A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências

2 Existem vários áreas de estudo chamadas Ciências, dentre elas:
Biologia: Estuda os fenômenos relacionados a vida. Química: Estuda as substâncias e suas transformações. Física: Estuda as leis da natureza que nos permitem compreender o universo. Geologia: Estuda a composição e estrutura da Terra.

3 Cada uma possui obejtivos específicos, mas todas são muito importantes para a humanidade, por exemplo: Biologia: Nos permite entender o corpo humano e favorecer a manutenção de nossa saúde. Química: Torna possível transformar matérias-primas para produzir produtos úteis ao dia-a-dia. Física: Nos ajuda a compreender os fenômenos naturais de maneira geral, permitindo a construção de novas tecnologias. Geologia: Possibilita investigar o solo de cada região e planejar sua exploração ou aproveitamento.

4

5 O que essas Ciências tem em comum? O que é uma Ciência, na verdade?

6 De maneira simples, a Ciência está relacionada com a maneira como descrevemos e entendemos o mundo a nossa volta. Trata-se da produção de um conhecimento racional e ordenado sobre a natureza. Através da observação e experimentação, entendemos os padrões existentes nas transformações da natureza, também chamadas de fenômenos.

7 Após identificar esses padrões, entendemos as leis da natureza
Após identificar esses padrões, entendemos as leis da natureza. Essas leis são cada vez melhor compreendidas quanto mais investigamos os fenômenos. As explicações científicas devem ser baseadas somente no que pode ser “observado” na natureza, evitando a influência por exemplo, de crenças pessoais ou outro tipo de pensamento.

8 Por fim, entendendo as leis da natureza, criamos maneiras de poder melhorar nossa qualidade de vida – além de saciar nossa curiosidade sobre o funcionamento do Universo.

9 Exemplo 1: A produção de Cerveja.

10 Exemplo 2: A cura através da Plantas.

11 Exemplo 3: A produção de Lentes.

12 TÉCNICA x CIÊNCIA A Técnica reúne os procedimentos necessários para a produção ou transformação de algo. A Ciência exige que esse conhecimento seja organizado e investigado. Os processos técnicos ganham novo significado a partir da compreensão das leis da natureza, que são conhecidas quando estabelecemos relações entre as coisas que observamos – a busca por padrões.

13 MÉTODO CIENTÍFICO Observação/ Questionamento Formulação de Hipóteses Teste/ Experiência Conclusão/ Generalização


Carregar ppt "O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google