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Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa Por: Cristiane Rios PROAGE – PROGRAMA DE APOIO AOS GESTORES.

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Apresentação em tema: "Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa Por: Cristiane Rios PROAGE – PROGRAMA DE APOIO AOS GESTORES."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa Por: Cristiane Rios PROAGE – PROGRAMA DE APOIO AOS GESTORES

2 "colaborar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/colaborar [consultado em 18-06-2014]. Origem da palavra colaborativa: Palavra que vem do latim collaboro trabalhar com 1. Trabalhar em comum com outrem. = COOPERAR, COADJUVAR 2. Agir com outrem para a obtenção de determinado resultado. = AJUDAR 3. Ter participação em obra.coletiva, geralmente literária, cultural ou científica. = PARTICIPAR

3 A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação. Indivíduos trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos e interagem para criar um conhecimento compartilhado.

4 https://www.youtube.com/watch?v=_kE3 eaDpCdE https://www.youtube.com/watch?v=_kE3 eaDpCdE

5 Toda mudança de concepção precede mudança de comportamento. A filosofia da cultura colaborativa é orientada pela pedagogia sócio - construtivista, pautada em conceitos-chave, a saber: 1. Construtivismo — teoria pedagógica que sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos à medida que interagem com o seu ambiente; 2. Construcionismo — que sustenta que a aprendizagem é particularmente eficaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem; 3. Construcionismo Social — que amplia o conceito anterior para um grupo de pessoas que constroem algo para outras que, de maneira colaborativa, criam assim uma cultura de "coisas" compartilhadas, assim como de significados compartilhados;

6 "A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento". (NUNES, 2000, p.2). A partir desta compreensão surge uma série de estratégias e metodologias de ensino baseadas em atividades em grupos colaborativos. Isso ocorre em um ambiente cujas características são: - A ausência de hierarquia formal - O respeito mútuo às diferenças individuais -Liberdade para expor ideias e questionamentos.

7 Navegar, explorar o ambiente virtual e anotar dúvidas básicas ou não para avançar no conhecimento tecnológico. http://gestaoescolar.abril.com.br / http://canaldoensino.com.br/blog/category /cursos-gratis/estetica-e-beleza

8 A aprendizagem em um ambiente inovador, exige um preparo da equipe escolar e uma postura democratizada em relação ao saber. Ampliação de conceito X Possibilidades metodológicas diversificadas. Ambientes Virtuais

9 Aprendendo a aprender... Informações, instruções, conhecimentos...Que saberes precisamos construir como educadores para uma cultura colaborativa?

10 No contexto tecnológico, como aprimorar saberes? COMO USAR UMA IDÉIA A PARTIR DO QUE EU SEI PARA QUE OUTROS DESFRUTEM?

11 Qual é o espaço da aprendizagem colaborativa nas escolas onde vocês atuam? Qual é o papel dos alunos na aprendizagem dos outros colegas? Para refletir enquanto Gestor...

12 A SME BUSCARÁ ATRAVÉS DAS AÇÕES DO PROAGE, INCENTIVAR O PRINCÍPIO DE CULTURA COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE: Curso : Primeiros clic´s( modular 01) Curso: Clic´s avançados( Modular 02) Banco de Projetos da SME Suporte Operacional às Escola

13 PROJETO : PRIMEIROS CLIC´S Objetivo: Instrumentalizar a equipe escolar para saberem usar as ferramentas tecnológicas como recurso didático- metodológico. Público alvo: Gestores, coordenadores, Professores e técnicos. Carga horária:80 hs total (presencial) - Módulo 01- 40 hs (10 encontros de 4 hs) - Módulo 02- 40 hs( 5 encontros de 8hs)

14 PROJETO: BANCO DE PROJETOS DA SME * Público alvo: Professores, Coordenadores e Gestores das escolas municipais de Rafael Jambeiro. *Abrangência temporal: O projeto funcionará como proposta piloto durante o período de outubro de 2014 a outubro 2015( pode ser alterado ). Se essa proposta for internalizada, explorada e aprovada pelo público alvo, avaliaremos a possibilidade de continuidade da proposta.

15 Objetivo Geral: * Viabilizar uma ferramenta metodológica que possibilite melhoria do ensino aprendizagem a partir de diversos projetos disponibilizados num banco de dados no portal da SME. *Promover maior aproximação da SME e Equipe escolar, através dos serviços prestados. Objetivo Específico: * Promover um ensino dinâmico a partir de temas transversais e emergentes em educação * Incentivar a autonomia da escola na gestão de projetos. * Promover intercâmbio e troca de experiências entre os professores internautas de várias escolas. * Contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem.

16 A PARTIR DOS SABERES ADQUIRIDOS OS GESTORES PODERÃO JUNTO À SUA EQUIPE ESCOLAR: Promover na escola oficinas de inclusão digital. Incentivar as turmas a desenvolverem seus blogs. Criar o site da Escola Desfrutar dos serviços de Platafomas educativas lincadas ao site da Escola Fazer acompanhamento avaliativo via boletim virtual Informatizar processos. Fazer parcerias com ongs e Empresas ADM Júnior para capacitar os alunos. Fortalecer as práticas interdisciplinares

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18 Módulo 1 Conhecendo o cenário da informática Módulo 2 Internet (Ambiente Virtual) Módulo 3 Suíte de Aplicativos Módulo 4 Informações Complementares  Introdução  Conhecendo as ferramentas do computador  Sistema Operacional  Funções básicas  Os navegadores de internet e os comunicadores instantâneos  A internet e os buscadores  Download e Upload na internet  As Redes Sociais Digitais  Correio Eletrônico Editor de Texto Planilha de Cálculo Editor de slides Gerenciador de e- mails Suíte de aplicativos BrOffice  Compactadores/Descompactadores de Arquivos  Descompactando Arquivos  Vírus  Antivírus  Mídias móveis de armazenamento  Encerramento  Bibliografia Conte ú dos: - Conceituais

19 BIBLIOGRAFIA - GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1981. - BERCHT, M.; MOISSA, H.E.M; VICCARI, R.M. Identificação de fatores motivacionais e afetivos em um ambiente de ensino e aprendizagem. SBIE"99 " Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. November 23-25, 1999, Curitiba, PR (Pôster). - DILLENBOURG P., Baker M., Blaye A. and O"Malley C. The evolution of Research on Collaborative Learning. In Spada and Reimann (eds) Learning in Humans and Machines. Ed. Elsevier, 1994. Piaget, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1998. - DELORS. J. (org.) (2001). "Educação, um tesouro a descobrir". Relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 6 ed. São Paulo:Cortez. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989 - FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura) - Internet: www.escolaconectada.org.br


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