A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 1 Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

2 2 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração a pensar no que aconteceu, no que está acontecendo e no que acontecerá. Força a empresa a definir melhor seus objetivos e políticas. Melhor coordenação dos esforços da empresa. Padrões de desempenho mais claros para controle. Ajuda a empresa a antecipar as mudanças e responder rapidamente a elas.

3 3 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico é o processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de marketing em um mercado em contínua mutação.

4 4 Etapas do Planejamento Estratégico (Fig. 2.1) Definição de missão da empresa Estabeleci- mento dos objetivos e das metas da empresa Desenvolvi- mento do portfólio de negócios Planejamen- to, marketing e outras estratégias funcionais Nível corporativo Níveis: unidade de negócios, produto e mercado

5 5 Orientada ao mercado Realística Adequar ao ambiente de mercado Habilidades características Motivadoras Específica Características de uma boa declaração de missão: Uma declaração de missão é uma declaração do propósito da organização. Definição da Missão da Empresa

6 6 Estabelecimento dos Objetivos e das Metas da Empresa Declaração de missão Objetivo de marketing nº 1 Estratégia de marketing Objetivo de marketing nº 2 Estratégia de marketing Objetivo de marketing nº 3 Estratégia de marketing

7 7 Desenvolvimento do Portfólio de Negócios O portfólio de negócios é o conjunto de negócios e produtos que constituem a empresa. A empresa deve: analisar seu portfólio de negócios atual decidir quais negócios devem receber mais,menos ou nenhum investimento desenvolver estratégias de crescimento para adicionar novos produtos ou negócios ao portfólio

8 8 Criança-problema Grande crescimento, pequena participação Transformar em estrela ou abandonar Requerem dinheiro para manter participação Criança-problema Grande crescimento, pequena participação Transformar em estrela ou abandonar Requerem dinheiro para manter participação Estrela Alto crescimento e participação Potencial de lucros Pode necessitar de pesados investimentos para crescer Vaca Leiteira Baixo crescimento e alta participação UENs estabelecidas e bem- sucedidas Geram boa quantia de dinheiro Vaca Leiteira Baixo crescimento e alta participação UENs estabelecidas e bem- sucedidas Geram boa quantia de dinheiro Abacaxi Baixo crescimento e pequena participação Baixo potencial de lucros Abacaxi Baixo crescimento e pequena participação Baixo potencial de lucros Participação de mercado relativa Grande Pequena Taxa de crescimento do mercado Baixa Alta Analisando o Portfólio de Negócios Atual: Abordagem do Boston Consulting Group ?

9 9 Poder de negócios Alta Média Baixa ForteMédioFraco A B C D Atratividade do setor Análise de UENs Atuais: Matriz de Atratividade de Negócios da GE

10 10 Implementação pode ser difícil, demorada e dispendiosa Dificuldade em definir UENs e mensurar participação de mercado e crescimento Voltadas para negócios atuais e não para o planejamento futuro Podem levar à uma expansão ou diversificação sem sucesso Problemas Relacionados às Abordagens de Matriz

11 11 1. Penetração de mercado 2. Desenvolvimento de mercado 3. Desenvolvimento de produto 4. Diversificação Mercados existentes Novos mercados Produtos existentes Novos produtos Matriz de crescimento mercado / produto Desenvolvendo Estratégias de Crescimento na Era da Conectividade

12 12 Matriz de Crescimento Mercado / Produto Penetração de mercado: vender mais para os clientes atuais sem alterar seu produtos. Como? Adicionar novas lojas em áreas onde já atua, melhorar propaganda, preços, serviços ou design das lojas.  Desenvolvimento de mercado: desenvolver novos mercados para seus produtos atuais.  Como? Identificar novos mercados demográficos ou geográficos.

13 13 Matriz de Crescimento Mercado / Produto Desenvolvimento do produto: oferecer produtos modificados, ou novos produtos, para os mercados atuais. Como? Novos estilos, sabores, cores ou produtos modificados. Diversificação: novos produtos para novos mercados. Como? Abrir ou comprar novos negócios.

14 14 Orientação filosófica Subsídios para os planejadores estratégicos O papel do marketing no planejamento estratégico Traça estratégias Planejamento de Estratégias Multifuncionais

15 15 Consumidores- alvo Produto PraçaPreço Promoção Implementação de marketing Planejamento de marketing Controle de marketing Análise de marketing Concorrentes Intermediários de marketing PúblicosFornecedores Ambiente demográfico / econômico Ambiente tecnológico / natural Ambiente político / legal Ambiente sociocultural O Processo de Marketing (Fig. 2.5)

16 16 Conexão com os Consumidores Segmentação de mercado: processo de dividir o mercado em grupos de compradores (segmentos) com diferentes necessidades, características ou comportamentos. Definição do mercado-alvo: avaliar a atratividade de cada segmento de mercado e selecionar um ou mais segmentos para entrar.

17 17 Conexão com os Consumidores Posicionamento de mercado: fazer com que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvo em relação aos produtos concorrentes.

18 18 Estratégias de Marketing para a Vantagem Competitiva A estratégia que uma empresa adota depende de sua posição no setor Líder de Mercado Desafiantes de Mercado Buscadoras de Nicho Seguidoras de Mercado

19 19 Mercados- alvo Posicionamento pretendido Combinação de bens e serviços que a empresa oferece ao mercado-alvo Quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter um produto Atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes- alvo a comprá-lo Atividades da empresa que tornam o produto disponível aos consumidores- alvo Desenvolvimento do Mix de Marketing Produto Preço PromoçãoPraça

20 20 Os 4Ps e os 4Cs do Mix de Marketing 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Cs Cliente (solução para o) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação 4Cs Cliente (solução para o) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação

21 21 Planejamento Desenvolvimento de planos estratégicos Desenvolvimento de planos de marketing Planejamento Desenvolvimento de planos estratégicos Desenvolvimento de planos de marketing Implementação Realização dos planos Implementação Realização dos planos Análise Controle Mensuração dos resultados Avaliação dos resultados Adoção de medidas corretivas Administração do Esforço de Marketing (Fig. 2.7)

22 22 Resumo executivo Atual situação do marketing Análise das ameaças e das oportunidades Objetivos e questões essenciais Estratégia de marketing Programas de ação Orçamentos Controles Conteúdo de um Plano de Marketing (Tabela 2.2)

23 23 Estratégia de marketing Desempenho de marketing Implementação Cultura Programas de ação Decisão e recompensa Estrutura organizacional Recursos humanos Implementação de Marketing

24 24 Gerência de mercado Combinação Gerência de produto Geográfica Funcional Formas de organizar as atividades de marketing Organização do Departamento de Marketing

25 25 Controle de Marketing (Fig. 2.8) Estabele- cimento de metas Mensuração de desem- penho Avaliação de desem- penho Adoção de medidas corretivas

26 26 Revisão do Capítulo Explicar o planejamento estratégico de uma empresa e suas quatro etapas. Discutir como desenvolver portfólios de negócios e estratégias de crescimento. Explicar estratégias de planejamento funcional e avaliar o papel do marketing no planejamento estratégico. Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam. Relacionar as funções da administração de marketing, incluindo os elementos de um plano de marketing.


Carregar ppt "1 Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google