A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinheiro na mão é vendaval!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinheiro na mão é vendaval!"— Transcrição da apresentação:

1 Dinheiro na mão é vendaval!
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Osmar Pereira Ferreira Nome do (a) Educopedista revisor (a): Márcia Roberto Nome do (a) Educopedista coordenador(a) da aula: Kátia Moura Disciplina Ano Aula número Educação Financeira PEJA II –BLOCO I e II 1 Tema da Aula Digital Dinheiro na mão é vendaval!

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer e ter contato direto com o dinheiro; Ter alguma noção sobre gráficos; Ter disciplina e organização nas questões financeiras. Referencial Teórico Assuma o Controle de Suas Finanças. Toledo, Denise Campos- Editora Gente.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 1: Iniciando…
PEJA II BLOCOS I e II Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 1: Iniciando… Para iniciar, você conhece a fábula “ A Cigarra e a Formiga ”? Enquanto a Formiga trabalhava arduamente sob o sol durante todo o verão, a outra cantava e dançava, zombando da que trabalhava. Quando chegou o tenebroso inverno, enquanto a Formiga estava aquecida e alimentada, a Cigarra passava frio e fome. Assim, precisou pedir ajuda para a Formiga. Torna-se implícito o questionamento sobre de que lado você prefere estar, sendo uma “Cigarra” ou uma “Formiga”. Clique no ícone abaixo e assista ao vídeo “ A Cigarra e a Formiga”

5 Atividade 1: Iniciando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, destaque que na mídia encontramos inúmeras “Cigarras” que são vistas como exemplos de sucesso para as crianças, adolescentes, jovens, e até mesmo adultos, influenciando negativamente a construção de hábitos e provocando a inversão de valores. Desta forma, a “Formiga mostra-se menos atrativa e sem nenhum status na mídia, principalmente pela opção por trabalhar, árdua e incansavelmente sob o sol”. Após estas colocações, faça uma breve comparação com a Educação Financeira, mostrando a importância de poupar hoje, para garantir condições favoráveis ao consumo, a curto prazo, pelos indivíduos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Exiba o filme, extraído do youtube, fazendo algumas interrupções comentadas. Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Autonomia do Professor Organização da sala de aula:

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 2: Apresentação inicial Você está iniciando a primeira aula de Educação Financeira. Nesta aula você conhecerá: Indicadores de gastos; Levantamentos estatísticos sobre o endividamento das pessoas; Diferença entre Receita e Despesa; Principais tipos de despesas. Boa Aula!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique o tema da aula e justifique sua importância. Sempre que possível, utilize histórias, comparações, ou outros elementos para chamar a atenção dos alunos, com o objetivo de gerar curiosidade e levá-los a pensar sobre o assunto. Contextualize o tema, criando situações que façam com que os alunos relacionem as mesmas a conhecimentos anteriores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 3: Pergunta-desafio Você se comporta como uma Cigarra ou como uma Formiga do vídeo inicial ? Converse com os seus colegas e o seu professor e faça um texto sobre o que achou no seu Caderno Virtual.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento professor, crie oportunidade para que todos os alunos possam expressar sua auto análise e, desta forma, passem a se identificar com o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
PEJA II BLOCOS I e II Aula 1:Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 4: Por que isso é importante? Lidar com dinheiro não é fácil para os adultos, muito menos para jovens, adolescentes e crianças. Ganhar dinheiro é muito difícil, por outro lado, gastar é muito fácil. Ofertas, promoções, necessidades divulgadas pela mídia, sonhos de consumo. Problemas pessoais que as pessoas tentam superar, gastando aquilo que lhes tomou muito tempo e suor para ganhar, despesas de última hora ou situações de emergência, já consumiram a poupança de muitas famílias. É importante que percebamos que, para que possamos estabelecer melhores relações com o dinheiro, temos que rever muitas de nossas posturas, preconceitos e práticas, no convívio diário com esse recurso. Clique na figura ao lado e veja o gráfico:

