A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARCADISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARCADISMO."— Transcrição da apresentação:

1 ARCADISMO

2

3 CONTEXTO HISTÓRICO O contexto histórico de início é a região franco-inglesa, onde a burguesia crescia e dominava economicamente a área, a revolução industrial já havia dominado o sistema de produção e o capitalismo o sistema de distribuição dos lucros. O Iluminismo já se alastrara e a ciência erguia seguidores, as metrópoles estavam lotadas de antigos camponeses e pessoas cansadas e vencidas pela urbanização.

4 Com referência renascentista, os autores assemelhavam a arte à natureza, dando espaço à cultura celta pagã, acreditando não no Deus cristão, mas em elementos como regentes de tudo: a água, o ar, a terra, os animais, as plantas. Isso implicou em nomear os seguidores desta escola literária de “bom selvagem”, menção de que além de bons propósitos e racionalidade, o homem deveria ser um defensor da natureza e retirar dela o necessário para sobrevivência, sem degradá-la

5 Características Inutilia truncat (cortar o inútil): filosofia simplista, o bom selvagem deveria apenas cultivar o básico para si e sentimentos como amor e solidão. Fugere urbem (fugir da cidade): simbolizava o poeta que se desloca da vida urbana e agitada e vai para a calma zona rural. Aurea mediocritas (mediocridade áurea): valorização da razão e do cotidiano. Carpe diem (colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro): o pastor, ciente de que o tempo é um inimigo, deve aproveitar cada minuto com a sua pastora. Locus amoenus: abrigar-se da vida urbana, opor-se.

6 Arcadismo no Brasil A mineração foi a porta para a escola difundir-se no país, fazendo uma ponte que começava na Bahia e estendia-se até o Rio de Janeiro. Vila Rica, atual Ouro Preto, foi o ponto de fundação do movimento quando se inaugurou a Arcádia Ultramarina, em 1768, constituindo a primeira filiação literária brasileira. Fato histórico mais notável desse período é a Inconfidência Mineira, onde Minas Gerais tentou libertar-se do domínio de Portugal, pátria que a influenciou no movimento árcade. A figura do índio foi de grande importância à causa, pois representava de forma banal, um homem selvagem isolado na mata, vivendo em sua tribo e se alimentando do que a natureza o proporcionava.

7 Principais autores Entre os poetas conhecidos do movimento e as suas obras, destacam-se: Freire Santa Rita Durão (Caramuru,1781), Cláudio Manuel da Costa (Villa Rica, 1773), Basílio da Gama (O Uruguai, 1769), Tomás Antônio Gonzaga (Marília de Dirceu, 1762 e Cartas Chilenas, 1789).

8 "Marília de Dirceu" Eu, Marília, não sou algum vaqueiro que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expressões grosseiro, de frios gelos e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto; dá-me vinho, legume, fruta e azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite e as mais finas lãs, de que me visto. Graças, Marília bela, graças à minha estrela!

9 Eu vi o meu semblante numa fonte: dos anos inda não está cortado; os pastores que habitam este monte respeitam o poder do meu cajado. Com tal destreza toco a sanfoninha que inveja até me tem o próprio Alceste: ao som dela concerta a voz celeste, nem canto letra que não seja minha. Graças, Marília bela, graças à minha estrela! 


Carregar ppt "ARCADISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google