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Criação Agenda Criação para mídia impressa

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Apresentação em tema: "Criação Agenda Criação para mídia impressa"— Transcrição da apresentação:

1 Criação Agenda Criação para mídia impressa
Texto – redação publicitária Levar encartes de revista

2 Criação Elementos do Texto Duas partes...que se integram
1. Corpo do texto 2. Demais itens (ou display) Título Subtítulo Legenda Tagline (ou assinatura) Slogan Os itens do display excitam o consumidor, mas quem ganha o consumidor é o texto. O corpo do texto mantém o interesse no anúncio, desenvolve a mensagem, dá os argumentos, resume e oferece explicação.

3 Criação Dicas para redação publicitária:
Seja sucinto: palavras e frases simples, curtas e familiares. Seja específico: chamam mais a atenção e são mais facilmente lembradas. Seja pessoal: dirija-se diretamente a seu público-alvo. Foco Único: mensagem única. Mantenha o foco numa idéia e trabalhe o seu suporte. Seja coloquial (se o produto permitir): linguagem do cotidiano do seu público. Seja original: evite clichês, superlativos e generalidades. Use variedade: evite longos blocos de texto. Quebre o parágrafo em pequenos subparágrafos.

4 Criação Título: Fixar a atenção, despertar o interesse e induzir à leitura do resto da peça. Comunicar a mensagem em conjunto com a imagem: Considerar leitores que estão “lendo na diagonal” Estima-se que apenas 20% dos que lêem o título prosseguem no anúncio Título Direto: informa, expõe uma vantagem, promete um benefício relacionado-o à marca e à categoria de produto. Mais difícil de manter o leitor no anúncio. “O poder de parar a dor” – Tylenol “Os celulares estão cada vez menores. E a nossa cobertura, cada vez maior” – Claro “Realce o seu ruivo. Para cabelos naturais ou tingidos” - Seda

5 Criação Título: Indireto: desperta curiosidade, provoca, intriga.
Facilidade de induzir a leitura x vazio “Faz o que seu marido anda prometendo há muito tempo: cobre você de pérolas” – Lux “Ser feliz na cozinha: nada é mais moderno, nada é mais gostoso” – Sazón “Negócios são como perfumes: de longe você não percebe a diferença entre um bom e um ruim” – United “Provoque atrito entre seus herdeiros” – Dumont “Sua namorada podia seguir o exemplo. Ele fica pronto em menos e 1 minuto” – Café Três Corações. SIte do sazon: Agência Dentsu

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11 Criação Assinatura – taglines Slogan
Frases curtas usadas no final do anúncio para completar ou amarrar uma idéia. Geralmente faz referência ao título. Com a Embratel Você Pode. Claro que tem mais vantagens quem faz um 21 – (Claro e Embratel) Peugeot 206 SW. Dirija a sua vida. Slogan “Lema” que é expresso de campanha em campanha. Pode substituir a assinatura. Conter uma idéia sobre o produto, serviço ou empresa. Deve ser memorável. Frase curta, concisa, quatro a seis palavras. Rima, ritmo, repetição Pista sobre o produto

12 Criação Slogan “Bem estar Bem” “A gente conversa, a gente se entende”
“Conte comigo” “TV sem limites” “Porque se sujar faz bem” “Alta tecnologia natural” “Linhas aéreas inteligentes” “Feito para você” “Criador de automóveis” “Dedicação total a você” “O poder dos sonhos” Ver Adage.com – artigo de Al Ries 2004 “Bem estar Bem” – Natura “A gente conversa, a gente se entende” – Avon “Conte comigo” – Chevrolet “TV sem limites” – SKYs Pq se sujar faz bem – OMO “Alta tecnologia natural” - Garnier “Linhas aéreas inteligentes” – Gol Feito para você – Itaú “Criador de automóveis” - Renault “Dedicação total a você” – Casas Bahia O poder dos sonhos – the power of dreams - Honda

13 Criação O texto Desenvolve a mensagem, apresenta o argumento, resume a prova, apresenta explicações. Racional: reason-why. Dá as razões de compra. Age pela persuasão, pela lógica dos fatos. Informa, descreve o produto, enumera vantagens. Ex.: Ford Ranger - lançamento “Nova Ford Ranger Eletronic. Motor Power Stroke Turbo Diesel eletrônico com 163 cavalos. A pick-up mais forte da categoria ficou ainda mais forte. Tem também maior altura livre do solo, tração 4x4 com acionamento eletrônico no painel e eixo traseiro antiderrapante. Além de amplo espaço interno e menor nível de ruído e vibrações, novo painel com computador de bordo e freios ABS nas quatro rodas”.” Racional: vende a loção. Vende um livro Emocional: vende os efeitos. Vende cultura

14 Criação O texto Racional e Emotivo juntos.
Emotivo: Dirige-se ao conteúdo afetivo. Age por sugestão. Ressalta os efeitos do produto. Ex.: Clight – reposicionamento – nova embalagem “Clight está com um sabor novo: sabor de liberdade, para você tomar onde e quando quiser. Clight mudou. Agora muito mais gostoso, e também em sticks pra levar aonde quiser.” Racional e Emotivo juntos. Ex.: campanha TIM para o dia dos namorados “Não me ligue: Me abrace. Não me ligue: Me beije. Namorados do Brasil. Dia 12, desliguem o celular. Beijem. Amem. Abracem. Depois falem com tarifa zero com seu amor, de Tim para Tim, Até o final do ano.” Racional: vende a loção. Vende um livro Emocional: vende os efeitos. Vende cultura

