A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE MAIO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 03/06 – Leitura dos textos sobre o escritor e ilustrador André Neves; O lúdico na Educação Infantil e Alfabetização 2ª semana 10/06 – Levantamento de Preços das obras de André Neves; 3ª semana 17/06 – Planejamento para criação de um painel na Biblioteca Infantil; 4ª semana 24/06 – Produção do Portfólio das ações de junho.

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de junho, tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo o planejamento das ações pedagógicas que serão elaboradas no espaço da biblioteca e a confecção do painel para a biblioteca. Partindo da indicação da Coordenadora de Área, Clarice Pires, todas as leituras e planejamentos foram realizados acerca do autor e ilustrador André Neves. Com as leituras realizadas foi possível organizarmos nosso trabalho para melhor atender as necessidade do CEI em relação a Literatura Infantil e dar suporte ao grupo de professores.

5 Processo de Investigação
Nosso processo de investigação constituiu-se de pesquisa de textos, biografia do autor André Neves, levantamento de suas obras e dos preços para possível aquisição. Partindo de observações e adequações do espaço destinado a biblioteca, percebeu –se a necessidade da construção de um painel em uma das paredes, pensando assim em tornar o ambiente mais lúdico e atrativo as crianças.

6 André Neves: Nasceu em Recife, capital do estado de Pernambuco
André Neves: Nasceu em Recife, capital do estado de Pernambuco. Lá começou a desenvolver suas primeiras atividades relacionadas à literatura infantil. Hoje o autor tem vários livros publicados por diversas editoras, além de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o "Prêmio Luíz Jardim" 2001, de melhor livro de imagem. Como escritor em 2003 foi agraciado com menção honrosa no Prêmio Jabuti e também no prêmio "O SUL - Correios e Telégrafos". Em 2004 recebeu o "Premio Açorianos" de melhor ilustração. Ainda recebeu por parte de sua obra selos  "Altamente Recomendável", concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. André dedica-se a arte de escrever e ilustrar para crianças de todas as idades, e suas imagens já foram vistas por crianças e adultos do mundo inteiro em mostras de ilustração dedicadas à infância.

7

8 Planejamento para o painel decorativo:
Em discussão, do que fazer com na parede da biblioteca em que se encontra vazia, fomos pesquisar o que poderíamos fazer com a mesma, depois de várias buscas do que iríamos fazer, decidimos construir um painel com uma árvore, onde a mesma começará na parede e suas folhas ficarão no teto do espaço da biblioteca. Iremos fazer a árvore de materiais reutilizáveis, para as folhas serão utilizadas caixas de leite, e para os galhos tubos de papelão, já o tronco será feito com o papel pardo.

9 Ideias para painel pesquisadas pelas acadêmicas:

10 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; Detectando a importância de um ambiente lúdico na biblioteca infantil, observou-se a necessidade de confeccionar mais um painel em uma das paredes em que será a biblioteca, tendo em vista que esse ambiente precisa propiciar para às crianças alegria e bem estar. O ambiente lúdico possibilita às crianças o enriquecimento de suas próprias capacidades mediante o estímulo, a iniciativa, a melhoria nos processos de comunicação e criatividade que são, certamente, características fundamentais da atividade lúdica, que pode ser vivenciada nas diferentes faixas etárias adequando-se às metodologias e procedimentos em cada etapa do desenvolvimento. A criança, na atividade lúdica, projeta seu modo de ser e por meio dela, é auxiliada a expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades (MALUF, 2008). Em pesquisa, as acadêmicas decidiram confeccionar um painel com o formato de uma árvore. Para confeccionar esse painel as acadêmicas pesquisaram materiais recicláveis.

11 Após conversa com a coordenadora Clarice Pires, foi decidido que seria trabalhado com o autor André Neves. Então, foi realizado uma pesquisa para conhecer o autor, através de sua biografia e suas obras, para que seja possível trabalhar com as crianças. Observamos que o autor possui obras direcionadas para as crianças, por ter imagens coloridas e textos que estimulam a imaginação e a criatividade Houve também a elaboração do portfólio do mês de junho, com as ações realizadas no mês.

12 Neste momento foi observado a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, tendo em vista a elaboração do painel. Com o painel na sala, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Temos que ter como prioridade; enriquecer o espaço e o currículo escolar com práticas de leitura que sejam reais, que tragam sentido aos alunos, que traga motivação, e emoção, pois está em nossas mãos guiar os alunos para o caminho da cultura e da imaginação. Com a conclusão do projeto, serão definidas as ações e estratégias que serão desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e a alfabetização como processo político‐social e histórico que vem acompanhando as transformações ocorridas nessas esferas, sofrendo dessa forma modificações relacionadas não só ao seu conceito, mas também a seus conteúdos e métodos. De acordo com Lemle (1987):   Ler e escrever significa o domínio da “mecânica” da língua escrita; nessa perspectiva, alfabetizar significa a habilidade de  codificar a língua oral em língua escrita ( escrever e  decodificar a língua escrita em língua oral (ler). (LEMLE,1987, p. 41)

13 Referências: FREITAS, Andreza Gonçalves. A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987. MALUF, A. C. M. Atividades recreativas para divertir e ensinar. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 2008. MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Disponível em: Acesso em: 16 de out VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; LARSON, Sandra Holavati. A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica docente.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google