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesse momento professor, destaque a importância de saber lidar com o dinheiro, sobretudo os cuidados com os apelos ao consumo, divulgados pelas mais diversas mídias. Aproveite para explorar, de maneira divertida, os gráficos um tanto exagerados, que apontam para desperdícios. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Aproveite para explorar a importância da utilização de gráficos estatísticos. Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 1) Com relação a seus gastos diários, você deve: A) Anotar somente as pequenas despesas para você não esquecer. B) Anotar somente as grandes despesas, porque são mais importantes. C) Anotar tudo que gasta, independente do valor. D) Fazer gastos sem se preocupar com anotações. 2) Para realizar uma compra de um determinado sonho de consumo, você deve: A) Ir até a loja mais próxima e comprá-lo. B) Fazer um levantamento de preço, juros e condições, para futuramente comprá-lo. C) Fazer um empréstimo e comprá-lo , antes que acabe. D) Sonhar, ir à loja e comprar com cheque pré-datado. 3) Qual das atitudes é a mais segura para se obter um futuro mais tranquilo: A) Fazer uma poupança. B) Fazer um empréstimo. C) Comprar tudo que deseja. D) Não se preocupar com as dívidas

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Respostas: 1- C. 2- B. 3- A.

14 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Simule uma situação problema, onde você possa apontar os pontos positivos de suas respostas e, também, os pontos que podem ser melhorados. O Educoquiz é uma atividade que possui o objetivo de verificar qual o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

15 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

16 Atividade 6: Momento de reflexão
PEJA II BLOCOS I e II Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 6: Momento de reflexão De grão em grão ... Veja como você desperdiça o seu dinheiro Ao sair à rua, evite levar a carteira recheada de trocados Cuidado com os pequenos vícios que viram hábitos. Gastar todo dia R$ 1 na padaria com o cafezinho significa .. Tempo Valor Acumulado Em Poupança Em 1 ano… R$ R$ 370 Em 5 anos… R$ 1.825 R$ 2.093 Em 10 anos… R$ 3.650 R$ 4.916 Veja os gráficos!!

17 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Ressalte a importância de fazer uma pequena poupança com as moedas que, geralmente, os alunos gastam com bobagens e que poderão a curto e médio prazos se transformar em uma quantia significativa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

18 Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval!
PEJA II BLOCOS I e II Atividade 7: Alguns levantamentos estatísticos sobre o endividamento das pessoas. Fonte: IPEA

19 Atividade 7: Analisando os gráficos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse momento é bem oportuno para começar a traçar um perfil do endividado e provocar nos alunos, um envolvimento pessoal com o tema. Por exemplo, o gráfico aponta para uma pessoa que tem entre 31 e 40 anos de idade, que ganha de 2 a 3 salários mínimos e que tem um carnê de prestação para pagar, mas ficou desempregado. Esse é o perfil mais comum entre os endividados, segundo pesquisas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Entre no site do IPEA e veja outras pesquisas! Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

20 Atividade 8: Por que surgem as dívidas ?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 8: Por que surgem as dívidas ? Gastar mais do que se ganha; Desejo de ostentação; Busca de status; Gastos extras sem controle, Possibilidade de obter crédito acima da capacidade de pagamento; Uso indevido de cartões de crédito; Má administração do dinheiro; Efeito “ bola de neve”. Dívidas atraem dívidas.

21 Atividade 8: Tempestade de idéias…
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, provoque uma tempestade de ideias com seus alunos e construa, coletivamente, uma relação de bons hábitos que possam ajudar a evitar o endividamento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem [ Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

22 Atividade 9: Conhecendo a diferença entre receita e despesa
PEJA II BLOCOS I e II Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 9: Conhecendo a diferença entre receita e despesa RECEITA x DESPESA Para começo de conversa.... Começando o seu orçamento: o que você considera primeiro, receitas ou despesas? Primeiro emprego, primeira conta bancária e a necessidade de administrar seu próprio dinheiro são os primeiros sintomas da independência financeira. Para que essa trajetória seja bem segura e eficaz, é importante estruturar bem o seu orçamento. A tarefa não é complicada como muitos imaginam. A dúvida mais comum é por onde começar: pelo que você ganha (Receita) ou pelo que você gasta ( Despesa) ?

23 Atividade 9: Receitas X Despesas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aproveite a atividade para chamar a atenção dos alunos para o fato de que, muitos não sabem nem quanto ganham (receitas), muito menos quanto gastam (despesas). Esse fato contribui, sobremaneira, para o descontrole de suas finanças e é mais comum do que se pensa! Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

24 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Agora que você já estudou alguns conceitos sobre Educação Financeira no dia a dia, teste o que você aprendeu até aqui. Responda o Quiz abaixo sobre o conteúdo abordado: 1- Na Fábula apresentada no início da nossa aula, o que de fato representava a Cigarra, para a Educação Financeira? A) Uma pessoa feliz, que cantava e dançava. B) Uma pessoa com a necessidade de estudar sobre Educação Financeira. C) Uma pessoa financeiramente correta D) Uma pessoa má. 2- Qual é a forma mais comum das pessoas se endividarem? A) Cartão de crédito. B) Empréstimos. C) Carnê. D) Conta de luz