15 Criação Racional: vende a loção. Vende um livro
Emocional: vende os efeitos. Vende cultura Misto: emocional e racional

16 Criação O texto O primeiro parágrafo (ou frase):
Dois parágrafos especiais: o primeiro e o último. O primeiro parágrafo (ou frase): Extensão do título, esclarece as promessas e afirmações feitas no início. O último parágrafo (ou frase): Fechamento, faz referência ao conceito criativo e amarra a idéia central. Convite à ação – Call to Action (Título) A Bosch inventou eletrodomésticos que unem estilo e inovação. E que ajudam a criar a consciência de um mundo melhor. (1o parágrafo) O estilo de vida desse século é melhorar a qualidade de vida, preservando o planeta. Assim a Bosch lançou refrigeradores com porta refrigerada... (fechamento) Isso é inovação com consciência. Isso é tecnologia para a vida. (call to action) (Slogan) Tecnologia para a vida Racional: vende a loção. Vende um livro Emocional: vende os efeitos. Vende cultura

17 Criação Racional: vende a loção. Vende um livro
Emocional: vende os efeitos. Vende cultura

18 Criação Execução da mensagem: Formatos de mensagem:
Influi na relevância, impacto e originalidade da peça. Formatos de mensagem: Simples e direto: informações, fatos. Demonstração: foco em como usar o produto ou o quê o produto pode fazer por você. Comparação: dois ou mais produtos, revelando ou não o (s) nome (s) das outras marcas. “Ver para crer” (convencimento). Solução de problema / evitar problema: o produto é o herói. A mensagem começa com um problema que o produto é capaz de resolver. Cenas da vida: “pessoas comuns” falam sobre problemas e como o produto foi capaz de resolver. Testemunhal / Porta-voz: celebridades (Pelé), experts (dentistas), personagens (Elefante Cica), “gente como a gente”. Teasers: não revela o produto, ou não deixa a mensagem clara o suficiente para que faça sentido (Onde está o Sergio – Amex) Evitar problema: seguros de casa, carro etc Cenas da vida: OMO, Ariel

19 Criação Considerações sobre criação para mídia impressa:
Jornal: Cuidado com o uso da cor, pode não ser fiel às cores originais. Melhora nos parques gráficos vem suprindo essa deficiência. Em jornais de pior qualidade de impressão colorida, o contraste é uma solução. Revista: meio mais propício ao uso da cor. Maior disputa pela atenção do leitor. Possibilidade de usar outros recursos (pop-up, cheiros, chips com música, encartes etc.). Catálogos, anuários, “páginas amarelas”: o anúncio deve saltar no meio de um espaço poluído. Tamanhos maiores; destacar endereço, telefone e funcionamento; ir direto ao ponto; referência cruzada para facilitar a busca; simplicidade; ilustrações no lugar de fotografias.

20 Criação Ouro na categoria Mídia impressa Jornal Leo Burnett CCSP 2003
Sistema de pedágio Sem-Parar. Funciona mais ou menos assim: enquanto os outros carros esperam, você passa direto. Criação Evitar problema: seguros de casa, carro etc Cenas da vida: OMO, Ariel Ouro na categoria Mídia impressa Jornal Leo Burnett CCSP 2003

21 Criação Ouro na categoria Mídia impressa Jornal Fisher América
No primeiro anúncio do nosso cliente a gente decidiu colocar o produto bem grande. Cia. Suzano de Papel e Celulose. A nossa mais recente conquista. Criação No primeiro anúncio do nosso cliente, a gente decidiu colocar o produto bem grande. Cia. Suzano de Papel e Celulose. A nossa mais recente conquista. Ouro na categoria Mídia impressa Jornal Fisher América CCSP 2003

22 Criação Considerações sobre criação para Outdoor:
Simplicidade e clareza: mensagem concisa e fácil memorização. Não conte a história, sintetize. Identificação do produto: focar a atenção no produto, por exemplo, reproduzindo a etiqueta ou a embalagem em tamanho “família”. Tipo (letra): tipos de fácil visualização, sem serifa. Cor: negrito e cores vibrantes para criar o máximo de contraste entre si. Elementos visuais: atenção para não poluir o visual com títulos, chamadas, logomarca, endereço, tarja. Cuidar do destaque do produto ou da mensagem, sem criar competição entre objeto principal e fundo. “Extras”: extensão das placas (juntar 2 ou 3 outdoors), efeitos tridimensionais (com ou sem infláveis), movimento. Distância: layout de 16cm x 48cm, a 5,5m de distância, proporciona a mesma visibilidade de um outdoor a 100m na rua. Visibilidade acima de tudo! um layout de 16 por 48cm, colocado a uma distância de 5,5m, proporcionará a mesma visibilidade de um outdoor avistado de 100 metros, numa via pública.

23 Criação Ouro na categoria outdoor DM9

24 Criação Lançamento da Torre do Terror Leo Burnett 2004 Chigaco
“Extras” Aproveitamento do espaço – céu.

25 Criação Bronze outdoor Integra / CCSP 2003 “Extras” chuva

26 Criação Bronze outdoor Almap / CCSP 2003 “Extras” chuva

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