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PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = 95.153 habitantes.

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1 PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = 95.153 habitantes Estimativa da População 2009 (IBGE) = 99.606 habitantes Censo IBGE 2010 = 100.676 habitantes Estimativa da População 2012 (IBGE) = 102.184 habitantes Prof. ROBERTO CATARIN (@RobertoCatarin) Publicitário Especialista em MBA Marketing Especialista em Docência do Ensino Superior Especialista em Administração de Recursos Humanos Diretor de Marketing do Instituto Brasil de Pesquisas Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing Coordenador Geral de Cursos da Faculdade ALFA

2 Aula Magna PESQUISA DE MARKETING: planejamento, execução e análise

3 A estatística não muda o mundo. As pessoas mudam o mundo. A estatística mostra as mudanças. Conselho Regional de Estatística - CONRE 3ª Região

4 Um pouco de história 1924. Delaware Watchan fez e publicou a primeira “enquete popular” 1932. “The Literary Digest” com milhares de questionários acerta com boa precisão o vencedor da eleição presidencial americana 1935. George Gallup funda o “American Institute of Public Opinion” 1936. “The Literary Digest” com 2.376.583 questionários devolvidos prevê vitória de Landon sobre Roosevelt, errando por uma margem de 19 pontos 1936. Na mesma eleição, Gallup com 3.000 entrevistas acerta em cheio o resultado da eleição, utilizando-se de critérios probabilísticos

5 Um pouco de história 1936. Criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 1940. IBGE realiza o primeiro Censo com planejamento estatístico

6 Dúvida Informação Decisão A pesquisa passou a ser uma necessidade e colabora para tornar as decisões mais seguras

7 1º passo para a realização de uma pesquisa de opinião. problema. objetivos. metodologia

8 Metodologias Básicas 1. Qualitativa x Quantitativa Vantagens da pesquisa qualitativa. atinge motivações não explícitas, menos racionalizadas, ou mesmo não totalmente conscientes.. ideal para exploras os “porquês” de determinadas atitudes e opiniões expressas. Vantagens da pesquisa quantitativa. a padronização do questionário e a amostragem permitem projeção/generalização dos resultados com precisão.. ideais para conhecer “grandeza” da presença de determinadas opiniões/atitudes/hábitos.. fornecem índices que podem ser comparados diretamente (análises evolutivas).

9 Metodologias Básicas 2. Enquete x Pesquisa ENQUETEPESQUISA POR AMOSTRAGEM Auto-seleção = probabilidades desconhecidas Seleção por critérios científicos = probabilidades conhecidas Possibilidade de viés sem mecanismos para perfil representativo Mecanismos padronizados para perfil representativo Sem limitação do número de entrevistas. Quanto mais, melhor Menor Nº de entrevistas possível para a precisão pretendida (eficiência) NÃO REPLICÁVELREPLICÁVEL

10 Metodologias Básicas 3. Amostra. tamanho. representatividade. margem de erro. intervalo de confiança

11 Metodologias Básicas 4. Questionário e Formulário. pesquisa qualitativa: formulário. pesquisa quantitativa: questionário. questões abertas. questões fechadas. escalas

12 Metodologias Básicas 5. Coleta de dados. entrevista pessoal. abordagem domiciliar / pontos de fluxo. controle de campo

13 A validade das pesquisas de opinião depende de quatro fatores principais: 1. da natureza das técnicas de pesquisa utilizadas e da eficiência com que são aplicadas; 2. da honestidade e objetividade do pesquisador que realiza a pesquisa; 3. do modo de apresentação e divulgação dos resultados; 4. da utilização que se dá a eles.

14 Variáveis de controle. padrão. não padrão

15 Exemplos de variáveis de controle padrão. sexo e faixa etária VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O FECHAMENTO DOS BARES A PARTIR DA MEIA-NOITE?

16 Exemplos de variáveis de controle padrão. sexo e grau de instrução VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O FECHAMENTO DOS BARES A PARTIR DA MEIA-NOITE?

17 Exemplos de variáveis de controle padrão. sexo e renda VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O FECHAMENTO DOS BARES A PARTIR DA MEIA-NOITE?

18 Entrevista “Importância da pesquisa como instrumento gerador de vantagens competitivas” Professor Dr. José Afonso Mazzon FIA / FIPE / USP

19 Pesquisa Eleitoral - Eleições 2004 Case

20 SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE CAMPO MOURÃO?

21 SUA DECISÃO É DEFINITIVA, OU ATÉ A ELEIÇÃO VOCÊ PODE MUDAR DE OPINIÃO?

22

23 VOCÊ SABE QUAIS DOENÇAS TRATA A ESPECIALIDADE MÉDICA CHAMADA ENDOCRINOLOGIA?

24 VOCÊ JÁ CONSULTOU COM UM MÉDICO ESPECIALISTA EM ENDOCRINOLOGIA, ÁREA MÉDICA QUE TRATA DOENÇAS DA TIREÓIDE, OBESIDADE, DIABETES, CRESCIMENTO, ENTRE OUTRAS?

25

26 O QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTE PARA A ESCOLHA DE UM BANCO?

27 NA SUA OPINIÃO OS BANCOS DEVERIAM OFERECER MAIOR HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO?

28 VOCÊ CONHECE O SICREDI COMO:

29

30 NA SUA OPINIÃO, O QUE DEVE SER MELHORADO NO CISA?

31 “Nunca tome uma decisão por ser a mais fácil, a mais barata ou a mais agradável. Tome uma decisão por ser a mais correta.” Theodore Hesburgh


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