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PublicouDenílson Imperial Quintão Alterado mais de 8 anos atrás
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Gestão tecnológica de cadeias produtivas
Gestão da Tecnologia e Inovação Gestão tecnológica de cadeias produtivas Profa. Ms. Marinete A. Martins Slide 5
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Mafalda 2 Slide 5
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Conhecimento tácito Chamamos de conhecimento tácito aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, aquele que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". 3 Slide 5
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Conhecimento tácito É um tipo de conhecimento muito valioso, pois é difícil a sua captura, registro e divulgação, exatamente por estar ligado as pessoas. 4 Slide 5
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Conhecimento tácito A melhor forma de transmiti-lo é através da convivência, das interações que os grupos fazem através da comunicação oral ou no contato direto com as pessoas. 5 Slide 5
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Conhecimento tácito A melhor forma de transmiti-lo é através da convivência, das interações que os grupos fazem através da comunicação oral ou no contato direto com as pessoas. 6 Slide 5
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Conhecimento explícito
Já o conhecimento explicito é o formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado, podendo ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. ou ainda guardado em bases de dados ou publicações. 7 Slide 5
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Conhecimento explícito
Esse conhecimento está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. 8 Slide 5
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Conhecimentos tácito e explícito
Ambos conhecimentos são estudados dentro das organizações por profissionais da área de Ciências Humanas, como Filosofia, Psicologia, Sociologia e Gestão de Negócios com a finalidade de tentar transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito e este, público para que todos tenham acesso. 9 Slide 5
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Conhecimentos tácito e explícito
Entretanto a questão principal é a dificuldade de expressão do conhecimento tácito em textos ou falas. 10 Slide 5
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Aprendizagem organizacional
É um processo contínuo de apropriação e geração de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem (formais e informais) no contexto organizacional. 11 Slide 5
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Aprendizagem organizacional
Seu alicerce é a dinâmica de reflexão e ação sobre situações-problema, com ênfase no desenvolvimento de competências gerenciais. 12 Slide 5
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Núcleos de aprendizagem organizacional
Formar organizações mais coerentes com as aspirações humanas tem sido a tônica das grandes empresas ao redor do mundo. Talvez o exemplo mais na moda seja a empresa Google, onde ambiente de trabalho, a forma de se trabalhar e de se socializar tem um sabor diferente. 13 Slide 5
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Núcleos de aprendizagem organizacional
O processo de aprendizagem organizacional (fruto do processo onde é a organização que aprende) impulsiona a imagem de pessoas e grupos de trabalho para melhorar a inteligência, a criatividade e a capacidade organizacional. 14 Slide 5
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Núcleos de aprendizagem organizacional
Tudo começa então nos grupos e equipes formadas por toda empresa com objetivos claros, prazos a serem cumpridos e metas a serem alcançadas. É importante salientar que para resultados efetivos e duradouros, apenas trabalho em equipe não é o suficiente. 15 Slide 5
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Núcleos de aprendizagem organizacional
Muito mais efetivo é a aprendizagem em grupo, onde revela um processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam. 16 Slide 5
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Núcleos de aprendizagem organizacional
Este processo é desenvolvido a partir da criação de uma visão compartilhada (aspiração capaz de criar um sentimento de coletividade e dar coerência a uma série de atividades) adicionada a maestria pessoal (esclarecer continuamente o que queremos para a nossa vida e conseguir ver com clareza a realidade que nos cerca), ambas disciplinas mencionadas em seu livro. 17 Slide 5
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Núcleos de aprendizagem organizacional
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