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EUA - SÉC. XIX.

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Apresentação em tema: "EUA - SÉC. XIX."— Transcrição da apresentação:

1 EUA - SÉC. XIX

2 NOVAS TERRAS • 1803 • População ∟ 2X em 1810 ∟ Louisiana ∟ comprada
∟ hab.

3 NOVAS TERRAS • Para o Oeste ∟ Destino Manifesto
“Civilizar até o Pacífico as raças inferiores de índios, mestiços e mexicanos” ∟ Ideia de fronteira ∟ aventura/desconhecido

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5 UNICAMP 2013 No fim do século XIX, Frederick Jackson Turner elaborou uma tese sobre a “fronteira” como definidora do caráter dos Estados Unidos até então. A força do indivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráter rude estariam presentes no diálogo entre a civilização e a barbárie que a fronteira propiciava. As tradições europeias foram sendo abandonadas à medida que o desbravador se aprofundava no território em expansão dos Estados Unidos. Em relação à questão da fronteira nos Estados Unidos, responda: a) De quais grupos ou países essas terras foram sendo retiradas no século XIX? b) O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel nessa expansão?

6 FUVEST 2014 A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”. Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1986, p. 19. A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados Unidos da década de 1840, a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contibuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste. b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posição social. c) baseava-se no principio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos. d) derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as ações coordenadas pelo Estado. e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-americano.

7 NOVAS TERRAS • 1823 ∟ Doutrina Monroe ∟ presidente
∟ “América para os americanos” ∟ Oeste ∟ depois ∟ resto do continente

8 NOVAS TERRAS • 1819 ∟ Flórida • 1845 • 1846 ∟ Oregon ∟ comprada
∟ Texas ∟ colonos americanos ∟ anexação • 1846 ∟ Oregon ∟ cedido pela Inglaterra

9 NOVAS TERRAS • 1846-1848 ∟ Guerra Mexicana • 1867 ∟ Arizona
∟ Califórnia ∟ Nevada ∟ Novo México ∟ Utah • 1867 ∟ Faixa de Gadsden ∟ Arizona-Novo México ∟ indenização

10 UNICAMP “Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (…) Em tais condições a nossa diplomacia deve ser principalmente feita em Washington (...). Para mim a Doutrina Monroe (...) significa que politicamente nós nos desprendemos da Europa tão completamente e definitivamente como a lua da terra.” (Adaptado de Joaquim Nabuco, citado por José Maria de Oliveira Silva, “Manoel Bonfim e a ideologia do imperialismo na América Latina”, em Revista de História, n São Paulo, jul. 1988, p.88.) Sobre o contexto ao qual o político e diplomata brasileiro Joaquim Nabuco se refere, é possível afirmar que: a) A Doutrina Monroe a que Nabuco se refere, estabelecida em 1823, tinha por base a ideia de “a América para os americanos”. b) Joaquim Nabuco, em sua atuação como embaixador, antecipou a política imperialista americana de tornar o Brasil o “quintal” dos Estados Unidos. c) Ao declarar que a América estava tão distante da Europa “como a lua da terra”, Nabuco reforçava a necessidade imediata de o Brasil romper suas relações diplomáticas com Portugal. d) O pensamento americano considerava legítimas as intenções norte-americanas na América Central, bem como o apoio às ditaduras na América do Sul, desde o século XIX

11 CONSEQUÊNCIAS • Desenvolvimento dos EUA ∟ Mercados • Forte migração
∟ América Central ∟ Oriente • Forte migração ∟ Corrida do ouro ∟ km de ferrovias ∟ 1860

12 CONSEQUÊNCIAS • Democratização ∟ Andrew Jackson ∟ 1862 ∟ camada média
∟ Partido Democrata ∟ Fim do voto censitário ∟ Sufrágio universal masculino ∟ spoil system ∟ todos cargos administrativos • Homestead Act ∟ 1862 ∟ 3 anos de cultivo ∟ posse ∟ colonizar o Centro-Oeste

13 EXTERMÍNIO INDÍGENA • Em nome da civilização • 1834 ∟ Ato de Remoção
∟ Andrew Jackson ∟ Expulsão dos indígenas

14 Tatanka Yotanka, conhecido como Touro Sentado, chefe sioux teton
Tatanka Yotanka, conhecido como Touro Sentado, chefe sioux teton. Junto com Cavalo Doido, líder sioux oglala, comandou a luta contra a invasão de suas terras imprimindo uma derrota histórica ao exército dos EUA em 1876.

