA SANTIAGO SOUZA & GUILHERMO ERNANI BRAGA DOS REIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEILA SANTIAGO SOUZA & GUILHERMO ERNANI BRAGA DOS REIS"— Transcrição da apresentação:

1 LEILA SANTIAGO SOUZA & GUILHERMO ERNANI BRAGA DOS REIS
Mídias na educação LEILA SANTIAGO SOUZA & GUILHERMO ERNANI BRAGA DOS REIS

2 Como você daria uma aula sobre ângulos?

3 Andréia Betina Legatzky Klitzke é professora do 4º e 5º anos da EM Professora Karin Barkemeyer, em Joinville, SC. Ela é vencedora do Prêmio Victor Civita 2009, por ter desenvolvido um trabalho sobre o ensino do conceito de ângulo em Matemática para alunos do 5º ano.

4 Conheça a história de Andréia

5 Objetivos do trabalho desenvolvido
Associar este conceito às idéias de giro, canto (região), orientação e inclinação; Perceber a existência de ângulos em diversos ambientes; Identificar os elementos de um ângulo; Reconhecer o grau como unidade de medida do ângulo; Medir e construir ângulos com o transferidor.

6 Conceitos e conteúdos trabalhados
Ângulos associados às idéias de giro, canto (região), orientação e inclinação; Elementos de um ângulo; Unidade de medida de ângulo (grau); Ângulo reto, agudo e obtuso; Medição e construção de ângulos com o transferidor.

7

8 Portfólio de Melissa Maria Gomes, aluna do 5º ano

9 Melissa registrou em seu caderno o que aprendeu durante a primeira aula sobre ângulos, em que testou giros: 1/4, 1/2 e um giro completo, a atividade seguinte foi guiar dando comandos a um colega de classe até a carteira dele. Melissa utilizou giros para esquerda e direita.

10 Descrição passo a passo um percurso traçado numa folha quadriculada, detalhando os giros para a direita e para a esquerda.

11 Melissa produz um medidor de ângulo de 90º, com uma dobradura de papel
Melissa produz um medidor de ângulo de 90º, com uma dobradura de papel. No dia 6 de maio, ela aprendeu a desenhar um triângulo com um ângulo reto.

12 Nos dias 6 e 15 de maio, Melissa desenhou figuras de acordo com o número de lados (triângulos e quadriláteros) e ângulos retos.

13 Ainda no dia 15 de maio, Melissa fez uma lista de objetos que ela encontrou na escola, com medidas iguais a 90º, maiores e menores.

14 Melissa escreveu sobre a última aula de ângulos, que aconteceu na sala de informática da escola.

15

16 Melissa fez uma prova envolvendo classificação de ângulos, estimativa de suas medidas e desenho de figuras a partir da informação sobre seus ângulos.

17 Resultados Os resultados obtidos foram satisfatórios. Isso se comprova pela performance alcançada pelos alunos nos testes aplicados e, também, pela compreensão que eles demonstram nos depoimentos mostrados.

18 Vantagens e Desvantagens
- o uso de atividades atinge todos os alunos, mesmo em uma turma heterogênea; - os alunos são instigados a investigar, adquirindo conhecimento de uma forma mais consistente ao criar os conceitos por si próprios. - Desvantagens - Nem sempre temos há um laboratórios de informática disponível para a aplicação de algumas das atividades

19 Análise Crítica Duas questões principais:
primeiro, por ter fugido das abordagens clássicas – e, muitas vezes, pouco produtivas – do tema, que centram em definições e fórmulas. Segundo, pela preocupação de que seus alunos de inclusão de fato aprendessem, e não apenas convivessem com os colegas

20


Carregar ppt "LEILA SANTIAGO SOUZA & GUILHERMO ERNANI BRAGA DOS REIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google