A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

a colonização da américa - ii

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "a colonização da américa - ii"— Transcrição da apresentação:

1 a colonização da américa - ii
História A Aula 27

2 As navegações inglesas aconteceram durante a Dinastia Tudor.
Reinado de Elizabeth I (1558 – 1603). A Colonização ocorreu na Dinastia Stuart (1603), na costa Leste dos EUA.

3 Servidão por Contrato. Perseguidos políticos e religiosos (Governo e Igreja Anglicana). Outros Emigrantes: irlandeses, escoceses, alemães e suecos. Africanos na condição de escravos.

4 Exploração COLÔNIAS DO NORTE (NOVA INGLATERRA). - TRABALHO LIVRE.
- PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES. - COMÉRCIO TRIANGULAR. ECONOMIA DIVERSIFICADA. Povoamento COLÔNIAS DO CENTRO COLÔNIAS DO SUL - TRABALHO ESCRAVO. - LATIFÚNDIO (BASE AGRÍCOLA (TABACO E ALGODÃO). - MERCADO EXTERNO. Exploração

5 COLÔNIAS CENTRAIS Últimas a serem ocupadas.
Agricultura extensiva por ter solos férteis e boas planíceis. Grande diversidade étnico-cultural (suecos, holandeses e ingleses.

6 Comércio triangular

7 Negligência Salutar Colônias da Coroa (desistência dos proprietários ou das Companhias) Colônias de Proprietários. Colônias de Companhias de Comércio.

8 “O Negro bom era o negro era o negro no eito, trabalhando; o índio bom era o índio morto”.

9 América francesa Exploração do comério de peles e da pesca.
Mais tarde, estabeleceram-se nas Antilhas, por meio do trabalho escravo. Rígido controle da Igreja Católica e do Estado Francês.

10 colonização holandesa
Criação das Companhias das Índias Ocidentais e Orientais. Os Batavos fundaram Nova Amesterdã (1624).

11 Ocuparam pequenas ilhas, a região do Suriname e estabeleceram-se no Nordeste brasileiro entre os anos de e 1654.

12 (UFSC/13) Imperialismo ecológico
Os emigrantes europeus e seus descendentes estão em toda parte, e isso exige uma explicação. Mais do que qualquer outra, é difícil explicar a distribuição pelo mundo dessa subdivisão da espécie humana. A localização das outras subdivisões faz sentido que é óbvio. É na Ásia que vive a maior parte das muitas variedades de asiáticos. Os africanos negros vivem em três continentes, mas a maioria concentra-se nas latitudes originais, os trópicos, situando-se face a face com o oceano de permeio. Os ameríndios, com poucas exceções, vivem nas Américas, e praticamente todos os aborígenes australianos habitam a Austrália.

13 Os esquimós vivem nas terras circumpolares, e os melanésios, polinésios e micronésios espalham-se por ilhas de um só oceano, por maior que seja este. Todos esses povos expandiram-se geograficamente – cometeram, se assim quisermos, atos de imperialismo – mas expandiram-se por áreas adjacentes ou pelo menos próximas àquelas em que já viviam, ou, no caso dos povos do Pacífico, foram para a ilha mais próxima e desta para a seguinte, não importa quantos quilômetros de água houvesse entre uma e outra. Os europeus, ao contrário, parecem ter brincado de pular carniça por todos os quadrantes do globo. CROSBY, Alfred W. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, São Paulo: Companhia das Letras, p. 13.

14 O texto de Alfred Crosby nos remete aos impactos sociais, econômicos, culturais e, também, ambientais da expansão e dominação europeia sobre as Américas. Considerando isso, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. No processo de dominação das Américas pelos europeus, ocorreu o genocídio da população ameríndia, tanto através das armas quanto de doenças como a varíola e a gripe, transmitidas pelos conquistadores.

15 02. Como resultado da dominação europeia nas Américas, está a introdução de espécies animais, como o cavalo e a vaca, e vegetais, como o trigo e a cevada. 04. O plantation, sistema adotado pelos europeus em suas colônias de exploração nas Américas, era muito utilizado na Europa pelos produtores rurais das mais diversas regiões do continente desde a Idade Média.

16 08. A cana-de-açúcar e o milho são exemplos de culturas agrícolas nativas das Américas domesticadas pelos europeus e, posteriormente, transformadas em produtos básicos do sistema de plantation adotado no continente durante o período colonial. 16. A introdução de diversas espécies vegetais nas Américas durante o período colonial demonstra a preocupação dos colonizadores europeus com o desmatamento das florestas no Novo Mundo.

17 32. Durante o período colonial, os europeus desconsideraram completamente os conhecimentos das populações ameríndias e acabaram implantando nas Américas as mais modernas técnicas agrícolas adotadas na Europa. Soma 03

18 (FGV/11) Sobre a colonização europeia na América, leia as assertivas.
I. As colônias de exploração, típicas da colonização ibérica na América, apresentavam traços comuns: o emprego do trabalho compulsório, associado aos interesses mercantis. II. Na América espanhola, em geral, ocorreu a exploração do trabalho forçado dos povos indígenas, por meio da encomienda, mita e cuatequil.

19 III. A exploração colonial espanhola organizou-se por meio do sistema de porto único.
IV. A retomada da política ultramarina e colonial francesa na Nova França, atual Canadá, no início do século XVII, foi possível com o fim das guerras entre católicos e huguenotes. V. No século XVII, um pequeno número de povoadores ingleses puritanos, perseguidos por questões religiosas, fundou a colônia de povoamento de Massachusetts, na América do Norte.

20 Estão corretas as afirmações
a) I, II e V, apenas. b) I, III e V, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) III, IV e V, apenas. e) I, II, III, IV e V. e) I, II, III, IV e V.


Carregar ppt "a colonização da américa - ii"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google