A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 “E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos Santos Nº 04 Samuel Henrique Balabem N° 36 “E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos Santos Nº 04 Samuel Henrique Balabem N° 36

2 Introdução sobre Liberdade Para podermos comentar à respeito do Direito à Liberdade, alguns conceitos precisam estar claros, entre os quais o conceito de liberdade. Liberdade é o estado no qual se supõe estar livre de limitações ou coação, sempre que se tratar de agir de maneira lícita, de acordo com princípios éticos e legais cristalizados dentro da sociedade. Outro importante conceito é o do Direito, para o qual citamos que o ser humano é eminentemente social e vivendo desta forma, suas atitudes interferem na vida de outros homens. Para que esta interferência tivesse um caráter construtivo, foi necessário criar-se algumas regras que preservassem a paz nesse contexto, assim, de forma escrita ou não, algumas normas de comportamento foram formando-se ao longo do tempo, tornando-se hoje um grupo de regras as quais chamamos Direito. Neste aspecto, o direito à liberdade é citado nas mais diversas formas, sempre considerando o indivíduo como parte de um grupo, no qual influi e do qual recebe influência, ou seja, torna-se necessário à vida em sociedade a definição de regras claras, escritas ou não, para um convívio harmonioso entre as pessoas. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, dotados que são de razão econsciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros”.

3 Como ocorre tal asssunto Com o passar do tempo, percebe-se o atual estágio do capitalismo, em que a riqueza se concentra nas mãos de poucos, a palavra-chave é desigualdade social, que se produz e reproduz pela rotulação. Os que possuem condição financeira baixa, cor negra e profissão sexual, as pessoas não tem a liberdade geralmente de fazerem o que querem, e acabam por conta de suas diferenças ficando "presos" a uma vida muitas vezes indesejada. Com o passar do tempo, percebe-se o atual estágio do capitalismo, em que a riqueza se concentra nas mãos de poucos, a palavra-chave é desigualdade social, que se produz e reproduz pela rotulação. Os que possuem condição financeira baixa, cor negra e profissão sexual, as pessoas não tem a liberdade geralmente de fazerem o que querem, e acabam por conta de suas diferenças ficando "presos" a uma vida muitas vezes indesejada. "O autoritarismo é a ruptura em favor da autoridade contra a liberdade e a licenciosidade, a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade". Assim o autoritarismo não é mais autoridade, mas abuso de autoridade, a licenciosidade não é mais liberdade, mas depravação da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia, já que o autoritarismo mantém o educando excessivamente dependente da autoridade e poda a liberdade de escolher e fazer por si mesmo. Governos que pensa apenas em seus ideiais buscam provar as instituições de fornecer conhecimento, para que a população não tenha liberdade e autonomia. "O autoritarismo é a ruptura em favor da autoridade contra a liberdade e a licenciosidade, a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade". Assim o autoritarismo não é mais autoridade, mas abuso de autoridade, a licenciosidade não é mais liberdade, mas depravação da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia, já que o autoritarismo mantém o educando excessivamente dependente da autoridade e poda a liberdade de escolher e fazer por si mesmo. Governos que pensa apenas em seus ideiais buscam provar as instituições de fornecer conhecimento, para que a população não tenha liberdade e autonomia. É possível perceber isso hoje em dia fácilmente, cada vez mais as pessoas acabam trabalhando mais para ter uma condição de vida melhor e chegam a passar grande parte de suas vidas trabalhando sem ter grandes liberdades. É possível perceber isso hoje em dia fácilmente, cada vez mais as pessoas acabam trabalhando mais para ter uma condição de vida melhor e chegam a passar grande parte de suas vidas trabalhando sem ter grandes liberdades.

4 Consequências É difícil enumerar todas as desordens provocadas pela caótica situação em que nos encontramos. Os vínculos de educação e de sangue perderam, hoje em dia, toda a força. Desvanece-se o pensamento de unidade entre as pessoas. A desunião traz, consigo, a divisão. A palavra povo generalizou- se de tal modo que passou a significar, na linguagem corrente, a camada inferior da sociedade, o que demonstra que a população, o próprio povo, se dividiu em duas classes: uma superior e outra inferior. Esta última não gozando dos benefícios e privilégios atribuídos à primeira. Mas esta luta de classes traz a desunião entre o povo. O individualismo reina em toda a parte assim como o desejo, desenfreado, de valorizar o prestígio pessoal. E tudo isto se pode traduzir, na verdade, numa tendência exacerbada para a originalidade. Hoje em dia temos uma divisão nítida entre as classes sociais dando, de facto, a impressão de se tratar de um mesmo povo. Há invejas e sede de comando. Cada um julga poder-se constituir juiz dos outros. A confiança mútua desapareceu. A opressão e a exploração por parte do patrão encontram como réplica o motim e a greve. Por toda a parte reina a mais profunda divisão mesmo no seio dos partidos políticos onde se tem em conta, primeiro que tudo, os interesses particulares ou de certas classes sociais ou as circunstâncias económicas do momento. Constantemente se vê nos dias atuais pessoas lutando para obter maior liberdade e direitos. Afinal ser livre é essêncial para todo ser humano.

5 Referências. Acesso em: 22/08/2013 às 15:05 SPIRANO, Solange. Direito à Liberdade. Disponível em: http://www.coladaweb.com/direito/direito-a-liberdade. Acesso em: 22/08/2013 às 15:05 http://www.coladaweb.com/direito/direito-a-liberdade SOVERAL, Eduardo. Liberdade ou Ruptura de Consciência. Disponível em: http://ftradicional.blogspot.com.br/2013/04/liberdade-ou-ruptura-de- consciencia.html. Acesso em 22/08/2013 às 15:46 http://ftradicional.blogspot.com.br/2013/04/liberdade-ou-ruptura-de- consciencia.html


Carregar ppt "“E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google