A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?"— Transcrição da apresentação:

1 Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?
Capítulo 18 Conteúdos de avaliação bimestral: capítulos 16,17, 18 e 19.

2 A corrida do ouro Ouro de Aluvião Antecedentes:
Século XVII Ouro de Aluvião Antecedentes: Crise nas lavouras de açúcar - resultado da concorrência. Bandeirantes. Primeiros locais onde o ouro foi encontrado: Séc. XVI - Iguape (SP), Paranaguá e Curitiba (PR). Séc. XVII – Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás - Importantes achados.

3 Havia basicamente duas formas de explorar o ouro:
Lavra: grande extração, que utilizava mão de obra escrava. À medida que o ouro do local ia se esgotando, a lavra se deslocava para outra região, deixando o que restara para a faiscação, praticada por pequenos mineradores. Faiscação/ Garimpo: pequena extração, praticada quase sem o trabalho de escravos. Técnica de baixo custo, que tornava a mineração acessível a qualquer homem livre. Havia basicamente duas formas de explorar o ouro:

4 Crescimento Demográfico – 1763: transferência da capital – Salvador para o Rio de Janeiro

5 O que era feito quando se descobria uma mina?
Renda para a Metrópole O que era feito quando se descobria uma mina? Comunicava-se à Coroa. Divisão da área = DATAS Quem descobria ficava com duas DATAS. Uma DATA era da Coroa que leiloava. As demais a Coroa repassava a quem tivesse mais de 12 escravos. Controle da Metrópole. Investimento particular. Cobrança de impostos: Quinto: 20 % Capitação: 17 gramas de ouro por escravo. Pedágios Dízimos Taxa de importação de escravos

6 As Casas de Fundição causaram enorme revolta entre os colonos
As Casas de Fundição causaram enorme revolta entre os colonos. O trabalho que tinham para transportar o ouro até elas, a burocracia, as taxas e a dificuldade de contrabandear contribuíram para piorar as relações entre Metrópole e colônia.

7 Controle e opressão: a revolta de 1720
Vila Rica, 1720 Coroa envia homens para a Vila. Distrito Diamantino – exploração de diamante – forte fiscalização da Coroa.

8 Reação dos escravos Maus-tratos Contrabando Santo do pau oco
Vigilância – 1 feitor para cada 5 ou 8 escravos na extração de ouro e 1 feitor para 1 escravo na extração de diamante. Quilombos

9 Tarefa P DOC 1 e 2 P. 265 – DOC 1 e 3 P. 267 – Atividades 1, 2 e 3 Leitura do capítulo 19


Carregar ppt "Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google