A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perda de Cálcio na Terceira Idade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perda de Cálcio na Terceira Idade"— Transcrição da apresentação:

1 Perda de Cálcio na Terceira Idade

2 ARTRITE Artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações. Uma articulação é uma área de encontro entre dois ossos. Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite.

3

4 SINTOMAS Redução na capacidade de mover as articulações
Rigidez,especialmente pela manhã.

5 TRATAMENTO O objetivo do tratamento é reduzir a dor, melhorar a função e evitar danos articulares posteriores.  Evite ficar em uma única posição durante muito tempo.

6

7

8 Evite posições ou movimentos que exerçam força adicional sobre as articulações inflamadas.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada se outros tratamentos não funcionarem. Isso pode ser: Artroplastia para reconstruir a articulação Substituição da articulação, como a substituição total da articulação do joelho

9 ARTROSE A artrose, também chamada de osteoartrose, é um processo e não uma doença. Trata-se de um fenômeno absolutamente natural - o desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações ou juntas - que faz parte do envelhecimento global do organismo humano.

10 Fatores que podem levar a artrose
A artrose tende a ser genética; Estar acima do peso aumenta o risco de artrose na bacia, nos joelhos, nos tornozelos e nas articulações dos pés; Fraturas ou outras lesões nas articulações podem causar osteoartrite futuramente

11 SINTOMAS Dor e rigidez nas articulações são os sintomas mais comuns da artrose. A dor é muitas vezes pior depois do exercício e quando peso ou pressão são colocados na articulação. Som de fricção, atrito ou estalido ao mover as articulações “Rigidez matutina" refere-se à dor e à rigidez que as pessoas sentem quando se levantam pela manhã. A rigidez geralmente dura no máximo 30 minutos.

12 TRATAMENTO A artrose não pode ser curada. É muito provável que ela se torne pior com o tempo. Entretanto, os sintomas da artrose podem ser controlados.

13 TRATAMENTO Cirurgia artroscópica para remover a cartilagem danificada;
Alteração do alinhamento de um osso para aliviar o estresse no osso ou na articulação (osteotomia); Fusão cirúrgica de ossos, normalmente na coluna (artrodese); Substituição total ou parcial da articulação danificada por uma articulação artificial (substituição do joelho, quadril, ombro, tornozelo, cotovelo).

14 OSTEOPOROSE Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.

15 PRINCIPAIS TIPOS Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer. Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer. Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.

16 FATORES DE RISCO Mulheres e homens orientais correm mais risco de sofrer fraturas pela osteoporose, por um problema anatômico no fêmur História familiar de osteoporose História prévia de fratura por trauma mínimo Tabagismo Baixa atividade física Baixa ingestão de cálcio Baixa exposição solar Alcoolismo Imobilização Ausência de períodos menstruais (amenorreia) por longo período Baixo peso corporal.

17 SINTOMAS A osteoporose é uma doença silenciosa, que dificilmente dá qualquer tipo de sintoma e se expressa por fraturas com pouco ou nenhum trauma, mais frequentemente no punho, fêmur, colo de fêmur e coluna.

18 TRATAMENTO A osteoporose é de cura difícil, quase impossível. Os objetivos do tratamento da osteoporose são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. A escolha do tratamento irá depender da causa da osteoporose

19 COMO EVITAR DOENÇAS ÓSSEAS ??

20

21 NA DOSE CERTA 0 - 6 meses 210 mg/dia 7 - 12 meses 270 mg/dia
1 - 3 anos 500 mg/dia 4 - 8 anos 800 mg/dia anos 1300 mg/dia anos anos 1000 mg/dia Acima de 50 anos 1200 mg/dia

22 ONDE ENCONTRAR O CÁLCIO?
Alimento Quantidade Cálcio (mg) Leite desnatado 200 ml 250 Iogurte 240 Queijo minas fresco 1 fatia 205 Ovo de galinha cozido 100 g 54 Coalhada 490 Brócolis, flores cruas 400 Brócolis, flores cozidas 130 Espinafre cozido 4 colheres de sopa 160 Couve refogada 2 colheres de sopa 164 Agrião 200 g 336 Amêndoa 508

23 O QUE FAZER PARA TER UMA VIDA DE QUALIDADE ???

24 O QUE FAZER PARA TER UMA VIDA DE QUALIDADE ???

25 E O SEU DENTE ?? A higiene da cavidade oral significa prevenção de uma série de doenças, como a Endocardite Bacteriana, sendo a mais decorrente. Então, lembre-se de escovar os dentes, ou próteses (dentaduras), após todas as refeições.

26

27 REFERÊNCIAS ALBERT EINSTEN - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira: Cálcio para a vida toda Disponível em: < para-a-vida-toda.aspx> Acessado em: 11/05/2014. Minha Vida – Saúde, alimentação e bem estar: Artrite Disponível em: < Acessado em: 11/05/2014. Hospital Sírio-Libanês – Sociedade Beneficente de Senhoras: Artrose Disponível em: < Reumatologia/Paginas/artrose.aspx> Acessado em: 11/05/2014. Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Disponível em: < Acessado em: 11/05/2014. Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose, Disponível em: < Acessado em: 11/05/2014. Comissão de Artrite Reumatoide, Disponível em: < Acessado em: 11/05/2014.

28 ALGUMA DUVIDA ??

29 AGRADECEMOS A SUA ATENÇÃO !!!


Carregar ppt "Perda de Cálcio na Terceira Idade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google