A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Falar Bem em Público

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Falar Bem em Público"— Transcrição da apresentação:

1 Como Falar Bem em Público
PREPARAÇÃO ESTRUTURA DO DISCURSO A LINGUAGEM CORPORAL E VERBAL MEIOS DE APOIO DOMINAR OS NERVOS?

2 ? Qual é o tema? Qual é a finalidade desta apresentação?
Como Falar Bem em Público PREPARAÇÃO: Na fase em que estás a preparar o discurso tenta responder, para ti mesmo, a estas perguntas: Qual é o tema? Qual é a finalidade desta apresentação? A quem se destina? Que tempo dura a exposição? Com que recursos conto? ?

3 CORPO Desenvolve o teu discurso. CONCLUSÃO Resume e conclui o assunto
Como Falar Bem em Público ESTRUTURA O discurso deve estruturar-se em três partes: abertura , corpo e conclusão ou, dito de outro modo, início, desenvolvimento e fecho. ABERTURA    Diz sobre o que vais falar. CORPO     Desenvolve o teu discurso. CONCLUSÃO    Resume e conclui o assunto

4 Abertura: Uma seqüência possível a seguir nesta fase pode ser:
Como Falar Bem em Público Abertura: Uma seqüência possível a seguir nesta fase pode ser: Apresentação pessoal e/ou dos assistentes Chamada de atenção Comentar os pontos principais a tratar e os objetivos Explicar as regras do jogo e a metodologia a seguir. Um bom começo é vital para qualquer apresentação. O objetivo a perseguir é a atenção, para isso estimule o seu interesse do público.

5 o discurso deve ser simples de seguir ter uma ordem clara e precisa.
Como Falar Bem em Público 2. Corpo Durante o desenvolvimento da exposição é muito importante que o auditório perceba exatamente o que queres comunicar, para tal: o discurso deve ser simples de seguir ter uma ordem clara e precisa. Ordena os teus argumentos e apoia-te em dados ou exemplos que ajudem o auditório a compreender a mensagem da exposição.

6 Alguma proposta ou resolução que se deduza do corpo do discurso.
Como Falar Bem em Público 3. Conclusão A melhor forma de conseguir um bom discurso é terminá-lo bem. As pessoas tendem a recordar principalmente o princípio e o fim O final tem de constituir o compêndio do que foi dito incluindo, na maioria dos casos, os seguintes elementos: Um resumo, concentrado em uma ou duas frases, do conteúdo principal do discurso. Alguma proposta ou resolução que se deduza do corpo do discurso. Esclarecimento de dúvidas.

7 LINGUAGEM CORPORAL E VERBAL:
Como Falar Bem em Público LINGUAGEM CORPORAL E VERBAL: Lembra-te: O teu corpo expressa 70% da informação Os gestos transmites 50%, A voz 20% As palavras só se expressam 10% . Recorda-te , por isso, que a forma de transmitir uma mensagem é tão importante como a própria mensagem.

8 Em geral podemos dizer que:
Como Falar Bem em Público Linguagem corporal Em geral podemos dizer que: Utiliza os olhos para estabelecer contacto visual com a audiência, para criar a relação com a mesma e para lhe mostrares o interesse que sentes por ela. Manter-te de pé e senta-te o menos possível, para favorecer o contacto visual e envolver mais a audiência. Utiliza as mãos e os movimentos para enfatizar um ponto importante ou para fazer a transição de um ponto para outro. Sorri, desta forma transmites tranqüilidade aos teus ouvintes.

9 Procura que as frases sejam curtas.
Como Falar Bem em Público Linguagem verbal O discurso direto costuma ser melhor que o indireto, e a voz ativa é mais adequada que a passiva. Procura que as frases sejam curtas. Convêm evitar os juramentos e as palavras obscenas e, se não se está seguro do significado de uma palavra, deve-se evitá-la ou consultar um dicionário antes de a usar. A linguagem utilizada deve adequar-se ao público para quem o discurso é dirigido

10 Entre os diferentes meios disponíveis podemos destacar:
Como Falar Bem em Público MEIOS DE APOIO A utilização dos meios de apoio pode aumentar o impacto do que dizes e também ajuda a expressar conceitos difíceis. Entre os diferentes meios disponíveis podemos destacar: Material impresso Quadro Quadro de Conferência (Porta folhas). Retroprojector. Vídeo. Diapositivos.

11 Preparar bem o tema, assim adquirirás maior confiança
Como Falar Bem em Público COMO DOMINAR OS NERVOS A tensão nervosa é uma necessidade para qualquer pessoa que tenha que atuar em qualquer esfera. Preparar bem o tema, assim adquirirás maior confiança Antes de começares, respirar profundamente, Adotar a posição em que te sintas mais cômodo: sentado ou de pé. Lembrar que uma vez que tenhas começado a falar, os nervos desaparecerão por sí mesmos.


Carregar ppt "Como Falar Bem em Público"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google