A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros Extraverbais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros Extraverbais."— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros Extraverbais

2 Gêneros extraverbais Entende-se por texto tudo o que for passível de compreensão e interpretação. Nesse sentido, o código linguístico não é o único a permitir leitura. Existem os “textos” que não são escritos com palavras, mas empregam outros códigos: os gêneros extraverbais. Ex: figurinhas, ilustrações, obras arquitetônicas, história em quadrinhos, charge, quadros, músicas, gesto etc.

3 Uma das leituras podem ser aparente, ou seja, o que se vê e o que se entende pelo que se vê, sem conhecer o autor e o contexto de produção. Podem ser feitas inferências. Outra leitura é possível caso se conheça o autor e o contexto histórico em que ele criou essa obra.

4 Quadros mais conhecidos
Tarsila do Amaral

5 Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.

6 Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa

7 Chapéu Azul - Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.

8 A Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger.

9 EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista.

10

11 É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor.

12 Mona Lisa, um dos quadros mais famosos da história.

13 Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve  a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.

14 Ele passou para a história como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, do gênio desajustado, do homem incompreendido por seu tempo, mas que foi aclamado pela posteridade.

15

16

17 Noite estrelada

18


Carregar ppt "Gêneros Extraverbais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google