A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis a respeito da distribuição da Tzedaká. 1) O que a comunidade deve fazer para o pobre? Você está ordenado a prover ao pobre de acordo com o que ele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis a respeito da distribuição da Tzedaká. 1) O que a comunidade deve fazer para o pobre? Você está ordenado a prover ao pobre de acordo com o que ele."— Transcrição da apresentação:

1 Leis a respeito da distribuição da Tzedaká

2 1) O que a comunidade deve fazer para o pobre? Você está ordenado a prover ao pobre de acordo com o que ele necessita. Se forem roupas, o pobre deve ser vestido. Se for mobília para a casa, isso deve ser adquirido para o pobre. Se o homem pobre necessita de uma mulher, ele deve ser ajudado a se casar. Se for uma mulher, isto deve ser provido. Mesmo se (a pessoa antes de ter se tornado pobre) estiver acostumada a montar a cavalos e ter um empregado antes do ocorrido, e ter se tornado pobre e necessitado de posses, o cavalo e o empregado devem ser providos, como está determinado, “suficiente para as necessidades individuais proporcional ao que ele deseja”. Você é ordenado a preencher as necessidades individuais, porém não é obrigado a restaurar a prosperidade do pobre.” Recuperar a dignidade = primeiro degrau de Rambam Devemos dar o que ele necessita para restaurar a dignidade perdida. Se tornar pobre não é uma sentença de morte, mas pode acontecer com qualquer um. Necessidades relativas

3 2) Como se sabe que a pessoa é realmente pobre? Se um pobre desconhecido aparece e diz: “estou com fome; dê- me algo para comer,” não questione de qualquer maneira, se o desconhecido é um impostor – dê comida imediatamente. Se, porém, o desconhecido não tiver roupas e dizer, “dê-me vestimentas”, então questione com seu olhar se é o caso de uma possível fraude. Se a pessoa é conhecida, dê roupa imediatamente no estilo mais apropriado à dignidade da pessoa, sem maiores indagações. - Dois tipos de necessidades: IMEDIATAS x LONGO PRAZO - Época Talmúdica: tinham dois fundos comunitários. sopas diárias e as listas semanais com as necessidades e nomes das pessoas. - Ponto central: Primeiro dar, depois perguntar. - Certificar-se de que o dinheiro está sendo bem gasto e apropriado. - Âmbito comunitário: responsabilidade comunitária X precaução pública

4 3) Quem vem primeiro? Uma pessoa pobre que é seu parente tem prioridade perante todas as outras, um pobre dentro de sua própria casa tem prioridade sob um pobre de sua cidade, e um pobre de tua cidade tem prioridade sob um pobre de outra cidade, como está determinado, “para o seu pobre e necessitado irmão, em tua cidade”. - Principio de forma mais complexa: É mais fácil se sentir bem ajudando alguém em um lugar longínquo entendendo a sua ajuda para bem longe, ao invés de ajudar e enxergar a realidade que o cerca, imaginando que o pobre não é pobre, mas sim vagabundo. - A vida é mais fácil quando fechamos os olhos para os problemas. - A lei judaica proíbe a ajuda para longe enquanto a pobreza que o cerca.

5 4) Ajudando também os gentios... Uma pessoa é requerida a alimentar e vestir os não judeus pobres junto ao povo de Israel, isso em função dos caminhos da paz. No caso da pessoa pobre ir de porta em porta, não é requerido dar a essa pessoa um donativo tão grande, mas somente um pequeno. É proibido, porém, permitir que o pobre que pediu caridade vá embora de mãos vazias, você deve dar pelo menos um figo seco, como é determinado. “Não faça que o oprimido se vá em confusão”. - Não importa quem bata a sua porta, dê-lhe alguma coisa, pois isso possibilita o cumprimento da mitzvá de tzedaká. - Dois temas: AJUDAR OS GENTIOS x FAZER DOAÇÃO SEMPRE QUE PEDIDO FOR - Bater a porta é uma metáfora. - Em função da paz.

6 6) Dar é o mais importante. Se a pessoa pobre vier adiante e pedir o suficiente para satisfazê- lo, e o doador não dispor de tanto, o doador deve dar o quanto for disposto. Quanto? No mais alto cumprimento desta mitzvá tanto quanto um quinto da posse do doador, em nível de cumprimento da mitzvá, um décimo das do doador das posses do doador. Menos disso indica que o dono possui olho grande. Sempre, a pessoa deve estar certa em não estar dando menos que um terço de um shekel por ano. Alguém que dá menos não pode preencher esta mitzvá de forma alguma. Mesmo uma pessoa pobre, que vive inteiramente através da caridade deve dar caridade para outra pessoa pobre. - Não importa quem bata a sua porta, dê-lhe alguma coisa, pois isso possibilita o cumprimento da mitzvá de tzedaká. - Dois temas: AJUDAR OS GENTIOS x FAZER DOAÇÃO SEMPRE QUE PEDIDO FOR - Bater a porta é uma metáfora. - Em função da paz.


Carregar ppt "Leis a respeito da distribuição da Tzedaká. 1) O que a comunidade deve fazer para o pobre? Você está ordenado a prover ao pobre de acordo com o que ele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google