A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria."— Transcrição da apresentação:

1 “Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria Cecília Cavalcante Barreira, José Iran Oliveira das Chagas Junior, Suzanne Vieira Saintrain, Rithianne Frota Carneiro, Zélia Maria de Sousa Araújo Santos, Raimunda Magalhães da Silva Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Fortaleza, Ceará, Brasil.

2 Introdução A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição multifatorial caracterizada por níveis pressóricos acima de 140x90mmHg. Principais fatores de risco: idade, raça, gênero, sobrepeso/obesidade, consumo de sal, alcoolismo e sedentarismo. A HAS é um fator de risco independente para doença coronariana e AVC, sendo atualmente a principal causa de morbi-mortalidade no mundo todo. Arq Bras Cardiol 2010; 95(Supl 1): 1-51. Prim Care Clin Office Pract 2005; 32:

3 Introdução A HAS é um importante problema de Saúde Pública, com prevalência de 22,3 a 43,9%. Responsável por 7,5 milhões de mortes anuais no mundo todo, o que corresponde a 12,8% de todas as causas de óbito. A qualidade da assistência à HAS e o acesso ao tratamento são importantes determinantes do perfil de morbi-mortalidade nesta doença. Rev Bras Hipertens 2010; 17: World Health Organization 2009.

4 Objetivos Traçar o perfil da rede de assistência ao paciente hipertenso na cidade de Fortaleza, Ceará. Conhecer o número de internações e óbitos por HAS e doenças cardiovasculares neste município nos últimos 5 anos (2010 a 2014).

5 Metodologia Caracterização da rede de assistência ao paciente hipertenso na cidade de Fortaleza: Pesquisa nas bases de dados das Secretarias de Saúde do Estado do Ceará e da cidade de Fortaleza. Período do estudo: População: de habitantes em Fortaleza, Ceará (IBGE, 2014).

6 Metodologia Caracterização do número de internamentos por HAS e doenças do aparelho circulatório: Pesquisa no DataSUS. Foi considerada para análise dos internamentos e óbitos a classificação internacional de doenças (CID-10) descrita para HAS e outras doenças hipertensivas (CID I10-I15) e para doenças cardiovasculares - DCV (CID I00-I99).

7 Resultados De acordo com o sistema HiperDia, estavam registrados pacientes com HAS na cidade de Fortaleza em 2014. Atenção primária: 92 centros de saúde da família, distribuídos em 6 regionais. Atendimento especializado: 112 serviços de saúde, entre hospitais e serviços ambulatoriais, sendo 4 hospitais de referência.

8 Resultados Entre 2010 e 2014, houve internamentos por HAS (0,12% do total de ), e por DCV (10,2% do total). A HAS foi a causa do óbito em 67 pacientes internados (0,16% do total de ). As DCV foram responsáveis por óbitos (20% do total).

9 Resultados FONTE: DataSUS Fig.1 – Número de admissões e óbitos por HAS na cidade de Fortaleza, Ceará, entre 2010 e 2014.

10 Resultados FONTE: DataSUS Fig.2 – Número de admissões e óbitos por DCV na cidade de Fortaleza, Ceará, entre 2010 e 2014.

11 Conclusão A rede de assistência ao paciente hipertenso encontra-se bem estruturada na cidade de Fortaleza. Devido ao grande aumento populacional da região, há necessidade de ampliação da rede. A HAS representa uma importante causa de morbidade e ainda é responsável por um grande número de óbitos em nossa região.

12 Obrigado!


Carregar ppt "“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google