15 “Eu sou o mesmo Davy Crockett, recém-chegado das regiões remotas, meio cavalo, meio crocodilo, mas com um toque de tartaruga; posso percorrer o Mississipi, saltar para Ohio, cavalgar sobre um raio e deslizar sem um arranhão por espinheiros da Virgínia; posso açoitar gatos selvagens, (...) abraçar um urso facilmente e acabar com qualquer homem que se oponha a Jackson”. Davy Crockett, caçador de índios e protagonista da anexação do Texas. Citado em JUNQUEIRA, Mary Anne. Estados Unidos: a consolidação da nação. São Paulo: Contexto, p. 47.

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18 “Vocês são mais fortes que nós
“Vocês são mais fortes que nós. Lutaríamos com vocês se tivéssemos rifles e pólvora; mas suas armas são melhores que as nossas. Deem-nos armas iguais e nos deixem livres, que também os combateremos; mas estamos abatidos, nenhum meio de vida; suas tropas estão em toda parte; nossas fontes e poços estão ocupados ou vigiados por seus jovens. (...) Façam conosco o que bem entenderem, mas não esqueçam de que somos homens e bravos”. Cadette, chefe dos navajos, Extraído de BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio: a dramática história dos índios norte-americanos. Porto Alegre: L&PM, 2006. “A operação foi realizada de forma estranha pelo Capitão Graydon (...) e pelo que pude saber, ele enganou os índios, indo direto ao seu acampamento, dando-lhes bebida, depois atirando e matando; eles, sem dúvida, achavam que ele viera com propósitos amistosos, já que tinha dado farinha de trigo, carne e provisões”. Major Arthur Morrison, oficial de campanha contra os navajos, Extraído de BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio: a dramática história dos índios norte-americanos. Porto Alegre: L&PM, 2006.

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21 “Nunca fizemos mal algum ao homem branco; não queremos isso (
“Nunca fizemos mal algum ao homem branco; não queremos isso (...) Desejamos ser amigos do homem branco (...) Os búfalos estão diminuindo depressa. Os antílopes, que eram muitos há poucos anos, agora são poucos. Quando morrerem todos, ficaremos famintos; vamos querer algo para comer e seremos obrigados a ir ao forte. Seus jovens não devem atirar em nós; em toda parte onde nos veem, atiram e atiramos neles”. Tonkahasca (Touro Alto), chefe cheyenne, ao general Winfield Scott Hancock, Extraído de BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio: a dramática história dos índios norte-americanos. Porto Alegre: L&PM, 2006. “Soube que pretendem colocar-nos numa reserva perto das montanhas. Não quero ficar nela. Gosto de vagar pelas pradarias. Nelas me sinto livre e feliz; quando nos estabelecemos, ficamos pálidos e morremos. (...) Há muito tempo, esta terra pertencia aos nossos antepassados; mas quando subo o rio, vejo acampamentos de soldados em suas margens. Esses soldados cortam minha madeira, matam meu búfalo e, quando vejo isso, meu coração parece partir; fico triste (...)”. Satanta, chefe dos Kiowas, Extraído de BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio: a dramática história dos índios norte-americanos. Porto Alegre: L&PM, 2006.

22 CONFLITO • Norte ∟ industrialização • Sul ∟ monocultura
∟ economia diversificada ∟ trabalho livre • Sul ∟ monocultura ∟ latifúndio ∟ escravidão

23 CONFLITO • Opinião pública ∟ 1847 ∟ Libéria ∟ ex-escravos
∟ romances abolicionistas ∟ clubes e associações ∟ fuga de escravos ∟ conflito cultural ∟ norte-sul

24 QUESTÃO COMPLEXA • Norte ∟ expandir a industrialização
∟ acesso ao mercado sulista ∟ dominado por ingleses ∟ escravo ∟ nova mão-de-obra barata ∟ fábricas ∟ Centro-Oeste ∟ compra do norte ∟ revende produtos agrícolas • Sul? ∟ fora do sistema econômico ∟ compra e revende para os ingleses

25 GUERRA DE SECESSÃO • 1860 ∟ Abraham Lincoln ∟ políticão
∟ abolicionista ∟ antes? ∟ agora ∟ manter a UNIÃO ∟ protecionismo

26 GUERRA DE SECESSÃO • Causa da guerra ∟ escravidão? ∟ causa profunda
∟ modelo do norte (industrialização-protecionismo) X modelo do sul (semicolonização) Obs: “uma guerra entre o séc. XVIII e XX travada no séc. XIX”.