25 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 3- Para que uma pessoa esteja financeiramente saudável, é necessário que: A) Suas Receitas sejam maiores do que suas Despesas. B) Suas Despesas sejam maiores do que suas Receitas. C) Suas despesas não sejam pagas. D) Não tenha despesas. 4- Que tipo de despesa você tem um melhor controle: A) Variáveis. B) Fixas C) Eventuais D) Pessoais

26 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Respostas: 1- B 2- C 3- A 4- B

27 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça, inicialmente, uma revisão sobre o que foi apresentado até aqui e peça para que os alunos respondam o quiz. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem [ Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

28 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 16 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 15

29 Atividade 11: Conhecendo as Receitas
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 11: Conhecendo as Receitas Na hora de preparar a parte referente às receitas, é importante conhecer as diversas categorias. Você pode começar pelas receitas de trabalho, como: salários, décimo terceiro,férias, horas extras, comissões e trabalho como freelancer. Não esqueça também de considerar as receitas provenientes de aluguéis de imóveis, devolução de impostos, prêmios; dentre outras.

30 Atividade 11: Conhecendo as receitas.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor oriente seus alunos a lançarem todos os valores recebidos (receitas) e somarem para apurarem suas receitas, durante pelo menos três meses, para encontrarem um valor médio aproximado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

31 Atividade 12: Vamos falar sobre despesas
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 12: Vamos falar sobre despesas Existem cinco diferentes modalidades de despesas que devem ser observadas quando decidimos organizar nossas contas. Clique, dentro dos balões verdes, na palavra Despesas, grifada, e conhecerá cada uma das despesas! Despesas Variáveis Despesas Fixas Despesas Variáveis Despesas Não obrigatórias fixas Despesas Despesas Não obrigatórias variáveis Despesas Eventuais

32 Atividade 12: Conhecendo as despesas…
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, deixe bem claro que existem vários tipos de despesas, porém, seus efeitos são os mesmos e que o aluno deve estar atento a essas diferenças, que são muito importantes para a visualização, sobretudo, na ocasião dos cortes no orçamento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No slide anterior, as palavras em destaque abrem hiperlinks, explicando sobre cada tipo de despesa. Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

33 Atividade 13: Mapeando as Despesas Fixas)..
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 13: Mapeando as Despesas Fixas).. Copie em seu caderno virtual, o nome das suas despesas pessoais fixas e anote os respectivos valores valores.

34 Atividade 14: Mapeando as Despesas Variáveis.
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 14: Mapeando as Despesas Variáveis. Copie em seu caderno virtual, o nome das suas despesas pessoais variáveis e anote os respectivos valores valores.

35 Atividade 15: Mapeando as Despesas Eventuais.
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 15: Mapeando as Despesas Eventuais. Copie em seu caderno virtual, o nome das suas despesas pessoais Eventuais e anote os respectivos valores valores.

36 Atividade 13: Mapeamento
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, sugira aos alunos que construam uma tabela em seus cadernos, anotando as suas despesas reais e ressalte que essa anotação é muito pessoal, portanto, cada um deve ter a sua. Faça isso para as atividade: 13, 14 e 15 Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

37 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 1- A sua geladeira está apresentando problemas e você deverá chamar um técnico para consertá-la. Essa despesa é considerada: A) Fixa. B) Eventual. C) Variável. D) Técnica 2) Você quer fazer uma assinatura de TV à cabo. A despesa mensal com a assinatura, será lançada na coluna: A) Despesas Fixas. B) Despesas Eventuais. C) Despesas Variáveis. D) Despesa de Cultura 3) São exemplos de despesas variáveis: A) Energia Elétrica e Condomínio. B) Fornecimento de gás e Seguro do Carro. C) Telefonia e Medicamentos. D) Colégio e Seguro do Carro

38 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 4- O valor do condomínio foi reajustado, então o que você deve fazer em relação às anotações de sua despesas? A) Deixar de anotar. B) Deixar de pagar. C) Corrigir o valor na tabela. D) Pedir aumento ao seu chefe. 5) Você recebeu um aumento de salário. Qual a tabela que você deverá corrigir? A) Despesas Fixas. B) Receitas C) Despesas Variáveis. D) Despesas Eventuais

