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Administração de crédito

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Apresentação em tema: "Administração de crédito"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de crédito
SAP Best Practices

2 Objetivo, benefícios e principais etapas do processo
Uma verificação do limite de crédito pode ser efetuada na criação ou modificação de documentos de vendas. Benefícios Redução do risco de dívidas incobráveis Foco em clientes confiáveis e lucrativos Análise de crédito mais rápida Aceleração do processo de verificação de limite de crédito do cliente Identificação do risco de crédito geral de sua empresa Principais etapas do processo Entrar ordem do cliente Verificar o limite de crédito Bloquear ordem do cliente Liberar ordem do cliente Entregar ordem do cliente

3 Aplicações SAP necessárias e Funções da empresa
SAP enhancement package 6 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa Gerente de contas a receber Encarregado de faturamento

4 Descrição detalhada do processo
Administração de crédito/Definir limite de crédito A verificação do limite de crédito é efetuada em uma área de controle de crédito. Durante a alteração de um documento, a verificação é repetida caso sejam feitas alterações em relação à quantidade e ao valor. Uma área de controle de créditos consiste em uma ou mais empresas. Um documento de vendas pertence a uma área de controle de créditos, dependendo da alocação da organização de vendas em uma empresa. O sistema da SAP verifica o limite de crédito concedido ao cliente nessa área de controle de créditos. As áreas de controle de créditos e o limite de crédito de um cliente são definidos em uma contabilidade financeira e inseridos no registro mestre do cliente. Durante a verificação, o sistema da SAP totaliza as contas a receber, as partidas em aberto e o valor líquido da ordem do cliente de cada item de um documento de vendas. As partidas em aberto consideram as obrigações de conta previstas em contrato que não são registradas para fins de contabilidade, mas envolvem despesas de diversas transações comerciais. O total é comparado com o limite de crédito. Se o limite for excedido, o sistema responderá de acordo com o modo definido pelo usuário no menu de configuração. Nesta solução estamos usando a verificação de crédito "simples". Durante a verificação do limite de crédito simples, é possível configurar apenas uma reação do sistema ('A' aviso, 'B' erro, 'C' bloqueio de remessa) quando o limite de crédito for excedido, escolhemos usar a opção 'C' (bloqueio de remessa). O sistema fornece uma transação para listar todos os documentos de vendas bloqueados para remessa, com informações sobre o que causou o bloqueio. A situação atual de crédito do cliente é revisada manualmente pelo departamento de crédito e quando a ordem do cliente é aprovada, o bloqueio da remessa é removido da ordem do cliente. É possível ir diretamente da lista para um documento de vendas individual colocando o cursor no documento relevante e escolhendo Processar documento de vendas.

5 Diagrama do fluxo do processo
Administração de créditos Evento Process. ordem do cliente: venda no depósito (109) Vendas de item comprado (115) Produção sob encomenda sem configuração de variantes (148) Process. da ordem do cliente: venda no depósito (109) Vendas de item comprado (115) Produção sob encomenda sem configuração de variantes (148) Preparativos encerramento SD (203) Verificação de crédito para um cliente específico desejado ordem do cliente bloqueada pela administração de crédito Feedback ao cliente Crédito aprovado Encarregado de faturamento Revisar ordens do cliente bloqueadas Gerente de contas a receber Definir limite de crédito Resolver crédito

6 Legenda Símbolo Descrição Comentários da utilização Símbolo Descrição
Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa Símbolo Descrição Comentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Conexão do diagrama <Função> Impressão/ documento Externo ao SAP Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Atividade comercial/ evento Processo da unidade Processo manual Referência a processo Versão/ dados existentes Referência a sub-processo Decisão do processo Decisão de aprovar/ reprovar do sistema

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