A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desporto e alimentação saudável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desporto e alimentação saudável"— Transcrição da apresentação:

1 Desporto e alimentação saudável
Educação Física Trabalho realizado por: Humberto Nogueira nº11 João Ferreira nº 14 Hugo Quintal nº10 10ºM

2 Introdução Neste trabalho iremos mencionar o tema de desporto e alimentação saudável. Iremos começar por uma breve descrição e depois a importância de ambos relacionando- os. Iremos também falar sobre a alimentação para diferentes ocasiões. E finalmente sobre a alimentação para cada tipo de idade.

3 O desporto O desporto é muito importante para uma boa alimentação. O desporto tem muitas vantagens como: relaxar, emagrecer curar doenças, desenvolver as nossas capacidades e sobretudo divertir-nos, por isso devemos fazer desporto regularmente, nem que seja fazer uma simples caminhada.

4 o desporto A realização de uma alimentação adequada faz com que os desportistas, independentemente da idade possam usufruir de um maior sucesso ao nível do desempenho desportivo e contribuir para a melhoria da sua saúde não só ao nível do controlo de peso como também na prevenção de lesões.

5 O Desporto Algumas vantagens: • O exercício físico possui imensos benefícios, tanto no corpo como na mente; • Actua a nível do sistema cardiovascular, do sangue, dos pulmões, do aparelho digestivo, ossos, e também ao nível da estética e intelectualmente; • Melhora a força, a flexibilidade, a velocidade, a destreza, a agilidade e o equilíbrio; • Aumenta a sensação de bem-estar; • Reduz o risco de desenvolvimento de doenças; • Melhora o sono e aumenta a energia; • Aumenta a longevidade; • Auxilia o controlo de peso. •Ensina a respeitar os adversários

6 O desporto A Pirâmide da Actividade Física é uma importante ferramenta para ajudar a compreender a frequência com que devem ser feitos os diferentes tipos de actividade física para promover a saúde e, desta forma, permitir um melhor planeamento. Na base da pirâmide encontram-se as actividades do dia-a-dia. Este tipo de actividades, está mais relacionado com os comportamentos diários e pode facilmente ser modificado através de opções simples como usar as escadas em detrimento do elevador, lavar o carro manualmente ou tratar o jardim com regularidade. No segundo patamar da pirâmide, encontramos actividades de carácter mais formal ou planeado, como é o caso da caminhada jogging… Em plano menos destacado mas igualmente importante, encontram-se as actividades de força e de flexibilidade. Em relação ao período de inactividade, representado no topo da pirâmide, deve ser reduzido ao máximo.

7

8 Alimentação saudável Ter uma alimentação saudável é ter uma alimentação completa, equilibrada e variada. Completa- consumir todos os alimentos da roda dos alimentos Equilibrada- comer com maior quantidade os grupos de maior dimensão e vice-versa. Variada- comer sempre alimentos diferentes de cada grupo.

9 Alimentação saudável Numa alimentação saudável deves: -ser variado na escolha dos alimentos; -tomar sempre o pequeno almoço; -comer de 3 em 3 horas; -reduzir o consumo da gordura; -aumentar o consumo de legumes e frutas; -escolher sempre o tipo de peixe e carnes magras; -evitar o açúcar; -diminuir o consumo de sal; -evitar os fritos -beber água em abundância (1,5L a 2L) -evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

10 Alimentação saudável Alguns problemas com a alimentação saudável: -obesidade -anorexia -bulimia -Colesterol elevado -Gastrite -Diabetes -Hipertensão

11 Alimentação saudável e o desporto
A energia consumida tem de compensar o gasto de calorias e permitir que os atletas mantenham um peso ideal para terem a melhor performance desportiva. Factores que condicionam os requisitos calóricos de cada indivíduo: - Intensidade e tipo de exercício - Duração do exercício - Idade, sexo e composição corporal - Temperatura ambiente - Nível de treino

12 Alimentação saudável e o desporto
Principais componentes alimentares para uma “alimentação desportiva”: -Hidratos de carbono- fornecem energia. -Lípidos- fornecem energia (cuidado com o excesso e a falta de lípidos). -Proteínas- integram as fundações da nossa estrutura orgânica. -Micronutrientes- controla e regula o metabolismo. -Proteínas- controla os processos de obtenção de energia e sintetiza um grande número de substâncias e estruturas vitais, tendo algumas funções específicas. -Minerais- grande número de funções.

13 Alimentação saudável e o desporto
É aconselhável consumir 4-5 refeições ao longo do dia de forma a distribuir melhor a ingestão de energia para que, na hora das refeições principais, haja uma menor sensação de fome, consumindo quantidades que não sejam demasiado excessivas.

14 Alimentação saudável e o desporto
Alguns dias antes de uma competição: - Optimizar o armazenamento de hidratos de carbono nos músculos e no fígado (sob a forma de glicogénio) de forma a competir com o melhor nível possível de reservas. - Manter uma boa hidratação.

15 Alimentação saudável e o desporto
A alimentação antes da competição deve ser: - Rica em hidratos de carbono - Pobre em gorduras, proteínas e fibras - Devem evitar-se alimentos muito condimentados - Não se devem experimentar novos alimentos ou pratos - A refeição deve ser consumida 3-4 horas antes da competição, para haver tempo para completar devidamente a digestão antes de começar o exercício. Durante a hora anterior à competição é altamente recomendável que todos os alimentos sejam líquidos para que a assimilação seja mais rápida.

16 Alimentação saudável e o desporto
A alimentação durante o exercício: Ao participar em desportos de longa duração (mais de 60 minutos), os alimentos devem ser hidratos de carbono. O objectivo passa por consumir estes alimentos a um ritmo de aproximadamente g/hora, uma vez que estes ajudam a adiar a ocorrência de fadiga e manutenção do nível de performance, especialmente no final do exercício físico. As bebidas desportivas são muito apropriadas por restituírem os electrólitos e os líquidos perdidos devido ao suor (evitam a desidratação), para além de fornecerem hidratos de carbono. Em alguns desportos como o ciclismo e determinados desportos náuticos é possível comer alimentos sólidos sob a forma de barras energéticas, cereais, frutos secos, bananas, etc.

17 Alimentação saudável e o desporto
A alimentação após o exercício: Assim que o exercício físico termina, recomenda-se a ingestão de bebidas especialmente concebidas para desportistas e alimentos ricos em hidratos de carbono. Recomenda-se uma ingestão aproximada de 1g de hidratos de carbono por cada kg de peso durante as duas horas após o exercício. Alguns dos alimentos adequados são massas, arroz e batatas cozidas ou no forno, evitando ao máximo os ácidos gordos (alimentos fritos, com pão ou guisados), uma vez que estes atrasam a restituição de hidratos de carbono e podem causar problemas gastrointestinais.

18 Conclusão Neste trabalho surgiu alguns problemas devido a este tema estar relacionado com outros, assim dificultando a pesquisa. Neste trabalho ficamos a saber um pouco mais sobre a alimentação em relação ao desporto. Este trabalho foi importante porque a alimentação saudável e o desporto estarão sempre connosco, e com isto, ficamos a saber a sua importância.

19 Netgrafia px


Carregar ppt "Desporto e alimentação saudável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google