39 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Respostas: 1- B 2- A 3- C 4- C 5- B

40 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Reforce, nesta atividade, a diferença entre as despesas comuns e a importância de termos uma reserva para cobrir as despesas eventuais. Educoquiz 3 é uma atividade composta por cinco questões de múltipla escolha que têm por objetivo verificar o que o aluno aprendeu. São questões relativas a conhecimentos adquiridos pelo conteúdo estudado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

41 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 17

42 Atividade 17: Você está sendo desafiado!
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 17: Você está sendo desafiado! Um milionário ofereceu a um de seus funcionários a seguinte proposta: “Daria a ele, R$ ,00 todos os dias durante um mês e em troca o funcionário deveria lhe devolver R$ 0,01 no primeiro dia; R$ 0,02 no segundo dia; R$ 0,04 no terceiro dia, ou seja, cada dia ele teria que devolver o dobro do que ele devolveu no dia anterior. O funcionário aceitou a proposta e celebraram um contrato registrado em cartório, para que não houvesse falta de pagamento de ambos lados. Será que o funcionário fez um bom negócio?

43 Atividade 17: Você está sendo desafiado!
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 17: Você está sendo desafiado! Observe que até o 24º dia o funcionário estava em vantagem, pois devolvia menos do que recebia. A partir do 25º dia ele passa a devolver mais do que ganhou!

44 Atividade 17: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste desafio, reforce a idéia da valorização das pequenas quantias e sonde a quantidade de alunos que aceitariam a proposta da situação-problema e comparar com os demais Destaque a importância da quantidade de parcelas e suas implicações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

45 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 18 Resumo ATIVIDADE 19 Próximo tema ATIVIDADE 18

46 Atividade 18: Construindo um resumo
PEJA II BLOCOS I e II Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 18: Construindo um resumo Agora faça um resumo, em seu caderno virtual, de todos os tópicos que estudamos até agora !

47 Atividade 18: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aproveite o momento para criar situações que despertem a conscientização da necessidade da mudança de atitude em relação ao dinheiro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem [ Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

48 Atividade 19: Educossíntese
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! Atividade 19: Educossíntese PEJA II BLOCOS I e II Nesta aula, você aprendeu um pouco sobre esse valor do dinheiro, visualizou desperdícios, observou levantamentos estatísticos sobre endividamento, viu a aprendeu a diferença entre receitas e despesas. Agora, compare os pontos que você escreveu sobre o conteúdo com os pontos mencionados abaixo: Valorize mais o seu dinheiro; Importância do controle dos gastos e, sobretudo, acompanhe os indicadores e gasto, eles são importantes para a seu diagnóstico financeiro; Saiba diferençar Receita de Despesa; Faça, inicialmente, um levantamento de suas receitas; Anote todos os seus gastos, inclusive os mais simples como uma gorgeta; Não esqueça de estabelecer uma diferença entre as despesas, ela será importante na hora de decidir o que você poderá cortar no orçamento; A partir das dicas sobre controle orçamentário acima, organize um resumo com os tópicos abordados, escrevendo em seu caderno virtual o que foi compreendido por você.

49 Atividade 19: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, solicite ao aluno que compare o seu resumo com o que está apresentado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

50 Atividade 20: Na próxima aula...
Aula 1: Dinheiro na mão é vendaval! PEJA II BLOCOS I e II Atividade 20: Na próxima aula... Você aprenderá a organizar suas receitas e despesas e, principalmente a construir sua Planilha de Controle Orçamentário, que será de grande importância para todas as nossas aulas e para a manutenção de seu controle orçamentário. Até a próxima aula!

51 Atividade 20: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com eles sobre a próxima aula que será sobre a construção da planilha de controle orçamentário. Reforce a ideia que a planilha é a forma mais fácil de ter a visão geral das receitas e das despesas, bem como a situação financeira do aluno, naquele momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Autonomia do Professor Organização da sala de aula: Autonomia do Professor

52 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Leitura do Livro: Como se Fosse Dinheiro. Rocha, Ruth ou site A História do Dinheiro- Newton Freitas Leitura do Livro Pai Rico Pai Pobre-. Kivosaki, Robert T PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Trabalho com Histórias de lidar com finanças, tanto na infância como na fase adulta. Pesquisas sobre a história do dinheiro


Carregar ppt "Dinheiro na mão é vendaval!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google