27 GUERRA DE SECESSÃO • 12/1860 ∟ antes da posse de Lincoln
∟ Desligamento da União ∟ Carolina do Sul ∟ e o resto do sul ∟ 02/1861 ∟ Estados Confederados da América ∟ secessão

28 GUERRA DE SECESSÃO • União pela UNIÃO ∟ a qualquer custo
∟ superior ∟ economicamente ∟ estradas de ferro ∟ hab. ∟ Confederação ∟ agrária ∟ hab. ∟ de escravos

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32 GUERRA DE SECESSÃO • Guerra moderna ∟ fuzil de repetição • Final
∟ trincheiras ∟ navios couraçados ∟ ferrovias ∟ telégrafo • Final ∟ rendição do sul ∟ destruído ∟ mortos

33 CONSEQUÊNCIAS • 1865 ∟ 5 dias depois ∟ Lincoln é morto ∟ escravista
∟ sul ∟ agrícola ∟ atrasado ∟ aceleração do desenvolvimento econômico ∟ + mercado interno ∟ ferrovias intercontinentais ∟ + imigração

34 CONSEQUÊNCIAS • Negro ∟ livre ∟ sem assistência ∟ marginalizado
∟ desigualdade ∟ Norte ∟ concorrência ∟ imigrante ∟ Sul ∟ perseguido ∟ KKK

35 UNESP 2014 Entre as diferenças politicas que levaram o Norte e o Sul dos Estados Unidos a Guerra Civil, em 1861, podemos citar a) a disputa pelo mercado consumidor europeu de matérias-primas e pelo mercado consumidor latino-americano de manufaturados. b) a disputa em relação as terras do Oeste, que vinham sendo conquistadas e gradualmente incorporadas a União. c) o apoio nortista as lutas pela independência de Cuba e a rejeição sulista as emancipações politicas no Caribe. d) a anexação de terras do México por estados do Norte e a defesa sulista da autonomia e da soberania territorial mexicana. e) o esforço de expansão para o Sul e o consequente estabelecimento de hegemonia norte-americana sobre a América Latina.

36 NOVO EXPANSIONISMO • 1867 ∟ Alasca comprado • 1896 ∟ Havaí anexado
∟ Rússia • 1896 ∟ Havaí anexado

37 NOVO EXPANSIONISMO • 1898 ∟ Guerra Hispano – Americana ∟ ajuda Cuba
∟ X Espanha ∟ conquista ∟ Cuba protetorado ∟ Emenda Platt ∟ Direito de intervenção ∟ Porto Rico ∟ Guam ∟ Filipinas

38 NOVO EXPANSIONISMO • Novas ideias ∟ Doutrina Roosevelt
∟ upload à Doutrina Monroe ∟ ação efetiva ∟ militarismo ∟ Theodore Roosevelt ∟ “Falar macio, mas ter sempre um porrete bem grande nas mãos”

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40 “As lágrimas de Chuck Norris curam o câncer
“As lágrimas de Chuck Norris curam o câncer. O problema é que Chuck Norris nunca chora”. “Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes”. “Chuck Norris pediu Big Mac no Bob’s. Ele foi atendido”. “Chuck Norris venceu o Campeonato Mundial de Poker com um dois de paus e uma carta "Saída Livre da Prisão" do Banco Imobiliário”. “Papel vence pedra, pedra vence tesoura e tesoura vence papel. Chuck Norris vence os três. Ao mesmo tempo” “Os testículos de Chuck Norris não produzem espermas, produzem ninjas minúsculos como uma única missão: buscar e destruir”. “Sempre que Chuck Norris ri alguém morre, a menos que ele esteja rindo enquanto dá um roundhouse kick. Nesse caso, 2 pessoas morrem”.


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